Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

domingo, fevereiro 17, 2008

Sporting - 2 Estrela da Amadora - 0



(19.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Rui Patrício;
Abel (Pedro Silva aos 69'), Tonel, Polga e Ronny;
Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho e Celsinho (Romagnoli após o intervalo);
Liedson e Tiuí (Farnerud aos 78').

O Sporting apareceu com algumas modificações em relação ao "onze" que eu antevira: Ronny apareceu de novo na equipa em detrimento de Grimi; Izmailov nem no banco se sentou e apareceu Pereirinha como titular; Romagnoli ficou no banco e Celsinho mereceu de novo a confiança de Paulo Bento.
Face à lesão de Vukcevic, foi Tiuí o escolhido para acompanhar Liedson no ataque.

O Estrela começou o jogo ao ataque, parecendo que remetia o Sporting para a sua defesa. Mas logo de imediato o Sporting demonstrou que não estava ali para fazer papel de dominado. O árbitro, entretanto, mostrou cartão amarelo a Abel por uma falta que se pode atribuir mais ao estado do terreno, para, logo a seguir, não agir do mesmo modo com um jogador do Estrela que cometeu falta sobre Tiuí. Enfim... "mais do mesmo"!

Ao minuto 17 João Moutinho marcou um grande golo, colocando o Sporting em vantagem e dando "tranquilidade" à equipa.

Mas a verdade é que essa "tranquilidade" não foi sinónimo de "domínio", pois o Estrela foi conseguindo equilibrar o jogo e obrigou Rui Patrício a fazer uma ou duas boas defesas.

Faltavam 5 minutos para o fim da 1.ª parte quando Hélder Cabral viu o 2.º cartão amarelo por falta sobre Liedson e foi expulso. Nada a dizer quanto à justiça da decisão!

O Sporting jogou o suficiente para "justificar" estar a vencer ao fim da 1.ª parte, mas a verdade é que as mudanças efectuadas no "onze" mais habitual fizeram-se sentir em termos de "futebol jogado" e "inspiração".

A 2.ª parte, já com Romagnoli e Hugo Carreira em campo, começou com o mesmo equilíbrio que já se tinha verificado em largos momentos da 1.ª parte, com lances de relativo perigo em ambos os meios-campos.

Corria o minuto 55 quando Nélson rasteirou Tiuí, após passe de Moutinho, num daqueles lances "clássicos" que qualquer árbitro assinalaria. Nélson foi expulso, Pedro Alves entrou (saiu Mateus)... e Polga atirou a bola para a bancada. Já tínhamos assistido a isto em outros jogos... :/

Pouco depois Tiuí permitiu uma excelente defesa a Pedro Alves... que voltou a brilhar a remate de Romagnoli minutos depois. É o que se pode dizer: "uma entrada de leão"! :)

O Sporting jogava "a passo", sentindo que o jogo estava resolvido e que havia que guardar forças para o jogo com o Basileia. Por seu lado, o Estrela também não criava perigo... tanto que Paulo Bento pôde colocar em jogo o brasileiro Pedro Silva, que ainda não tinha alinhado neste campeonato... e Farnerud, que voltou a ser assobiado.

Entretanto, cerca de 1 minuto antes da entrada do sueco, após uma "fífia" de Pedro Alves, Liedson marcou, o que já não acontecia há muito tempo, em jogos da BwinLiga (9 jogos?)

Até ao fim do jogo, o Sporting carregou... rematou... mas a eficácia foi "zero"... até porque Pedro Alves, entre "brindes" e boas defesas, também não permitiu mais que a sua baliza fosse "violada"!

Foi uma vitória natural da equipa que mais fez por vencer, desta vez sabendo capitalizar os erros do adversário e - quiçá -, a sua falta de ousadia. De entre os jogadores que se exibiram positivamente, destaco João Moutinho, quer pelo excelente golo marcado, quer pelo que jogou e fez jogar.

Etiquetas: , ,

1 Comments:

  • Leis do Jogo não se cumprem na Figueira da Foz

    Hoje na Figueira da Foz, as Leis de jogo foram claramente desrespeitadas, levando a que o resultado fosse viciado.

    Lei 15: Lançamento Lateral
    Execução
    No momento do lançamento lateral, o executante deve:
    - Fazer frente ao terreno;
    - Ter, pelo menos parcialmente, os dois pés sobre a linha lateral ou sobre a faixa de terreno exterior a esta linha;
    - Segurar a bola com as duas mãos;
    - Lançar a bola por detrás da nuca e por cima da cabeça.

    Lei 14: Pontapés de Grande Penalidade
    Um pontapé de grande penalidade deve ser assinalado contra a equipa que cometa, dentro da sua própria área de grande penalidade e no momento em que a bola esteja em jogo, uma das 10 faltas punidas com pontapé livre directo:
    - Dar ou tentar dar um pontapé num adversário;
    - Passar ou tentar passar uma rasteira a um adversário;
    - Saltar sobre um adversário;
    - Carregar um adversário;
    - Agredir ou tentar agredir um adversário;
    - Empurrar um adversário;
    - Entrar em tacle sobre um adversário para se apoderar da bola tocando nele antes de a jogar;
    - Agarrar um adversário;
    - Cuspir sobre um adversário
    - Tocar deliberadamente a bola com as mãos (excepto o guarda-redes dentro da sua área de grande penalidade.

    http://bola-na-trave.blogspot.com/

    By Blogger Peyroteo, at segunda-feira, fevereiro 18, 2008 12:26:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home