Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

quarta-feira, outubro 31, 2007

Fátima - 2 Sporting - 3



(Taça da Liga - 4.ª Eliminatória - 2.ª Mão)

Estádio Municipal de Fátima - 31/10/2007 - 19,45 H
Árbitro: Olegário Benquerença
Árbitros assistentes: José Cardinal e Bertino Miranda

O Sporting alinhou com:

Stojkovic;
Abel, Tonel, Polga e Ronny (Pereirinha aos 52');
Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli e Vukcevic (Izmailov aos 63');
Djaló (Purovic aos 52') e Liedson.

(golos de Liedson (2) e Purovic)

Quem ganha os jogos? Quem passa as eliminatórias?
É claro que é quem marca mais golos, por pior que jogue... ou, pelo menos, quem marca mais golos em casa do adversário (no caso das eliminatórias).

O Sporting perdeu o primeiro jogo, tendo jogado com o que se poderia considerar uma "equipa de recurso". O Fátima não esteve para brincadeiras e provocou um "escândalo" ao derrotar a equipa leonina, conseguindo uma vantagem para o 2.º jogo. Mas não se limitou a ter sorte... fez por a merecer e praticou um bom futebol.

Este 2.º jogo mostrou "mais do mesmo": uma equipa do Fátima a jogar bem e a marcar... e uma equipa do Sporting, desta vez "na máxima força", a mostrar muita ansiedade e nervosismo (com vários jogadores a demonstrarem um certo abaixamento de forma) e a ter de sofrer muito para conseguir vencer.

O Fátima teve várias oportunidades, teve bolas nos ferros, esteve em vantagem várias vezes nos dois jogos, jogou um futebol simples e rápido, poderia ter "morto" este jogo já depois de o Sporting ter conseguido o 2-2... mas "esse filme" já o vi muitas vezes a muitas equipas, principalmente à equipa do Sporting. Assim de repente, lembro-me de vários jogos da época passada, por exemplo, contra o Bayern de Munique... em que "jogar bem" não chegou!

A equipa do Sporting deu e retira desta eliminatória uma lição: os jogos só acabam no fim... os jogadores devem dar o seu máximo até ao fim... e não há vencedores aos 25... 65... ou 85 minutos de jogo. Há vencedores apenas e só depois do apito final do árbitro! E aí o que se contabiliza não são as "jogadas bonitas", as bolas nos ferros e nem sequer as oportunidades de golo... mas sim os golos!

O Sporting, contudo, pode e DEVE fazer muito mais. E se o problema é a falta de qualidade de alguns dos seus jogadores, Paulo Bento só tem um remédio: dispensar quem é de dispensar, já em Janeiro... e contratar/resgatar jogadores que dêem garantias.

Dica: SALEIRO, o primeiro "menino-proveta" de Portugal... jogador do Sporting desde criança, merece um olhar mais atento dos dirigentes e treinador do Sporting!

Depois de três jogos sem vencer, esta vitória pode dar aos jogadores do Sporting uma maior tranquilidade e confiança nas suas capacidades e no trabalho que está a ser desenvolvido. Oxalá...

Etiquetas: , ,

sábado, outubro 27, 2007

Nacional - 0 Sporting - 0



(8.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Stojkovic;
Abel, Tonel, Miguel Veloso e Marian Had (Ronny no início da 2.ª parte);
João Moutinho, Romagnoli, Vukcevic (Pereirinha aos 66') e Izmailov (Purovic aos 66');
Djaló e Liedson.

Para minha surpresa e contra as minhas expectativas, Paulo Bento colocou novamente Miguel Veloso como central. Sim, eu sei, a sua posição de origem - na formação - é essa, mas não tem sido como central que o jovem jogador tem atraído as atenções de grandes clubes europeus (pelo que se tem ouvido). Obviamente, quem perde com isso é o meio-campo e, logicamente, toda a equipa. Marian Had fez a sua estreia como titular.

O Sporting até entrou bem no jogo, mas rapidamente o Nacional equilibrou e passou "a comandar" as operações, tendo até marcado um golo ao minuto 7... golo esse que foi prontamente anulado - e bem anulado! - por fora de jogo de Cássio.

O Nacional usou e abusou dos remates de longe, tendo um deles obrigado Stojkovic a uma defesa de recurso. Mas embora os comentadores da TVI dissessem "cobras e lagartos" da capacidade de pressão do Sporting, a verdade é que o Nacional não teve grandes oportunidades de golo, pese embora as "liberdades" concedidas. Mas não deixa de ser verdade que Miguel Veloso faz falta no meio-campo da equipa leonina...

O Sporting também acabou por só ter uma verdadeira oportunidade de poder marcar na 1.ª parte, num remate de cabeça de Djaló, que Benaglio defendeu em grande estilo.

Nos primeiros 15 minutos da 2.ª parte o "figurino do jogo" manteve-se, embora se tenha começado a ver um Sporting mais atacante, o que se veio a acentuar a partir do minuto 67, após as entradas de Purovic e Pereirinha e uma subida de Miguel Veloso no terreno.

Ao minuto 71 Ronny obriga Benaglio a fazer uma grande defesa para canto.
Ao minuto 74 é Djaló a fazer um bom remate, para nova boa intervenção do GR do Nacional. O Sporting atacava mais, o Nacional defendia bem e contra-atacava com algum perigo, aproveitando os espaços concedidos pela equipa leonina. E foi num conta-ataque, ao minuto 84, que o Nacional poderia ter marcado, não fosse a excelente/brilhante defesa de Stojkovic.

Na resposta, ao minuto 85, o Sporting construiu uma das melhores jogadas do seu ataque, com Liedson a conseguir aparecer em posição privilegiada para obter o golo... mas a rematar ao lado. O salto que dei no sofá, juntamente com o gesto de desespero que fiz, fizeram voar os meus óculos pela sala... LOL

Já nos descontos, em desespero de causa, os jogadores do Sporting correram, jogaram e remataram mais e Abel, Purovic e João Moutinho fizeram brilhar Benaglio, que manteve a sua baliza inviolável.

Normalmente até sou calmo a ver os jogos, principalmente quando o faço sozinho. Contudo, hoje fartei-me de saltar no e do sofá, fartei-me de chamar "burros" aos jogadores do Sporting... e quase desesperei! Não foi o pior jogo que já vi o Sporting fazer... mas este tem um bom lugar no ranking dos "jogos de merda".

Ao Paulo Bento apenas peço que "abra os olhos"! Se não confia no Gladstone e no Paulo Renato como opções válidas para a posição de central.. então que vá aos juniores buscar o Jorge Abreu.
Também não? Caraças... então tem de ser mesmo o Miguel Veloso a central?
Então... caro mister... pegue no Adrien Silva e ponha-o a fazer "de Miguel Veloso"... o João Moutinho a fazer "de João Moutinho"... e jogue apenas com o Vukcevic. Ou o Izmailov. Os dois juntos... não!

O Nacional fez um bom jogo. Benaglio esteve muito bem, assim como o estreante júnior Igor Pita. Também gostei de Fellype Gabriel, mas a esse já o estou a imaginar ao lado do Paulo Assunção e do Adriano... ou então a trocar de lugar com o... Miguelito! :)

Para terminar, apenas queria lembrar, principalmente aos comentadores da TVI, que não basta a uma equipa rematar vinte vezes... a mais de 30 metros da baliza adversária. Também dá jeito dar trabalho ao GR... ou seja, acertar na baliza! Se fosse rugby - que pena, era futebol! - o Sporting tinha saído da Choupana com uma abada! :)

Etiquetas: , ,

8.ª jornada: Nacional vs Sporting

8.ª Jornada
Estádio da Madeira (Choupana), 27/10/2007, 19:45 H
Árbitro: Lucílio Baptista
Árbitros Assistentes: Venâncio Tomé e Luís Salgado

**********

Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Stojkovic e Tiago;

  • Abel, Tonel, Gladstone, Ronny e Marian Had;

  • Vukcevic, Miguel Veloso, João Moutinho, Paredes, Pereirinha, Farnerud, Romagnoli, Izmailov e Celsinho;

  • Purovic, Yannick Djaló e Liedson.

    Por lesão, ficam de fora Polga, Pedro Silva e Derlei. Por opção técnica não foram convocados Rui Patrício e Paulo Renato. Adrien Silva está aos serviço da selecção Sub-19.

    O Sporting perdeu os seus últimos jogos com o Fátima (para a Taça da Liga) e a Roma (para a Liga dos Campeões). Jogos diferentes, competições diferentes, opções diferentes... mas é "impensável" que o Sporting perca de novo!

    Eu só espero que o Paulo Bento não volte a "limitar" a equipa, colocando Miguel Veloso a central. Gladstone pode ser um pouco "tonto" (leia-se intempestivo), mas é central e foi para colmatar alguma falta nessa posição que foi contratado. Se não serve... que seja utilizado o Paulo Renato. Se também não serve... olhem... que seja "repescado" o Daniel Carriço. Se nenhum deles serve... porra... arranjem um central que sirva!

    Quanto ao Djaló... que deverá jogar... espero que os sportinguistas o apoiem, pois só assim o moço poderá ganhar algum traquejo e tranquilidade... e marcar. Hoje pressinto que o vá fazer... :)

    O "onze" provável:

    Stojkovic;
    Abel, Tonel, Gladstone e Ronny;
    Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic e Romagnoli;
    Djaló e Liedson.

    Etiquetas:

  • quarta-feira, outubro 24, 2007

    Palavras com inclinação

    Abel, jogador do Sporting:

  • "Assumo inteiramente o erro do lance. Pessoalmente, o que me marca deste jogo é esse momento. Estou, por isso, muito triste."

  • "O balanço do jogo só pode ser negativo. Deixámos fugir um empate da forma como aconteceu, no segundo golo. Podia ter feito muito melhor."

    (só há uma coisa a fazer, Abel: fazerem todos muito melhor... e vencerem a Roma em Alvalade)

  • terça-feira, outubro 23, 2007

    Roma - 2 Sporting - 1



    (Liga dos Campeões - 3.ª jornada)

    O Sporting alinhou com:

    Tiago;
    Abel, Tonel, Miguel Veloso e Ronny (Purovic aos 77');
    João Moutinho, Vukcevic (Paredes aos 71'), Izmailov (Celsinho aos 81') e Romagnoli;
    Djaló e Liedson.

    O Sporting teve todas as condições para conseguir pelo menos o empate neste jogo, mas, mais uma vez, por falta de experiência e muita ingenuidade (com alguma burrice à mistura), perdeu.

    O 1.º golo da Roma resulta dum erro da defesa, o 2.º golo resulta da ingenuidade de Abel, ao não conseguir mandar a bola "para as couves". Mas também é verdade que foi de um centro perfeito de Abel que resultou o golo de Liedson, o seu 1.º na Liga dos Campeões.

    Sem se poder usar isso como desculpa, a verdade é que as mexidas na equipa acabaram por a fragilizar. Stojkovic e Polga têm sido os titulares... a sua falta fez-se notar. Miguel Veloso também fez falta à equipa numa posição mais avançada, lançando o jogo de ataque da equipa. Não é que Moutinho não o saiba fazer, mas a verdade é que é mais útil numa posição diferente, mais avançada também.

    Djaló tem sido muito criticado, mas acabou por fazer um jogo melhor do que os que vinha fazendo. Mas pode e deve melhorar muito para merecer estar no "onze", na minha opinião.

    Romagnoli... fez mais um jogo muito interessante, mas "precisava" de mais companhia... precisava que Vukcevic e Izmailov tivessem estado um pouco mais inspirados.

    Liedson fez um bom golo... e pouco mais pôde fazer.

    Está cada vez mais difícil a possibilidade do Sporting conseguir um lugar na fase seguinte... mas ainda tudo é possível. Para já, precisa de vencer a Roma em Alvalade... e depois "vai-se vendo"!

    PS. O penaltie assinalado ao Sporting, que Tiago defendeu... não era penaltie!

    Etiquetas: , ,

    domingo, outubro 21, 2007

    Sporting - 1 Fátima - 2



    (Taça da Liga - 4.ª Eliminatória - 1.ª Mão)

    Estádio do Restelo (Lisboa) - 20/10/2007 - 19 H
    Árbitro: Artur Soares Dias
    Árbitros assistentes: João Silva e Rui Licínio

    O Sporting alinhou com:

    Tiago;
    Abel, Tonel, Gladstone (Miguel Veloso aos 45') e Marian Had;
    Paredes, Izmailov, Farnerud (Romagnoli aos 45') e Celsinho (João Moutinho aos 45');
    Purovic e Liedson.

    O Sporting não teve uma boa atitude competitiva e, de certo modo, menosprezou o adversário. Apresentou uma equipa sem a maior parte dos titulares, tendo-se registado as estreias de Marian Had e Celsinho como titulares.
    Deu-se mal com esta estratégia... e passou uma triste imagem do seu futebol e das suas reais capacidades, principalmente na 1.ª parte.

    Apenas no início da 2.ª parte, com as entradas de João Moutinho, Miguel Veloso e Romagnoli é que o Sporting mostrou alguma classe, como, por exemplo, na jogada que deu o excelente golo de Liedson. Só que em vez de aproveitar para "cair em cima" do adversário e "matar o jogo", voltou a "relaxar"... e mesmo considerando alguma falta de sorte na obtenção do 2.º golo (o GR do Fátima, Pedro Duarte, aproveitou para brilhar um pouco, negando o golo a Tonel, a Izmailov, a Miguel Veloso e a João Moutinho), a verdade é que o Fátima acabou por dar uma lição de "como-encarar-um-jogo-a-sério" e justificar a vitória.

    Mas aqui fica o resumo:



    Link alternativo

    Etiquetas: , ,

    quarta-feira, outubro 17, 2007

    Cazaquistão - 1 Portugal - 2

    (Apuramento Euro 2008)

    Não vi o jogo, mas pelo que li, Portugal teve muitas dificuldades para vencer.

    O "herói" acabou por ser Makukula, que no seu jogo de estreia pela Selecção A de Portugal, marcou, após bom lance de Quarema, abrindo caminho à vitória, que foi confirmada com mais um golo de Cristiano Ronaldo... mas "ameaçada" por um golo do Cazaquistão nos instantes finais do jogo! Aliás, os 3 golos aconteceram já no último quarto de hora do tempo de jogo.

    Dois jogos fora... dois jogos sem Scolari no banco... dois jogos sem Simão e Nuno Gomes... dois jogos com um novo trinco (Miguel Veloso)... dois jogos com Ricardo Carvalho, de novo... e... duas vitórias! Como o apuramento se consegue à custa de pontos e não de "boas exibições", pois essas nem sequer como factor de desempate contam... podemos dizer que correu tudo "às mil maravilhas"! Era fácil? Ok... há muitos "eliminados" que dizem o mesmo! :)

    Siga... rumo ao Euro 2008! :)

    Etiquetas: ,

    domingo, outubro 14, 2007

    Azerbaijão - 0 Portugal - 2

    (Apuramento Euro 2008)

    Portugal marcou cedo, através dum bom cabeceamento de Bruno Alves (que fez um bom jogo) e tornou muito fácil algo que poderia ser complicado... isto se nos recordarmos de como foi a última vez que Portugal tinha jogado contra o Azerbaijão, em Bacu.

    O resultado peca por escasso, tantas foram as oportunidades desperdiçadas. Nesse aspecto Ronaldo "foi rei". O seu momento de forma não é o mais fulgurante! Já o vi fazer muito melhor, mas, ainda assim, criou algumas ocasiões que Deco, por exemplo, também desperdiçou!...

    Tinha especial curiosidade em ver como se portava Miguel Veloso... e fiquei absolutamente descansado quanto ao seu desempenho e possibilidades de ser uma alternativa válida, já no presente. Teve passes magníficos a lançar o ataque, defendeu bem e até "ousou" rematar à baliza. Pronto... eu sei... o adversário "não valia nada"! :)

    Mas... terá sido por isso, por o adversário "não valer nada", que Quaresma desperdiçou mais uma excelente oportunidade para demonstrar que merece a titularidade nesta selecção? Que exibição tão... medíocre! Assim não, "Mustang"!

    Muito bem esteve o regressado Ricardo Carvalho, um jogador cheio de classe que muita falta fez nos últimos jogos de Portugal! Deco tem subido de forma, tal como Maniche, Miguel e Paulo Ferreira.

    Portugal, apesar de todo o alarmismo e de toda a pressão de alguns "comentadores encartados", como se empatar com selecções como as da Sérvia e Polónia fosse um fenómeno paranormal, está novamente no 2.º lugar e com o apuramento perfeitamente ao seu alcance. Basta não facilitar! Os que já andavam a "rejubilar" e a gritarem "eu sempre disse que o Scolari é um flop", face à perspectiva do fracasso português... que tomem um anti-ácido... que isso passa!

    PS. A própria Arménia pode não ser um "colosso", que não é... mas tem apenas 8 golos sofridos. Posso não perceber muito de futebol - que não percebo - mas esse dado é capaz de querer dizer "qualquer coisa"!

    Etiquetas: ,

    sexta-feira, outubro 12, 2007

    Juniores inscritos

    Para além dos seniores presentes no plantel, que outros jogadores juniores é que o Sporting inscreveu na BwinLiga?

    Aí estão eles:

  • Rui Figueiredo, lateral-direito, 17 anos, natural de Vila Franca de Xira;

  • Jorge Abreu, defesa-central, 18 anos, natural de Cucujães;

  • Diogo Rosado, médio-esquerdo, 17 anos, de Peniche;

  • Bruno Matias, extremo-direito, 18 anos, de Santarém;

  • Vivaldo Arrais, extremo-esquerdo, 18 anos, natural de Oeiras;

  • Diogo Viana, extremo-esquerdo, 17 anos, de Lagos;

  • Wilson, avançado, 17 anos, natural do Porto (ei, eu não disse adepto... :P)

    Será que algum destes terá alguma hipótese de jogar ainda esta época?
    Eu cá se fosse o treinador, perante o desacerto de Djaló, experimentava o Wilson um dia destes... :)

    Etiquetas: , ,

  • sábado, outubro 06, 2007

    Sporting - 3 Vitória de Guimarães - 0



    (7.ª jornada)

    O Sporting alinhou com:

    Stojkovic;
    Abel, Polga (Marian Had aos 77'), Tonel e Ronny (Izmailov aos 46');
    Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli e Vukcevic;
    Djaló (Purovic aos 46') e Liedson.

    O Vitória começou o jogo com um ritmo intenso, criando um lance de perigo logo no 1.º minuto e conseguindo vários cantos nos minutos seguintes.

    O Sporting foi tentando responder, mas sem grande perigo, com excepção de um lance em que Romagnoli aproveitou um falhanço de Flávio Meireles, ao minuto 16. Já antes Sereno tinha visto um cartão amarelo... o que só aconteceu depois de ter cometido duas faltas que o mereciam.

    Na defesa do Vitória destacava-se Geromel, que fez mais um bom jogo... e Djaló. Sim, é que Djaló, não sei bem porquê, tem jogado sempre "contra" o Sporting! Caraças!... :)

    A meio da 1.ª parte já o Sporting tinha equilibrado, mas sentia algumas dificuldades para "vencer" as dificuldades criadas pela equipa do Vitória, pelo relvado e pela falta de pragmatismo e eficácia dos atacantes leoninos.

    A 1.ª parte não terminou sem um erro da equipa de arbitragem, que assinalou fora de jogo a Liedson... que, por acaso, rematou ao lado. E se tivesse sido golo? Pois...

    A 2.ª parte começou com duas trocas na equipa do Sporting: saíram Ronny e Djaló, este último com mais uma exibição desastrosa... e entraram Izmailov e Purovic. De imediato, a equipa subiu muito de atitude e rendimento, com o consequente surgimento de várias ocasiões de golo. Mas o Vitória não deixou de ser um perigo constante, jogando em contra-ataque, aproveitando o facto de o Sporting estar mais balanceado no ataque.

    Ao minuto 60 o golo surgiu. Izmailov recebeu uma bola ainda no meio campo, talvez com falta de Vukcevic (resta saber quem cometeu falta primeiro... mas mesmo sendo falta do sportinguista... foi apenas uma de entre muitas não assinaladas... ou mal assinaladas em qualquer dos meios-campos, prejudicando e beneficiando ambas as equpas), deu para Vukcevic, que devolveu ao russo, que lhe deu o melhor destino: o fundo da baliza de Nilson. Mas tenho pena que Jorge de Sousa tenha deixado passar o lance, pois não faltará quem vá afirmar que o Sporting só ganhou por causa desse "descomunal erro" (no meio campo), como se de um penaltie ou "golo com a mão" se tratasse. Enfim...

    O Vitória respondeu com arreganho, mas foi o Sporting a voltar a marcar, ao minuto 69, novamente por Izmailov. Desta vez foi na sequência de um canto curto. Nilson terá sido traído por um ressalto na relva... mas não sei se não aparecerá alguém a dizer que "não era canto". :)

    Os ataques foram-se alternando, bem como as jogadas de perigo para as duas balizas. Na do Sporting, Stojkovic ia conseguindo resolver todos os problemas, o que já não acontecia na outra...

    Ao minuto 85 foi Tonel a cabecear com força e precisão para o fundo das redes vitorianas, na sequência da marcação de uma falta, por Romagnoli... que voltou a fazer uma excelente exibição. Para não variar, também há-de aparecer alguém a falar em "escândalo"... que "não era livre".. ou que "Tonel entrou de pé-em-riste"! :P



    O resultado - com que eu até tinha "sonhado" esta tarde - tornou-se demasiado pesado para o Vitória, que tinha lutado muito e criado muitas dificuldades à equipa leonina, o que continuou a fazer mesmo depois de sofrer o golo de Tonel! Mas mais uma vez se provava que não são as estatísticas que determinam o rumo dos acontecimentos...

    O Sporting "não podia" perder este jogo... e não perdeu, mesmo com toda a pressão criada. É certo que o Sporting vinha de um ciclo muito desgastante, é certo que o campeonato ainda tem muitas jornadas, mas perder mais pontos agora poderia ser altamente desmotivante.
    Tonel fez uma grande exibição e culmina a semana com a obtenção de dois golos em dois jogos. Parece justificar a convocatória de Scolari... :)
    Espero é que a lesão de Polga, que também voltou a jogar muito bem, não seja impeditiva para os próximos jogos.
    Para finalizar, realçar apenas a estreia de Marian Had em jogos da BwinLiga.

    Etiquetas: , ,

    sexta-feira, outubro 05, 2007

    7.ª jornada: Sporting vs Vitória de Guimarães

    7.ª Jornada
    Estádio Alvalade XXI, 06/10/2007, 20:30 H
    Árbitro: Jorge de Sousa
    Árbitros Assistentes: José Ramalho e José Luís Melo

    **********

    Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Stojkovic e Tiago;

  • Abel, Polga, Tonel, Ronny e Marian Had ;

  • Paredes, Miguel Veloso, Moutinho, Farnerud, Izmailov, Vukcevic, Celsinho e Romagnoli;

  • Purovic, Yannick Djaló e Liedson.

    De realçar o regresso de Marian Had à lista de convocados, após lesão.
    De fora ficaram Paulo Renato, Adrien Silva (que deve jogar pelos juniores), Gladstone, Pereirinha e Rui Patrício, por opção técnica. Os lesionados continuam a ser Derlei e Pedro Silva.

    O "onze" provável do SCP:

    Stojkovic;
    Abel, Polga, Tonel e Ronny;
    Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic e Romagnoli;
    Liedson e Djaló.

    Eu preferia que o Sporting alinhasse com Purovic, já que Djaló, apesar do esforço, tem apresentado um rendimento perto do nulo, pelo menos ao que a golos diz respeito. Mas Paulo Bento parece que vai continuar a apostar nele... crente de que Djaló vai falhar um remate... e fazer um golo! :)
    Só espero que isso aconteça já esta jornada... :)

    O Vitória vem disposto a fazer estragos... pelo que todo o cuidado será pouco!

    Etiquetas:

  • quarta-feira, outubro 03, 2007

    O golo de Tonel



    Eis o momento do golo de Tonel.

    "Falta escandalosa", dizem uns (benfiquistas).

    "Golo marcado com a mão", dizem outros (também benfiquistas).

    Tonel não joga a bola com a mão... e há uma certa distância entre os dois jogadores, para se considerar como absolutamente decisivo e faltoso o "pé alto" de Tonel.

    Mas, à semelhança do que tenho dito de outros lances duvidosos, não me teria chocado que este tivesse sido assinalado como falta.

    Mas tenho de o escrever: acho de um extraordinário ressabiamento a afirmação de muitos benfiquistas (devem ser adeptos do Dínamo de Kiev desde pequeninos, só pode) de que a validação do golo foi "um escândalo"! Também é provável que quem diz isso tem na memória outros lances de jogos do seu clube... mas é deste que estamos a falar! :)

    Etiquetas: , , ,

    terça-feira, outubro 02, 2007

    Dínamo de Kiev - 1 Sporting - 2



    (Liga dos Campeões - 2.ª jornada)

    O Sporting alinhou com:

    Stojkovic;
    Abel, Polga, Tonel e Ronny;
    Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic (Izmailov aos 68') e Romagnoli (Paredes aos 76');
    Djaló (Gladstone aos 91') e Liedson.

    Não vi a 1.ª parte do jogo por culpa do ex-Secretário de Estado da Educação e meu ex-professor na FLUC, Prof. Doutor José Manuel Canavarro... já que fui ouvi-lo num conferência. Bem, verdade seja dita que ele bem tentou que a sessão acabasse cedo... mas o problema é que ainda tinha muitos quilómetros pela frente... :)

    Mal cheguei ao carro verifiquei que o Sporting já vencia por 0-1, por golo de Tonel. Pensei cá para mim que devia ter sido na sequência de um canto... e então resolvi telefonar para o meu colega Cláudio, já que interessava-me mais saber a opinião dele sobre o jogo do que a do Joaquem Rita. :)

    Mal liguei... pimba... golo do Dínamo! "Balde de água fria"... numa altura em que o Sporting vinha acusando algumas dificuldades.

    O Cláudio confirmou-me o que eu suspeitava sobre o golo do Sporting, mas informou-me que o golo era de validade duvidosa, já que lhe parecia que o golo tinha sido marcado com a mão. Pelo que vi pelo resumo... o que me pareceu é que Tonel levantou demasiado a perna, mas o golo foi de ressalto e pareceu-me que a bola lhe bateu na cara. Fico lixado com estes lances assim, pouco claros... enfim...

    Pouco depois voltei a ligar ao Cláudio, pois o Sporting tinha marcado de novo... por POLGA!

    POLGA?! Então eu estive uns 4 anos à espera de ver um golo daquela gajo... e ele "atreveu-se" a marcar num momento a que não pude assistir?! :)
    Do outro lado da linha o Cláudio ria-se e fazia-me a descrição do lance.

    Assisti à 2.ª parte em casa.
    O Sporting recomeçou bem o jogo e criou algumas situações em que poderia ter "morto" logo aí a contenda. Ai aquele Djaló... grrrrrrrrrr...

    Grande parte do resto do jogo o Sporting "permitiu" que o Dínamo tivesse dominado mais e tivesse bombeado muitas bolas para a área, mas esta noite, para além duma excelente exibição de Stojkovic, a defesa (onde se inclui o trabalho dos médios e até dos avançados) acabou por, com muito mérito e alguma sorte, não permitir que a baliza leonina tivesse sido violada de novo. Mas foi preciso sofrer um pouco... algo a que quem é sportinguista já está habituado. Foi uma vitória sofrida... mas justa!

    Depois de uma derrota em casa... uma vitória fora... aliás, a primeira vitória do Sporting fora de Alvalade, na Liga dos Campeões. Como a Roma perdeu com o Manchester... nada está comprometido, para já!

    E, para finalizar, lembrar que Polga, um central que se tem revelado em excelente forma, marcou pela 1.ª vez com a camisola do Sporting, um golo que permitiu a conquista de três pontos... e muitos euros! :)

    Etiquetas: , ,

    O não-penaltie de Adu



    O que vejo eu?

    Vejo que Adu fintou para o lado esquerdo, a bola passou, mas Moutinho está fora da área quando tenta o corte. Na foto vejo Adu já "em voo artístico".

    Houve contacto entre as pernas direitas de Adu e Moutinho? Sim... mas fora da área! E, para mim, é mais o Adu a forçar a falta. Afinal, não foi o que disseram os benfiquistas quando, no jogo da época passada, o Simão derrubou o Miguel Garcia, bem dentro da área? Não disseram que o jogador leonino "já ia a cair"? Pois, bem me parecia que tinha sido esse o argumento utilizado!...

    ************

    Diálogo entre um benfiquista e um sportinguista, a propósito deste lance:

    SLB - É penaltie!...

    SCP - Penaltie?! Mas o Moutinho cortou a bola com a cabeça?!

    Etiquetas:

    O penaltie (ou não-penaltie) da confusão

    Muitos benfiquistas têm dito e escrito que o árbitro não acatou a indicação do árbitro assistente para ser marcada uma grande penalidade a punir um toque de Katsouranis com o braço na bola... porque o árbitro terá visto muito bem o lance e não terá visto nenhum motivo para marcar falta.

    Mas será que ele - o árbitro - viu assim tão bem?



    Aqui na foto 1 vemos o exacto momento do contacto do braço com a bola... em que a bola nem sequer se vê, está tapada pelo corpo do grego. Talvez a posição do árbitro fosse ligeiramente melhor do que a da câmara... talvez... mas... seria assim tão mais favorável?



    Na foto 2, de uns milésimos de segundo depois, vemos a bola junto da cabeça do grego... e vemos um jogador do SCP a tapar o ângulo de visão do árbitro!

    Será que se pode afirmar que ele viu assim tão bem?

    O que vemos é que a posição do árbitro assistente é mais favorável, pois está do lado do braço que tocou a bola e não tem ninguém à frente.

    Eu continuo a achar que o grego poderia ter evitado tocar a bola com o braço. O facto de este estar colado ao corpo e ele nem sequer o ter tentado afastar... é exactamente porque assim até dominava melhor a bola (maior volume "de corpo"... hehehe). Recordo que ela - a bola - não vinha de nenhum remate violento ou "à queima roupa". Recordo que vinha de um lançamento lateral... e qualquer comparação com outros lances em que a bola é rematada com alguma força... é "forçar a nota"! :)

    Etiquetas: