Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sábado, março 11, 2006

A jornada... com inclinação!

Apesar do atraso, por o jogo do Porto já se ter realizado ontem, cá fica a minha análise/previsão da jornada.

Em primeiro lugar quero chamar a atenção para o jogo de ontem onde o Porto, sem suar muito, conseguiu uma vitória fácil sobre um Setúbal completamente relaxado. À boa maneira portuguesa, o Setúbal só fez o essencial, sem necessidade de se cansar muito pois a manutenção já está garantida! O Porto teve algumas dificuldades de entrosamento, mas nada que a qualidade individual dos seus jogadores não disfarçasse. Ganhou por 2 e muito bem. Mesmo ainda nos minutos iniciais já se antevia a derrota do Setúbal, os seus jogadores pareciam algo desorientados em campo e sem a mínima capacidade de sair para o ataque. Portanto, deste jogo há só a dizer: O Porto ganhou e ganhou bem, não sei se esta forma do Porto será suficiente para alguns embates que os esperam, mas...

Já do resto da jornada, ora vejamos:

Académica-Penafiel: a Académica tem a obrigação moral e técnica de ganhar perante a equipa mais fraca do campeonato. O Penafiel tem demonstrado indubitavelmente ser de "outro" campeonato, mas há que não esquecer a 1ª volta, onde a Académica foi a única equipa a perder em Penafiel. Não são esperadas surpresas em Coimbra, já que a Briosa encontra-se em pleno crescendo de forma e na classificação, tendo como principal protagonista Joeano (obrigado Benfica) que tem mais uma vez demonstrado ser um bom avançado, melhor que o seu antecessor, de certeza. A Académica, que tantos criticavam pela falta de soluções atacantes, com a saída de Marcel ganhou outra vida. Filipe Teixeira, Joeano, Gelson, Ezequias, Brum e N'Doye produzem um caudal ofensivo mais consistente que nunca. A Académica deixou de ser a equipa defensiva que procura ter a sorte do seu lado num contra-ataque e passou a ser um conjunto que procura os resultados positivos. Adivinho, então, a vitória da Académica!

Gil Vicente-União de Leiria: o que dizer deste jogo? O Leiria anda desnorteado, após a vitória sobre o Benfica e Nacional, "flipou"... e perdeu em casa com o Setúbal e a Académica. O Gil Vicente, agora com novo treinador, é uma incógnita...
Aposto num X !!!...

Marítimo-Rio Ave: perante a série de maus resultados que o Rio Ave vem fazendo nestas últimas jornadas acho que o favoritismo pende para o Marítimo, especialmente porque é uma equipa muito complicada quando joga em casa. Não vai trazer alterações de fundo para a "embrulhada" na classificação do meio da tabela, mas... antevejo vitória do Marítimo!

Sporting-Boavista: o que dizer? Vitória do Sporting, claro!... Além de o Boavista se apresentar desfalcado, o Sporting apresenta-se na maior força que já teve neste campeonato. No Sporting de hoje não há facilidades, quem prevaricar paga por isso e todos os elementos têm consciência disso. Para mais há o facto de que simplesmente NÃO podemos perder, se queremos ser campeões! Ou seja, com toda a inclinação... ganha o Sporting!

Paços de Ferreira-Vitória de Guimarães: O que dizer deste jogo perante o acerto finalizador do Vitória de Guimarães e o mau momento do Paços?... Ganha o Vitória, claro! O clube vimaranense parece que finalmente conseguiu acertar "a bota com a perdigota" e dar expressão numérica ao excelente futebol que praticou toda a época 2004/2005. Era inexplicável a quantidade de golos falhados por esta equipa. Tem um futebol bonito, fluido e atacantes de grande categoria. Por isto tudo e pelo actual momento de forma, merece a vitória e a possível manutenção.

Nacional-Estrela da Amadora: o Estrela, desde a vitória sobre o Porto, perdeu 19 pontos em 7 jornadas!!!... Ofuscou-se e caiu!... Deve ter sido o momento mais alto da época para eles e agora é sempre a descer! Ainda por cima vão à Madeira, logo, antevêem-se grandes dificuldades na Choupana!... Mas não esqueçamos que este "candidato ao título" perdeu 13 pontos nas mesmas 7 jornadas, logo, também não atravessa o seu melhor momento!... Talvez um empate seja o resultado mais previsível, com tendência para uma vitória do Nacional!

Benfica-Naval: o que parece mais que óbvio é a vitória do Benfica, para mais, encontra-se hiper-moralizado pela vitória sobre o Liverpool para a CL. Mas se virmos o jogo do fim-de-semana passado... já não temos tantas certezas!... Parece que o Benfica pratica a táctica do "rise-to-the-ocasion" e quando aparenta não ser necessário, joga como se estivesse no recreio de uma escola: displicente! O que compromete o Benfica, actualmente, é uma questão meramente psicológica; acho que a equipa está tão ofuscada pela campanha europeia que se esqueceu completamente de que "o que é nacional é bom"!... Não tenho dúvidas que vão andar 3 semanas completamente concentrados... no Barcelona! E vêm aí grandes tempestades: Vitória de Guimarães para a Taça, Braga, Nacional e Boavista para o campeonato!... A Naval parece que está bem... mas logo a seguir já não, por isso... a vitória dificilmente escapará ao Benfica e a 2ªLiga à Naval!

Finalmente Belenenses-Sp.Braga: perante a crise interna e de resultados que o Belenenses atravessa e a constante boa forma do Braga, acho que vai ser um bom jogo... para o Braga ganhar!... Aliás, o Braga se quer aspirar a campeão ou à Champions League, está proibido de perder ou empatar!... Ou seja, vitória do Sp.Braga!

Bem, resumindo, mais uma jornada de finais... com o topo e meio da tabela completamente embrulhados!... A única equipa que parte descansada do seu destino para esta jornada é o Penafiel!... Não que isso seja um factor repousante para a equipa, mas... é-o para a Académica!

Surpresas? Esperava uma ontem no Bonfim, mas... não aconteceu! Pode haver no Sporting, no Benfica e no Nacional. A ver vamos...

Agora a inclinação final: SPOOOOORTING!

5 Comments:

Enviar um comentário

<< Home