Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

domingo, janeiro 27, 2008

Sporting - 2 Porto - 0



(17.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Rui Patrício;
Pereirinha, Tonel, Polga e Ronny;
Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli (Farnerud aos 75') e Izmailov;
Vukcevic (Gladstone aos 89') e Liedson (Celsinho aos 93').

O Porto começou muito bem o jogo, com Lucho a ter uma oportunidade logo no 1.º minuto de jogo.
O Sporting foi tentando reagir à "entrada de leão" da equipa portista e Pereirinha teve um bom remate por volta do sexto minuto, que Hélton segurou bem.
Logo a seguir Lisandro consegue marcar, mas o golo não é considerado válido, por fora-de-jogo. Muito bem assinalado!

O Porto continuou a criar jogadas de perigo e de golo, e Lucho começou a destacar-se como o grande perdulário da noite, pois rematou ao lado aos 9 minutos do jogo, o que foi recorrente durante todo o jogo.

Ao minuto 12, a concluir uma boa jogada de ataque, o Sporting marcou por Vukcevic, com a grande colaboração de Hélton, que "deu" um monumental frango! Soube bem...

Ao minuto 15 acontece mais uma boa jogada de ataque leonino e Izmailov consegue o 2.º golo. A TV demonstrou que no momento do centro de Pereirinha havia um fora-de-jogo de Vukcevic, que toca na bola antes do golo do jogador russo. Poderia/deveria ter sido assinalado, mas há que dizer que este "off side" não foi tão evidente como o de Lisandro, que estava mais adiantado. Seja como for, houve muita gente a "morder a língua", como o comentador convidado pela Antena 1 que tinha "previsto" que o Porto ia ganhar por 0-4! :)

Até ao final da 1.ª parte vários lances de possível golo do Porto foram acontecendo, como, por exemplo, mais um cabeceamento de Lisandro ao lado da baliza de Rui Patrício, ao minuto 28.

A 2.º parte teve "mais do mesmo", ou seja, o Porto a atacar muito (nem sempre bem) e o Sporting a defender com alguma solidez e muito sofrimento e a tentar o contra-ataque, o que também não conseguiu com a mesma eficácia da 1.ª parte.

Seria exaustivo nomear todas as oportunidades de golo de que o Porto dispôs. É verdade que dominou o jogo, é verdade que teve mais oportunidades de golo, mas também é verdade que não soube ser eficaz e que tanto o GR Rui Patrício (no seu primeiro clássico) como a defesa, onde o "adaptado" Pereirinha até esteve muito bem, também fizeram o seu trabalho com garra, determinação, concentração, boa atitude competitiva e alguma eficácia, sem esquecer o papel defensivo dos outros jogadores leoninos, incluindo Liedson. Os remates ao lado e por cima... também o Sporting os tem muitas vezes, com os adversários, nessa altura, a dizerem que o Sporting é composto de "nabos". Os tais que "quase ganham". Ora... o Porto hoje parece que também "quase ganhou"! :)

No fundo, ao Sporting não faltou humildade e solidariedade... e também não faltou a sorte que faltou em tantos outros momentos desta época, o que também poderia ser exaustivo escalpelizar. Basta lembrar, por exemplo, o golos sofridos pelo SCP já nos descontos e que as opções atacantes de Paulo Bento estão muito limitadas pelas lesões (Derlei, Djaló e Paéz, que ainda é junior e várias vezes teve de ser utilizado).

Jesualdo Ferreira não reconhece grande mérito à vitória do Sporting. Está no seu direito. Diz que o árbitro favoreceu o Sporting ao validar o 2.º golo. Também está no seu direito dizê-lo... mas foi pena ter-se esquecido que o Porto não conseguiu marcar nenhum golo, pese embora todas as oportunidades criadas e que isso também fez toda a diferença para e no jogo... e disso Carlos Xistra não tem qualquer culpa. Ou tem? Mas Jesualdo Ferreira poderia também ter-se referido ao seu guarda-redes Hélton, que "mamou" um golo pelo meio das pernas... mas eu também percebo que seja mais fácil desculpar-se com a decisão do Carlos Xistra e do árbitro assistente. Já agora, também é pena que se tenha esquecido de referir que no jogo da 1.ª volta o árbitro Pedro Proença beneficiou de forma decisiva a sua equipa em vários lances, incluindo no lance que deu origem ao golo único com que derrotou a equipa leonina.

Os problemas do Sporting não ficam resolvidos com esta vitória, mas a verdade é que o panorama de 11 pontos de atraso em relação ao 1.º lugar é bem melhor do que aquele panorama que parecia "inevitável", que era o Sporting ficar a 17 pontos e em situação difícil na luta pelo 2.º lugar.

De referir, para finalizar, que Pereirinha fez um jogo muito interessante e que Miguel Veloso voltou a fazer uma boa exibição, fazendo lembrar o jogador que já foi noutros momentos, principalmente da época passada. Oxalá seja "para ficar"...

Etiquetas: , ,

1 Comments:

  • Excelente análise, nada inclinada!

    O Pereirinha finalmente achou o seu espaço. Pena que quando o Abel voltar o Pereirinha tenha de ir para outra posição (e daí não sei). O Ronny também não esteve nada mal. O Tonel foi o mais fraco da defesa, com muita insegurança. Veloso esteve , assim Vukcevik. Ismailov, tirando o golo, passou ao lado do jogo. Liedson e Moutinho tiveram, como sempre activos, embora o levezinho tenha escapado à expulsão, tal como Bruno Alves. Ambas por "mau temperamento".

    Não entendo o porquê do Farnerud ainda jogar. É de um completo alheamento ao jogo!

    Cmptos e dá uma volta no meu (e de mais malta) blog de bola:

    http://cronicas-da-bola.blogspot.com/

    By Blogger António, at segunda-feira, janeiro 28, 2008 12:38:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home