Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

segunda-feira, setembro 24, 2007

Sporting - 2 Vitória de Setúbal - 2



(5.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Stojkovic;
Abel, Polga, Gladstone (Izmailov aos 46') e Ronny;
Miguel Veloso, João Moutinho, Farnerud (Romagnoli aos 46') e Vukcevic (Djaló aos 70');
Purovic e Liedson.

O Sporting apresentou de início uma equipa com algumas modificações: Gladstone, que assim fez a sua estreia na BwinLiga 2007/2008, em vez do "habitual" Tonel e Farnerud no "lugar" de Romagnoli. Purovic, tal como na jornada anterior, voltou a ser titular, o mesmo sucedendo com Vukcevic.

O Sporting começou melhor, com mais domínio de jogo, embora não tenha conseguido criar grandes oportunidades de golo nos minutos iniciais. O Vitória equilibrou e também foi criando dificuldades ao Sporting, devido à boa exploração dos espaços e da rapidez do seu futebol e dos seus jogadores.

Em abono da verdade deve dizer-se que o Sporting não jogou bem a 1.ª parte... aliás, jogou mesmo mal... e o melhor e mais perigoso que se viu foi um remate de Moutinho, outro de Ronny e uma arrancada de Vukcevic, que culminou com um remate para defesa fácil de Eduardo.

Perante a falta de soluções no ataque sportinguista, acabou por ser o Vitória a marcar, após bom lançamento de Pitbull para Elias que, rompendo rápido entre o central e o defesa esquerdo, conseguiu posição para rematar para o fundo da baliza leonina.

A 2.ª parte começou com as entradas de Romagnoli e Izmailov... recuando Veloso para central e Moutinho para o lugar que Veloso havia ocupado na 1.ª parte... e o futebol do Sporting melhorou de imediato, com as oportunidades de perigo e de golo a sucederem-se: Ronny, Moutinho, Romagnoli, Abel... muitos remates... ao lado ou para as mãos de Eduardo. Pelo meio, o Vitória quase marcava, por Matheus, mas Abel cortou "in extremis".

Ao minuto 63 Abel sofre penaltie no limite da área... e Moutinho converte no golo do empate. Respirava-se um pouco de alívio em Alvalade (e não só...) e pairava no ar uma sensação de maior "justiça" no resultado.

Até ao minuto 78 o Sporting cria mais oportunidades de perigo/golo por Ronny, Romagnoli e Izmailov... mas a defesa sadina e o GR foram adiando o que parecia ser inevitável face ao volume de jogo e à atitude da equipa leonina: o golo.

O golo apareceu ao minuto 78... mas na baliza do Sporting, numa jogada de contra-ataque culminada com um remate de longe de Matheus. Stojkovic atira-se à bola... mas esta bate num tufo de relva (aliás, que relvado de merda!) e ganha um pouco de altura... passando por cima do corpo do GR leonino. Há quem diga que foi "frango"... eu cá acho que o GR não teve a sorte do seu lado...

A única solução era "partir para cima" da equipa do Vitória... e foi isso que o Sporting fez, tendo conseguido o golo do empate ao minuto 86, num excelente cabeceamento de Purovic após centro de Abel. Até então, Purovic nunca tinha tido hipóteses perante os defesas sadinos... mas quando teve "uma bola boa"... aproveitou bem a chance e fez um excelente golo.

O Vitória reagiu e teve um bom contra-ataque... mas Ronny foi imperial a defender, mais uma vez.

Nos minutos finais, Purovic poderia ter dado a vitória ao Sporting, num lance em que se isolou... mas atirou ao lado... e num outro em que cabeceou por cima da baliza de Eduardo.

Pelas oportunidades criadas e pela bela atitude da equipa na 2.ª parte, que teve de recuperar de resultado negativo por duas vezes, parece-me que o resultado é "injusto"... mas, como diria La Palisse, "contam as que entram"!

Cinco pontos perdidos em cinco jogos não é "desgraça" nenhuma... mas Paulo Bento tem de ter cuidado com a rotatividade que faz! E, se calhar... mas só "se calhar"... tem de pensar em dar uma oportunidade ao Tiago... ou mesmo ao Rui Patrício! Não é que Stojkovic não tenha valor... mas parece-me que ficou demasiado "marcado" pelo golo nas Antas... e com certeza vai sofrer muitos "ataques" dos adeptos e da imprensa por causa do 2.º golo do Vitória.

Quem se deve estar a rir é o Porto... que tem a certeza que na próxima jornada, um ou mesmo os dois dos seus principais rivais perdem pontos! Espero que não seja o Sporting... :)

PS. Ouvi o treinador do Vitória queixar-se que ficou um penaltie por marcar a favor da sua equipa; já li em "O Jogo" que esse penaltie existiu, por falta de Gladstone... mas confesso que não me lembro da jogada... nem de a ver nos resumos que visionei.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

  • Foi penalti porra

    By Blogger Filipe Pereira, at quarta-feira, setembro 26, 2007 1:41:00 da manhã  

  • Eu escrevi:

    "mas confesso que não me lembro da jogada... nem de a ver nos resumos que visionei."

    Vi o jogo no café, encostado ao balcão, pois já não havia mesas disponíveis.

    Eu não disse que não tinha havido penaltie: disse que não vi! E passados estes dias, ainda não tive acesso a essas imagens. Não vi "O Dia Seguinte"... não vi qualquer outro programa desportivo... que hei-de fazer? Está no Youtube? Ok, alguém me arranje um link, sff... :)

    By Blogger NP66, at quarta-feira, setembro 26, 2007 10:25:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home