Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

segunda-feira, maio 28, 2007

Sporting - 1 Belenenses - 0



(Final da Taça de Portugal)

O Sporting jogou com:

Ricardo;
Abel, Caneira, Polga e Tello (Tonel aos 65');
Miguel Veloso, Moutinho, Nani e Romagnoli (Custódio aos 90');
Alecsandro (Yannick Djaló aos 69')e Liedson.


A vitória do Sporting foi muito justa.

O Belenenses, tal como se esperava, deu muita luta, conseguiu sacudir a pressão que o Sporting tem feito, nos últimos tempos, sobre quase todos os adversários que defronta... teve uma bola no ferro após extraordinária defesa de Ricardo, ao minuto 61... mas foi o Sporting a ter maior volume de jogo, mais oportunidades claras de golo e a ter o mérito de converter uma das várias oportunidades e de acreditar sempre que podia resolver o jogo antes do eventual prolongamento. Conseguiu-o através do "inevitável" Liedson, após excelente centro de Miguel Veloso!

Costinha, como dizia o meu pai no fim do jogo, não merecia perder. É o melhor elogio que se lhe pode fazer. Na realidade, foi ele o maior responsável pelo "adiamento" da vitória do Sporting!

A Paulo Bento, um "projecto de treinador" (como alguns invejosos o apelidam) que apenas tinha ganho um título de juniores, também assenta muito bem esta vitória, bem como a toda a equipa que, seja ela a mais jovem ou a décima mais jovem, principalmente nos últimos meses, melhor futebol praticou em Portugal... isto na minha opinião! Merecia um título... e conseguiu-o!

Quer seja por necessidade, quer seja por convicção, utilizar, com grande regularidade, 6 ou 7 jogadores formados no clube, sendo que 5 deles andam na casa dos 19/20/21 anos... é de louvar e incentivar! E este título, por "menor" que seja ou que o queiram fazer, constitui esse "incentivo" e esse "prémio"!

Quanto ao árbitro, apitou relativamente bem... mas só a partir do 2.º minuto de jogo, depois de não ter tido a coragem de assinalar penaltie sobre Moutinho, carregado pelas costas! º_º

Viva o Sporting!

Etiquetas: , ,

sábado, maio 26, 2007

Vem aí a Final da Taça!

A Final da Taça de Portugal será disputada no Estádio Nacional, às 17 h do dia 27 de Maio e vai ser dirigida pelo árbitro da AF Lisboa, Pedro Proença. Tiago Trigo e Ricardo Santos (também da AF Lisboa) serão os árbitros assistentes.

Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Ricardo e Tiago;

  • Abel, Polga, Caneira, Tonel e Tello;

  • Miguel Veloso, Custódio, João Moutinho, Nani, Romagnoli, Farnerud, João Alves e Paredes;

  • Alecsandro, Yannck Djaló e Liedson.

    De assinalar o regresso de Paredes aos convocados, por troca com Pereirinha que, tal como Rui Patrício, se encontra na Selecção de Sub-19 (um jogador não deveria perder assim uma Final, onde poderá nunca mais conseguir estar). Bueno continua a recuperar de uma lesão e Ronny, Carlos Martins e Miguel Garcia ficaram de fora por opção técnica.

    Jorge Jesus deverá fazer algumas alterações na sua equipa, em relação ao jogo em que perdeu por 4-0, na última jornada da Bwinliga, mas o Sporting tem de impôr o seu jogo desde o 1.º minuto, pois a única coisa que todos os sportinguistas admitem é a vitória da equipa leonina! A equipa do Sporting tem de estar preparada para qualquer estratégia de jogo que o Belenenses apresente!

    É isso que se espera da equipa que tem uma das defesas menos batida da Europa e que conseguiu apresentar um futebol bonito e pragmático, do melhor que se pôde assistir em Portugal!

    Etiquetas:

  • segunda-feira, maio 21, 2007

    Sporting - 4 Belenenses - 0



    (30.ª jornada)

    Pelo Sporting jogaram:

    Ricardo;
    Abel, Caneira, Polga e Tello;
    Miguel Veloso, Moutinho, Nani (Pereirinha aos 81') e Romagnoli (Tonel aos 72');
    Alecsandro (Yannick Djaló aos 72')e Liedson.

    A única alteração ao "onze" do jogo anterior foi a entrada de Alecsandro por troca com Yannick Djaló. De resto... tudo igual!

    Não há muito para dizer: o Sporting dominou o jogo de princípio a fim, aos 20 minutos já vencia por 2-0, fartou-se de atacar e rematar, teve muitos cantos a favor, três golos anulados (bem anulados, diga-se), foi tendo alguns momentos "de adormecimento", nomeadamente quando percebeu que no Dragão o Porto não facilitava, mas terminou o campeonato em beleza, com uma goleada.


    EM CONCLUSÃO:

    O Sporting teve uma presença interessante na Liga dos Campeões, com jogos que ficam na retina (acabou mal, é verdade), está na Final da Taça de Portugal, teve a melhor defesa da BwinLiga (por mais que digam que o GR não vale nada e que todos os defesas são jogadores banais), teve o melhor marcador com 15 golos (por mais que digam que só serve para esta "liguinha"), obrigou os outros clubes candidatos ao título, com o dobro ou triplo do orçamento, a sofrerem até ao fim... tem uma equipa onde jogaram com regularidade 6 ou 7 jogadores formados no clube (com a curiosidade de o último golo desta época ser de um deles, ao fim de 11 presenças na equipa e de 234 minutos jogados)... enfim, penso que nenhum sportinguista se deve sentir envergonhado com esta equipa e este treinador, que, mesmo sendo um "pseudo-treinador", pôs em sentido os outros "graduados"!

    Acesso directo à Lida dos Campeões pela 2.ª vez consecutiva, à frente do maior clube português, com outros resursos e orçamento... é bem bom, nos dias que correm! Mas sabe a pouco... para um clube que jogou o melhor futebol em grande parte da BwinLiga!

    Etiquetas: , ,

    sábado, maio 19, 2007

    30.ª jornada: Sporting vs Belenenses

    Para o jogo da última jornada da Bwinliga, a ter lugar em Alvalade, a partir das 19:15 h de domingo, dia 20 de Maio, com arbitragem de Jorge de Sousa, José Ramalho e José Luis Melo, o treinador leonino Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Ricardo e Tiago;

  • Abel, Caneira, Polga, Tonel e Tello;

  • Miguel Veloso, João Moutinho, João Alves, Farnerud, Custódio, Pereirinha e Romagnoli;

  • Nani, Yannick, Liedson e Alecsandro.

    De registar apenas a novidade na entrada de João Alves (após muito tempo de ausência das convocatórias) e a saída de Ronny.

    Bueno continua lesionado e Rui Patrício encontra-se ao serviço da Selecção de sub-19. Paredes e Carlos Martins ficam de fora por opção técnica.

    O "onze" inicial deve ser o mesmo dos últimos jogos:

    Ricardo;
    Abel, Caneira, Polga e Tello;
    Miguel Veloso, Moutinho, Nani e Romagnoli;
    Liedson e Yannick Djaló.

    Vencer... e esperar o empate ou a derrota do Porto é a única solução para o Sporting ser campeão! Quase impossível... por mais (bem) "querença" que exista! :)

    Etiquetas:

  • Palavras com inclinação

    Paulo Bento, treinador do Sporting:

  • "Não fiquei desiludido nem surpreendido. Porque haveria de ficar surpreendido? Sabemos que acaba o jogo e só os árbitros é que são sérios. Os jogadores e os treinados não. O árbitro tem de fazer um relatório e aquilo que lá está escrito é a verdade. As imagens e o resto não conta."

  • "Prepotência houve há alguns anos em Faro, quando ele [Paulo Costa] não quis apitar um jogo. (...) Nesse jogo [de Leiria] não tivemos motivos nenhuns para estarmos satisfeitos com o que produziu não só o Paulo Costa como os dois senhores de bandeirola na mão que o acompanharam."

  • "O Desportivo das Aves por ficar na Liga sem precisar de pontuar no Dragão. Se calhar é nisso em que acreditam. Se calhar acreditam mais na manutenção sem ganhar. Estão mais preocupados com o que possa acontecer nos outros campos do que no Dragão. Mas cada um tem os seus desejos."

    ***********

    A propósito de "senhores da bandeirola":

    João Santos, o "bandeirinha" que viu a agressão de Liedson a Rossato, mas que não conseguiu ver a tentativa de agressão deste a Liedson, vai fazer parte da equipa de arbitragem de Olegário Benquerença no Estádio do Dragão, no jogo do Porto com o Desportivo das Aves!

    Curiosidades... :)

    Etiquetas:

  • Palavras com inclinação

    Neca, treinador do Desportivo das Aves:

  • "O FC Porto será campeão de certeza. É 99,99 por cento favorito. Nós desejamos vê-los campeões".

    (é o descaramento total)

  • Paulo Costa, árbitro:

  • "Fez-se aqui uma novela que em nada favoreceu o futebol português.(...) Estes recursos sistemáticos para a justiça desportiva suscitam alguns problemas aos árbitros. Há outros recursos que correm na justiça desportiva com proveniência no Sporting que realmente não se compreendem".

    (Isto é que é prudência e cuidado nas declarações de alguém que tem como missão ser isento e imparcial? Este árbitro tem condições para voltar a arbitrar jogos do Sporting?)

    Etiquetas:

  • segunda-feira, maio 14, 2007

    Académica - 0 Sporting - 2



    (29.ª jornada)

    Pelo Sporting jogaram:

    Ricardo;
    Abel, Caneira, Polga e Tello;
    Miguel Veloso, Moutinho, Nani (Pereirinha aos 90') e Romagnoli (Tonel aos 76');
    Yannick Djaló (Alecsandro aos 66')e Liedson .

    Vou começar o meu comentário praticamente como comecei a semana passada:

    O Sporting entrou praticamente a ganhar, fruto de um golo de Liedosn ao minuto 4, após um corte defeituoso de Medeiros.

    O Sporting, animado por mais um golo madrugador, tomou as rédeas do jogo e dominou-o quase a seu bel-prazer, tendo beneficiado de um penaltie por volta do minuto 7, que Liedson falhou... ou que Pedro Roma defendeu. Aliás, o GR academista logo de imediato defendeu a recarga de Yannick Djaló.

    O Sporting, fruto de uma dinâmica muito interessante, foi criando várias oportunidades de perigo, mas por um motivo ou outro o golo não surgiu.

    Por volta do minuto 19 o Paços de Ferreira marcou contra o Porto... o que colocava o Sporting virtual e momentaneamente no 1.º lugar da Bwinliga! Foi uma festa no estádio... :)

    O Sporting atacava animado por esta notícia, a Académica tentava reagir. Por volta do minuto 34 há um lance discutível e passível de marcação de grande penalidade entre Liedson e Miguel Pedro na área do Sporting. O árbitro entendeu que o academista não tinha a bola dominada e que o choque entre os dois aconteceu pela normal disputa do espaço e da bola.

    Até ao fim da 1.ª parte a Académica obrigou Ricardo a aplicar-se por duas vezes, mas o mesmo cenário se passou na área academista com Pedro Roma.

    Na 2.º parte a Académica entrou mais forte e criou mais problemas à defesa leonina. O Sporting reagiu e por volta do minuto 53, após excelente jogada, com a bola a passar pelos pés de vários sportinguistas, Miguel Veloso chuta forte... mas ao lado.

    Logo a seguir a bola vai aos ferros das duas balizas: primeiro na de Pedro Roma e depois na de Ricardo, após remate de Dame. O Sporting não ganhava para o susto... pois quem cria oportunidades e não as converte arrisca-se a passar por maus bocados.

    A seguir é Tello que dá nas vistas por duas ou três vezes, com remates a forçarem Pedro Roma a mostrar todos os eus recursos... incluindo o "golpe de vista"... :)

    Mas "tantas vezes a cântara vai à fonte que algum dia lá deixa a asa"... e o Sporting, através de Moutinho, após tantas oportunidades, marca o 2.º golo... que "mata" o jogo! Entretanto o Porto tinha conseguido minutos antes o empate e o Sporting voltara à sua condição de 2.º classificado.

    Vitória justa do Sporting, derrota digna da Académica, que consegue, fruto dos resultados negativos de Vitória de Setúbal, Desportivo das Aves e Beira-Mar, a manutenção na Bwinliga!

    O árbitro Lucílio Baptista teve alguns lances problemáticos, como o já supracitado lance entre Liedson e Miguel Pedro.

    A classificação dos três primeiros é a seguinte:
    1.º - Porto »»» 66 pontos;
    2.º - Sporting »»» 65 pontos
    3.º - Benfica »»» 64 pontos

    QUALQUER UM DELES AINDA PODE SER CAMPEÃO!

    A última jornada vai ser "de loucos"! :P

    Etiquetas: , ,

    sábado, maio 12, 2007

    29.ª jornada: Académica vs Sporting

    O jogo será disputado a partir das 19:15 h de domingo, 13 de Maio, no Estádio Cidade de Coimbra... estádio onde decorre um concerto musical no instante em que escrevo este post.

    A equipa de arbitragem escalada para este jogo é constituída por Lucílio Baptista, Venâncio Tomé e António Godinho.

    A lista de convocados por Paulo Bento não regista novidades:

  • Ricardo e Tiago;

  • Abel, Caneira, Polga, Tonel, Ronny e Tello;

  • Miguel Veloso, Custódio, João Moutinho, Farnerud, Pereirinha e Romagnoli.

  • Nani, Yannick, Liedson e Alecsandro.

    Carlos Bueno ainda recupera de uma lesão, enquanto Rui Patrício, Paredes, João Alves, Carlos Martins e Miguel Garcia continuam de fora da convocatória por opção técnica.

    O "onze" do Sporting deve ser idêntico aos dos últimos jogos, a saber:

    Ricardo;
    Abel, Caneira, Polga e Tello;
    Miguel Veloso, Moutinho, Nani e Romagnoli;
    Liedson e Yannick Djaló.

    Independentemente do estado da relva, o Sporting só pode pensar numa coisa: na vitória!

    Mas sobre esta polémica do relvado apraz-me dizer o seguinte: achei curioso que muitos tivessem criticado o Sporting por este não ter achado NORMAL que o estádio fosse utilizado para um concerto musical menos de 20 horas antes dum jogo decisivo para ambas as equipas e mesmo para o campeonato. Digam-me: onde é que é NORMAL que haja concertos na véspera dos jogos?

    O Sporting foi criticado por ter manifestado preocupação com o eventual estado do relvado após o concerto. Houve quem dissesse - e o amigo Pedro Roma foi um deles - que o Sporting disputou muitos jogos, em Alvalade, num mau relvado... como se isso retirasse alguma razão ao facto de haver motivos para a tal preocupação expressa pela equipa leonina.

    É um facto que Alvalade tinha um mau relvado, mas foi precisamente por isso que o Sporting o mandou mudar na altura do fim do ano, para permitir melhores espectáculos.
    Um dos argumentos usado para minimizar e ridicularizar a preocupação do Sporting é este: "se o relvado estiver mau, estará para ambas as equipas"!
    Bem... à luz deste argumento... nunca mais nenhum clube precisará de se preocupar com o estado da relva... já que ele é o mesmo para as equipas que nele joguem! Por isso.. nem que seja num batatal... siga a bola!

    Outro argumento que ouvi foi: "o Sporting está a arranjar uma desculpa para um possível desaire"! Bem... realmente uma equipa que não é derrotada, fora de Alvalade, há mais de um ano precisa mesmo de estar a perder tempo a inventar "cenas" e expedientes! Enfim...
    A verdade é que o Estádio Cidade de Coimbra está cheio de gente neste momento... e daqui a cerca de 18 horas tudo tem de estar em condições para se disputar um importantíssimo jogo de futebol da principal liga portuguesa! Oxalá esteja...

    Etiquetas:

  • segunda-feira, maio 07, 2007

    Sporting - 3 Vitória de Setúbal - 1



    (28.ª jornada)

    Pelo Sporting jogaram:

    Ricardo;
    Abel, Caneira, Polga (Tonel aos 67') e Tello;
    Miguel Veloso, Moutinho, Nani (Farnerud aos 71') e Romagnoli;
    Yannick e Liedson (Alecsandro aos 61').

    O Sporting entrou praticamente a ganhar, fruto de um auto-golo de Madior, que foi infeliz ao tentar desviar um centro tenso de Tello na cobrança de um livre.

    O Sporting, animado por mais um golo madrugador, tomou as rédeas do jogo e dominou-o quase a seu bel-prazer.

    O 2.º golo, marcado por Liedson, surgiu de uma combinação entre Nani e Romagnoli. Antes já o GR sadino Milijevic tinha feito uma série de boas defesas, adiando o mais que pôde o golo leonino.

    Antes do intervalo aconteceram mais algumas oportunidades de golo, mas o resultado mateve-se inalterado, também graças à acção do GR sadino.

    O 3.º golo, marcado por Liedson, foi obtido ao minuto 53... e o jogo estava mais do que resolvido. O Vitória só muito timidamente tentava acercar-se da baliza de Ricardo, não conseguindo, contudo, criar grandes apuros à defensiva leonina.

    As substituições foram-se sucedendo, o Sporting mostrava-se muito perdulário e mais displicente... e o Vitória acabaria por conseguir obter o seu tento de honra, ao minuto 78, por Amuneke. Bom jogador, aliás!

    A seguir o Sporting reagiu, mas desperdiçou mais algumas oportunidades de golo, nomeadamente por Farnerud, Yannick e Tonel. Tanta azelhice... ou azar?

    Em Alvalade assistiu-se a mais uma boa exibição do Sporting e a uma vitória justa e tranquila! Liedson comanda a lista de melhores marcadores, com 13 golos, o 2.º lugar da classificação voltou à posse do Sporting... e espero que, a haver mudança, seja para o 1.º lugar! Tudo é possível... ainda! :)

    Mas é evidente que o Porto continua a ser o principal candidato!

    Etiquetas: , ,

    domingo, maio 06, 2007

    Triatlo: Vanessa Fernandes lidera "ranking" mundial



    A benfiquista Vanessa Fernandes conquistou a 3.ª etapa da Taça do Mundo, em Lisboa, ao terminar a prova em 2.04,45 h. Foi a 15.ª vitória da atleta portuguesa em Taças do Mundo.

    Com este triunfo, Vanessa Fernandes ascendeu à liderança do "ranking" mundial.

    Parabéns, Vanessa!

    Etiquetas:

    Greta Arn venceu Estoril Open



    A germânica Greta Arn, de 28 anos, actual 176.ª jogadora mundial, partiu do «qualifying» e venceu a competição, derrotando na Final a bielorrussa Victoria Azarenka em três "sets", pelos parciais de 2-6, 6-1 e 7-6 (7- 3), em 2:22 horas.

    Greta... um nome interessante! :)

    Etiquetas:

    sábado, maio 05, 2007

    28.ª jornada: Sporting vs Vitória de Setúbal

    O jogo será disputado a partir das 20,15 horas de domingo, 6 de Maio, no Estádio Alvalade XXI, com arbitragem de Carlos Xistra, Valter Oliveira e Luís Marcelino.

    A lista de convocados por Paulo Bento é a seguinte:

  • Ricardo e Tiago;

  • Abel, Caneira, Polga, Tonel, Ronny e Tello;

  • Miguel Veloso, Custódio, João Moutinho, Farnerud, Pereirinha e Romagnoli.

  • Nani, Yannick, Liedson e Alecsandro.

    Carlos Bueno e Miguel Garcia ainda estão lesionados, Rui Patrício, Paredes, João Alves e Carlos Martins continuam de fora da convocatória por opção técnica.

    O "onze" do Sporting deve ser idêntico aos dos últimos jogos, a saber:

    Ricardo;
    Abel, Caneira, Polga e Tello;
    Miguel Veloso, Moutinho, Nani e Romagnoli;
    Liedson e Yannick Djaló.

    O Sporting só tem uma hipótese: vencer!

    Etiquetas:

  • quinta-feira, maio 03, 2007

    Campo Inclinado: 2 anos

    Parece que foi ontem, mas o Campo Inclinado completa hoje dois anos.

    Com a ajuda do WEBSTATS4U ficamos a saber:

    Measuring since: 3 May 2005
    Total number of page views up till now: 27.633
    Busiest day so far: 30 May 2005
    Page views: 240

    Significa isto que neste 2.º ano a actividade do blogue foi muito inferior à verificada no 1.º ano, mas o tempo disponível não é o mesmo e, se calhar, o interesse pelo futebol também diminuiu um pouco. Confesso que não é o futebol propriamente dito que me desilude, mas tudo o que gira à volta dele, incluindo a má qualidade dos dirigentes e dos árbitros, em geral.

    Mas agradeço a quem continua a ter a curiosidade, mesmo que apenas de quando em vez, de aqui passar para saber com que "inclinações" me debato. :)

    Obrigado... apareçam sempre!

    Etiquetas:

    terça-feira, maio 01, 2007

    Académica - 0 Braga - 1



    Nem vou entrar em grandes pormenores. Basta citar que este reles árbitro, Olegário Benquerença, a três metros do Paulo Jorge, que jogou a bola com o braço nos instantes finais da partida, viu que era penaltie e pura e simplesmente resolveu ROUBAR a Académica, não assinalando a falta.

    Aquele livre a favor da Académica que deu golo e que ele mandou repetir para mostrar amarelo ao tipo do Braga que, na barreira, tinha empurrado outro da Briosa?! Esqueçam... isso é "show"!

    Antes já tinha feito um enorme favor ao Braga, ao expulsar o Kaká, num lance igual a tantos outros que centenas de jogadores fazem sem ser admoestados: protestar com um gesto brusco uma decisão do árbitro!

    Garanto-vos que vi muitos outros jogadores protestarem decisões dele... e ele não mostrou o cartão! Porquê? Eu explico: porque ele é um merdas! Pronto, agora já sabem!

    Mas o Olegário conseguiu pôr o estádio a rir, de tão ridículas que foram algumas decisões erradas que tomou (ou não tomou) em relação aos jogadores do Braga, em lances inócuos a meio campo. Vi, ao vivo, a famosa "lei da compensação"... ou "atira-me areia aos olhos que eu gosto"! Hilariante!...

    Já agora, outra coisa que vi: Carlos Fernandes apertar o pescoço ao Miguel Pedro, que tinha chocado com ele... com o bracarense a olhar para o árbitro assistente a dizer "olha ele!" e o árbitro assistente a responder (por gestos) "eu 'tou-te a ver"... mas não assinalou nada, claro. Mais gargalhadas na bancada!...

    Assim não vale a pena ir ao futebol, onde meia dúzia de filhos da puta, desculpem, de umas grandes meretrizes, insistem em acabar com o prazer que as pessoas podem ter com o que era suposto ser um grande espectáculo!

    Saudações... e desculpem lá qualquer coisinha!

    PS1. Pedro Roma fez mais uma fantástica exibição! Não merecias esta derrota, capitão!

    PS2. O Braga jogou o suficiente para vencer. Não fosse Pedro Roma e isso até teria acontecido por números mais expressivos. Teve oportunidades para tal. Não precisava era da ajuda do árbitro... já que com jogadores como João Pinto, Madrid e Vandinho, que é um regalo ver jogar, a obrigação, pelo jogo-jogado, era mesmo vencer sem favores!

    Etiquetas: , ,