Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sábado, outubro 27, 2007

Nacional - 0 Sporting - 0



(8.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Stojkovic;
Abel, Tonel, Miguel Veloso e Marian Had (Ronny no início da 2.ª parte);
João Moutinho, Romagnoli, Vukcevic (Pereirinha aos 66') e Izmailov (Purovic aos 66');
Djaló e Liedson.

Para minha surpresa e contra as minhas expectativas, Paulo Bento colocou novamente Miguel Veloso como central. Sim, eu sei, a sua posição de origem - na formação - é essa, mas não tem sido como central que o jovem jogador tem atraído as atenções de grandes clubes europeus (pelo que se tem ouvido). Obviamente, quem perde com isso é o meio-campo e, logicamente, toda a equipa. Marian Had fez a sua estreia como titular.

O Sporting até entrou bem no jogo, mas rapidamente o Nacional equilibrou e passou "a comandar" as operações, tendo até marcado um golo ao minuto 7... golo esse que foi prontamente anulado - e bem anulado! - por fora de jogo de Cássio.

O Nacional usou e abusou dos remates de longe, tendo um deles obrigado Stojkovic a uma defesa de recurso. Mas embora os comentadores da TVI dissessem "cobras e lagartos" da capacidade de pressão do Sporting, a verdade é que o Nacional não teve grandes oportunidades de golo, pese embora as "liberdades" concedidas. Mas não deixa de ser verdade que Miguel Veloso faz falta no meio-campo da equipa leonina...

O Sporting também acabou por só ter uma verdadeira oportunidade de poder marcar na 1.ª parte, num remate de cabeça de Djaló, que Benaglio defendeu em grande estilo.

Nos primeiros 15 minutos da 2.ª parte o "figurino do jogo" manteve-se, embora se tenha começado a ver um Sporting mais atacante, o que se veio a acentuar a partir do minuto 67, após as entradas de Purovic e Pereirinha e uma subida de Miguel Veloso no terreno.

Ao minuto 71 Ronny obriga Benaglio a fazer uma grande defesa para canto.
Ao minuto 74 é Djaló a fazer um bom remate, para nova boa intervenção do GR do Nacional. O Sporting atacava mais, o Nacional defendia bem e contra-atacava com algum perigo, aproveitando os espaços concedidos pela equipa leonina. E foi num conta-ataque, ao minuto 84, que o Nacional poderia ter marcado, não fosse a excelente/brilhante defesa de Stojkovic.

Na resposta, ao minuto 85, o Sporting construiu uma das melhores jogadas do seu ataque, com Liedson a conseguir aparecer em posição privilegiada para obter o golo... mas a rematar ao lado. O salto que dei no sofá, juntamente com o gesto de desespero que fiz, fizeram voar os meus óculos pela sala... LOL

Já nos descontos, em desespero de causa, os jogadores do Sporting correram, jogaram e remataram mais e Abel, Purovic e João Moutinho fizeram brilhar Benaglio, que manteve a sua baliza inviolável.

Normalmente até sou calmo a ver os jogos, principalmente quando o faço sozinho. Contudo, hoje fartei-me de saltar no e do sofá, fartei-me de chamar "burros" aos jogadores do Sporting... e quase desesperei! Não foi o pior jogo que já vi o Sporting fazer... mas este tem um bom lugar no ranking dos "jogos de merda".

Ao Paulo Bento apenas peço que "abra os olhos"! Se não confia no Gladstone e no Paulo Renato como opções válidas para a posição de central.. então que vá aos juniores buscar o Jorge Abreu.
Também não? Caraças... então tem de ser mesmo o Miguel Veloso a central?
Então... caro mister... pegue no Adrien Silva e ponha-o a fazer "de Miguel Veloso"... o João Moutinho a fazer "de João Moutinho"... e jogue apenas com o Vukcevic. Ou o Izmailov. Os dois juntos... não!

O Nacional fez um bom jogo. Benaglio esteve muito bem, assim como o estreante júnior Igor Pita. Também gostei de Fellype Gabriel, mas a esse já o estou a imaginar ao lado do Paulo Assunção e do Adriano... ou então a trocar de lugar com o... Miguelito! :)

Para terminar, apenas queria lembrar, principalmente aos comentadores da TVI, que não basta a uma equipa rematar vinte vezes... a mais de 30 metros da baliza adversária. Também dá jeito dar trabalho ao GR... ou seja, acertar na baliza! Se fosse rugby - que pena, era futebol! - o Sporting tinha saído da Choupana com uma abada! :)

Etiquetas: , ,