Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

quinta-feira, maio 19, 2005

A crónica do Gein

Quanto vale um título?

Vem a pergunta a propósito do recente comunicado da claque portista SuperDragões. Grosso modo (mais ainda que o próprio comunicado), os Ultras portistas vêm "convidar" os adeptos do clube a descerem aos Aliados para comemorar... independentemente do resultado da equipa. E não há que temer, já que os rapazes "zelarão pela segurança de todos os adeptos do FC Porto que se dirigirem ao local".

O objectivo é claro: impedir ou manchar uma possível festa encarnada, seja através de confrontos entre adeptos ou, como já li por aí, tentando que seja a polícia a fazê-lo por eles.
Não tão claro é o resultado, mas sou obrigado a temer o pior. Depois de 11 anos de jejum, não é possível explicar o nível de ansiedade dos benfiquistas, e a festa do título (a acontecer) será enorme e incontrolável. Será também muito mais fácil de "incendiar", e este comunicado só ajuda, já que benfiquistas de todo o país estão a planear deslocar-se ao Porto apenas devido à provocação da claque portista. E se li isto dos adeptos normais, imagino o que acontecerá com as claques vermelhas (que também não são santas).

Para terminar, respondo à pergunta que coloquei. Digo sem reservas que um título não vale sangue dos adeptos (de qualquer lado), e é isso que temo no nosso dia de glória.

Que o bom senso impere de ambos os lados, e que ao fim de 34 jornadas seja possível uma verdadeira festa.

    ** Gein **

Etiquetas: , ,

7 Comments:

  • Dizem que o bom senso é a qualidade que melhor está distribuída entre os seres humanos! Eu, cada vez mais, duvido que assim seja! No caso do futebol, ou as claques (ou a maioria delas) são mesmo a excepção que confirma essa regra, ou então são a prova mais evidente que, nos dias de hoje, bom senso é algo que está em vias de extinção!

    O Benfica precisa de jogar ao mais alto nível para ganhar ou empatar. Essa deve ser a primeira grande preocupação dos benfiquistas! Aliás, tem de ser, também, a primeira grande preocupação dos portistas! Os festejos... espero que quem manda na segurança deste país saiba tomar providências!

    Eu apenas gostava de dizer que das coisas de que mais orgulho algum dia senti foi da forma como os 2 últimos títulos do Sporting foram festejados, na globalidade!

    By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, maio 19, 2005 11:16:00 da tarde  

  • O meu sócio deu hoje os bilhetes que tinha para o Bessa precisamente por não se sentir seguro em ir lá ver o jogo com a namorada e família!

    By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, maio 19, 2005 11:30:00 da tarde  

  • De baixo nível.

    Ao nível que já nos habituaram.

    Casos de polícia e não vejo ninguém fazer nada.

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, maio 20, 2005 12:04:00 da tarde  

  • Bem, eu vejo a situação por dois primas:
    - o primeiro: ainda não aconteceu nada e não podemos condenar à partida uma festa, por isso acho que está a existir um excesso de drama com a questão.
    - o segundo: se a claque for propositadamente com o objectivo de manchar a (suposta) festa dos benfiquistas, estamos perante um crime que deve ser condenado nos mais altos cargos da claque, assim como por quem apoia (financeiramente e não só) a claque dentro do clube.

    By Blogger António, at sexta-feira, maio 20, 2005 2:58:00 da tarde  

  • Hoje fui a Lisboa... e logo de manhã, no sentido sul-norte, vi passar uma coluna da GNR... com aqueles carros que têm canhões de água. Pensei logo que se dirigiam para o Porto, à conta destes "festejos" que se preveêm "complicados"! Posso estar enganado... :/

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, maio 20, 2005 7:28:00 da tarde  

  • Ou era por isso ou era por causa dos ciganos em Coruche!

    By Anonymous Anónimo, at sábado, maio 21, 2005 8:58:00 da manhã  

  • Também eu que tenho bilhete para ir ao Bessa e não vou, prefiro em caso de festa acabar por festejar no marques e esperar a chegada da equipa a Lisboa. Isto não devia ser assim. Vamos esperar que tudo corra pelo melhor.

    By Blogger Cobra Ana, at sábado, maio 21, 2005 1:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home