Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sábado, março 25, 2006

Ainda o não-penaltie de Pepe

Cada segundo de televisão pode ser dividido em 25 partes, dizem os especialistas!

Alguns sites e blogues portistas, bem como o jornal "O Jogo", editaram uma série de "frames" para tentarem provar que o lance de Pepe não foi penaltie!

Eis um deles:



Não vou discutir se o facto de a perna e o braço estarem "em cima/dentro" da área é suficiente para ser penaltie ou não. Isso nem me choca muito...

Já antes... nesta dança de "frame" para a frente... "frame" para trás... tinham descoberto que a primeira objecção ao lance do alegado penaltie de Pepe, que era que o Liedson estava fora de jogo... "foi ao ar", pois Liedson partiu de posição correcta!

(Olha, que giro... não precisei de dois dias a analisar "frames" para saber isso!)

Depois olharam mais atrás... e viram um momento em que MacCarthy poderá ter sofrido falta... e... "alto lá, aqui é que o jogo devia ter parado! Nada mais interessa... blá... blá..."

Certo!

Esquecem, convenientemente, que com o terreno como estava, em bom estado, mas um pouco escorregadio, muitas outras jogadas iguais àquela passaram sem que o árbitro assinalasse qualquer infracção. Aliás, a mim pareceu-me que o jogador leonino jogou a bola, embora tenha havido contacto com o MacCarthy, que, imediatamente, se levantou "com a velocidade de um relâmpago"...

Depois... continuaram a dança do "frame" para trás... "frame" para a frente... até descobrirem que Pepe não cometeu penaltie (iupppiiiiiii)!

Até parece que não ter sido marcada falta ao Pepe (ei, não se esqueçam que ele jogou MESMO a bola com o braço) e não lhe ter sido mostrado o cartão amarelo é coisa de somenos importância! Assim como se tivesse sido um lançamento de linha lateral mal analisado... tsss...

O discurso agora é:
"Ah... e tal... senhores "chorões e diferentes", desculpem lá terem sido sonegados numa falta perigosa e um cartãozito amarelo..."

Curiosamente, não precisei de andar "frame" para a frente... "frame" para trás... durante dois dias... para saber que:

  • o ataque do Sporting teve uns 5 foras de jogo mal assinalados;

  • que o MacCarthy estava fora de jogo quando rematou para defesa do Ricardo (e se fosse golo, dar-se-iam ao trabalho de analisar cada "frame"?) quase no final da 1.ª parte;

  • que o Cech deu uma cacetada no Moutinho, o que passou completamente despercebido (ou não) à equipa de arbitragem e, claro, passou impune;

  • que o Bosingwa devia ter sido expulso quando controlou a bola com a mão;

  • que o Nani viu um amarelo ridículo e inibidor;

  • que o Raul Meireles devia ter visto logo o cartão amarelo quando, junto à linha lateral, entrou de pé em riste sobre o Deivid, com o jogo parado e quando este agarrava a bola;

    Cum caraças... a minha miopia até nem está assim tão avançada... que nem precisei de dividir as imagens em "frames" e andar com elas para a frente e para trás para descobrir tudo aquilo!...

    Mas quase que estão a conseguir passar a ideia que o Porto é que foi altamente prejudicado naquele jogo!

    Fantástico!

    Etiquetas:

  • 6 Comments:

    • Permita-me colar aqui um texto de um amigo meu, que se encontra nalguns fóruns dedicados ao desporto futebol:

      "Pela verdade desportiva!
      Muito curiosa toda esta situação! Penso que daqui se poderiam tirar muitas ilações!
      Só me manifesto em favor da tentativa da verdade desportiva. Todos temos consciência que todos os envolvidos no desporto futebol são humanos e podem errar, certo?
      Há muita polémica acerca de uma falta cometida por Pepe, no jogo Porto-Sporting, meia-final da Taça de Portugal. Parece que é já consensual que de facto o jogador jogou a bola com a mão, o que vai contra as regras de jogo, e consequentemente fica por marcar a falta. Isto mesmo é já consensual porque já apareceram em jornais desportivos imagens, também disponíveis online, que mostram isso mesmo. Mas a imagem que tanto se fala não corresponde ao instante do toque do jogador na bola, apesar de o título que a acompanha ser "Não foi penalti" (prefiro nem comentar estas atitudes). Já houve quem reparasse nisto!
      Mas também disponível online, o canal FCP
      http://www.canalfcp.com/?page=roubados
      (Desculpem mas não domino isto e não sei criar hiperligações, agradeço que acedam à página manualmente!)
      Reparemos onde diz:
      Penalty fantasma de Pepe - Toque com a mão antes de entrar na grande-área e na imagem referente. Esta imagem parece-me a que demonstra, mais fielmente, o que se passa no instante do toque na bola! Destaco o "mais fielmente", porque é sempre difícil acertar no instante correcto e o instante ou será este ou será posterior! E encontra-se numa página onde tentam provar que o lance se passou fora da área!
      Ora, pela mesma razão que a bola só é considerada fora do campo quando a mesma atravessa completamente a linha do campo, e sabendo todos que a linha de grande área faz parte da mesma, só se pode considerar que a bola está fora da área quando completamente fora da área, certo? Muito bem!
      Agora vamos fazer um pequeno exercício, sim?
      Com uma qualquer janela do sistema operativo (eu utilizei a calculadora, tem um tamanho prático!) vamos colocar na linha da área nessa mesma fotografia! Atenção que devemos dar algum desconto devido ao efeito da perspectiva!
      Mesmo assim, há uma parte da bola, reduzida, é certo, que se encontra sobre a linha e portanto se tenha de considerar que está dentro da área! Portanto, o canal FCP prova que ficou uma grande penalidade por marcar contra o FCP. Claro que devemos dar o benefício da dúvida à equipa de arbitragem, é um lance muito difícil de ajuizar!
      Também disponibilizado por adeptos portistas:
      mms://195.245.176.20/rtpfiles/telej/telej22032006.wmv
      A partir do instante 1h13m45s assistimos à situação referida e dá para perceber, na segunda repetição do lance, que quem passa à frente da câmara é o juiz de linha, que acompanha bem a jogada e está muito bem localizado para poder ajuizar sobre o lance!
      Há ainda outros factores!
      Li a opinião de que este lance foi precedido de acção faltosa sobre McCarthy no meio-campo. A avaliar pela reacção do jogador em questão, nada de irregular se terá passado, certamente! A reacção do público não implica que algo se tenha passado! É a mesma reacção sempre que um jogador do seu clube cai!
      Outra situação é o pretenso fora-de-jogo de Liedson no mesmo lance. Penso que há consenso que Liedson se encontrava em situação perfeitamente regular!
      Outro facto é que, como todos sabemos, uma grande penalidade não significa golo! E, nesta questão, a equipa do Sporting, apresenta uma taxa de concretização bastante fraca!

      Ficarámos todos agradecidos se se conhecessem as regras do jogo antes de comentar qualquer situação de jogo.

      Tenho dito!
      Peço desculpa pela extensão do texto!
      Só espero ter sido esclarecedor!"
      Autor: k

      A imagem que se encontra neste blog parece-me ser a mesma que se encontra no Canal F.C.Porto, portanto a seta que colocou na imagem parece-me desajustada!
      Escrevo isto pela verdade desportiva, também. Parece-me lamentável a tal notícia no jornal! Ficará provavelmente a ideia que o SportingC.P. se queixa de mais uma situação de jogo, sem razão, um pouco à semelhança do lance entre o atleta Ricardo e o atleta Luisão, no célebre S.L.Benfica-SportingC.P. da época passada!
      Cumprimentos.

      By Anonymous Anónimo, at terça-feira, março 28, 2006 12:38:00 da tarde  

    • Caro user:

      eu já tinha lido (no Relvado.com) este texto do "K" que tu apresentaste.

      Creio que, no essencial, está na linha do que eu escrevi!...

      Quanto à imagem... realmente é "a tal"... e a linha vermelha não está, efectivamente, completamente puxada para a esquerda, como se verifica com facilidade; se assim fosse, "tocava" na bola! E é verdade que as linhas já fazem parte da área!

      Para mim, a marcação do penaltie aceitava-se como a decisão mais correcta: Pepe estava em movimento, em direcção à sua área, teve toda a intencionalidade em jogar a bola com o braço... Liedson ficaria em posição mais que privilegiada para tentar o golo... ou sofrer falta de Pepe! :)

      "Não foi nada! Siga!"

      E nem sequer nos podemos "indignar"! :)

      By Blogger NP66, at terça-feira, março 28, 2006 7:51:00 da tarde  

    • E ainda há mais... no exacto momento dessa imagem a bola ainda não está tocada pelo jogador. Uma vez que o jogador e a bola vão na direcção do interior da grande área... é só tirar as conclusões.

      By Blogger Talk Talk, at quinta-feira, março 30, 2006 4:26:00 da tarde  

    • Ficou a opinião geral que o SportingC.P. (na figura do treinador e seus dirigentes) se queixou mais uma vez... do árbitro... porque perdeu...
      Daí eu ter escrito há dias da fama do SportingC.P. de "queixinhas" que se queixa sempre que perde por causa da equipa de arbitragem (principalmente) ou da sorte ou de qualquer coisa... Isto fica marcado principalmente e curiosamente pelas situações ocorridas nos jogos que eliminaram o SportingC.P. da Taça de Portugal deste ano e do ano passado! Há uma ideia que o Sporting se queixa sempre de alguma coisa externa quando perde! E até anda para aí um certo texto a tentar gozar com essa fama! Enfim...

      PS: Eu até fiquei mal impressionado com alguns aspectos da táctica do SportingC.P. no jogo no estádio do Dragão, principalmente na marcação a Ricardo Quaresma (a quem ninguém atribui, impressionantemente, o mérito devido no resultado do jogo) e no sector atacante onde de facto houve poucas oportunidades de criar perigo (mérito da defesa portista, também, claro) mas em que houve uma atitude quase perdulária! Muitos últimos passes falhados, vários livres e cantos mal marcados e até uma situação em que o SportingC.P. se encontra com três atacantes contra dois defesas, mais o guarda-redes... e que não dá sequer em perigo para a baliza!
      OK... já me estiquei!
      Cumprimentos!

      By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, março 30, 2006 11:10:00 da tarde  

    • Infelizmente o Sporting tem a "fama"... e outros têm o "proveito"! :)

      A verdade é que, tanto num jogo como noutro, houve uma quantidade anormal (ou normal?) de "casos"... e a maior parte foram em desfavor do Sporting. E isso também me parece unanimemente reconhecido, se não pelos adeptos adversários, pelo menos pela imprensa que fui consultando!

      Obviamente, o Sporting ou qualquer outro clube, para além de eventuais erros de arbitragem, também comete "erros próprios". A questão/problema está na conjugação de ambos... ou no peso que cada uma das "culpas" tem no resultado final!

      Para mim, um jogo que se decide nos penalties tem muito de "sorte"... e "azar"... e/ou "inspiração"! Foi o caso dos dois jogos da Taça em que o Sporting foi eliminado, nestas duas últimas épocas! :)

      By Blogger NP66, at sexta-feira, março 31, 2006 12:20:00 da manhã  

    • Perdão! Cometi uma gralha. Os jogos que me referia como sendo mais marcantes pela reacção dos dirigentes à arbitragem e posterior descredibilização dos lances mais marcantes dos jogos eram este para a Taça de Portugal no Estádio do Dragão e no ano passado o penúltimo jogo do campeonato no Estádio da Luz!
      Cumprimentos!

      Em relação aos dois jogos que eliminaram o SportingC.P. desta Taça e do ano passado, é de facto muito curioso que foram resolvidos nas grandes penalidades, em jogos com os outros dois chamados clubes grandes, nunca tendo um rendimento inferior e tendo mesmo estado em vantagem no prolongamento!!!
      Muito curioso também o esquecimento geral desse lance de futebol que culminou no 2-3 para o SportingC.P.

      By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, março 31, 2006 12:39:00 da manhã  

    Enviar um comentário

    << Home