Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

segunda-feira, março 20, 2006

Benfica e Sporting ganharam

Estive fora durante o fim de semana, mas como por onde andei havia TV... pude acompanhar, pelo menos parcialmente, alguns jogos! Aqui deixo umas breves notas:

  • Rio Ave - 0 Benfica - 1

    No dia 17 tinha escrito, num fórum que frequento, num artigo em que se dava conta que, afinal, ia ser o Paraty o árbitro do jogo Rio Ave vs Benfica, o seguinte:

    "Assisti ao vivo recentemente...
    ... à arbitragem do Paraty no jogo Académica vs Sporting, para a Taça e só posso dizer uma palavra:

    HILARIANTE!

    Foi mau demais para um dos nossos "melhores árbitros"...

    Espero que esteja bem mais feliz neste jogo..."


    **************

    Afinal, ele não foi mesmo nada feliz... pronto! Nem ele nem os árbitros auxiliares, tanto no lance do golo anulado ao Rio Ave (pareceu-me claramente que a bola não saiu, até pelo seu movimento paralelo à linha de golo) nem no golo de Mantorras em que me pareceu ter havido JOGO PERIGOSO (aquilo parecia um salto do "Karate Kid" e o Mantorras acabou o lance "a cavalo" do defesa do Rio Ave).

    Lances difíceis de analisar? O primeiro sim, percebo as dúvidas ou certezas do árbitro-auxiliar, mesmo sem "esfregar os olhos", mas no segundo acho que não havia dúvida nenhuma.

    E pelo que fui lendo (ainda não vi), poderá ter ficado um penaltie por assinalar, por falta de Nuno Gomes sobre um jogador do Rio Ave!

    Foi mais um jogo em que os jogadores do SLB perderam oportunidades claríssimas de golo (remate de Simão ao poste, por exemplo) para acabarem por ganhar um jogo - que tinham "merecido" vencer - de uma forma mais "duvidosa".

    Premeditação?

    Bem... desde que foi implantado o "princípio da incerteza", de Heisenberg, até a Matemática, a Física e a Química são postas em causa...
    Até um assassino apanhado com a arma do crime na mão pode ser ilibado... já não sei o que pensar destes árbitros que são "de fraquíssima qualidade"!

    O que é verdade é que muitos benfiquistas, depois de três jogos em que - dizem - o SLB foi "roubado descaradamente", acharam bem que o Paraty e seus auxiliares se tivessem "equivocado"!

  • União de Leiria - 0 Sporting - 1

    Por coincidência, em vários jogos em que o Sporting ia jogar a Leiria, nestes últimos anos, ou eu estava lá, na cidade, ou passava na altura em que o jogo decorria. Resultado? O Sporting empatava ou perdia...

    Ontem estava, novamente, por aqueles lados, mais propriamente pelo concelho de Porto de Mós. Fiz questão de só iniciar a minha viagem de regresso a Coimbra após o final do jogo! Resultado? O Sporting venceu... :P

    Não vi a 1.ª parte, apenas ouvi o relato... e tenho de admitir que o Sporting não jogou bem, embora tenha estado intratável no aspecto defensivo. Sabendo o que se tinha acabado de passar em Vila do Conde, sabendo que o árbitro deste jogo era o Bruno Paixão, que não costuma ser muito "feliz" quando arbitra o Sporting, tinha a sensação de que o resultado não seria diferente do que tem sido nos últimos anos!
    Contudo, o Sporting entrou muito forte na 2.ª parte (aí já eu pude ver na TV) e, embora com sorte, conseguiu marcar... e só não dilatou o resultado por manifesto azar (remate de Carlos Martins à trave, por exemplo).

    A nota de maior destaque vai, novamente, para o árbitro Bruno Paixão, com critérios dúbios na amostragem dos cartões, tendo permitido um jogo mais duro por parte de vários jogadores leirienses, nomeadamente Jaime, que agarrou Moutinho pelo pescoço, derrubando-o... e para Maciel, que tentou pontapear o mesmo Moutinho quando este se encontrava no chão, após o derrube de Jaime! Para mim, Maciel tentou deliberadamente lesionar Moutinho!
    Quando aquilo aconteceu, Tello empurrou Maciel, que caiu e se levantou a rir... pois sabia bem "ao que tinha ido"!
    Depois do sururu que se gerou, Bruno Paixão apenas mostrou o cartão amarelo a Tello...

    Tello devia ter visto o cartão vermelho... e Jaime e Maciel também deviam ter ido tomar banho mais cedo!

    Bruno Paixão: mais um árbitro "de pacotilha"!...

  • Outros jogos:

    # A Académica foi empatar em Guimarães, com o Vitória local! Foi um bom resultado para a Briosa (Joenao voltou marcar), mas "rezam algumas crónicas" que ficou um penaltie por assinalar a favor do Vitória, já na fase final do jogo!

    # O Belenenses conseguiu vencer o Boavista... que depois de uma série de jogos sem derrotas, atravessa agora uma fase de menor fulgor (mesmo com Cadú, Tiago e JVP). O árbitro Augusto Duarte não passou incólume por este jogo, pelo menos quando não expulsou Meyong, após uma entrada violenta sobre Tiago...

    # O Nacional voltou a perder, desta vez com a Naval (está em franca recuperação)... e está a 15 pontos do Sporting!
    "Pela boca morre o peixe"... costuma dizer-se! Pode ter sido o caso...

    Etiquetas:

  • 9 Comments:

    • Tem-me parecido que o SportingC.P. tem fama de "queixinhas", no sentido de desculpar os resultados com "falta de sorte", "más arbitragens", etc...

      Pelo menos nesta época da Superliga (SUPER???), têm havido participações à Liga de Clubes por vários motivos, tenho sido os mais mediáticos feitos pelos clubes F.C.Porto e S.L.Benfica.

      Porque será que do SportingC.P não ouvi nada acerca das situações:
      - Agressão ao guarda-redes Ricardo, no estádio do Dragão, com objectos arremessados da assistência;
      - Agressão ao atleta Carlos Martins, em Alvalade XXI, numa situação sem bola, por um atleta do Marítimo, cujo nome não me recordo (mesmo nos media, esta situação, passou despercebida!!);
      - Agressão, ou pelo menos tentativa, do atleta João Moutinho, pelo atleta Maciel (se não me engano!)

      Mais coisas haveria a colocar, mas parecem-me estas as mais evidentes!!

      By Anonymous Anónimo, at terça-feira, março 21, 2006 8:06:00 da tarde  

    • Porque aparece riscado o nome do atleta Maciel???

      (só agora confirmei o nome do atleta!!)

      By Anonymous Anónimo, at terça-feira, março 21, 2006 8:10:00 da tarde  

    • Não é costume, que me lembre, que o Sporting faça "queixinhas" contra jogadores adversários.

      A situação que referes do jogador Ricardo deve ter sido objecto de relatório do árbitro;

      a situação com o Carlos Martins foi por mim aqui citada no Campo Inclinado. O jogador foi o Souza, que "rebentou" com os lábios do jogador leonino; o árbitro foi o Rui Costa e sei que o Sporting apresentou queixa contra ele, mas não sei os reais motivos;

      O atleta Maciel vai ter, por parte do CD da Liga, um processo sumaríssimo.

      O nome dele aparece riscado por uma questão "de estilo": é a minha forma de dizer que, para mim, ficou riscado como "atleta e homem", pois já em Coimbra, no Académica vs União de Leiria, o vi agredir o Paulo Adriano, com a complacência do Carlos Xistra...

      :)

      Cumps

      By Blogger NP66, at terça-feira, março 21, 2006 8:21:00 da tarde  

    • Esclarecido e agradecido! Partilho da mesma opinião em relação ao atleta Maciel.

      Parece de propósito, eu a falar da CD da Liga e aparece hoje a notícia de penalizações a três atletas leoninos!!!

      By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, março 22, 2006 3:33:00 da tarde  

    • O SportingC.P. não fará, afinal, uso dos seus direitos de apresentar queixas à CD da Liga porquê?
      A ideia generalizada é que isso se deve à incompetência dos dirigentes leoninos!!!

      By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, março 22, 2006 4:10:00 da tarde  

    • @claudio
      Por acaso há já algum tempo que não ouço aquela piada do SportingC.P. ser o campeão até ao Natal e depois afundar-se... teria a ver com isso, na sua opinião?

      By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, março 22, 2006 4:12:00 da tarde  

    • Mais uma fora de tempo!

      Alguém me pode confirmar quantos e quais jogos os atletas Pedro Barbosa e Rui Jorge foram impedidos de jogar, pela CD da Liga de jogar na época transacta, derivado dos supostos acontecimentos no estádio do Bessa, que viriam a ser esclarecidos e perdoados depois de cumpridos?!!!

      By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, março 22, 2006 4:50:00 da tarde  

    • mais do mesmo (brincadeirinha!)

      Também no ano transacto, o cartão amarelo mostrado a Liedson que o impediu de jogar o S.L.Benfica - SportingC.P. por chutar a bola... o facto de a bola estar fora do campo de jogo e esta situação se situar na zona onde se faz o pontapé de baliza, que terá sempre o apanha-bolas com uma bola pronta para retomar o jogo, não torna a referia sanção disciplinar mais do que forçada, como aqui referido, mas ridícula?
      Parece-me que ficam mal no filme tanto o árbitro que o sancionou como o atleta Liedson que fez tal disparate!

      By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, março 22, 2006 4:58:00 da tarde  

    • Não me lembro quantos jogos o Sá Pinto, o Pedro Barbosa e o Rui Jorge não jogaram... mas que depois foram ilibados... lá isso é verdade! Quem foi castigado por 6 meses foi o dirigente do Boavista!

      Quanto à análise sobre o tal amarelo ao Liedson... acho a tua interpretação deveras interessante! Aquele gesto nunca poderá ser considerado anti-jogo, por exemplo... e é óbvio que o amarelo foi exagerado... principalmente quando comparado com outros lances que passam impunes, todas as semanas.

      Mas também é verdade quer Liedson foi "anjinho"... pois devia estar concentrado o suficiente para não dar uma "abébia" daquelas. Por acaso também há quem diga que foi de propósito! :)

      By Blogger NP66, at quarta-feira, março 22, 2006 7:43:00 da tarde  

    Enviar um comentário

    << Home