Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

quinta-feira, setembro 22, 2005

Greve ao futebol

A propósito das declarações de Carlos Carvalhal, que poderão ler no site Maisfutebol, ainda no seguimento das declarações de Co Adriaanse sobre o futebol português, voltei a lembrar-me de uma ideia antiga que difundi, há quase 4 anos, no fórum Relvado":
uma "GREVE AO FUTEBOL", numa determinada jornada, em que ninguém fosse aos estádios, para obrigar os "senhores" da Federação, da Liga e dos clubes a repensarem o preço dos bilhetes!

Que adianta ter um estádio para 65 mil pessoas, que só vão 25 ou 30 mil?

Que adianta ter um estádio para 30 mil pessoas, se só vão entre 2 a 5 mil, como em Leiria, ou entre 5 e 10 mil, como em Coimbra?

Não será crível que com bilhetes a 4, 5 ou 6 euros os estádios encham mais vezes ou tenham assistências muito superiores às que se registam agora? Não será isso mais benéfico para os próprios jogadores, como lembra Carlos Carvalhal? E sendo melhor e mais motivador para os jogadores, não será mais provável que possamos assistir a melhores jogos, mais competitivos e espetaculares? E com isso não ganham todos os envolvidos no "mundo do futebol"?

É por isso que deixo o mote:

GREVE AO FUTEBOL NA 7.º JORNADA!

Imaginem o impacto de um FCP vs SLB sem ninguém nas bancadas!
Vamos ajudar a mudar!
Difunde a ideia!

PS. E para algum "iluminado" que se lembre de dizer que tenho esta ideia por se defrontarem os maiores adversários do meu clube... lembro só que nessa jornada se defrontam os dois clubes de que mais gosto e que mais destaque tenho dado no Campo Inclinado!

7 Comments:

  • Não digo que seja uma má ideia. Contudo, há demasiados factores que ficam esquecidos. Repara no caso do Leiria: não há adeptos desse clube. Não haver adeptos significa isso mesmo. Eu gosto de futebol, muito, mas ninguém me leva a ver um jogo do Guimarães, ou do Farense. Não é uma questão de não gostar desses clubes, é simplesmente porque não me apetece. Na zona de Leiria é só adeptos do SCP (maioria) e do SLB. Outro factor a ponderar é a qualidade do espectáculo apresentado. Se já com as melhores equipas é o que é... eu não ia ao cinema ver filmes que não me interessassem ou dos quais tivesse más referências. De qualquer modo, isto não invalida que o preço dos bilhetes seja elevado - são-no, de facto, se tivermos em atenção os ordenados médios dos portugueses. Não acredito que por si só, os bilhetes mais baratos resolvam alguma coisa. Antes disso, ou pelo menos ao mesmo tempo, seria preciso credibilizar os agentes do futebol, melhorar a arbitragem e garantir maior qualidade dos intervenientes. Ora, isto tudo, não passa de uma utopia. Cá andaremos nós uma vida inteira e o futebol nunca será aquilo que desejamos. A sociedade é o que é, o futebol é uma das facetas.
    Saudações.

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, setembro 23, 2005 3:05:00 da manhã  

  • Já agora escolhe uma jornada em que o grande prejudicado ma receita seja o slb e não os outros todos!

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, setembro 23, 2005 8:41:00 da manhã  

  • O que vocês querem sei eu... Deixem lá estar os 30 mil do Estádio da Luz sossegados e preocupem-se com as vossas equipas.

    E no fim, logo se vê!

    By Blogger Ry, at sexta-feira, setembro 23, 2005 8:03:00 da tarde  

  • Apre: percebo a ideia! Teria mais impacto, com certeza, como tem tudo o que diga respeito ao SLB, mesmo que seja falar dum Centro de Estágio inacabado!

    Ry: a ideia, que poderá não passar disso, seria para afectar TODOS os jogos e não apenas os do Benfica... obviamente!

    Mas cada vez estou mais convencido de que enquanto não for tomada uma qualquer atitude que dê nas vistas... tudo continuará na mesma, ou seja... MAL!

    By Blogger NP66, at sexta-feira, setembro 23, 2005 8:11:00 da tarde  

  • Luís Rosa: achei o teu texto muito interessante e pertinente.

    Repara que eu não esqueço nem desconheço todos os outros factores que influem na pouca adesão dos adeptos... mas a verdade é que, se há alguma coisa que se possa fazer, por algum lado tem de se começar! E podia ser perfeitamente por uma "GREVE AO FUTEBOL"!

    Vamos esperar pelas melhorias na arbitragem? Vamos esperar que a corrupção acabe? Vamos esperar que os dirigentes se renovem e tragam outra credibilidade?

    Realmente... temos de esperar bem sentadinhos! :)

    Obviamente, a baixa no preço dos bilhetes poderia não resolver o problema em Leiria... mas poderia ajudar em muitos outros sítios, como Coimbra, Aveiro... Castelo Branco, Elvas... sei lá...

    Ficar à espera que tudo se resolva "de per si"... é que acho pior ideia! :)

    By Blogger NP66, at sexta-feira, setembro 23, 2005 8:19:00 da tarde  

  • Fora os 3 grandes mais Braga e Guimarães este campeonato está sempre em greve.
    Acho que uma das medidas mais urgente para ter mais qualidade no futebol português é a redução para(pelo menos)14 clubes.
    Sabias que se paga 10 a 15 Euros num jogo da II B zona sul ?

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, setembro 23, 2005 10:27:00 da tarde  

  • O problema é que eu, como adepto, nada posso fazer quanto a essa redução.

    Já com a "Greve ao Futebol" posso chamar a atenção para o problema!

    10 a 15 euros num jogo da II B... quer dizer que, se uma família de 4 pessoas decidir ir ao futebol para acompanhar a sua equipa, numa bela tarde de Domingo, tem de desembolsar de 40 a 60 €! Se juntarmos a isso o preço da deslocação, eventualmente do almoço... e já não falo em portagens... a "brincadeira" não fica muito barata!

    By Blogger NP66, at sexta-feira, setembro 23, 2005 10:37:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home