Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

quarta-feira, setembro 27, 2006

Spartak de Moscovo - 1 Sporting - 1



Quando comecei a ouvir o relato, ao minuto 7, já o Sporting perdia.
"Caraças!... Aiiii... brincamos ou quê?"

Bem... lá ia eu a caminho de Coimbra e sempre a ouvir as diversas emissoras que faziam o relato (o tipo da TSF deu-me sono). A certa altura ficou-me na cabeça uma ideia de um dos comentadores:
"o campo, para além de sintético, também está muito inclinado".

Bem... pensava eu... não é nada a que não estejamos habituados. Mas já nem nos podemos queixar que não levemos logo com uns insultos...

Adiante!

O Spartak massacrava, o Spartak ia tendo algumas oportunidades... o Spartak era muito rápido... muito rápido... o Sporting não ligava o seu jogo... o Sporting nem sabia o que havia de fazer naquele relvado... e eu a pensar que também não nos podemos desculpar por jogar num tipo de relvado que nunca foi utilizado nesta competição... porque levamos logo com umas "bocas" que somos uns "isto e aquilo".

Adiante!

Cheguei a Coimbra e ainda fui ver na TV, no "Cerveja e C.ª" (para quem conhece...), o tempo que faltava jogar da 1.ª parte, já na companhia de um amigo! E depois o início da 2.ª parte... o Sporting a jogar melhor... "atenção, olha o Sporting a atacar"... olha o... GOLO... GOOOOOLO... GOOOOOOOOOLO... que maravilha de jogada... que técnica sublime... que sorte...

"Tchau, amigo, tenho de ir buscar a minha filhota ao Infantário"!

E lá fui eu a ouvir o relato de novo, já com duas cervejolas no bucho e muito nervoso!

A seguir fui ao Joelpa (para quem conhece...) para ver os minutos finais... e não é que encontrei outro amigo?! Hehehe... isto hoje está a correr bem!...

"Ui... aquilo não é falta? Que m**** de dualidade de critério... olha, afinal há faltas que também não são assinaladas na Rússia... que calafrio... o Moutinho fez falta? Ahahahahaha... olha o árbitro a rir-se ainda por cima... já parece "o outro"... ui... que calafrio... podia ser golo... falta muito tempo para acabar esta m*****?"

Acabou... e houve festa! Sim... é que 4 pontos nesta altura nem os mais optimistas esperariam e muitos menos "os adversários"!

Se é verdade que o Sporting não esteve muito bem na 1.ª parte... porque, para mim, foi "um tempo de adaptação", também não é menos verdade que o Sporting, mais uma vez com Paulo Bento a ler muito bem o jogo e a fazer as modificações necessárias, esteve muito melhor na 2.ª parte, tendo conseguido ter mais posse de bola e ter tido a sorte e o talento de fazer o justo empate.

Para mim, comparando com o boxe, foi como se o Sporting tivesse passado um tempo a levar uns valentes socos... socos que não o conseguiram derrubar... e depois, numa reacção interessante e pragmática, tenha acertado um único soco num sítio vital que "atordoou" o adversário...

Creio que agora, com o Bayern, vai ser o "sim ou sopas"!

Viva o Sporting!

(repito a ideia que nada do que foi conseguido até agora é garantia de conquistas e sucessos futuros)

Etiquetas:

terça-feira, setembro 26, 2006

Já houve Liga dos Campeões

Benfica - 0 Manchester United - 1

Com som ouvi assobios; sem som vi lenços brancos!... Como é?!

Na 1.ª parte, que ouvi pela rádio, percebi que o Benfica jogou bem... mas não marcou!

Na 2.ª parte, que já vi pela TV, o Benfica pouco fez para ganhar.
Golo sofrido (aliás, excelente golo), jogo perdido... mesmo com um "super-Quim" a defender, a certa altura, o que parecia impossível: três remates "à queima"!

Matematicamente ainda é possível? Então acreditem e apoiem... ou, pronto, se acham que resolve alguma coisa, assobiem e mostrem lenços brancos!

Arsenal - 2 F.C.Porto - 0

Não vi o jogo... fui ouvindo algumas partes do relato e alguns comentários.

Este jogo não era a chave do apuramento, pelo que ainda nada está perdido. O Porto, agora, "apenas" tem de se preocupar em derrotar o CSKA e o Hamburgo... e fazer valer o seu valor no jogo em casa, com o Arsenal (sem ingleses... incrível!).

É fácil? Depois do empate com o CSKA... é claro que não! Mas o Porto tem argumentos para apresentar no que falta de competição!

Mas... eh pá, para terminar... alguém avise o Jesualdo Ferreira que o Ricardo Costa não é lateral esquerdo!...
(e mesmo central... tenho dúvidas!)

Etiquetas:

segunda-feira, setembro 25, 2006

Pontuar é preciso

Ainda sem Farnerud e Custódio a 100%, Paulo Bento escolheu os seguintes jogadores para defrontar o Spartak de Moscovo:

  • Ricardo e Tiago;
  • Polga, Ronny, Caneira, Tonel, Miguel Garcia, Miguel Veloso e Abel;
  • Tello, João Moutinho, Romagnoli, Paredes, Nani e João Alves;
  • Alecsandro, Yannick, Liedson e Bueno.

    O "meu" 11:

    Ricardo;
    Miguel Garcia, Tonel, Polga e Caneira;
    Miguel Veloso, João Moutinho, Nani e Romagnoli;
    Alecsandro e Liedson.

    O relvado é sintético... e o Sporting tem de ter "paciência de Job"!

    Etiquetas: ,

  • domingo, setembro 24, 2006

    Desportivo das Aves - 0 Sporting - 2



    (4.ª jornada)

    Ontem só pude ver a 2.ª parte e mesmo assim sem as condições ideias, pois estava num restaurante, na zona de Leiria, onde havia um écrã gigante, mas sem som.

    E ainda bem que era sem som... porque a porrada que vi alguns jogadores do Sporting levarem seria suficiente para fazer saltar a minha filha da cadeira, tantas e tão fortes foram as pancadas: Moutinho, Nani e Djaló foram as principais vítimas! Parabéns ao "carniceiro" Sérgio Nunes (entre outros) e a quem lhe permitiu jogar todo o jogo...

    Apenas queria realçar a mestria que Paulo Bento tem revelado na gestão da equipa e na polivalência de alguns jogadores do Sporting, de onde se destacam as mudanças de Veloso para central, Moutinho de novo a trinco, Djaló atrás dos pontas de lança e Tello no meio campo a cotar-se como um dos melhores jogadores do Sporting!

    Outras pequenas notas:

  • Alecsandro já marca... e sem fora de jogo, o que me apraz registar...

  • Ricardo de novo inseguro em alguns lances, mas com a sorte de ver uma bola embater no ferro...

  • Tonel, recém entrado, ainda sem marcação específica a revelar pragmatismo e boa leitura de jogo, a voltar aos golos, beneficiando do facto de Paulo Musse ter largado a bola escorregadia... ou seja, depois de um jogo com o "azar" de ter sofrido um golo com a mão... a equipa leonina tem a sorte de dispôr de um "brinde" que confirmou a vitória.

  • Liedson, mesmo sem marcar, é de uma utilidade extraordinária para a equipa, pelo desgaste que provoca na defesa adversária, pelas recuperações de bola que faz e pelo exemplo de combatividade que dá aos mais jovens jogadores!

    Agora venha de lá o Spartak de Moscovo...

    Etiquetas: , ,

  • sábado, setembro 23, 2006

    4.ª jornada: Desportivo das Aves vs Sporting

    Custódio e Carlos Martins continuam de fora da convocatória devido a lesão. Farnerud ainda não está completamente apto. João Alves tem um jogo de castigo para cumprir (teve o bom senso de não cuspir no árbitro... mas parece que o injuriou longe dos olhares indiscretos das câmaras, o que se sabe não ser do agrado do árbitro João Ferreira).

    Carlos Paredes integra a lista de convocados pela primeira vez após ter debelado uma lesão.

    Eis a lista completa:

  • Ricardo e Tiago
  • Abel, Miguel Garcia, Polga, Tonel, Caneira, Miguel Veloso e Ronny;
  • Tello, Paredes, João Moutinho, Romagnoli e Nani;
  • Alecsandro, Yannick, Liedson e Bueno.

    O jogo realiza-se hoje, sábado, às 20h30, no Estádio do Desportivo das Aves.

    Quem é a equipa de arbitragem?
    Jorge Sousa, José Ramalho e José Luís Melo... todos eles a serem OBSERVADOS por João Gaspar.

    É quase certo que todos eles tiveram oportunidade de ler isto:

    - - - - - - - - - - - -
    COMUNICADO COMISSÃO DE ARBITRAGEM
    Para conhecimento dos Clubes / SAD' s e demais interessados vimos comunicar:

    1. O impasse relativamente à tomada de posse dos órgão Sociais da LPFP eleitos a 10 de Agosto de 2006, cria algum constrangimento ao normal funcionamento dos órgão cessantes.

    2. Estatutariamente, os poderes e correspondentes responsabilidades cabem formalmente e por inteiro, aos membros em exercício de funções, sendo no entanto sua preocupação aquilo que é a opinião dos elementos eleitos.

    3. Tal opção tem como objectivo que não se inviabilizem projectos e orientações que os novos membros queiram introduzir, nas estruturas, no funcionamento e nas acções dos diversos protagonistas.

    4. A Comissão de Arbitragem tem vindo a seguir com a maior atenção e preocupação o ambiente de efervescência e crispação que tem vindo a rodear o Futebol Profissional.

    5. A Comissão de Arbitragem não pode deixar de reconhecer que entretanto têm vindo a verificar-se actuações menos conseguidas, algumas delas com erros, que inspiram preocupação, e que serão objecto de análise aprofundada e consequentes medidas.

    6. É no entanto, inaceitável que alguém afirme que tais erros possam ter sido premeditados.


    7. Apela-se portanto, a todos os Agentes Desportivos que intervêm nas competições profissionais, cada um nas funções em que está investido, que contribuam no sentido de criar um ambiente de serenidade e responsabilidade que conduza a um clima de normalidade no desenrolar das competições.

    8. Finalmente reafirmamos a todos os Agentes da Arbitragem ao serviço na Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a nossa total confiança e solidariedade, incentivando-os a que, com a serenidade que o exercício das suas funções impõe, sejam firmes na aplicação das Leis e Regulamentos e das directivas que lhes foram transmitidas.

    Porto, 19 de Setembro de 2006

    A Comissão de Arbitragem,
    O Presidente,
    Luís Guilherme

    - - - - - - - - - - - -

    Não sei como é que alguém pode garantir o que está escrito no ponto 6., depois de tanta merda que se tem sabido no âmbito do Apito Dourado... mas quero desejar muita sorte ao Jorge Sousa... a quem a época passada vi fazer algumas "exibições menos conseguidas"!

    Obviamente, vai ser absolutamente necessário que os avançados do Sporting sejam mais eficazes do que têm conseguido ser, até agora! E, já agora, que o Ronny não tenha nenhum parente na equipa do Desportivo das Aves... :)

    Etiquetas:

  • terça-feira, setembro 19, 2006

    O golo do Ronny

    Apreciem a intencionalidade e a ostensividade do lance...

    Golo do Ronny...

    Até há quem diga que os jogadores do Sporting nem reclamaram... o que é, obviamente, falso, pois todos viram o que se passou!

    O João Ferreira sorri, diz "que viu" (na bancada, há quem tenha visto melhor do que ele)... e nem precisou de consultar os seus árbitros auxiliares. Que segurança...

    Recordo que um dos auxiliares era o Serafim Nogueira, o tal de quem se ouve dizer, numa escuta telefónica antes de estar presente num Gil Vicente vs Sporting, em 22/02/2004: «vai vacinado, vai benzido(...) vai benzido pelo lado norte. Bruxo. Vai benzido por dois lados até(...) pelo Minho e pelo norte.»

    João Ferreira, por seu lado, "um árbitro que dá garantias", até deu uma entrevista ao Correio da Manhã. Reparem:

    Correio da ManhãO que tem a dizer sobre o lance do golo do Paços de Ferreira?

    João FerreiraInfelizmente, dentro de campo não me consegui aperceber de qualquer falta. Estava bem colocado, mas tapado por outros jogadores, o lance foi muito rápido e não podia inventar algo que não vi. Vendo o lance na televisão, admito que cometi um erro e tive uma infeliz decisão.

    Mas veio-me à memória, recordado por um amigo, que a época passada, num Braga-Benfica, este mesmo árbitro assinalou, aos 93 minutos, um penalty a favor do Benfica por pretensa mão na bola de um jogador do Braga. O jogador do Braga tinha usado apenas o peito...

    João Ferreira, afinal, inventou algo que não viu nesse lance, dado que a bola não entrou em contacto com a mão de nenhum jogador bracarense...

    O Benfica acabou por perder esse jogo porque a seguir ainda sofreu um golo em fora-de-jogo.

    Como diria alguém: "justiça poética"! :)

    Tudo isto são apenas coincidências?

    Claro que sim...

    Etiquetas: , , ,

    Algumas ideias soltas

    A arbitragem de um jogo pode e deve ser analisada sob o ponto de vista do critério adoptado para esse mesmo jogo!
    Tanto que assim é, que nós criticamos muitas vezes a arbitragem por causa da "dualidade de critério"! Certo?

    A falta que toda a gente diz que o Paraty não assinalou ao Nani, na Madeira, foi EXACTAMENTE igual ou semelhante a muitas outras que o mesmo Paraty não assinalou a outros jogadores, em outros tantos lances! Por acaso aquele terminou em golo... mas o golo não derivou directamente da "falta" em si. Já contei e houve mais 6 toques na bola, para além de estarem na jogada ainda DOIS defesas... e o GR!

    Digo de outra forma:

    o que foi permitido ao Nani naquele lance na Madeira foi permitido a muitos outros jogadores, exactamente por causa do "critério largo" adoptado pelo Paraty!

    O lance do Ronny, no sábado, deu DIRECTAMENTE golo... e só a ele foi permitido tal tipo de lance! Ali não houve mais critério nenhum a considerar...

    Mas falemos do Paraty:

    vejo jogos dele há muito tempo, mas desde aquele lance Ricardo/Luisão que estou mais de olho nas suas actuações!
    Estive atento ao jogo do Benfica com o Rio Ave da época passada, por exemplo. Quem não se lembra do lance que anulou ao Rio Ave a o golo que permitiu a seguir ao Benfica? Critério laaaaaaaaaaargo...

    Vi ao vivo em Coimbra, para a Taça, o jogo Académica vs SCP. O critério foi tão laaaaaaaargo que o Moutinho, por exemplo, levou três valentes cacetadas (que me lembre), teve sempre de ser assistido e ele - Paraty - nunca marcou falta! Parava depois o jogo para entrar a equipa médica...

    Resumindo: o Paraty tem quase sempre um "critério largo"... assim um pouco como acontece com o MUITO ELOGIADO Pedro Henriques!...
    Erram e acertam... mas "deixam" jogar"! Por algum motivo andamos sempre a dizer, a ouvir e a ler expressões do tipo "em Inglaterra este lance não era assinalado como falta"!

    Se quiserem continuar a dizer que os lances (o do Nani e do Ronny) são iguais, eu farei questão de continuar a salientar as diferenças...

    É que, não tarda nada, se na sequência de um lançamento de linha lateral que devia ser do clube A, mas que foi dado ao clube B, derivar um golo, o que é perfeitamente possível... vamos dizer que "o golo foi ilegal"! Mas quantos lançamentos mal assinaldos não existem nos jogos de futebol, em tantas e tantas "bolas divididas"? Centenas... e não vejo os jornais a fazerem "primeiras páginas" por causa disso... ou a dizerem que se deve recorrer às "novas tecnologias" para se decidir se os lançamentos de linha lateral foram bem ou mal assinalados...

    Mas, já agora, também posso acrescentar umas ideias sobre o lance do SCP vs Leiria, da época passada, de que tanto se fala agora, de novo:

    a bola entrou para aí meio metro ou um metro, é verdade... mas, como diz o "Ronny_golo_com_a_mão", foi uma jogada "muito rápida"! Não foi?
    As imagens divulgadas na altura e que revi há pouco tempo, mostravam um jogador, penso que o Tello, na linha de enfiamento da jogada, ou seja, entre a bola e o árbitro assistente! E lembro que este estava pelo menos a um metro da linha de fundo...

    Não foi a desculpa que o João Ferreira deu, no Correio da Manhã, para o lance do Ronny? Foi!

    Mais: há uma foto no Record que mostra que ele - João Ferreira - até não tinha assim tanta gente a tapar-lhe o campo de visão, no lance do jogo de sábado!

    E por falar nisso, em "ver ou não ver": no tal jogo SCP vs União de Leiria, a um metro do árbitro assistente, sem ninguém a interferir no seu campo de visão, o Fábio Felício teve uma entrada duríssima sobre o João Moutinho... deveria ter sido expulso... e não foi! O senhor NÃO VIU... ou viu, porque o Fábio Felício foi "premiado" com o cartão amarelo!

    Também havia fora de jogo do Maciel no início do lance que deu o tal "não-golo", mas como até escrevi na altura... se era difícil analisar um, também temos de admitir que era difícil analisar o outro, pois até havia muita gente no enfiamento da jogada, como já disse!

    E ainda sobre esta questão de bolas que entram e não são golo... também podemos lembrar as que não entram e são golo.

    A época passada, no Porto vs Académica, no terceiro golo do Porto, a BOLA NÂO ENTROU...
    Não discuto a justiça do resultado, apenas falo do FACTO EM SI!

    Na altura falei pessoalmente com o Pedro Roma, que me disse que se viu perfeitamente que a bola não entrou na baliza!

    O que é mais grave? O lance que favoreceu o Sporting... porque a bola entrou e a equipa de arbitragem não viu, ou seja, NÃO VIRAM ALGO QUE ACONTECEU... ou o lance do Porto... em que a bola não entrou e a equipa de arbitragem DIZ que sim, ou seja, VIRAM O QUE NÃO ACONTECEU?!...

    Falo apenas de factos... não das suas consequências no resultado final ou na sua justiça!

    Para terminar:

    O Paulo Bento a época passada disse que não viu se a bola entrou ou não.
    É claro, só podia dizer isso... porque para saber, com exactidão, tinha de estar no enfiamento da linha de golo. Não estava!
    Por algum motivo mandam colocar o árbitro auxiliar nessa posição.
    Ver se a bola é rematada com o pé ou a mão já é diferente, porque não é preciso ter uma linha como referência!

    Contudo... Paulo Bento tem sido criticado pelo que afirmou nestas situações bem distintas!

    Ele, naquela altura, também perguntou se alguém tinha visto os dois penalties que não assinalaram a favor do SCP, no jogo com o Gil Vicente... e qual a razão de não o terem questionado nessa altura!

    Pois é... nada oportuno! :)

    Etiquetas:

    domingo, setembro 17, 2006

    Palavras com inclinação

    Ronny, avançado do Paços de Ferreira:

  • "Se marquei com a mão? Não, apareci bem ao cruzamento e tive a felicidade de marcar. Foi um lance rápido, não percebi se bateu na mão, só sei que foi golo."

    (Miserável mentiroso)

    José Mota, treinador do Paços de Ferreira:

  • "O Ronny diz que tenta jogar a bola com o pé e que a bola ressalta na mão. Não era uma situação fácil de ajuizar e, se o árbitro tivesse visto o lance, teria anulado o golo."

    (então... em que ficamos? Afinal o Ronny disse e admite o quê?)

    Etiquetas:

  • Sporting - 0 Paços de Ferreira - 1



    A primeira parte foi equilibrada, nem sempre bem jogada e a diferença entre as equipas esteve no facto de Ronny ter marcado um golo como se fosse jogador de andebol; depois, o Paços defendeu estoicamente, beneficiou de dois penalties não assinalados (sobre Moutinho e Liedson) e beneficiou das fantásticas defesas do seu guarda-redes Peçanha. Aliás, toda a defesa do Paços esteve impecável!

    Se o Sporting não tivesse atacado, se não tivesse criado oportunidades, estaria mais preocupado. Assim, ao perder a conta às oportunidades de golo que o Sporting teve, sei que será uma questão de tempo até os avançados serem mais felizes. Nem que seja com a canela... o ombro... ou a mão... embora eu saiba que "isso" também não é para todos!

    Este desaire é um lembrete aos jogadores do Sporting, principalmente aos mais jovens e aos estreantes na Bwin Liga: talento e trabalho não chegam para vencer... e há que dar "ao pedal" (ou à mão) desde o primeiro minuto do jogo, para evitar este tipo de "contrariedades"!

    Felizmente o Sporting conseguiu acabar o jogo apenas com a expulsão do Pedro Barbosa... e o João Ferreira, um dos tais árbitros que dá garantias", saiu mais "limpinho" do jogo! Das bancadas não deviam tê-lo chamado de "gatuno"... porque eu conheço alguns que são honestos! :)

    O Sporting perdeu, mas os seus jogadores souberam controlar-se no capítulo disciplinar! Isso foi bom para impedir males maiores...

    Ronny já leva 4 golos na Bwin Liga... mas não sei se o seu nome vai constar ou não da lista dos melhores marcadores do campeonato de andebol... :)

    Etiquetas: ,

    sábado, setembro 16, 2006

    3.ª jornada: Sporting vs Paços de Ferreira

    Depois de um "brilharete" na Liga dos Campeões, contra o Inter, a quem venceu por 1-0, o Sporting vai enfrentar o Paços de Ferreira para a 3.ª jornada da Bwin Liga, às 21:15 h deste sábado.
    Paulo Bento convocou os mesmos jogadores da convocatória anterior (para o jogo da Liga dos Campeões):

  • Ricardo e Tiago;

  • Polga, Ronny, Caneira, Tonel, Miguel Veloso, Miguel Garcia e Abel;

  • Tello, Nani, João Moutinho, Romagnoli e João Alves;

  • Liedson, Bueno, Yannick Djaló e Alecsandro.

    Ausentes, ainda por lesão: Paredes, Custódio, Farnerud e Carlos Martins.

    Ausente, por opção: Rui Patrício.

    O árbitro será João Ferreira, da AF de Setúbal, auxiliado por Serafim Nogueira e Pais António.

    O "onze inicial não deve andar muito longe deste:

    Ricardo;
    Abel (Miguel Garcia), Tonel, Polga e Ronny (ou Caneira);
    João Moutinho, Nani, Miguel Veloso e Romagnoli;
    Yannick Djaló (ou Bueno) e Liedson.

    Os resultados obtidos contra o Boavista, Nacional e Inter de Milão não são garantia da conquista de mais 3 pontos. O Sporting tem de jogar com o mesmo querer, garra e concentração, como se o adversário fosse o campeão europeu! Se o espírito deixar de ser esse, o Sporting irá passar por muitas dificuldades e conhecerá rapidamente o amargo sabor da derrota.

    Mas longe de estar eufórico, "chavão" que os adeptos dos clubes adversários têm usado para caracterizar o estado de alma dos sportinguistas, à espera para "cascar" no Sporting no primeiro insucesso, estou confiante que Paulo Bento e os seus jogadores sabem o que querem e como o conseguir!

    Etiquetas:

  • quinta-feira, setembro 14, 2006

    Mais do mesmo?

    Mais dois jogos da Liga dos Campeões:

  • Porto - 0 CSKA - 0

  • Copenhaga - 0 Benfica - 0

    Uns não conseguiram ganhar...

    ... os outros quase nem tentaram!

    Boa sorte para Nacional da Madeira, Vitória de Setúbal e Sporting de Braga...
    ... são os votos do Campo Inclinado!

    Etiquetas:

  • Palavras com inclinação

    Francesco Toldo, guarda-redes do Inter:

  • "É curioso perguntarem sempre aos guarda-redes se podiam ter feito melhor nos golos e nunca lhes perguntarem nada quando acabam o jogo a zero e a equipa vence. Não tive qualquer culpa, foi um grande golo. A bola teve uma mudança de trajectória pouco antes de eu chegar lá com a mão e isso foi o suficiente para fazer a diferença entre uma grande defesa para canto e um desvio para a trave que acabou dentro da baliza. Não podia fazer melhor, o tiro foi perfeito..."

    (Eu vi... e foi exactamente assim)

    Nani, jogador do Sporting, falando de Figo:

  • "Hoje acabámos por não trocar [de camisola], mas ele diz que me arranja uma lá em Itália (risos)."

    (Ó Nani, por este andar tu é que vais ter de arranjar camisolas com fartura)

    Miguel Veloso, jogador do Sporting, falando da marcação a Figo:

  • "Foi uma tarefa bastante difícil, mas não fui só eu que joguei. Foi toda a equipa e o que o Sporting fez hoje foi uma demonstração de que tem bastante qualidade para jogar com qualquer equipa e poder vencer."

    (há uns tempos dizia-se que te faltava humildade para poderes ser um grande jogador. Acho que tens ouvido os conselhos do teu pai e do Paulo Bento...)

    Djaló, jogador do Sporting, falando de Adriano:

  • "O Adriano pediu-me para trocar a camisola com ele no fim do jogo mas não houve oportunidade e certamente iremos trocar lá [em Itália]. Foi bastante simpático. Falámos antes do início da segunda parte, inclusive o Dacourt também me deu os parabéns. Senti-me bem pois gosto é de estar no meio de grandes jogadores e vou trabalhar para continuar entre eles."

    (este sei eu que é humilde, pelo relato que dele me fez um amigo que foi professor dele. Pelos vistos mantém essa qualidade...)

    Etiquetas:

  • terça-feira, setembro 12, 2006

    Sporting - 1 Inter - 0



    Um jogo (quase) perfeito... e a prova de que um dado estatístico, baseado nos factos do passado, não significa necessariamente que ele é inexorável.

    Os jornalistas bem tentaram, ultimamente: há 16 anos que o Sporting não ganhava na Choupana (que lógica esquecer os 12 anos que o Nacional andou pela divisão inferior?)... o Sporting nunca ganhou ao Inter nem nunca marcou (e não há uma primeira vez, é isso?)... enfim, "mais do mesmo"!

    Apesar de algumas exibições individuais menos conseguidas (Abel, por exemplo), o Sporting foi (quase) perfeito como equipa! E reparem: uma equipa "de putos", com um deles a "espantar meio-mundo": Miguel Veloso! Exibição soberba... para quem ainda só esta semana se estreou na Superliga (ou I Divisão... ou I Liga... o que lhe quiserem chamar) e nunca tinha jogado na Liga dos Campeões, obviamente! Aliás, nem nenhum dos outros "miúdos"!
    Nani esteve muito, muito bem... e Moutinho também fez uma exibição fantástica! Djaló mostrou alguma qualidade táctica (fez duas posições com galhardia) e muita velocidade.

    Os "mais velhos" cumpriram o seu papel (quase) na perfeição... e Caneira fez um excelente golo, com sorte qb!

    Paulo Bento mostrou coragem e sapiência! Nota-se que sabe o que quer e o que está a fazer ao e no Sporting!

    Deixem-me repetir: o Sporting fez um jogo (quase) perfeito... mesmo "empurrado para trás" por uma 1.ª parte desastrada do árbitro!
    (Pronto... agora chamem-me "coitadinho" ou "chorão", quero lá saber!)

    Boa sorte para as outras equipas portuguesas que irão jogar amanhã!

    Ah: o Mourinho não percebe nada disto... :)

    Spooooooooooorting!

    Etiquetas:

    Sporting contra "os melhores do mundo"

    E enquanto Mourinho vai dizendo que o Inter é a melhor equipa do mundo, Paulo Bento vai dizendo que "o Sporting é a equipa menos experiente na Liga dos Campeões, mas é ambiciosa, determinada e tem a atitude que pode levar ao sucesso".

    E para tentar esse sucesso, Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Ricardo e Tiago;

  • Polga, Caneira, Tonel, Miguel Veloso, Miguel Garcia, Abel e Ronny;

  • João Moutinho, Tello, João Alves, Romagnoli e Nani;

  • Djaló, Alecsandro, Bueno e Liedson.

    [Custódio, Paredes, Farnerud e Carlos Martins continuam lesionados...]

    Outras declarações do treinador leonino:

    "Defensivamente, não podemos nem devemos evitar o contacto, devemos ir para os duelos com a mesma agressividade e determinação dos jogadores do Inter. Essa tem sido, no fundo, a forma de estar dos jogadores do Sporting. Ofensivamente, pela qualidade que temos, devemos tentar, sempre que possível e nos momentos certos e zonas certas, ir à procura do nosso talento e da nossa qualidade individual."

    Eu acredito num bom resultado... se o Sporting conseguir ter a qualidade de jogo que tem tido nos melhores momentos dos seus jogos anteriores... e se Liedson estiver mais certeiro do que tem estado! Já agora... que o Ricardo seja "o do Mundial"... :)

    Etiquetas: ,

  • domingo, setembro 10, 2006

    Boavista - 3 Benfica - 0

    Numa altura de tanto calor, nada como tomar "um banho"...
    Mas não era preciso saírem aos poucos... e andarem a mostrar a "peitaça" e a babarem-se! :)

    Já agora: é só para dizer ao Petit que a minha esposa, de qualquer modo, aceita o pedido de desculpas! Mas ela manda dizer que, ao menos, para a próxima arranjem uma oportunidade de golo! E, pronto, vá lá... joguem um pouquito à bola!

    Boa sorte para o jogo da Champions (o voto é de ambos).

    Etiquetas: , ,

    sábado, setembro 09, 2006

    Nacional - 0 Sporting - 1



    A vitória do Sporting foi "mais do que perfeita"!

    O lance do genial (passe o exagero) golo de Nani é passível de marcação de falta. Para muitos a análise do jogo centrar-se-à apenas nesse lance, ocorrido aos 12 minutos do jogo. É pena...

    O "problema" é que Paraty usou o critério de "deixar jogar" em muitos outros lances em que se deu a circunstância de não terem resultado em golo. Aliás, o Sporting teve quatro ou cinco oportunidades de golo bem claras, ao contrário do Nacional que se limitou a despejar bolas, sem nexo, para a área do Sporting.

    Paraty foi permissivo, em demasia, com o jogo faltoso do Nacional, que chegou a ser violento em várias circunstâncias, com o uso dos cotovelos...

    O Sporting controlou todo o jogo, mesmo quando parecia que estava "sufocado". Só que acontece que o Nacional quase nunca foi perigoso. Mesmo beneficiando de um lance duvidoso (para mim, Nani também toca na bola o que poderá ter dado a ilusão de ser um lance dividido), o Sporting teve de lutar contra inúmeras adversidades pelo mau uso do critério disciplinar e até técnico do árbitro: fora-de-jogo mal assinalado a Alecsandro... faltas inexistentes assinaladas... faltas existentes deixadas passar em claro... agressões... entradas "a matar" sobre Moutinho e Nani... "peitada" de Cardozo no árbitro... etc...

    Gostaria de realçar que esta equipa leonina jogou com vários "putos" na equipa inicial: Ronny, Moutinho, Nani, Miguel Veloso... qualquer um deles com "nota positiva"! Nani, então, mereceu um "excelente"!

    Bueno foi muito útil na pressão que exerceu, na ajuda à defesa, na assistência que fez para o golo de Nani... mas ainda tem trabalho a fazer na finalização. Saiu lesionado... e ele foi um dos que sofreu várias faltas que Paraty não assinalou (para além de Nani, Moutinho, Romagnoli...)!

    Alecsandro jogou pouco tempo (aliás, até jogou mais 3 minutos do que devia, graças a Paraty, que estendeu o "tempo de descontos") mas ainda fez um grande remate para defesa a "dois tempos" de Benaglio e falhou o que parecia ser um "golo feito"! Mas também já deu para ver que é combativo (ganhou vários lances aos defesas)... mas está "pesado"! E tem de "baixar a mira"! :)

    Dois jogos muito difíceis... duas vitórias!

    Venha de lá, então, o Inter...

    Etiquetas: ,

    2.ª jornada: Nacional vs Sporting... é hoje!

    Por lesão, estão fora da convocatória de Paulo Bento os seguintes elementos:

  • Paredes: fractura do 5º dedo do pé esquerdo
  • Farnerud: inapto por lesão muscular na face anterior da coxa esquerda
  • Carlos Martins: lesão muscular na face posterior da coxa esquerda
  • Custódio: lesão muscular na face anterior da coxa esquerda

    Por castigo (expulsão no último jogo da época passada, ao serviço do Casa Pia) continua de fora Yannick Djaló.

    Perante este cenário, Paulo Bento convocou 18 jogadores, sendo um deles Yannick Pupo, jogador da equipa de juniores.

  • Ricardo e Tiago (Rui Patrício é o GR preterido);

  • Miguel Garcia, Abel, Polga, Tonel, Caneira, Ronny e Miguel Veloso;

  • João Alves, Tello, João Moutinho, Yannick Pupo, Nani e Romagnoli;

  • Carlos Bueno, Alecsandro e Liedson.

    O onze provável (entre parêntesis, as alternativas):

    Ricardo;
    Abel, Tonel, Polga e Caneira (Ronny);
    João Moutinho, Nani, Miguel Veloso (Tello) e Romagnoli;
    Bueno (Alecsandro) e Liedson.

    O jogo será às 19 h de hoje, na Choupana.
    O árbitro, que espero eu "não vá vacinado nem benzido", será o "famoso" Paulo Paraty!

    Etiquetas:

  • sexta-feira, setembro 08, 2006

    Apito Dourado II


    Corrupção no futebol?

    Não... nunca... jamais...

    (Malditos boatos)

    Etiquetas:

    Apito Dourado

    Cada vez estou mais convencido que mesmo que um dirigente desportivo fosse apanhado pela PJ, em flagrante, a entregar uma mala cheia de notas de 500 € a um árbitro ou a um ex-árbitro assistente, por exemplo, num restaurante em Penafiel ou na Mealhada... o caso seria arquivado por "falta de provas que sustentassem uma acusação de corrupção desportiva".

    Pensando melhor... acho que a conclusão seria a mesma se o árbitro, após assinalar um "penaltie-fantasma" contra uma qualquer equipa, se dirigisse à linha lateral para receber a dita mala...

    É óbvio que "café com leite", "rebuçadinhos", "puxão de orelhas", "esse não me dá garantias", "o João pode ser" e "eu estou a fazer isto por outro lado" parecem inocentes expressões ouvidas no recreio da minha escola!

    Alguém acredita que há corrupção no futebol português?
    É óbvio que não!

    Etiquetas:

    quarta-feira, setembro 06, 2006

    Finlândia - 1 Portugal - 1

    Face aos factos que foram salientados por Scolari, Deco e Costinha... e tendo em conta que jogámos quase toda a 2.ª parte só com 10 jogadores (na verdade nem dei conta que tivéssemos jogado com 11 na 1.ª), o empate acaba por ser um bom resultado.

    Scolari não "queria" o empate: apenas foi realista... e "leu" muito bem o actual momento "desta" selecção!
    Faltam ali Miguel, Meira (já nem falo do Jorge Andrade), Maniche, Simão... e já nem falo em Figo e Pauleta... isto sem me "estender" muito para outras presenças habituais nos últimos tempos! E sem mencionar Quaresma... que está lesionado! Ah.. e sem esquecer a contrariedade que representou a lesão de Carlos Martins!...

    Achei que Ricardo esteve muito bem, evitou o golo por várias vezes... e também gostei das exibições de Ricardo Carvalho, Petit, Nani (cada vez mais uma certeza), Deco e Nuno Gomes, este último pelo excelente aproveitamento do lace de Nani e Deco.

    Não é que os outros jogadores não tenham estado bem, aqui ou ali... nomeadamente Ronaldo, que teve alguns bons apontamentos... mas os meus "destaques" são os já supracitados!

    Para concluir: esta selecção não é a mesma dum passado recente... há uma desejada renovação em curso. Viu-se bem que os jogadores ainda não estão bem fisicamente, mas hoje notou-se, mais uma vez, que existe solidariedade e muita força naquele grupo, quando as dificuldades aumentaram após a expulsão (ridícula, diga-se)!

    Foi apenas o primeiro passo rumo ao Euro 2008... em que os ensinamentos da derrota com a Dinamarca deram alguns frutos!

    Viva Portugal!

    Etiquetas: ,

    sábado, setembro 02, 2006

    Dinamarca - 4 Portugal - 2

    Nunca tínhamos perdido com a Dinamarca, mas, como em tudo na vida, há sempre uma primeira vez.

    Por falar em primeira vez: aconteceu a estreia de Nani, que deixou no ar a promessa de se vir a tornar "um caso sério", muito rapidamente! Parabéns!

    Perguntas que me ocorrem:

  • falta muito para o Jorge Andrade estar apto? E o Meira?

  • quantas vezes caiu o Nuno Gomes em fora-de-jogo?

    Outras pequenas notas sobre o jogo e o resultado:

  • aplica-se aqui o que se disse dos jogos de pré-época do Sporting: nenhuma daquelas vitórias rendeu pontos! Façamos agora o raciocínio inverso sobre esta derrota...

  • Ricardo podia ter feito melhor num dos golos sofridos, mas não é fácil quando os adversários lhe aparecem sozinhos pela frente... sem oposição (?) dos centrais ou de quem que fosse.
    Os remates aconteceram praticamente na pequena área, onde o tempo de reacção dum guarda-redes é curtíssimo. "Com sorte" ou "por instinto", como se costuma dizer, a bola poderia ter batido no corpo, como já vi acontecer tantas vezes com este guarda-redes. Ontem não foi esse o caso... nem que ficassem lá mais duas horas, até os centrais acertarem uma marcação e/ou aprenderem a fazer o correcto "preenchimentos dos espaços"!

    O próximo jogo já é "a sério" e espero que Scolari reveja o video do jogo com muita atenção! Há ali várias coisas para mudar (assustador aquele "buraco" no centro da nossa defesa)... e, se calhar, talvez não fosse completamente descabido chamar outro central: Tonel já merecia uma oportunidade!

    Viva Portugal!

    Etiquetas:

  • sexta-feira, setembro 01, 2006

    Plantel do Sporting 2006/2007



    O plantel para a próxima época está praticamente definido:

  • Guarda-redes:

  • 1-Ricardo
  • 16-Tiago
  • 22-Rui Patrício (ex-júnior)

  • Defesas:

  • 15-Miguel Garcia
  • 78-Abel
  • 4-Polga
  • 13-Tonel
  • 24-Miguel Veloso (regressa após empréstimo ao Olivais e Moscavide)
  • 12-Caneira (cedido pelo Valência)
  • 8-Ronny (brasileiro, ex-Corinthians)

  • Médios:

  • 27-Custódio
  • 76-Paredes (paraguaio, ex-Reggina)
  • 21-Pontus Farnerud (sueco, ex-Estrasburgo)
  • 28-João Moutinho
  • 10-Carlos Martins
  • 18-Nani
  • 30-Romagnoli
  • 34-João Alves
  • 11-Tello

  • Avançados:

  • 31-Liedson
  • 19-Alecsandro (brasileiro, ex-Cruzeiro)
  • 20-Djaló (regressa após empréstimo ao Casa Pia)
  • 80-Carlos Bueno (uruguaio, ex-Paris Saint Germain)

  • SAÍDAS:

  • Nelson »»» Vitória de Setúbal
  • André Marques (ex-júnior) »»» Olivais e Moscavide
  • Hugo »»» Vitória de Setúbal
  • Luís Loureiro »»» Estrela da Amadora
  • Sá Pinto »»» Standard de Liège
  • Sérgio Contreras "Koke" (regressa ao Marselha)

  • Moisés (brasileiro, ex-Cruzeiro - Brasil) foi contratado e pouco tempo depois rescindiu o contrato, após se ter tido conhecimento de um castigo de 4 meses aplicado pela FIFA, relativo a uma transferência (irregular) anterior.


  • Após a 1.ª jornada:

  • Deivid »»» Fenerbahçe (Turquia)
  • Douala »»» Portsmouth (Inglaterra)

    Etiquetas: ,

  • Tu vais para ali, tu ficas acolá...



    Jogadores do Sporting cedidos definitivamente, emprestados (ou ainda a emprestar) ou que regressam à "casa-mãe":

    (lista actualizada sempre que se justifique)

  • Yannick Djaló »»» ex-Casa Pia »»» Sporting
  • Miguel Veloso »»» ex-Olivais e Moscavide »»» Sporting
  • Wender »»» mantém-se no Sporting de Braga
  • Luís Loureiro »»» Estrela da Amadora
  • Paulo Sérgio »»» ex-Belenenses »»» Estrela da Amadora
  • Hugo Cardoso (GR) »»» mantém-se no Estrela da Amadora
  • Hugo »»» ex-Sporting »»» Vitória de Setúbal
  • Marcelo Labarthe »»» ex-Beira Mar »»» Vitória de Setúbal
  • Lourenço »»» ex-União de Leiria »»» Vitória de Setúbal
  • Manoel »»» ex-Vitória de Guimarães »»» Belenenses (definitivo)
  • Mário Sérgio »»» ex-Vitória de Guimarães »»» Naval (definitivo)
  • Pinilla »»» ex-Racing Santander »»» Hearts (Escócia)
  • Douala »»» ex-Sporting »»» Portsmouth (Inglaterra)
  • Edgar Marcelino »»» ex-Roosendaal (Holanda) »»» Vitória de Guimarães
  • Nuno Santos »»» ex-Penafiel »»» Vitória de Guimarães
  • Semedo »»» ex-Feirense »»» Cagliari (Itália)
  • Varela »»» mantém-se no Vitória de Setúbal
  • Carlos Saleiro »»» mantém-se no Olivais e Moscavide
  • Edson »»» mantém-se no Légia de Varsóvia
  • Santamaria »»» ex-Estrela da Amadora »»» Olhanenses
  • Hugo Valdir »»» ex-Estrela da Amadora »»» Naval
  • Hugo Machado »»» ex-Barreirense »»» Apollon - Chipre
  • Miguel Ângelo »»» ex-Barreirense »»» Trofense
  • Jorge Teixeira »»» ex-Casa Pia »»» Odivelas
  • Bruno Filipe »»» ex-Casa Pia »»» Desportivo das Aves
  • Mário Felgueiras »»» mantém-se no Sporting de Espinho
  • Fernando Ferreira »»» ex-Casa Pia »»» Sporting de Espinho
  • Emídio Rafael »»» ex-Casa Pia »»» Real Sport Clube (Massamá)
  • Paulo Renato »»» ex-junior SCP »»» Real Sport Clube (Massamá)
  • Celestino »»» ex-junior SCP »»» Olivais e Moscavide
  • Bruno Pereirinha »»» ex-junior SCP »»» Olivais e Moscavide
  • David Caiado »»» ex-junior SCP »»» Estoril
  • Zezinando »»» ex-junior SCP »»» Estoril
  • Tomané »»» ex-junior SCP »»» Barreirense
  • Simão Coutinho »»» ex-junior SCP »»» Gil Vicente (definitivo)
  • Etiquetas: ,