Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

terça-feira, maio 20, 2008

Sporting - 2 Porto - 0



(Taça de Portugal - Final)

O Sporting jogou com:

Rui Patrício;
Abel (Tiuí aos 91'), Tonel, Polga e Grimi;
Miguel Veloso, Moutinho, Izmailov (Pereirinha aos 75') e Romagnoli;
Derlei (Gladstone aos 113') e Djaló.

O jogo teve 120 minutos e foi decidido por Tiuí, que marcou aos 110 e 117 minutos.

Foi uma vitória justíssima do Sporting, que jogou melhor do que o Porto e criou mais oportunidades de golo... que, infelizmente, só apareceram no prolongamento. Mas o Sporting já no tempo regulamentar tinha justificado a vitória. Basta dizer que, para mim, o GR Nuno Espírito Santo foi o melhor elemento da equipa portista, o que já diz muito do que foi o jogo. E o jogo mostrou o Sporting como "equipa", a atacar com convicção e a defender com acerto, com determinação e garra em todo o jogo.

Li muitos comentários de portistas que justificam a derrota da sua equipa pela má arbitragem de Olegário Benquerença. É certo que ele cometeu alguns erros, não mostrando alguns cartões amarelos a jogadores do Sporting, por exemplo. Mas isso também é verdade para alguns jogadores portistas. Também é verdade que a preceder o 1.º golo de Tiuí houve uma possível falta de Polga sobre Lisandro, que muitos portistas dizem que foi penaltie. Tão mal habituados eles andam... que até já "pedem" penalties para lances que ocorrem FORA da área. Deve ser um hábito que lhes vem do tempo em que Vítor Baía defendia com as mãos fora da área... ou foi a lembrança de um penaltie que Bruno Paixão marcou contra o Sporting, num jogo com o Marítimo, numa falta que Polga cometeu FORA da área. Enfim...

Depois dizem que o Sporting marcou na sequência desse lance e que isso foi determinante. Mas, ó meus amigos... aquele lance recomeçou com um PONTAPÉ DE BALIZA na área do Sporting... tal como acontece dezenas de vezes num jogo de futebol. Imaginem o tempo que mediou entre o lance de Polga e o golo de Tiuí. Atenção: não foi um golo marcado com a mão ou em fora-de-jogo... foi um lance normal após uma pontapé de baliza. Desculpem lá a insistência... :)

Bem... mas o que eu também vi foi a equipa de arbitragem a anular um golo limpo de Romagnoli, ao minuto 40. Já sei que os meus critérios podem ser discutíveis, mas este erro é bem mais grave do que qualquer outro de que os portistas se queixam. Adiante!

O que eu vi também foi, para além das faltas de Grimi que os portistas mencionam, Quaresma a tentar rodopiar com a bola, a falhar completamente e a acertar com o braço na garganta de João Moutinho. Também vi duas cotoveladas de Bruno Alves, uma delas a Djaló mesmo no interior na área portista, o que daria penaltie e expulsão. Mas isso fui só eu que vi... é claro... :)

Logo a seguir ao lance entre Quaresma e Moutinho, há um lance de possível penaltie na área do Sporting, num "choque" envolvendo Lisandro. E se digo "possível" é porque me estou a lembrar da "lógica" usada pelos portistas, quando esse "tipo de lances" acontece com... Liedson. :)

De imediato há uma entrada arrepiante de João Paulo, a pés juntos, sobre Moutinho... e o árbitro não tem a mínima dúvida em expulsar o jogador portista. Este agarrou-se ao árbitro e empurrou-o com o peito... outra coisa que "eles" acham que podem fazer e passar impunes! Pelo menos não "perseguiram" o árbitro pelo campo fora como um dia vimos acontecer com José Pratas! :) Adiante...

O jogo teve, portanto, muitos lances complicados para a equipa de arbitragem decidir... e acho incompreensível que muitos portistas "esqueçam" que o Porto foi claramente inferior ao Sporting, neste jogo. Apesar de o Sporting chegar a esta Final com mais jogos do que o Porto, foi a equipa leonina a apresentar mais "frescura física" e mais "engenho e arte" na procura da vitória, que é justa!

Acho mesmo que muitos portistas têm "memória curta" no que aos árbitros diz respeito. Por exemplo, eu ainda hoje estou para perceber como é que o Olegário Benquerença, num jogo entre Porto e Sporting numa meia-final da Taça em 22/03/2006, conseguiu não expulsar o Pepe num lance com Liedson, em que o agora luso-brasileiro cortou a bola com a mão (já não falo em penaltie porque a bola estava um "centímetro" fora da área... lol) e mais tarde conseguiu expulsar Caneira, "escolhendo-o cirurgicamente" de uma molhada de jogadores que discutiam e se empurravam mutuamente! Lembro que pouco depois o Quaresma, pela ala onde "deveria" estar Caneira, conseguiu a jogada que lhes deu o golo do empate, num jogo que o Sporting jogou todo o prolongamento em inferioridade numérica e só saiu derrotado nos penalties, tendo Vítor Baía atirado a bola à cara de Ricardo, insultando-o no fim, quando festejava. "Estórias" que ficam para a História... :)

E o que fica para a História é que o Sporting venceu mais uma Taça de Portugal, tendo derrotado Benfica e Porto, respectivamente na meia-final e na final. Nada mau para uma equipa que "não joga nada" e que tem um orçamento muito inferior aos adversários citados!

Entretanto, um conselho final aos portistas: continuem a "bater" no árbitro... e "batam palmas" ao vosso treinador e às suas opções tácticas! É um "bom consolo"... :)

Etiquetas: , ,