Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

quarta-feira, setembro 19, 2007

Sporting - 0 Manchester United - 1



(Liga dos Campeões - 1.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Stojkovic;
Abel, Polga, Tonel e Ronny (Pereirinha aos 75');
Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Vukcevic aos 55') e Romagnoli (Purovic aos 67');
Djaló e Liedson.

Escrevo com um sentimento acentuado de desânimo, pois o Sporting não "merecia" perder este jogo, já que na 1.ª parte desenvolveu um futebol interessante, criando oportunidades de golo suficientes para justificar pelo menos o empate. Van der Sar brilhou... exactamente porque teve trabalho para isso.

Mas a verdade é que, mesmo tendo o Sporting um elevado número de remates à baliza, acabou por não ser eficaz... e isso paga-se caro. O Manchester, que melhorou muito na 2.ª parte e que explorou bem o contra-ataque, demonstrou isso muito bem, por Ronaldo, ao conseguir finalizar com êxito uma das poucas oportunidades que tinha conseguido criar até então (minuto 62). Depois o Sporting arriscou um pouco mais, pôs à prova Van der Sar (ficou na retina o cabeceamento de Tonel, que depois levou com um pé do adversário na cara... a excelente defesa do holandês e o falhanço de Djaló na recarga), mas criou espaços que permitiram os contra-ataques do Manchester, que só não voltou marcar por mérito de Stojkovic, da defesa leonina em geral e do desacerto no remate de alguns jogadores como Saha.

O árbitro, sem ter influência no resultado, acabou por fazer passar a ideia aos jogadores do Sporting que não podiam "arriscar" muito. Qualquer toque num jogador do Manchester era assinalado como falta, o que já não acontecia com o Sporting, com a agravante de, logo ao minuto 15, ter sido mostrado cartão amarelo a Romagnoli, por suposta simulação, quando, na verdade, ele tinha sofrido falta. Toda a gente se lembrou do jogo anterior do Sporting, em que Abel sofreu penaltie que não foi assinalado e que, como se já não bastasse um erro, ainda viu o cartão amarelo.

Só admitindo este cenário é que posso perceber por que faltou, em alguns períodos de jogo, um pouco mais de garra e "agressividade" na abordagem de alguns lances por parte dos jogadores leoninos.

Polga, Ronny e Miguel Veloso estiveram muito bem, os outros, de modo geral, estiveram regulares. Esperava... talvez... um pouco mais de Izmailov e mesmo de Vukcevic, no tempo que jogou. Yannick Djaló tem-me "enervado" um pouco com o seu futebol "trapalhão", mas espero que ele possa rapidamente evoluir e mostrar um pouco mais as suas qualidades. Lembro-me que, num passado recente, Deivid, Romagnoli e Nani me deixavam com um sentimento semelhante... e a verdade é que eles depois "deram o salto"!

O relvado estava péssimo... tem de ser mudado rapidamente! Uma tristeza!...

Ficará na memória o gesto de Ronaldo, depois de marcar o golo, a pedir desculpa aos sócios do Sporting, clube que forma excelentes jogadores e profissionais, que não se esquecem de onde vieram e a quem devem muito do que hoje são. Escusados foram os assobios a Anderson... mas isso não mancha uma daquelas jornadas que promovem este grande espectáculo que é o futebol!

Etiquetas: , ,

1 Comments:

  • O Sporting voltou aos grandes jogos europeus, voltou a demonstrar que é uma boa equipa, mas voltou a falhar em detalhes importantes que decidem estes jogos. Lembro apenas dois lances distintos que evidenciaram a grande diferença entre as duas equipas. Primeiro detalhe: Cristiano Ronaldo chegou ao golo decisivo na sequência de uma perda de bola aparentemente infantil no meio-campo contrário. Segundo detalhe: na recarga a uma das duas defesas enormes de Van der Sar, após remate de Tonel, Yannick Djaló, com a baliza ali perto, demonstrou toda a ansiedade da equipa ao rematar muito por cima da barra.

    By Blogger LEÃO DA ESTRELA, at quarta-feira, setembro 19, 2007 11:06:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home