Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

quinta-feira, setembro 13, 2007

Portugal - 1 Sérvia - 1

(Apuramento Euro 2008)

Quando Simão marcou o golo que acabou por ser o único da selecção portuguesa, senti que seria uma noite tranquila e que Portugal venceria sem grandes dificuldades. Mas com o desenrolar dos acontecimentos, fui perdendo essas ilusões!

E que grande balde de água fria... sofrer um golo em fora-de-jogo, a poucos minutos do fim do jogo!...

Por acaso, quando vi Nuno Gomes, ao minuto 20, completamente sem oposição, a enviar a bola ao poste... e depois Deco a proporcionar uma excelente defesa a Stojkovic, tive um mau pressentimento e disse ao meu compadre, com quem via o jogo: "se não marcamos "isto"... não marcamos mais"! E quando vi que Portugal, na 2.ª parte, "abusava" do contra-ataque, mas sem criar grandes oportunidades de golo, tive outro mau pressentimento... que se viria a confirmar: "eles" iam marcar... e embora de modo ilegal, marcaram!

O final... bem... aquele final de jogo foi terrível: os sérvios marcaram em fora-de-jogo, o jogo prosseguiu e pouco depois eles atiram a bola fora para um deles ser assistido, os portugueses não devolvem a bola e gera-se uma enorme confusão, que culmina com uma tentativa de agressão de Scolari a Dragutinovic... que antes lhe tinha batido na mão... ele que já nem devia estar em campo por uma entrada "de sola" sobre Petit.


(parece que o indicador de Scolari toca na cara do sérvio)

O que vemos os "jornaleiros" portugueses fazer, entretanto?

Condenarem veementemente a arbitragem de Markus Merk e seus auxiliares? Não me parece...
Condenarem as atitudes agressivas e provocações de Dragutinovic? Não me consta...
Mostrarem uma imagem onde se mostre Dragutinovic a bater na mão de Scolari? Não vi nenhuma...

Simplesmente... "atiram-se" a Scolari, vasculham o seu passado à procura de "podres", antecipam-se à própria UEFA e unem as suas vozes à do treinador espanhol Clemente que exige que o treinador brasileiro abandone o futebol!...

Deveriam eles escamotear os factos, então? É óbvio que não... mas a verdade é que ainda não vi nenhum deles fazer o fiel retrato e o correcto enquadramento do que se passou. Ao invés, já avançaram com o julgamento e com a condenação... o que não acredito que fizessem se a tentativa de agressão - mutatis mutandis - tivesse sido feita por Moutinho, Simão ou Cristiano Ronaldo!

Mais do mesmo... enfim!...

Entretanto, Portugal já ficou fora do Euro 2008? É óbvio que não... mas a pressão feita pelos "media" é tão terrível quanto ridícula!...

Eu ainda acredito que Portugal se vai qualificar, apesar de todo o "circo mediático". Mas é óbvio que muita gente não vai perder esta oportunidade para "atar Scolari a um pinheiro a arder", mesmo que isso signifique "chamuscar" a Selecção Portuguesa.

Quanto a mim, que condeno o gesto e a atitude de Scolari, apenas peço bom-senso e sentido de proporcionalidade.

Etiquetas: ,