Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sexta-feira, setembro 30, 2005

Sporting 2 - Halmstads 3

Equipa muito intranquila, jogadores tecnicistas a quem nem um simples passe sai bem... e uma plateia, que era suposto que apoiasse, a assobiar!

Do outro lado um equipa mais entrosada, "a meio" do seu campeonato, embora mal classificada, claramente de menor valia individual, mas que conseguiu meter duas bolas pelo meio das pernas de Nelson e conseguiu aproveitar uma saída suicida do GR leonino!

Uma 1.º parte muitíssimo mal jogada, uma 2.ª parte, com a entrada de Custódio, completamente controlada pelo Sporting... um lance de bola parada nos últimos segundos... e um golo inacreditável!

No prolongamento tudo podia acontecer, até o Sporting ter um pouco de sorte... e teve ao usufruir de um auto-golo! Depois... bem... mais um canto... e um golo terrivelmente amargo, conseguindo a equipa sueca a sua doce vingança!

Não é uma desculpa... mas achei, por exemplo, que a falta que precedeu o golo do Halmstads que permitiu o prolongamento, não existiu, pois o corte de Custódio é "na bola", é legal...
Depois... a "paragem cerebral" de Nelson fez o resto!
Há jogadores que não têm estado ao seu melhor nível, alguns estão lesionados... mas quem jogou podia e devia ter feito muito mais e melhor!

É futebol... e esta jornada foi uma hecatombe para as equipas portuguesas!
Benfica e Porto perderam; o Vitória de Setúbal perdeu e o Braga empatou e ambos foram afastados da Taça UEFA; obviamente, o mesmo destino teve o Sporting, sendo que apenas o Vitória de Guimarães, com outra vitória, é a única equipa que se mantém na referida competição!

Para finalizar, deixo uma ideia: tenho sido defensor de Peseiro, como fui de Boloni, por exemplo... mas face às circunstâncias, creio que não haverá condições para ele continuar à frente da equipa leonina! Ele, Peseiro, acha que sim...

A contestação tem sido enorme, o público tem ido a Alvalade para assobiar e "enterrar" mais a equipa (não digo que não haja motivos para um profundo desagrado, mas ser adepto tem uma componente de apoio, também... que não se tem visto nem ouvido), agora vai discutir-se se Nelson deve sair ou manter-se... e se Peseiro continuar os jogos em casa vão ser sempre infernais!

Saudações leoninas

Etiquetas:

terça-feira, setembro 27, 2005

Adriaanse em sintonia com o Campo Inclinado!

Na entrevista que concedeu à SportTV, o treinador Co Adriaanse, quando alertado para a crise económica que o país atravessa e que é um dos factores a afastar as pessoas dos estádios, disse:

"Então temos de baixar o preço dos bilhetes, os treinadores e os jogadores têm de ganhar menos".

Como se pode conseguir isso?

Uma das ideias já eu aqui a apresentei e divulguei e torna-se cada vez mais pertinente. Eu repito-a:

GREVE AO FUTEBOL JÁ NA 7.ª JORNADA!

Passa a palavra e junta-te a quem quer tentar mudar alguma coisa no nosso futebol! :)

segunda-feira, setembro 26, 2005

Sporting - 1 Vitória de Setúbal - 0

Símbolo do SCP


A época passada, por esta altura, o Sporting tinha 5 pontos: agora tem 12 e está no 2.º lugar!

A época passada, contra este mesmo Vitória, o Sporting fez um jogo "estrondoso"... e um chutão de Jorginho colocou "injustiça" no marcador; este ano o Sporting jogou mal, mas ganhou, com um bom golo de Deivid. Liedson falhou um penaltie, não jogou bem, como a maioria dos outros, mas mostrou insatisfação ao ser substituído, havendo quem jure que ele disse "vai tomar no cu, caralho"!

Espero que seja severamente punido por quem de direito, se é verdade que as coisas se passaram assim! Eu, por exemplo, não consegui perceber o que ele disse e se o disse em relação ao seu treinador!

O público, que passou o jogo a assobiar a sua própria equipa (com amigos destes, quem precisa de inimigos?), assobiou e insultou Peseiro, chamando-o de "palhaço", no momento em que Beto substituiu Liedson, como atrás referi.

O Sporting não jogava bem, é certo, mas o Vitória não criava muito perigo. Wender, mais uma vez, não tinha trazido nada de novo à equipa e era necessário dar mais segurança e consistência à defesa e ao meio-campo. É que a qualquer altura podia haver um "escorreganço" de um central ou um remate de 40 metros e o SCP podia sofrer um golo. Aliás, um "filme" que eu estou farto de ver... e Peseiro também!
Logo, com a entrada de Beto, Polga pôde subir para o meio campo e Moutinho também pôde subir um pouco mais no terreno, na tentativa de apoiar Deivid, Douala e Wender.

Se houve alguém que ontem não ajudou a equipa, esse alguém foi o público que preferiu apoiar a equipa adversária, com os seus assobios e insultos!

Pensando nos mais 7 pontos que a equipa tem em relação à época passada, pensando na saída de Rochemback e no pouco tempo que João Alves teve para se adaptar a uma nova equipa, pensando nos mais de 8 lesionados que o Sporting tem neste momento (Custódio e Carlos Martins teriam dado jeito e, se calhar, Beto não teria de entrar), pensando que é difícil jogar a ouvir os assobios de quem era suposto ser o suporte da equipa (quão diferente é assistir a uma derrota do Manchester, em casa), eu digo:

Parabéns, Peseiro! Parabéns, Sporting!

Etiquetas:

sexta-feira, setembro 23, 2005

86.º aniversário do Belenenses

O Belenenses completa hoje o seu 86.º aniversário, pelo que o Campo Inclinado não podia deixar de dar os parabéns ao clube lisboeta, bem como aos seus sócios e adeptos!

Eis alguns blogs que poderão consultar para saber mais sobre o Belenenses:

  • Bancada azul

  • Belém até morrer

  • Belenenses Sempre

  • Blog do Belenenses

  • Canto azul ao sul

  • Acredito que seja desejo de todos eles que o próximo jogo do Belenenses termine com uma vitória para as suas cores... e eu devo confessar que essa seria uma prenda "simpática"! :)

    O problema é que os "outros" azuis não estarão "para aí virados"!
    Mas será um jogo interessante de seguir, com certeza!

    Frases com inclinação

    Wender, jogador do Sporting:

  • "Nunca é bom perder, mas uma equipa experiente num clube como o Sporting, só tem de ter o moral elevado. Sabemos aquilo que fizemos dentro de campo, não fomos muito eficazes no jogo, mas estamos a trabalhar muito para vencermos a próxima partida."

    Dembelé, jogador do Vitória de Setúbal:

  • "Trata-se de um jogo muito importante, e vamos trabalhar muito para sair de Alvalade com um bom resultado. Para falar com sinceridade, acho mesmo que podemos vencer o Sporting..."

    Nuno Santos, GR do Penafiel:

  • "O Benfica é uma equipa como outra qualquer da Liga. Se quiser ganhar o jogo, terá de ser melhor dentro do campo. As camisolas já não ganham jogos."

  • "Se repetirmos a segunda parte do Funchal podemos ganhar ao Benfica."

    Koeman, treinador do SLB:

  • "Temos de nos preparar bem, porque o Benfica também não ganhou ao Penafiel na época passada. Não é um campo fácil, e temos de trabalhar muito para ganhar, mas o nosso objectivo é vencer e não me preocupam as declarações do treinador adversário. Respeito-o - ele pensa em si mesmo, tal como eu penso no Benfica. Se queremos recuperar os pontos que perdemos, a única solução é ganhar este jogo."

    Co Adriaanse, treinador do FCP:

  • "Acredito que eles [Belenenses] vêm para defender e para jogar em contra-ataque. Não vai ser como o Rangers-FC Porto. Vamos ter de assumir o jogo porque eles vão defender com muitos jogadores e não vamos ter espaços."

  • "Não custa nada ver um amarelo porque não tem consequências. Isso ajuda o estilo defensivo e prejudica as equipas que atacam. E vai contra o futebol, que é um espectáculo, um entretenimento."

    Carlos Carvalhal, treinador do Belenenses:

  • "Será um jogo em que não tenho dúvidas em reconhecer que o FC Porto deverá ter algum ascendente. ... natural que isso aconteça, mas... nós gostamos de ter a bola. Gostamos de a fazer circular e, quando o fazemos, fazemo-lo bem. Nunca se pode dizer que o Belenenses vai jogar em ataque continuado, ataque rápido ou contra-ataque, nem que o FC Porto fará o mesmo. Haverá momentos para tudo. Temos é de saber interpretar cada um desses momentos e saber estar à altura daquilo que o jogo pedir."

    Etiquetas:

  • quinta-feira, setembro 22, 2005

    Greve ao futebol

    A propósito das declarações de Carlos Carvalhal, que poderão ler no site Maisfutebol, ainda no seguimento das declarações de Co Adriaanse sobre o futebol português, voltei a lembrar-me de uma ideia antiga que difundi, há quase 4 anos, no fórum Relvado":
    uma "GREVE AO FUTEBOL", numa determinada jornada, em que ninguém fosse aos estádios, para obrigar os "senhores" da Federação, da Liga e dos clubes a repensarem o preço dos bilhetes!

    Que adianta ter um estádio para 65 mil pessoas, que só vão 25 ou 30 mil?

    Que adianta ter um estádio para 30 mil pessoas, se só vão entre 2 a 5 mil, como em Leiria, ou entre 5 e 10 mil, como em Coimbra?

    Não será crível que com bilhetes a 4, 5 ou 6 euros os estádios encham mais vezes ou tenham assistências muito superiores às que se registam agora? Não será isso mais benéfico para os próprios jogadores, como lembra Carlos Carvalhal? E sendo melhor e mais motivador para os jogadores, não será mais provável que possamos assistir a melhores jogos, mais competitivos e espetaculares? E com isso não ganham todos os envolvidos no "mundo do futebol"?

    É por isso que deixo o mote:

    GREVE AO FUTEBOL NA 7.º JORNADA!

    Imaginem o impacto de um FCP vs SLB sem ninguém nas bancadas!
    Vamos ajudar a mudar!
    Difunde a ideia!

    PS. E para algum "iluminado" que se lembre de dizer que tenho esta ideia por se defrontarem os maiores adversários do meu clube... lembro só que nessa jornada se defrontam os dois clubes de que mais gosto e que mais destaque tenho dado no Campo Inclinado!

    terça-feira, setembro 20, 2005

    Vila Nova de Cerveira

    Vila Nova de Cerveira
    Excelente local para Peseiro ir fazer um retiro...

    ... e pensar bem no que anda a fazer... e no que tem de fazer a seguir!

    Alguma sugestão?
    (para além daquela mais óbvia para alguns, que é a que ele vá para lá... e por lá permaneça o resto do ano)

    É sempre assim!...

    (Nacional - 2 Sporting - 1)

    Símbolo do SCP


    O ano passado foram os ressaltos nas bolas paradas; este ano foi um remate falhado de Miguelito que "serviu" o ponta-de-lança"!... Sorte... azar... ou a arte de desperdiçar uma excelente oportunidade de comandar a Liga, é o que é!

    Com oportunidades falhadas como as que João Alves e Carlos Martins falharam... não há treinador que resista! E depois venham dizer que ele não lhes dá chances... e que a culpa é toda do Ricardo... ah, do Nélson... ah, do Peseiro!

    Mas dou os parabéns ao Nacional, que no meio da sorte que teve, também teve azar com as lesões e soube resistir estoicamente!

    Uma nota para os momentos cómicos do jogo (bem, a mim até me dá vontade de "chorar"): o plástico amarelo mostrado ao Tello, que nem tocou no jogador nacionalista (e assim se condiciona um defesa); o plástico amarelo mostrado ao João Alves, depois de este ter sofrido falta e ter segurado a bola, já que o árbitro não assinalou a falta. Ah, o mesmo árbitro que assinalou umas três faltas a favor do Sporting quando a bola seguia nos jogadores leoninos, beneficiando claramente o infractor!...
    Um cómico, este Olegário Benquerença!...

    Outra nota para dois momentos espantosos do jogo:
    defesa fantástica de Nélson na 1.ª parte e o fabuloso golo de Deivid! Não mereciam a derrota, pois, no mínimo, o empate era o resultado mais "justo"!

    Algumas pessoas falam em "golo anulado" ao Nacional, mas eu queria salientar o seguinte:

    só se percebe que não há fora-de-jogo com a repetição em câmara lenta... pois os dois jogadores estão em movimentos contrários, o que torna o lance muito difícil de analisar! O árbitro assistente quando vê o jogador nacionalista a fazer o cruzamento e olha para a área... o que vê? O André Pinto adiantado... pois basta meio segundo para se ter uma percepção errada!
    É espantoso que se fale dum lance "em linha", como foi o caso, como se o avançado nacionalista estivesse 2 metros em jogo... como naquele lance do Hugo Viana o ano passado com o Braga! Enfim... :/
    E, já agora, outra coisa: não houve golo anulado, pois o árbitro apitou antes do remate! Por outro lado, Nélson nem esboçou a defesa!

    Ah, outra nota: quando se vê a defesa espantosa do Nélson no outro lance, cai por terra a teoria do "golo certo" (como muitos dizem) só porque se vai isolado para a baliza. Por essa mesma teoria, Nélson nunca poderia ter efectuado aquela defesa... certo? :)

    Saudações leoninas

    segunda-feira, setembro 19, 2005

    Notícias da Madeira

    Notícia telegráfica (são 20:45 h):

    Juca despedido do Marítimo; possível sucessor é Vítor Pontes!

    (obrigado pela informação, Carlos)

    Braga - 0 Porto - 0

    Foi um bom jogo, com o Porto a poder (ou "a ter de") contar com MacCarthy que não conseguiu marcar uma flagrante oportunidade de golo (aliás, Paulo Sérgio defendeu muito bem) e um Sporting de Braga muito consistente que continua sem sofrer golos e que, até ver, não ficou mais fraco com as saídas de Wender e João Alves.

    O árbitro António Costa foi, quanto a mim, o pior em campo (desculpem lá, mas eu até acho que ele é muitas vezes "o pior em campo" - como na última jornada da época passada em Alvalade), com vários equívocos e erros que podem ter tido alguma influência no resultado. A começar naquela "trapalhada" com o plástico amarelo mostrado ao Alan, que depois retirou, mas que, em bom rigor, deveria ser vermelho (se a jogada não tivesse sido posteriormente anulada por fora-de-jogo de Rossato) e a terminar na amostragem trocada (ou melhor, errada) de um plástico amarelo ao Bruno Alves, quando quem fez a falta (entrada violenta a pés juntos) foi o Ricardo Costa (teve também duas entradas "despropositadas" sobre o Paulo Sérgio, em dois cantos), passando por um possível penaltie não assinalado por falta de Sonkaya a Rossato... quase que se pode dizer que o senhor árbitro não deixou de cometer um erro de cada espécie possível!
    Irra... e ainda dizem que é "dos melhores árbitros portugueses"! Aliás, o "destaque" que lhe dou neste post só se justifica por isso mesmo, pela "fama" que tem... e porque, efectivamente, foram demasiados erros que não se "desculpam" a um árbitro desta categoria!

    [mode "em voz baixa que ninguém nos ouve"] Já nem vale a pena citar a entrada de pé-em-riste de Bruno Alves sobre Luís Filipe, já perto do fim do jogo, em que foi assinalado canto a favor do Braga, quando, em bom rigor, deveria ser livre directo... ou seja, penaltie! Esqueçamos isso... mesmo que o Luís Filipe, ainda por cima, tenha visto o plástico amarelo... porque - é verdade - não pode reclamar... mesmo que tenha razão! :) [/mode "em voz baixa que ninguém nos ouve"]

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Bem... só espero que o Olegário Benquerença esteja bem mais acertado esta noite, na Choupana, onde espero que o Sporting consiga ganhar limpamente... já que o amigo Carlos, que deve ir ver o jogo, "merece" esta "prenda" na sua saída definitiva da Madeira! ;)

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Etiquetas:

    domingo, setembro 18, 2005

    Benfica - 4 União de Leiria - 0

    Três frases apenas:

  • "não há bem que sempre dure, nem mal que não se acabe";

  • Miccoli a falhar, Nuno Gomes a marcar (mas a dupla funciona);

  • SLB (hoje) = Nélson + 10!

    Etiquetas:

  • sexta-feira, setembro 16, 2005

    Competições europeias

    O Porto perdeu na terça-feira... mas depois o panorama futebolístico melhorou com as vitórias de Benfica, Sporting e Vitória de Guimarães e com os empates de Vitória de Setúbal e Sporting de Braga.

    Em relação à Taça UEFA, gostava de poder dizer que acredito que todas as equipas portuguesas se vão apurar... mas não me parece que isso possa acontecer, nomeadamente com o Vitória de Setúbal... e até com o Sporting de Braga, pese embora o excelente empate conseguido contra o Estrela Vermelha!

    O que vos parece?

    quinta-feira, setembro 15, 2005

    Halmstad - 1 Sporting - 2

    Símboço do Sporting


    Dois resumos possíveis:

  • SCP = como enviar 2 bolas aos ferros em 4 minutos e desperdiçar oportunidades claras de golo, sofrer um de penaltie e dar a volta a um dos jogos mais mal jogados que já vi!

  • SCP = como jogar mal e ganhar bem!...

    Para variar um pouco, pelo menos para quem tem bem vivo na memória os jogos com a Udinese, o SCP beneficiou de um erro flagrante de arbitragem (bem, eu sou suspeito, mas nem sei se foi penaltie ou se o Preko se deixou cair antes dum possível contacto). O penaltie foi assinalado... mas muitos árbitros teriam mostrado o vermelho ao GR leonino!

    Por outro lado, por excessivo rigor do árbitro e também por falta de inteligência de alguns jogadores, a verdade é que o Sporting ficou carregado de plásticos amarelos. Para quem viu, por exemplo, a dureza do jogo do Porto, por parte dos escoceses e compara com este jogo, não pode deixar de dizer que, olhando para o número de amarelos, este é que pareceu uma "batalha campal"! Ora, isso esteve muito longe de ter acontecido!

    O Sporting jogou "devagar, devagarinho e parado", sabendo que este adversário não é uma "super-potência" e confiando em excesso que as coisas se resolvessem... "nas calmas"! Face ao que se estava a assistir, eu teria feito entrar muito mais cedo tanto o Nani como o Varela... mas Pinilla teria alinhado de início!

    Mas por algum motivo não sou eu o treinador do Sporting... :P

    No entanto, percebo que Peseiro queira "esgotar" as possibilidades ou as oportunidades com Silva. Como ele optou por Silva em detrimento de Manoel, tem de o ir utilizando! O que me parece é que o Silva não está a aproveitar!

    Gostei das exibições de Nelson, defende sem "inventar", de Tonel, que não complica, de Wender e Deivid, pelo menos pelos golos e pelo labor ofensivo... e pouco mais!

    Enfim... num jogo muito mal jogado, sem grandes destaques, como disse, com a ressalva de terem jogado alguns jogadores pouco rotinados com os restantes colegas - Wender e João Alves -, o Sporting acabou por merecer a vitória!

    Saudações leoninas
  • Etiquetas:

    quarta-feira, setembro 14, 2005

    Miccoli mais dez, ó sr. Koeman!

    (Benfica - 1 Lille - 0)

    Escrevi há pouco tempo, ali num post mais abaixo:

    "Miccoli é bom jogador... poderá ser mesmo uma "mais valia" para a equipa do SLB."


    Hoje vi, da 1.ª parte, apenas os 10 minutos finais... e fiquei logo fã do Miccoli! Depois vi toda a 2.ª parte... e mais fã fiquei, principalmente com o grande golo que marcou, com aquela espantosa rotação que fez para mandar a bola para o fundo das redes!

    Desculpem-me lá a "clubite" ou o que lhe quiserem chamar... mas não pude deixar de pensar que o italiano (para além do Koeman, claro!) aprendeu alguma coisa com a derrota de sábado passado... e com a observação que fez ao... Liedson! :P

    Para mim, o futuro do SLB está no título do meu post! Agora tem de ser Miccoli mais dez, ó sr. Koeman... o que não exclui necessariamente o Nuno Gomes, como se viu no jogo de hoje, embora não tenha feito uma bom jogo!

    Com Petit na equipa, mesmo ainda não estando em boa forma após a lesão, com Léo na esquerda e Nelson na direita, ou seja, com a defesa bem arrumada... talvez com a saída de Manuel Fernandes que eu não tenho achado que esteja muito bem, pois perdeu a pré-época... sem "invenções"... "este" Benfica é bem mais forte!

    Mantorras, que centrou para o golo de Miccoli, dá um toque extra de entusiasmo e como que contagia os colegas com a sua vontade de vencer! Para mim, é o jogador "perfeito" para entrar nos últimos 15 minutos, quando o resultado não é positivo, como aconteceu várias vezes a época passada, aliás!

    Parabéns pela vitória!

    Rangers - 3 Porto - 2

    Vi algumas partes do jogo, vi os golos, li muitos comentários de adeptos portistas... e faço agora um resumo das ideias que mais me chamaram a atenção:

  • FCP jogou muito bem, mas a defesa é fraquíssima;
    (volta, Jorge Costa)

  • a equipa do Rangers é banalíssima;
    (como foi possível ter perdido com uma equipa destas?)

  • Baía sofreu o 2.º golo em falta, mas devia ter saído com arrojo e determinação, devia ter tentado socar a bola;
    (meus amigos, o primeiro nome de Baía é Vítor, não é Ricardo)
    (o que dizem as primeiras páginas dos jornais? Clamam por Hélton?)


  • Com Sokota em campo, o Porto é como se jogasse com 10;
    (ó benfiquistas, não o querem de volta?)

  • Pepe conseguiu ser, ao mesmo tempo, o pior e o melhor em campo!
    (ponham o Pepe a ponta-de-lança, por favor, tirem-no de longe da área portista)

    Etiquetas:

  • terça-feira, setembro 13, 2005

    Anotação pós derby

    O Sporting só ganhou 3 pontos ao Benfica, para além de uma eventual vantagem numa situação de "desempate", no fim da época!

    De resto, para mim, como sportinguista, esta vitória sobre o SLB só me saberá melhor se, na próxima jornada, o Sporting vencer o Nacional da Madeira, beneficiando da mais que certa perda de pontos de um ou dos dois clubes que neste momento estão em igualdade pontual com o Sporting!

    Atenção: não estou a desvalorizar a vitória do SCP sobre o SLB, até porque a tenho saboreado melhor, ao ir lendo que muitos adeptos benfiquistas têm procurado a explicação para a derrota no facto de o árbitro não ter expulso o Liedson, por agressão ao Ricardo Rocha... que, por esse facto, 1 ou 2 segundos depois terá "perdido a cabeça" e procurado "vingança", agredindo o Rogério!

    Parece-me bem, caros benfiquistas: para quê falar e discutir as opções tácticas e escolha de jogadores feitas por Koeman... e o comportamento dos jogadores nas 3 jornadas já disputadas, e o "tardio" reforço da equipa... quando é tão fácil atribuir as culpas ao árbitro e ao Liedson? :)

    Etiquetas:

    domingo, setembro 11, 2005

    AAC - 0 Vitória de Setúbal - 1

    Símbolo da AAC


    Estou um pouco desapontado com este resultado... mas, há que dizê-lo, foi "justo". É certo que o Vitória não arriscou muito, jogou mais sobre a sua defesa, usou bem o contra-ataque, tem jogadores velozes para o fazer e que seguram bem a bola... mas a Briosa tinha obrigação de fazer melhor.

    A verdade é que alguns jogadores da Académica não estiveram muito bem, quer em jogadas "a rasgar", quer na entrega da bola. Não "vi" Dionattan em jogo... não "vi" Marcel em jogo... Luciano tem de passar melhor e mais rapidamente a bola, tem de melhorar os centros... enfim... vários jogadores estiveram longe do melhor que podem e sabem fazer e disso se ressentiu a equipa.
    Já agora, deixo um "recado" aos jogadores: deixem de ir assistir aos treinos da equipa de "rugby"... porque assim têm a tendência de fazer o mesmo! :)

    No final, reparei em algo "preocupante" e que várias vezes tem sido referido, ou seja, a Académica terminou o jogo "apenas" com três portugueses: Pedro Roma, Zé Castro e Paulo Adriano. Curiosamente, são os três "da casa" há muitos anos... mas "são poucos"! É que hoje se registou a estreia de mais um jogador brasileiro, o Pedro Silva, substituindo precisamente o Nuno Luís, outros dos poucos jogadores que também já são "da casa"!

    Se as coisas não melhoram... nem num Campo Inclinado se safam! :)

    Etiquetas:

    Liga inclinada... ou equilibrada?

    Este início de Liga tem sido muito interessante, principalmente quando me recordo de certas previsões que fui lendo na "silly season".

    O Sporting jogou já com o campeão nacional e com dois candidatos à Europa... ou, pelo menos, que costumam ser. Tem 9 pontos...

    O Porto jogou com dois clubes recém chegados à Liga e com um tradicional clube do "meio da tabela"! Tem 9 pontos...

    O Benfica jogou com dois clubes que têm lutado para não descer e contra a tal equipa que os benfiquistas gozam chamando-lhe "a equipa do quase"... e ontem "quase" que o SLB não perdia! Tem 1 ponto...

    Seja como for, para mim, neste momento e face ao que já tive oportunidade de ver em relação a cada uma destas equipas, é o Porto o principal candidato ao título, mesmo considerando que este começo da Liga, teoricamente, foi mais difícil para o Sporting! Mas à semelhança do que aconteceu a época passada com o clube leonino, também o Benfica terá uma "palavra a dizer"!...

    Obviamente, há que não esquecer ou menosprezar clubes como o Sporting de Braga, o Belenenses, o Boavista... e, acredito eu, o Vitória de Guimarães, que tem todas as condições para começar já a sua recuperação na tabela classificativa!

    Mas a verdade é que qualquer um dos clubes da Liga pode "roubar" pontos aos "grandes"... e a próxima jornada, neste aspecto, poderá já ditar algumas "surpresas"!

    Etiquetas: ,

    Frases com inclinação

    Simão, capitão do Benfica:

  • "A sorte não esteve do nosso lado."

    (e eu que ia jurar que no golo do SLB e bola desviou na barreira, enganando Nélson... e eu que ia jurar que jogadores benfiquistas evitaram, in extremis, 3 golos "feitos", aos minutos 25 (Ricardo Rocha), 55 (Luisão) e 69 (Nélson)...)

    Liedson, jogador do Sporting:

  • "Se o Benfica não tivesse tanta sorte, não teria saído daqui com apenas dois golos sofridos."

    (este também é baixinho como o Simão, mas parece ter melhor visão... e viu o mesmo jogo que eu vi)

  • "o Deivid é um jogador muito inteligente e veio para nos ajudar com o seu bom futebol. Estou cada vez mais entrosado com ele e isso é muito bom para a equipa."

    (isto é o que se chama "meter uma cunha"... lol)

  • "o Ricardo Rocha fez uma falta duríssima sobre o Rogério e depois, ainda me disse algumas coisas que, sinceramente, nem o entendi. Foi melhor assim".

    (por acaso os meus primos brasileiros também se queixam que nós falamos "muito rápido")

    Ronald Koeman, treinador do Benfica:

  • "Não viemos para trás, mesmo com o cartão vermelho de Ricardo Rocha. Depois do 2-1, tivemos o empate nos nossos pés e a maior ocasião até foi por parte de Luisão."

    (olha outro a precisar de rever o jogo com toda a calma... e com óculos graduados)

    José Veiga, director-geral da SAD do Benfica e do Estoril... perdão, do Benfica:

    "Depois dos títulos conquistados, pensei que o presidente tivesse calado os papagaios, mas afinal ainda há alguns a voar."

    (e como é que o presidente os calava, José? Com uns "sapatos de cimento" no fundo do rio Tejo?)

    Etiquetas:

  • Sporting - 2 Benfica - 1

    Símbolo do SCP


    O Sporting apresentou-se tal como se previa; o Benfica também... com as estreias de Karagounis e Miccoli, o que me pareceu uma "má mensagem" para os jogadores do plantel, nomeadamente Nuno Gomes. Mas Koeman deve saber o que anda a fazer...

    Usando um estilo já característico, assinalo o seguinte:

  • o Sporting ganhou... mesmo "sem Rochemback";

  • O Sporting, após 3 jornadas, está na frente do campeonato, contrariamente ao que previam alguns "sábios", que diziam que Peseiro já estaria despedido nesta altura;

  • este é o pior começo de sempre da equipa benfiquista;

  • Nélson, apesar de não ter tido muito trabalho, continua a merecer a titularidade na baliza leonina;

  • Tonel demonstrou que a sua contratação não é nenhum "flop", apesar de ter sido dele o último desvio para o golo de Simão;

  • em rigor, o Benfica continua sem marcar golos... e então de "bola corrida" nem se fala!... Alguém se lembra do último golo do SLB de "bola corrida" (na Liga)?

  • Wender e João Alves fizeram a sua estreia pelo SCP, mas ainda não há nada de relevante a assinalar... a não ser o excelente remate de Wender que fez brilhar o Moreira;

  • a vitória do Sporting foi "justíssima" porque, se é verdade que Luisão desperdiçou uma excelente oportunidade para empatar, também não é menos verdade que os jogadores do SLB tiraram, em cima da linha de golo, 3 oportunidades flagrantes de golo do SCP (Koeman e Simão não devem ter assistido a essas partes do jogo), para além das excelentes defesas que Moreira teve de fazer;

  • Ricardo Rocha foi bem expulso... a sua intenção nunca foi jogar a bola, que estava a mais de 3 metros... ao contrário das pernas de Rogério;

  • a equipa do SLB teve uma excelente atitude competitiva, após a expulsão de Ricardo Rocha; o SCP, uma vez mais, mostrou alguma ansiedade e teve alguma dificuldade em controlar e vencer o jogo;

  • Miccoli é bom jogador... poderá ser mesmo uma "mais valia" para a equipa do SLB.

    Uma última nota para os benfiquistas... mas não só: relembrar que a época passada o Sporting também teve um mau começo e acabou por disputar o campeonato até ao fim. Assim como critiquei o excessivo entusiasmo dos benfiquistas face aos começos opostos de SLB e SCP..., agora também tenho de dizer o óbvio: nada está ganho, nada está perdido! Para ninguém...

    Etiquetas:

  • sábado, setembro 10, 2005

    Braga faz festa em Guimarães

    O Braga soma a terceira vitória... e o Vitória soma a terceira derrota, não fazendo jus ao nome.

    Mas deixo três notas:

  • pode-se dizer que a equipa do Vitória é completamente nova, desde o GR até ao ponta-de-lança... passando pelo treinador... pelo que as gentes de Guimarães têm de "manter a calma" e dar tempo ao treinador Pacheco;

  • parece que o Braga não ficou mais fraco com as saídas de Wender e João Alves... e agora resta saber se o SCP fica mais forte;

  • a sorte do GR do Braga, Paulo Santos, é o Targino ontem não estar com pontaria... e também não se chamar "Ricardo", porque senão a esta hora já era capa de jornal, abertura de noticiário e assunto de 575 blogs!... :)

    Etiquetas:

  • Recordar é viver

    No último jogo entre eles, foi assim:

    Golo de Luisão

    E hoje, como vai ser? :)

    Para já sabe-se que Ricardo não foi convocado e que será Nélson o guarda-redes da equipa leonina.

    A dupla de centrais terá de ser forçosamente composta por Polga e Tonel, já que Semedo e Beto estão lesionados.

    O defesa direito deverá ser Rogério e o esquerdo deverá ser Tello, já que Edson também se encontra lesionado. Paíto parece ter poucas hipóteses...

    Com Custódio ainda ausente, será Luís Loureiro o trinco, aparecendo João Moutinho ao meio, bem como Sá Pinto na direita e Douala na esquerda. Ou então não... aparecendo antes Sá Pinto no meio...
    De assinalar, contudo, o regresso de Carlos Martins e o aparecimento, pela primeira vez, de João Alves ao lote de convocados.

    Na frente, Liedson e Deivid (ou Wender?)... isto se a táctica for um 4x1x3x2, como é previsível.

    Alguém "aposta" num outro sistema? E com que jogadores?

    E como jogará o Benfica, sabendo-se que Nuno Assis e Mantorras não fazem parte do lote de convocados, bem como Petit que ainda se encontra lesionado? Será que Koeman apostará já em Karagounis e Miccoli?

    O meu palpite é que é isso aconteça... mas todas as dúvidas apenas se irão desfazer mais perto da hora do início do jogo!

    Etiquetas:

    Briosa prepara primeira vitória

    Lê-se em "O Jogo" de ontem:

    "Zada, um dos jogadores que recuperam de lesão, cumpria alguns exercícios físicos, nada de muito exigente, porque a precaução a isso obriga, quando passou pelo treinador Nelo Vingada; este, que aguardava o final do aquecimento para iniciar o trabalho técnico-táctico, enviou-lhe uma mensagem de incentivo, através daquele vulgar gesto do dá cá mais cinco. É assim o espírito que reina no plantel da Académica, há por lá alegria em doses industriais, bem evidente nas brincadeiras dos jogadores antes do treino ou nos estímulos lançados pelos automobilistas que circulam junto ao Campo do Bolão."


    Não assisti a este treino em concreto, mas já pude verificar, em outras sessões em que estive presente, que o espírito é mesmo este.

    Precisamente anteontem falei com Zada, a quem perguntei pelo estado da sua lesão e que me disse que ainda sente uma dor muito forte. Disse-me, ainda, que o Andrade está melhor, que já corre à volta do campo e que em breve poderá retomar o treino técnico-táctico! Pelo que vi no treino de ontem, a que não assisti desde o início, Andrade, Ito e Hugo Alcântara fizeram trabalho específico. Andrade saiu mais cedo!

    Lesionados

    Entretanto Hugo Alcântara recuperou e foi convocado e também Pedro Silva poderá ser utilizado, pois o certificado internacional já chegou à Federação.

    Depois de muita agitação por causa do "caso Marcel" (sai-não sai), a Académica prepara-se para conseguir a sua primeira vitória. No treino, onde o entusiasmo e o empenhamento não estiveram ausentes, foi possível assistir a várias situações em que o Prof. Nelo Vingada, muito interventivo, interrompeu o treino e pediu que se repetissem determinadas jogadas cuja execução não lhe agradava. Também foram ensaiadas várias situações concretas, como a marcação de livres, cantos e penalties.

    Fases do treino

    Recordando o que diz o treinador da Briosa:

    "O nosso início pode ser encarado como normal, conquistámos dois pontos, um contra o campeão e outro no terreno do Nacional, mas, para que isso tenha um impacto bom na equipa, é importante vencer o Setúbal."


    O Vitória de Setúbal é que não deve estar pelos ajustes, pelo que se aguarda um excelente jogo!

    Eis a lista de convocados da Académica:

    Dani, Pedro Roma, Nuno Luís, Danilo, Zé Castro, Hugo Alcântara, Ezequias, Pedro Silva, Dionattan, Nuno Piloto, Paulo Adriano, Roberto Brum, Filipe Teixeira, Fernando, Gelson, Joeano, Luciano e Marcel

    O "onze" provável para o "Campo Inclinado":

    Pedro Roma
    Nuno Luís
    Hugo Alcântara
    Zé Castro
    Ezequias
    Roberto Brum
    Paulo Adriano
    Filipe Teixeira
    Luciano
    Fernando
    Marcel

    Etiquetas:

    Plantel do Sporting 2005/2006



    Eis o plantel actual do Sporting:

  • Guarda-redes:

  • 1 - Nelson
  • 12 - Tiago
  • 76 - Ricardo

  • Defesas:

  • 2 - Rogério
  • 15 - Miguel Garcia
  • 3 - Semedo
  • 4 - Polga
  • 13 - Tonel
  • 22 - Beto
  • 21 - Paíto
  • 33 - Edson
  • 55 - André Marques (júnior)

  • Médios:

  • 8 - Luís Loureiro
  • 27 - Custódio
  • 28 - João Moutinho
  • 10 - Sá Pinto
  • 17 - Douala
  • 18 - Nani
  • 5 - Carlos Martins
  • 34 - João Alves
  • 11 - Tello

  • Avançados:

  • 9 - Silva
  • 20 - Silvestre Varela
  • 23 - Deivid
  • 31 - Liedson
  • 51 - Wender
  • 87 - Pinilla

    Etiquetas: ,

  • quarta-feira, setembro 07, 2005

    Rússia - 0 Portugal - 0

    Não vi o jogo, mas sei quatro coisas, sendo que uma ou duas deixam cheios de "raiva" alguns portugueses:

  • Ricardo não deu nenhum "frango" (que chatice, agora "eles" falam do quê?)



  • Cristiano Ronaldo jogou, apesar do falecimento do pai (os meus pêsames, Cristiano)

  • Portugal está praticamente apurado para a fase final do Mundial 2006 (lá dirão que o Scolari é o gajo que, no mundo inteiro, mais sorte tem... e Portugal calhou no grupo mais fácil de todos)

  • Portugal ficou com a "tarefa" mais facilitada após a expulsão de Smertin.


    (será que estava com saudades?)

    Etiquetas: ,

  • segunda-feira, setembro 05, 2005

    Para mais tarde recordar

    Facto:
    o 11.º Serviço Fiscal de Lisboa mandou penhorar contas bancárias do SCP pelo não pagamento de uma suposta dívida de 2,7 milhões de Euros.

    A propósito disto, aqui deixo o esclarecimento feito pelo SCP (in site do Sporting).

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Sporting esclarece conflito criado pela Administração Fiscal

    Factos
    NOTIFICAÇÃO E PENHORA:
    1. A situação tributária do Sporting Clube de Portugal (SCP) é clara:
    a) as dívidas fiscais anteriores a 1996 encontram-se regularizadas através da adesão ao Plano Mateus;
    b) todos os impostos e contribuições vencidos posteriormente estão pagos.
    2. Não obstante o que se acaba de referir, o SCP recebeu, em 4 de Maio de 2005, uma notificação do 11º Serviço Fiscal de Lisboa intimando o Clube a pagar 2,7 milhões de euros;
    3. A notificação não continha os elementos legalmente exigidos, designadamente a indicação dos impostos em dívida, respectivos períodos, datas de eventuais liquidações ou de processos executivos, bem como a indicação dos meios de defesa a que o Sporting teria direito como qualquer outro contribuinte.
    4. Perante as insuficiências da notificação, o Sporting solicitou ao 11º Serviço Fiscal de Lisboa, em 2 de Junho, a emissão de uma certidão com os elementos legalmente exigidos.
    5. Decorrido o prazo legal sem que o referido Serviço Fiscal de Lisboa tivesse emitido tal certidão, o SCP requereu em 8 de Julho ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa que intimasse a Administração Fiscal a fazê-lo.
    6. Em resposta ao requerimento do SCP, o Representante da Administração Fiscal junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa solicitou a concessão de um prazo adicional, não inferior a quinze dias, para facultar os elementos requeridos pelo SCP, argumentando que os mesmos se revestiam de grande complexidade.
    7. Em 25 de Agosto de 2005, enquanto o SCP aguardava os elementos requeridos ao Tribunal, o 11º Serviço Fiscal de Lisboa mandou penhorar contas bancárias do SCP.

    PARA ALÉM DE TUDO ISTO:
    8. Em 15 de Julho de 2005, a Administração Fiscal emitiu uma certidão atestando que os 2,7 milhões de euros agora alegadamente devidos pelo SCP dizem respeito a dívidas anteriores a 1996 e que foram incluídas pelo Clube no requerimento de adesão ao Plano Mateus.
    9. Recorda-se ser entendimento da Administração Fiscal que os Clubes aderentes ao Plano Mateus, isto é, à dação em pagamento, têm a situação tributária regularizada enquanto decorrer o período da dação (Parecer de 1 de Março de 2005 do Subdirector Geral dos Impostos para a área da Justiça Tributária, sancionado pelo Despacho do Director Geral de 8 de Março de 2005 e pelo Despacho nº 284/2005-XVI de 9 de Março de 2005).

    5 de Setembro de 2005


    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Devo dizer que os sublinhados são de minha inteira responsabilidade, não estão no original.

    Perante isto, a ser tudo verdade, parece-me que existe aqui má-fé por parte da Administração Fiscal contra um clube que tem tido o extremo cuidado de ser cumpridor, impondo-se restricções e redução de custos, como é sabido por todos, o que se nota claramente no seu orçamento para o futebol profissional.

    Mas fico aqui a cogitar que tudo seria mais simples se o Sporting tivesse acções cotadas em Bolsa que pudesse ter entregue como garantia de pagamento, enquanto aguardava pela certidão requerida (:P)... a tal que teria de explicar o porquê da dívida, tal como exige a Lei. Bem, pelo menos eu sempre fui informado de qual o imposto que pagava, pois as Finanças sempre fizeram o favor de não se limitarem a dizer-me o montante que devia pagar!
    Mas isso deve ser por deferência para com a minha pessoa!... :)

    Aguardo com curiosidade o desenlace deste caso!

    Etiquetas:

    domingo, setembro 04, 2005

    Apuramento para o Mundial 2006

    Alguns resultados que achei significativos ou "curiosos":

  • Angola - 3 Gabão - 0

    Angola assegurou a presença na Taça das Nações Africanas (CAN) de 2006, além de dar um passo importante para se qualificar para o Mundial da Alemanha. Mantorras marcou o 2.º golo.

  • Geórgia - 1 Ucrânia - 1

    A Ucrânia já está apurada para o Mundial, o que acontece pela primeira vez na sua história.

  • EUA - 2 México - 0

    Os EUA estarão presentes, mais uma vez, num Mundial.

  • Gana - 2 Uganda - 0

    O Gana assegurou a presença no Mundial da Alemanha, aproveitando bem a derrota da África do Sul.

  • Costa do Marfim - 2 Camarões - 3

    Os Camarões estão a um pequeno passo de assegurar a ida ao Mundial. Douala jogou os 90 minutos, enquanto Meyong entrou na parte final do jogo.

  • Paraguai - 1 Argentina - 0

    Não é todos os dias que o Paraguai consegue vencer a já apurada Argentina, apesar de estar em 4.º lugar na competição e a jogar em casa.

  • Portugal - 6 Luxemburgo - 0

    Eu sei que o jogo era contra a "pior selecção do mundo"... mas tenho presente na memória alguns resultados negativos da nossa selecção contra equipas deste género e que comprometeram a nossa presença em Europeus e Mundiais. Ricardo não sofreu nenhum "frango", não falhou um cruzamento, defendeu tudo o que tinha de defender (parece que isso é notícia)... Pauleta e Simão marcaram dois golos cada um... e cada vez mais aprecio o futebol de Deco... e do João Moutinho!

  • Brasil - 5 Chile - 0

    Tello e Pinilla, do Chile, jogaram como titulares, mas foram substituídos ao minuto 14 da 2.ª parte. Os golos foram marcados por Juan, Robinho e por Adriano (3). O Brasil está apurado para o Mundial.

  • Argélia - 2 Nigéria - 5

    Angola, com este resultado da Nigéria, tem mesmo de vencer o próximo - e último jogo do apuramento - para estar presente no Mundial... ou então fazer o mesmo resultado que a Nigéria fizer.

    Selecções já apuradas para o Mundial:

    Alemanha
    Ucrânia
    Japão
    Irão
    Coreia do Sul
    Arábia Saudita
    EUA
    Gana
    Argentina
    Brasil

    Espera-se que, em breve, Portugal se possa juntar a esta lista! Faltam "só" 4 pontos!

    Etiquetas:

  • sábado, setembro 03, 2005

    Frases com inclinação

    Luís Filipe Vieira:

  • "Dias da Cunha tem, neste momento, e porque começa a ser especialista de arbitragem, autorização do Benfica para chegar junto de Luís Guilherme e nomear o árbitro que ele quiser, porque nós vamos a Alvalade para ganhar."

    (ele dá "autorização"?!)

  • "São os jogadores que ganham os jogos, não são os árbitros que ganham os jogos."

    (ora porra, lá se vai o argumento dos benfiquistas que falam dos penalties do Jardel, do Silva, do João Pinto, do Liedson... lá se vai o "deixem jogar o Mantorras"... lá se vão os "80 mil a fiscalizar o trabalho dos árbitros-assistentes"... mas não sei onde encaixa o "vale mais um lugar na Liga do que contratar um ponta-de-lança"!)
  • Etiquetas:

    sexta-feira, setembro 02, 2005

    Plantel da Académica 2005/2006

    (post sujeito a algumas eventuais alterações/actualizações)



    Eis o plantel da Associação Académica de Coimbra para a época 2005/2006:

    Guarda-redes:

  • 1-Eduardo (ex-Sporting de Pombal)
  • 12-Dani
  • 24-Pedro Roma

    Defesas:

  • 27-Nuno Luís
  • 16-Pedro Silva (brasileiro, ex-Internacional de Porto Alegre e Palmeiras)
  • 80-Andrade
  • 13-José Castro
  • 3-Danilo Ferraro
  • 5–Hugo Alcântara (brasileiro, ex-Vitória de Setúbal)
  • 4-Ezequias (brasileiro, ex-Marítimo)
  • 6-Lira

    Médios:

  • 19-Paulo Adriano
  • 11-Dionattan
  • 18-Vítor Vinha
  • 14–Filipe Teixeira (ex-Paris Saint Germain)
  • 87-Zada (brasileiro, ex-Santa Cruz)
  • 88-Roberto Brum
  • 28-Nuno Piloto
  • 23–Ito (júnior)

    Avançados:

  • 7-Luciano
  • 2-Joeano
  • 22-Sarmento
  • 9-Gelson (brasileiro, ex-Malmo)
  • 10-Marcel
  • 20-Fernando (brasileiro, ex-Moreirense)

    Saídas (plantel da época passada):

  • Pedro Gomes
  • Pedro Henriques
  • José António »»» Borussia de Moenchengladbach
  • Vasco Faísca »»» Belenenses
  • Tixier »»» União de Leiria
  • Rodolfo »»» Clermont Foot
  • Kennedy »»» Apoel
  • Ricardo Fernandes »»» Apoel
  • Rafael Gaúcho »»» Estrela da Amadora
  • Fredy »»» Paços de Ferreira
  • Hugo Leal »»» Sp. Braga
  • Dario »»» Al-Jazira »»» Vitória de Guimarães
  • Delmer

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    No dia 9 de Agosto tive oportunidade de assistir à parte inicial do treino...

    Palestra Prof. Vingada

    ... e antes disso tive oportunidade de cumprimentar o Delmer, a quem perguntei pela sua lesão. A resposta dele foi concludente: "está perfeitamente ultrapassada"!
    Desejei-lhe muitas felicidades. Dele se esperavam muitos golos, após duas épocas em que pouco jogou. É preciso não esquecer que quando o fez não estava nas melhores condições físicas, já que na sua primeira época na AAC veio com muitos jogos "nas pernas"... e depois as lesões "não o largaram"!
    Entretanto, no dia 12 de Agosto, a AAC e Delmer, para além de Rafael Gaúcho, rescindiram os seus contratos de forma amigável!

    Espera-se que a AAC consiga fazer um campeonato tranquilo e que assegure a manutenção mais cedo do que o que tem sido habitual... quiçá sonhando com "outros voos"!
  • Etiquetas:

    quinta-feira, setembro 01, 2005

    Desvios

    E depois do Chelsea... agora foi a vez do Futebol Clube do Porto!

    É caso para dizer que toda a gente já sabe onde existe qualidade... mas tem de ser "à revelia" e "pela calada"?!
    (para não usar termos mais violentos)

    É perante isto, perante estes acontecimentos logo com juvenis e juniores, que não me surpreende nada que apareçam "cenas" como o "caso Enak"... o "caso Miguel"... o "caso Antchouet"... o "caso Jorge Ribeiro"... mas surpreende-me que sejam clubes integrados no G-14 e na "alta roda do futebol europeu" a terem comportamentos deste tipo!

    Mas provavelmente há aqui um equívoco e não passa tudo dum mal-entendido! Certo? :/

    Etiquetas:

    Sporting mais leve

    Com a saída de Rochemback, a equipa do Sporting ficou mais "leve"... mas sempre é verdade que ainda não se sabe bem o "peso" que Wender e João Alves poderão ter no "onze"!

    Não discordo que Rochemback tenha sido vendido agora, já com o campeonato começado, atendendo à forte possibilidade de, dentro de poucos meses, ele sair "a custo zero", uma vez que fazia parte dos quadros do Barcelona... facto que alguns parecem - deliberadamente - esquecer!

    Desportivamente, ainda está por provar que tenha sido um erro e/ou um desastre a sua saída, pese embora a sua reconhecida valia técnico-táctica!

    O que eu sei é que, com Rochemback, o Sporting, nos dois últimos anos, ganhou, empatou e perdeu jogos... tendo perdido a Taça, a Liga e a Taça UEFA! Isto analisado assim, a frio, olhando apenas para as estatísticas, que transformaram o SCP na equipa do "quase", nas palavras dos adeptos adversários... e sabendo bem que o Sporting estava longe de ser "só Rochemback"!

    Também sei que, sem Rochemback, o Sporting vai ganhar, empatar e perder jogos... resta é saber com que frequência e que conquistas ou fracassos acontecerão na Taça, na Liga e na Taça UEFA! E aí, sem se saber ainda que jogadores e sistema de jogo vai Peseiro escolher e implementar... sem se saber como vão João Alves e Wender adaptar-se às exigências de um clube como o Sporting, sem se saber que papel terá Moutinho, por exemplo, no "novo Sporting"... sem se saber, sequer, quem vai ser o dono da baliza, todo e qualquer cenário, quer de catástrofe, quer de "sonho idílico", será precoce e precipitado... sendo certo que não faltará quem, a posteriori, possa dizer "eu bem que avisei"... mas longe de se poder provar, tanto num cenário como noutro, que tenha sido a saída de Rochemback e/ou a entrada de Wender e João Alves o factor decisivo!

    Etiquetas:

    Movimentações de jogadores



    Os jogadores começaram a apresentar-se na Academia no dia 29 de Junho.
    Os ex-juniores (Nani, Veloso e André Marques) apresentaram-se a 11 de Julho.
    Pinilla, por estar a recuperar de cirurgia, apresentou-se ainda mais tarde!
    Tonel e Deivid foram contratados já durante a pré-temporada (assim como já tinha acontecido com Luís Loureiro) para reforçarem a defesa e o ataque, respectivamente!

    Marcelo Labarthe e Miguel Veloso foram emprestados, bem como Manoel!

    Antes de fechar o período de inscrições, o Sporting contratou Wender e João Alves, ambos ex-Sporting de Braga e viu partir Rochemback, com destino ao Middlesbrough.

    (À medida que houver informações, este post será actualizado).

  • Guarda-redes:

  • 1 - Nelson
  • 12 - Tiago
  • 76 - Ricardo

  • Defesas:

  • 2 - Rogério
  • 3 - Semedo (defesa central, ex-Casa Pia)
  • 4 - Polga
  • 13 - Tonel (defesa central, ex-Marítimo)
  • 15 - Miguel Garcia
  • 21 - Paíto
  • 22 - Beto
  • 33 - Edson (defesa/médio interior esquerdo brasileiro, ex-União de Leiria)
  • 55 - André Marques (ex-júnior, defesa esquerdo)

  • Médios:

  • 5 - Carlos Martins
  • 8 - Luís Loureiro (médio defensivo, ex-Dínamo de Moscovo)
  • 11 - Tello
  • 18 - Nani (ex-júnior)
  • 27 - Custódio
  • 28 - João Moutinho
  • 34 - João Alves (ex-Sporting de Braga)

  • Avançados:

  • 9 - Silva (ex-Vitória de Guimarães)
  • 10 - Sá Pinto
  • 17 - Douala
  • 20 - Silvestre Varela (ex-Casa Pia)
  • 23 - Deivid (ex-Bordéus/Santos)
  • 31 - Liedson
  • 51 - Wender (ex-Sporting de Braga)
  • 87 - Pinilla

    *************************

    Saídas:

  • Rui Jorge »»» sem clube
  • Pedro Barbosa »»» fim da carreira
  • Hugo Viana »»» Newcastle »»» Valência
  • Enakarhire »»» Dínamo de Moscovo
  • Mário Sérgio »»» Vitória de Guimarães
  • Niculae »»» Standard de Liège
  • Rochemback »»» Middlesbrough
  • Mota »»» ??
  • Hugo »»» não inscrito

    **********************

    Situação de outros jogadores sportinguistas (ou ex-sportinguistas):

  • Manoel (avançado brasileiro, ex-Moreirense) »»» Vitória de Guimarães
  • Marcelo Labarthe (médio centro brasileiro, ex-Internacional de Porto Alegre) »»» Beira Mar
  • Miguel Veloso (defesa central, ex-júnior) »»» Olivais e Moscavide
  • Edgar Marcelino (extremo, ex-Penafiel) »»» Roosendaal (Holanda)
  • Paulo Sérgio (extremo) »»» mantém-se no Belenenses
  • Hugo Machado (médio esquerdo) »»» Barreirense
  • Miguel Ângelo (defesa central/esquerdo, ex-Casa Pia) »»» Barreirense
  • Santamaria (defesa central) »»» mantém-se no Estrela da Amadora
  • Hugo Cardoso (GR, ex-júnior) »»» Estrela da Amadora
  • Hugo Valdir (defesa esquerdo, ex-Ovarense) »»» Estrela da Amadora
  • Nuno Santos (GR) »»» mantém-se no Penafiel
  • Lourenço (avançado, ex-Belenenses) »»» União de Leiria
  • Jorge Teixeira (defesa central, ex-júnior) »»» Casa Pia
  • Bruno Filipe (médio, ex-júnior) »»» Casa Pia
  • Yannick Djaló (avançado, ex-júnior) »»» Casa Pia
  • Carlos Saleiro (avançado, ex-júnior)»»» Barreirense
  • Mário Felgueiras (GR, ex-júnior) »»» Sporting de Espinho
  • Carlos Marques (defesa central/direito, ex-Ovarense) »»» União da Madeira
  • Cristopher (GR, ex-Torreense) »»» Felgueiras »»» Marítimo B
  • Mateus (avançado centro, ex-Casa Pia) »»» Felgueiras »»» Lixa
  • Gisvi (avançado, ex-Lousada/Fátima) »»» Felgueiras »»» Ovarense
  • Miguel Pinheiro (médio, ex-Vilafranquense) »»» ??
  • Chiquinho (avançado centro, ex-Desportivo de Chaves) »»» ??
  • Hugo Moutinho (médio ofensivo) »»» mantém-se no Pampilhosa
  • Osório (defesa/médio, ex-Pampilhosa) »»» Odivelas
  • João Pimenta (médio esquerdo) »»» mantém-se no Sporting da Covilhã
  • Hugo Pina (médio defensivo, ex-Olivais e Moscavide) »»» Córdoba
  • Pedro Araújo (defesa/médio defensivo, ex-Olivais e Moscavide) »»» Penafiel
  • José Fonte (defesa central, ex-Felgueiras) »»» Vitória de Setúbal
  • Mangualde (defesa direito, ex-Oriental) »»» Felgueiras »»» Paços de Ferreira
  • Clayton (extremo, ex-Penafiel) »»» Vitória de Guimarães
  • Fernando Dinis (defesa esquerdo) »»» Olivais e Moscavide
  • Tiago Ferreira (GR) »»» ??
  • Tiago Almeida (defesa central) »»» ??
  • Sidney (avançado centro) »»» ??
  • Etiquetas: , , ,

    Mercado de jogadores - últimas novidades

    O mercado "agitou-se" freneticamente:

  • Karagounis e Miccoli no Benfica...

  • Wender e João Alves no Sporting...
    (Ups... meu Deus... lá se vai o Rochemback! Já foi, aliás!...)

  • Marek Cech no Porto...

  • Rossato no Braga...

  • Pedro Silva na Académica...

  • Alberoni e Miramontes na União de Leiria...

  • Rui Duarte e Diego Figueredo no Boavista...

  • Nuno Santos e Marco Ferreira no Penafiel...

  • Mangualde no Paços de Ferreira...

  • Maxi Estevez e Rafael Gaúcho no Estrela da Amadora...

  • Antoine Ateba e Miklos Gaál no Marítimo... e Christopher no Marítimo B...

  • Serginho Baiano no Nacional da Madeira...

    Haja dinheiro... e parece que, apesar de tudo, ele aparece sempre! Ou não...

    Quanto ao Wender: por 1 milhão de euros, eu preferia que o Sporting os tivesse "investido" em José Castro. Mas "caíndo" a opção no extremo, resta-me desejar que faça, no Sporting, o mesmo tipo de exibições que fez no Sporting de Braga, a época passada! Apesar de já ter 30 anos, é plausível que ainda possa fazer 2/3 épocas a bom nível... se tiver sorte e souber aproveitar as oportunidades!

    Assim, o Sporting pode apostar mais declaradamente num 4x3x3, com Douala, na direita e Wender, na esquerda.
    Não me parece que deixe de existir espaço para jogadores como Nani e Varela, aos poucos, irem jogando, num processo sustentado de integração/adaptação ao futebol sénior e da 1.ª Liga.

    Quanto à saída de Rochemback... (suspiro)... penso ser um bom negócio, atendendo a que o brasileiro pertencia ao Barcelona, não ao Sporting. A nível desportivo... (suspiro)... com a entrada de João Alves... o Sporting vai ser diferente... mas... (suspiro)... não necessariamente pior!

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Nota de rodapé: será que os meios de comunicação social vão passar a semana a falar do golo que o Boavista sofreu?! Nãããããããã....

    Etiquetas: ,