Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sexta-feira, março 17, 2006

Mais uma jornada... com inclinação!

Após um fim-de-semana surpreendente e uma eliminatória da Taça de Portugal muito polémica, vem aí mais uma jornada que pode tornar este fim de campeonato ainda mais interessante.

Ora comecemos por ordem:

Naval-Nacional: após um jogo complicado na Luz, com a expulsão de Franco a debilitar a defesa da Naval, o que esperar para este jogo?... O Nacional vem de uma derrota em casa e vê-se obrigado a ganhar caso não queira perder o "comboio da frente" e aspirar ainda aos lugares europeus, lembrando que o Setúbal está só a 4 pontos de distância na tabela classificativa e o 6º lugar ainda não é certo que dê entrada na UEFA. Tendo em conta o estoicismo demontrado pela Naval na Luz e tendo em conta que jogam em casa... vence a Naval!

Boavista-Belenenses: vai ser interessante ver como reage a equipa do Boavista à polémica da Taça. O Belenenses, já sabemos, é uma equipa que se pode tornar complicada e com o recém demontrado apoio massivo dos adeptos podem ter embalado para um fim de época mais conseguido. O Boavista está a cair em muitas polémicas e acho que isso está a desconcentrar a equipa. Deve ser um jogo à imagem da recente ida do Braga ao Bessa, muito esforçada e com resultado incerto.

Porto-Paços de Ferreira: nada a dizer a não ser o óbvio. Vence o Porto!... mesmo que o Paços leve 2 autocarros de 3 andares para o Dragão, o Porto já demonstrou que sabe andar de autocarro!... Aqui tenho uma esperança, ou não fosse eu lagarto, que o Paços faça uma "artmediazada" e que até consiga pelo menos um empate.

Braga-Marítimo: O Braga tem de ganhar e o Marítimo atravessa uma fase complicada da sua época futebolística. Após Belém, não me parece que o Jesualdo tenha outra coisa na cabeça senão a vitória e também não me parece que haja "alternativa ao refeitório" do Marítimo que não a derrota.

Estrela da Amadora-Vitória de Setúbal: ora aí está um jogo curioso de seguir. O Estrela foi ao Nacional conseguir uma surpresa e o Setúbal atingiu as meias-finais da Taça eliminando um adversário igualmente superior. Nem sei, nem arrisco. Só um aparte: tenho pena da saida do Norton de Matos do Vitória de Setúbal uma vez que poderia, a esta altura, estar a discutir um lugar mais à frente e não estar a passar pelas incertezas que passa.

Penafiel-Gil Vicente: O verdadeiro jogo dos aflitos!... Acho que o Penafiel tem o destino traçado e que o Gil Vicente tem de começar a fazer contas à vida. Como dizem os americanos: "it's crunch-time" para o Gil Vicente. Agora ou nunca!

Vitória de Guimarães-Académica: ora aí está um embate com um "fel" especial. Toda a gente sabe que estes 2 clubes não se gramam nem a léguas, coisas antigas. Coisas que fizeram com que a Académica descesse de divisão, com que houvesse processos por resolver durante muitos anos, com que ainda hoje em dia, a transferência do Dário para o Guimarães seja encarada como "mais uma traição", à laia do Fábio Felício, Alhandra e outros. Fiam-se no F.R.A e não correm, e depois têm surpresas. Aliás, como vai acontecer com o Castro agora durante o Verão de 2006. História à parte, como clubes que não se gramam, e vendo os jogos que têm vindo a fazer, aposto numa vitória do Guimarães, mas com uma Briosa muito lutadora. Caso o Nelito insista em deixar Joeano e Gelson no Banco, vejo a vida do Guimarães muito mais facilitada!

Rio Ave-Benfica: o Rio Ave atravessa uma fase difícil, mas o Benfica também não vai jogar tranquilo a Vila do Conde. Os jogadores encarnados têm muitas contas que prestar caso este jogo corra mal. Conselho meu: tirem o Nuno Gomes da frente de ataque, sentem-no no banco. Há que dar uma hipótese ao Mantorras e estou certo que ele não desiludirá!... Não sei se o Miccoli está apto, mas acho que seria uma dupla interessante. O Benfica tem de se lembrar que vai receber o Braga na semana que vem e depois tem o Barcelona... aproximam-se tempos difíceis para o lado da Luz. Agora é que se vai ver se "a força" está convosco!...

E para terminar a jornada em beleza, sabendo de antemão todos os resultados relevantes para a nossa classificação...

U.Leiria-Sporting: ora bem, por onde começar? Simples!... O SPORTING TEM DE GANHAR!!!... Não interessa se o Leiria foi ganhar à Madeira, ou a Barcelos, ou se deu 4-1 ao Benfica, nada disso interessa!... Tenho confiança plena no estado mental actual da equipa do Sporting. Após ter visto, "ao vivo e a cores", o jogo da Taça aqui em Coimbra, acho que realmente não há nada que possa afectar esta equipa neste momento. O sector que sempre foi o mais problemático, a defesa, transpira confiança e segurança. Mesmo quando há um "imprevisto", como a fífia do Miguel Garcia, os colegas imediatamente fazem as correcções necessárias para que o muro defensivo não sofra nenhum revés. E parecendo que não, toda a equipa joga mais tranquila sabendo que têm sempre alguém a proteger as costas. Daí alguma "letargia" aparente no ataque do Sporting, não há a ânsia de marcar que havia no ano passado, os resultados aparecem com mais naturalidade! Ainda recentemente contra o Boavista em Alvalade, assistimos a uma 2ª parte completamente dominada pelo Boavista, pelo menos aparentemente, mas quantas oportunidades de golo criaram?... Nenhuma!... Mas atacaram que se fartaram!... A equipa do Sporting, unida no esforço defensivo, não deixou que os ataques do Boavista tomassem outra forma que não... intenções... mais nada! Como já disse no início: vitória do Sporting!

A ver vamos se acerto mais que no fim-de-semana passado! :)

E com inclinação termino: SPOOORTING!

Etiquetas: