Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

domingo, setembro 16, 2007

Estrela da Amadora - 0 Sporting - 2



(4.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Stojkovic;
Abel, Polga, Tonel e Ronny;
Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic (Pereirinha aos 87') e Romagnoli (Farnerud aos 59');
Purovic (Djaló aos 73') e Liedson.

O Sporting apresentou de início Simon Vukcevic, no lugar do que já vinha sendo o habitual titular: Izmailov. A substituir o outro habitual titular no ataque - Derlei - entrou Purovic.

A equipa leonina entrou melhor no jogo, com Purovic a assistir Liedson para o 1.º golo, logo aos 8 minutos, depois de ter recebido a bola vinda de uma jogada dividida, mas em que o último a tocá-la foi o jogador leonino. [*]

Os ataques e os remates foram-se alternando, com ligeiro ascendente do Sporting, que viu um golo de Purovic ser anulado, por volta do minuto 26, por fora-de-jogo, tal como já tinha acontecido com Liedson logo no 1.º minuto. Aliás, Purovic "caiu" em posição irregular demasiadas vezes na 1.ª parte.

Pouco depois, ao minuto 29, a culminar uma jogada de Abel, o Sporting fez finalmente o 2.º golo, por Vukcevic. Era o corolário de uma entrada forte e pragmática do Sporting, sempre atento às falhas da equipa adversária.

O Estrela reagiu e num lance de bola parada, por Mateus, tentou o golo, mas sem sucesso. Pouco depois foi Tiago Gomes a rematar à baliza leonina... novamente sem sucesso. O Sporting controlava a situação "com tranquilidade".

A terminar a 1.ª parte, Abel sofre penaltie de Maurício. Tudo apontava para que fosse essa a decisão do árbitro Paulo Pereira.. mas depois... porque "eles" têm de continuar a ser ridículos e a colocarem o nome do Sporting no meio do "folclore" em que se transformou o futebol português, foi Abel a ser duplamente penalizado, pois para além da cacetada recebida, também "recebeu" o cartão amarelo, pois alguém entendeu que Abel simulou a grande penalidade.

A 2.ª parte começou com o Sporting a tentar criar perigo, com Liedson a cabecear ao lado da baliza estrelista e a rematar, um pouco mais tarde, para defesa de Nélson.

Com o Sporting a não querer acelerar muito o jogo, controlando-o longe da sua área, o Estrela tentava reagir ao resultado adverso, mas sem criar oportunidade de golo.

Foi o Sporting, novamente por Liedson, a quase fazer o 3.º golo, corria o minuto 57. Logo a seguir, ao minuto 59, depois de mais uma tentativa de golo do Sporting, com Ronny e Liedson, entra Farnerud, substituindo Romagnoli. Parecia estar no horizonte de Paulo Bento o jogo contra o Manchester.

O Estrela, em mais um lance de bola parada, aproxima-se da baliza leonina... mas, mais uma vez, sem grande sucesso... assim como não teve sucesso um forte remate de Ronny à baliza de Nélson.

A castigar falta sobre Vukcevic, que até pareceu ser dentro da área (shiuuuu, não digam nada...), falta essa que deu cartão amarelo ao jogador estrelista que cometeu a falta, novamente Ronny a cobrar o livre... novamente sem sucesso, pois a bola esbarrou na barreira.

Assistia-se a um jogo animado e dividido, até que Moses, que no jogo da época passada se fartou de dar cacetada nos jogadores leoninos, acertou na cabeça de Stojkovic, mas desta vez sem que se lhe possam apontar responsabilidades, já que foi o GR a baixar demasiado a cabeça. Ficou atordoado, foi assistido, mas continuou em jogo.

Os minutos seguintes foram de algum ascendente estrelista, quando Yannick Djaló já tinha entrado em campo, substituindo Purovic. Luís Aguiar entrou também para a equipa estrelista e tentou logo o golo, num lance de bola parada, mas sem sucesso, pois Stojkovic defendeu. E foi o Sporting, logo a seguir, a quase obter o 3.º golo, na sequência de um bom lance de João Moutinho.

O Estrela, por força de alguma "gestão de esforço" por parte dos jogadores do Sporting e em resultado de uma subida do rendimento, com a entrada de Luís Aguiar, conseguiu dar a impressão de que o jogo estava equilibrado e de que poderia chegar ao golo. Pura ilusão!

Quase a terminar o jogo, entrou Pereirinha, que lentamente, jogo a jogo e minuto a minuto, vai acumulando alguma experiência e mostrando que é sempre uma opção válida a considerar, pelo menos para o treinador Paulo Bento, que vê nele qualidades suficientes, quer defensivas, quer atacantes, para o manter no plantel.

Bom jogo e vitória justa do Sporting, que mantém a distância para os seus principais adversários.

[*] Depois de ver novamente o resumo do jogo, nomeadamente o da TVI, fiquei com a certeza absoluta de que foi um jogador do Estrela o último a tocar a bola... ao contrário do que, por exemplo, Jorge Coroado disse aos microfones da Antena 1 durante o jogo.

Etiquetas: , ,

4 Comments:

  • O Sporting venceu sem dificuldades, mas ficaram dois penalties por assinalar a seu favor!

    By Anonymous Anónimo, at domingo, setembro 16, 2007 8:09:00 da tarde  

  • É o Apito Verde: o Sporting foi vergonhosamente ajudado no primeiro golo. Se não fosse isso, perdiam por 3. Vergonha! Apito Verde já!

    By Anonymous Anónimo, at domingo, setembro 16, 2007 8:13:00 da tarde  

  • O que é um facto é que, à custa de dois erros grosseiros do ábitro (duas grandes penalidades por assinalar), a equipa do Sporting – que, a poucos dias de receber o Manchester United, nem precisou de “meter o pé”, ao contrário do que preconizara Paulo Bento – foi impedida pelo árbitro de obter uma vitória bem mais robusta e susceptível de aumentar ainda mais os níveis de confiança. Porque os roubos não devem ser denunciados só quando não se ganha, impõe-se uma reacção forte de Filipe Soares Franco contra este "sistema", que continua pujante, apesar do "Apito Dourado". Porque, se o jogo tivesse ficado empatado a zero golos, não se falaria em outra coisa e até apareceria alguém do Sporting a pedir a sua repetição, como já aconteceu...

    By Blogger LEÃO DA ESTRELA, at segunda-feira, setembro 17, 2007 12:31:00 da manhã  

  • Exactamente, Leão da Estrela. Se bem me recordo de uma das críticas que os adversários do SCP costumam fazer ultimamente, à falta de maiores e melhores argumentos, é a de que os sportinguistas justificam as derrotas com os erros do árbitro. Bem... hoje a vitória foi tranquilíssima, ninguém está a desculpar uma derrota. Mas factos são factos... e quando eles se tornam um padrão... grosseiro e ridículo... só tem mesmo é de ser denunciado/recordado!

    A cena da não marcação do penaltie sobre o Abel e a amostragem do cartão amarelo ao mesmo jogador devia constar daqueles "apanhados" dos momentos mais hilariantes do desporto... e devia constar dos compêndios da arbitragem portuguesa como um exemplo paradigmático de "COMO NÃO PROCEDER".

    Ó cartridge: não bebas tanto, rapaz! :)

    By Blogger NP66, at segunda-feira, setembro 17, 2007 1:03:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home