Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Mau lançamento que deu golo



Lei 15: Lançamento Lateral
Execução
No momento do lançamento lateral, o executante deve:
- Fazer frente ao terreno;
- Ter, pelo menos parcialmente, os dois pés sobre a linha lateral ou sobre a faixa de terreno exterior a esta linha;
- Segurar a bola com as duas mãos;
- Lançar a bola por detrás da nuca e por cima da cabeça.


************************

Talvez seja verdade que só se fala deste lance porque, na sequência dele, o Benfica marcou golo, contando ainda com a "colaboração" do GR da Naval, que andou "aos papéis"!

Podemos passar horas a discutir se o jogador Binya, do SLB, fez ou não um mau lançamento... e, na minha opinião, o lance é irregular.

Mas este lance fez-me lembrar outros. Há quem fale muito de um lançamento de Fucile, num jogo "Porto vs Benfica"... eu lembrei-me daquele célebre "corte ou atraso" de Polga para Stojkovic... mas também me ocorreu que, por causa de uma possível falta a meio campo, num jogo "Sporting vs Vitória de Guimarães", até crónicas se escreveram a dizer que o Sporting tinha sido "levado ao colo", já que, depois da jogada ter seguido e ter passado por vários jogadores leoninos, o golo aconteceu na baliza do Vitória. E, é claro, também há aquele lance de Nani num jogo "Nacional vs Sporting"... já para não esquecer aquele outro em que a bola entrou "2 metros" na baliza de Ricardo, num "Sporting vs União de Leiria"... mas em que o possível fora-de-jogo de Maciel, a anteceder esse, é motivo para mais discussão... hehehe...

Não não faltam lances que qualquer adepto, conforme "a cor", não possa dizer que foi absolutamente determinante para o desenlace de um jogo, certo?

Será este um desses casos? É que, também no mesmo jogo, os jogadores da Naval queixam-se que ficou uma grande penalidade por marcar, por falta sobre João Ribeiro. Vale a pena discutir... ou isso fica apenas para o lance que envolveu Nélson e Tiuí? :)

Mas... valerá a pena discutir este lance? A Lei 15 existe... mas faz sentido... ou só de vez em quando?

O que é pena é estas "cenas" acontecerem, seja lá qual for o clube envolvido. O erro faz parte do jogo... mas - há quem o diga! - a corrupção também! Saber onde acaba um e poderá começar o outro... uffff... acho que nem o "Apito Dourado" ou todos os sucedâneos que possam existir um dia o esclarecerá!

Etiquetas: