Sporting - 1 Belenenses - 0
(3.ª jornada)
O Sporting alinhou com:
Stojkovic;
Abel , Polga, Tonel (Djaló aos 66') e Ronny;
Miguel Veloso (Vukcevic aos 57'), João Moutinho, Izmailov (Purovic aos 66') e Romagnoli;
Liedson e Derlei.
O Sporting começou o jogo com o mesmo "onze" com que tinha iniciado o jogo com o Porto, o que demonstra a confiança que Paulo Bento tem nestes jogadores, apesar da derrota verificada no Dragão.
Apesar do primeiro remate ter pertencido ao Belenenses, foi o Sporting a ter maior preponderância na parte inicial do jogo, embora o Belenenses tenha oferecido boa resistência. O Sporting foi criando e desperdiçando várias oportunidades (nomeadamente aos minutos 8, 16, 25 e 32)... mas acabou por ser Ruben Amorim, ao minuto 43, a rematar... ao poste da baliza de Stojkovic.
A primeira parte não terminou sem que acontecesse um lance que fez lembrar o lance que deu o golo ao Porto, no jogo anterior. Há uma bola dividida e um passe/corte de um jogador do Belenenses para a sua defesa (atraso?). Costinha recolheu a bola com as mãos... Xistra - bem, quanto a mim - mandou seguir. Porquê? Porque, na linha do que defendi ao longo da semana, não vi que existisse intencionalidade de atrasar a bola para o guarda-redes. Provavelmente Xistra não lê os mesmos livros que Pedro Proença! :)
A 2.ª parte começou com o Belenenses a atacar e a desperdiçar uma oportunidade de perigo. O Sporting procurou de imediato reagir... o que foi conseguindo.
Ao minuto 51 há uma jogada fantástica do ataque leonino, que culmina com um "chapéu" de Liedson a Costinha... com este a tocar no braço/peito do avançado e a cometer penaltie. Não deixa dúvidas a ninguém: Liedson foi impedido de fazer golo. Xistra marcou... e mostrou o cartão vermelho a Costinha.
Teve de entrar o guarda-redes Marco, por troca com Zé Pedro... que defendeu o penaltie chutado por Moutinho... e que, logo de imediato, defendeu outro remate de Liedson. Uma entrada em grande!
Poucos minutos depois entra Vukcevic... e o ataque do Sporting ganhou novo fôlego. A defesa do Belenenses continuou a sofrer ataques constantes... mas o golo não aparecia de maneira nenhuma. O Belenenses foi tentando reagir e controlar a bola, foi tentando alguns ataques, mas a pressão leonina era mais intensa e pertencia ao Sporting a maior parte das oportunidades de golo. Paulo Bento, a pouco mais de 20 minutos do fim do jogo arriscou mais, retirando um médio e um defesa central... e colocando em campo mais homens de ataque. O sufoco da defesa azul aumentou, na mesma medida que tinha aumentado a agressividade na forma de defender.
Ao minuto 76 Vukcevic sofre falta, mas consegue libertar-se, fica livre para iniciar o ataque... mas Xistra apita. Hilariante! É claro que quem não achou piada foi Vukcevic, que não entende esta decisão e atira com a bola ao chão, em protesto. Viu o cartão amarelo! Lá está... é mais fácil aos árbitros mostrar amarelos por este tipo de atitudes do que pela pancada que alguns dão nos adversários.
Se calhar um pouco irritado com tudo isto, Vukcevic continuou a tentar dar "show"... e ao minuto 80 consegue arrancar um centro perfeito, que culmina com um cabeceamento de Liedson para o golo da vitória. Respirou-se de alívio em Alvalade e o resultado ficava mais "justo".
O Belenenses ainda tentou chegar à baliza do Sporting, mas a maior parte do tempo que faltava jogou-se no meio-campo do Belenenses ou com a bola perfeitamente controlada pela equipa leonina.
Derby interessante e com a vitória a assentar bem ao Sporting, pois foi quem mais fez por vencer!
Etiquetas: Belenenses, BwinLiga 2007/2008, Sporting
3 Comments:
«Ao minuto 51 há uma jogada fantástica do ataque leonino, que culmina com um "chapéu" de Liedson a Costinha... com este a tocar no braço/peito do avançado e a cometer penaltie. Não deixa dúvidas a ninguém: Liedson foi impedido de fazer golo. Xistra marcou... e mostrou o cartão vermelho a Costinha.»
Isso é mentira, porque houve quem tenha tido e continue a ter, dúvidas! Quem não as teve, foi o jornalista da SIC Notícias, responsável pelos comentários do resumo do jogo de Alvalade, que disse claramente que não era...
Seria curioso, assistir a um jogo do Liedson em Inglaterra ou mesmo por cá, num pelado!
By Ricardo Chaves, at segunda-feira, setembro 03, 2007 2:26:00 da manhã
Bem, hoje de manhã vi um resumo do jogo na SIC Notícias... e devo dizer que a expressão que o jornalista usou foi "parece-me"! Não ouvi que ele dissesse claramente que não era, embora tenha deixado subentendida essa tese. Mas seja como for, ele apenas expressou a opinião dele... tal como o Coroado, em sentido contrário...
Mas confesso que não construo a minha opinião pelo que diz o jornalista da SIC ou o que diz o Coroado. Eu vi! Vi o Liedson a fazer um "chapéu" perfeito ao Costinha... o Costinha não tocou, nem de perto nem de longe, na bola, mas tocou, com o braço bem esticado, no peito do Liedson... aliás, com a mão aberta!
Se fosse em Inglaterra não era penaltie? Isso também depende do árbitro. Aliás, como cá!
Será que se fosse em Inglaterra o corte de Polga, o tal que ele fez no Dragão, seria também "livre indirecto"? Pois é, boa pergunta! É que não há respostas únicas e verdades absolutas! Porquê? Porque os lances, por mais que se queiram comparar e catalogar, ocorrem num determinado contexto e são "únicos"! E são interpretados por homens diferentes. Aliás, eu já vi o mesmo árbitro interpretar lances "semelhantes" de formas diferentes.
E nem foi preciso sair do mesmo jogo... :)
Já agora: o Porto marcou o segundo golo contra o Leiria, na sequência de um centro em que a bola já estava fora. Em Inglaterra seria golo ou não? Hehehe...
By NP66, at segunda-feira, setembro 03, 2007 8:47:00 da tarde
Já que citei o Coroado... já agora acrescento que também os ex-árbitros Soares Dias, Rosa Santos e António Rola foram unânimes em considerar que Costinha cometeu penaltie e foi bem expulso.
Opiniões que valem o que valem...
By NP66, at segunda-feira, setembro 03, 2007 11:56:00 da tarde
Enviar um comentário
<< Home