Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

segunda-feira, junho 27, 2005

SCP - Campeão de juniores e juvenis

O Sporting conseguiu, este fim de semana, algo que nunca tinha conseguido... ou quase nunca: ser campeão de juniores e juvenis simultaneamente (em futebol)!

Por outro lado, de realçar que os juvenis são campeões pelo 2.º ano consecutivo e os juniores não eram campeões há 9 anos!

Não dispiciendo é o facto de Paulo Bento ter sido campeão (de juniores) no seu primeiro ano de treinador, o que me leva a dizer que a aposta da SAD na sua continuidade já deu "frutos", sendo certo que o objectivo principal da "Academia Sporting" é a formação de jogadores e não propriamente a conquista de títulos.

Desta "fornada de jogadores juniores" destaco:

  • João Moutinho
  • Mário Felgueiras
  • Miguel Veloso
  • André Marques
  • Yannick Djaló
  • Carlos Saleiro
  • Nani
  • Zezinando

    Estes dois últimos destaco-os, não porque os tenha já visto jogar, mas por algumas "boas críticas" que li em alguns jornais e blogs!

    (Se alguém tiver algum "conhecimento de causa" sobre estes e outros jogadores, agradeço o contributo!)

    Etiquetas: ,

  • 10 Comments:

    • Obrigado, Carlos!
      Bjs às tuas meninas... :)

      Quanto ao Miguel Veloso: há quem veja nele mais qualidades para jogar no meio-campo... nomeadamente a trinco! Vamos ver se ele agarra as oportunidades que eventualmente lhe venham a dar.
      Para já, tem de começar a pré-época sem férias... e se for de férias, mesmo que só uns dias, espero que rapidamente "apanhe a pedalada" dos outros!

      By Anonymous Anónimo, at segunda-feira, junho 27, 2005 9:23:00 da tarde  

    • Obrigado, Jay, pelo teu comentário! :)

      Já agora (para quem não sabe), o João Martins que tu citaste é o irmão do Carlos Martins!

      By Anonymous Anónimo, at terça-feira, junho 28, 2005 6:12:00 da tarde  

    • É só vedetas...
      Mas depois na equipa sénior é que se vê.
      Toca a contar os jogadores formados nas escolas do SCP e do SLB na equipa principal e tirem conclusões....... de quem aposta em jovens!
      É como a coca-cola...é só imagem!

      By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, junho 29, 2005 10:56:00 da manhã  

    • O Adrien já não vai para o Chelsea?Isso era uma boa notícia!Já agora vão ao site da uefa www.uefa.com e ao fundo da página onde é perguntado qual dos 3 grandes irá mais longe na champions votem no nosso Sporting!!!Estamos a perder!!

      By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, junho 29, 2005 11:48:00 da manhã  

    • Ao tou_de_olho:
      assim de repente, na equipa sénior do SCP, vejo lá com alguma regularidade o Miguel Garcia, o Beto (não é jovem, mas é da formação do SCP), o Carlos Martins, o Custódio (completou a sua formação no SCP), o João Moutinho... e este ano também vi o Hugo Viana, que também veio da formação do SCP!

      Mas era para comparar com quem? Com o SLB? Eu não pretendi fazer nenhuma comparação, mas enfim... sempre posso dizer que vi por lá o João Pereira, o Manuel Fernandes, o Moreira durante uns tempos, o Bruno Aguiar... o que demonstra que o SLB "abriu os olhos", depois do Vale e Azevedo ter "destruído" uma boa parte das camadas jovens!

      By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, junho 29, 2005 2:14:00 da tarde  

    • Destas duas equipas, apenas vi jogar uma vez a de juniores. Foi na Costa da Caparica e ainda jogava o Moutinho. Na altura pouco fez, sendo mesmo substituído. Curiosamente, também nessa partida foi o Zezinando que melhor jogou. É um trinco muito ao estilo de um Oceano, mas com alguma técnica! :) Também gostei de ver o defesa direito, Sabino se não me engano...
      Esse jogo vencemos por 6-1, apesar de ao intervalo estarmos a perder 1-0!!
      Tenho alguma curiosidade em ver a equipa de juvenis. Parece que é mesmo uma máquina e ninguém se entende na altura de destacar a maior vedeta!:) Uns dizem que é o Paim, outros falam num excelente Adrien Silva a número 10 ou num central cheio de classe chamado Daniel Carriço. Parece que talento não falta naquela Academia. Felizmente, nunca faltou!

      By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, junho 29, 2005 4:41:00 da tarde  

    • Ao np:
      Destruiu não, racionalizou!
      De que adianta ter 150 atletas em cada escalão se apenas 20/30 tem qualidade?
      Vale mais ter equipas competitivas (veja-se desde que isso aconteceu as fases finais e os campeonatos das camadas jovens que o slb ganhou....) do que 3 equipas de cada escalão.
      Os clubes tem que tomar decisões mesmo que depois errem: agora todos falam do filho do veloso, mas o sporting não dispensou o miguel?
      saudações desportivas!

      By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, junho 30, 2005 12:53:00 da tarde  

    • Ao tou_de_olho:

      percebo essa ideia muito bem. O que não sei é se o SLB tinha 150 jogadores... ou mais... ou menos... e nem isso me interessa. A "queixa" que aqui apresentei em relação ao Vale e Azevedo "ouvia-a" de muitos benfiquistas.

      O SCP dispensou o Miguel ainda muito novo... assim como tem dispensado outros jogadores que mais tarde se tornam "vedetas". Já dediquei alguns posts a esse assunto. Acontece em todos os clubes...

      Até te digo mais: o SCP não ficou com o Manuel Fernandes por na altura ter muitos estrangeiros (MF era cabo-verdiano, apesar de ter nascido em Portugal).

      O que quis dizer é que a diferença entre o SLB e o SCP não é assim tão grande como fizeste fazer crer... e a tendência tem sido a de cada vez mais se apostar nos jogadores da formação! E bem... e bem...

      By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, junho 30, 2005 1:04:00 da tarde  

    • Pois eu vi o Nani a jogar duas vezes e ele é daqueles que não engana. Só sabe jogar bem e para a baliza

      By Blogger bruno pinto, at quinta-feira, junho 30, 2005 7:30:00 da tarde  

    • Ao Jay:

      Parece-me que essa afirmação do Mourinho tem de ser enquadrada no Chelsea, que tem muito dinheiro para girar...
      Quando se tem muito dinheiro fresco (veja-se o caso do FCP) o investimento em formação e lançamento de novos jogadores na equipa principal é nulo!!! Vão comprar os já formados e pronto!
      Um clube português que só formasse um Manuel Fernandes ou um Moutinho em cada dez anos estava frito..

      Saudações desportivas

      By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, julho 01, 2005 12:36:00 da tarde  

    Enviar um comentário

    << Home