Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sábado, setembro 29, 2007

Benfica - 0 Sporting - 0



(6.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Stojkovic;
Abel, Polga, Tonel e Ronny;
Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli e Vukcevic (Farnerud aos 69');
Djaló (Celsinho aos 84') e Liedson.

O jogo começou com o Benfica ao ataque, criando duas situações de algum perigo. Mas logo ao minuto 3 o Sporting reagiu e Miguel Veloso teve um remate potente, de longe, que Quim defendeu para a frente e ao qual Vukcevic não conseguiu dar a melhor direcção. A partir daí as jogadas de ataque foram-se sucedendo, bem como os remates a ambas as balizas.
Ao minuto 15 já Léo tinha cometido 3 ou 4 faltas, o que demonstrava que era o lado direito do ataque leonino aquele que criava mais dificuldades ao Benfica. Mas era ainda o Benfica, nesta altura, a dominar mais o jogo e conseguir rematar mais vezes.

Ao minuto 20 Romagnoli esgueirou-se para a área do SLB e sofreu um toque de Katsouranis. Era penaltie... mas o árbitro Pedro Henriques mandou seguir! É a partir daí que o Sporting passa a dominar mais e a conseguir equilibrar o jogo, criando também algumas situações de remate que Quim foi resolvendo. Nessa altura os mais perdulários foram Djaló, Vukcevic e Romagnoli. A 1.ª parte não terminou sem antes Luisão dar uma cacetada em Djaló, com direito a cartão amarelo.

A 2.ª parte começou com mais domímio do Benfica, com mais ataques e remates a obrigar a cortes atentos da defesa leonina, bem como defesas de Stojkovic... mas lentamente o Sporting respondeu e quase marcou por Tonel, na sequência de um canto, ao minuto 52.

Pouco depois foi a vez do Benfica criar uma das melhores oportunidades de golo de todo o jogo, com Rui Costa a rematar forte, Stojkovic a defender para a frente e Nuno Gomes a atirar ao lado, a centímetros do poste.
Nos minutos seguintes é ainda o Benfica a conseguir atacar mais, mas sem criar verdadeiras situações de aflição para a baliza de Stojkovic, que nunca precisou de se aplicar a sério, nesta fase do jogo.

Chegados ao minuto 71... mais uma "cena gira da arbitragem portuguesa": Katsouranis, ao tentar dominar a bola, fá-lo com a ajuda do braço, já dentro da grande área. Era penaltie! O árbitro assistente dá essa indicação a Pedro Henriques... que após uma grande pressão dos jogadores e uma "pequena reunião" com o dito assistente (não sei se também houve alguma circular interna previamente) acaba por decidir o lance com... bola ao solo! Exacto, bola ao solo! No jogo anterior do Benfica, na Taça da Liga, um corte de cabeça de um jogador do Estrela foi transformado em penaltie... e agora um jogador do SLB "ajeitar a bola com o braço na área"... é "bola ao solo"! Formidável!

O Sporting teve ainda algumas jogadas de perigo... o Benfica também... mas o resultado não se alterou.

Já nos descontos, Moutinho derrubou Adu (pareceu-me ligeiramente fora da área... espero poder rever) reclamou-se penaltie... mas Pedro Henriques, que já tinha perdoado dois penalties ao Benfica, resolveu que não valia a pena fazer nova "bola ao solo"... e deixou seguir a jogada!

De realçar apenas a estreia de Celsinho na equipa leonina, que no pouco tempo que jogou sofreu 3 faltas... sem que nenhuma delas tivesse sido assinalada. Na última, inclusive, pareceu-me que ficou a sangrar da boca. Foi um bom "baptismo" no futebol português...

Romagnoli fez mais um jogo formidável, Polga igualmente... Liedson anda "com sono" e Djaló continua a fazer-me dar grandes pulos do sofá... pulos... de fúria! É certo que esteve em muitas das jogadas de maior perigo do ataque leonino... mas a eficácia... e o pragmatismo... têm sido "zero"!

Entretanto... o 1.º lugar está cada vez mais distante!... Não se ponham a pau, não!...

PS. Vi o jogo por um canal espanhol. A certa altura, após uma falta de Rui Costa sobre Liedson, merecedora de cartão amarelo, cartão esse que não viu, os comentadores estranharam a decisão do árbitro... e um deles disse que devia ser por "Rui Costa ser um monumento português" (risos)! Já o Abel não teve a mesma sorte de Rui Costa... e, já agora, de Léo, que deve ter sido o jogador em campo que mais faltas cometeu (as do Luisão e do Edcarlos... poucas foram assinaladas)!...

Etiquetas: , ,

1 Comments:

  • Por falar em faltas: quantas fez o Katsouranis? Não o viste agarrar o J Moutinho quando ia lançado para o contra-ataque, mesmo nas barbas do árbitro? Marcou a falta, mas o amarelo ficou no bolso!

    By Anonymous Anónimo, at domingo, setembro 30, 2007 1:11:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home