Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

quinta-feira, junho 02, 2005

Sobre jogadores dispensados

Fui ao "baú das recordações" e encontrei dois textos que escrevi no dia 3 de Junho... mas de 2003! O assunto mais discutido entre os sportinguistas era o habitual: os jogadores dispensados!

Vejam lá se encontram alguma semelhança com o actual estado de coisas...

.......................................................................

Martins, Garcia e Santamaria reforçam Sporting 2003/04

A ser verdade, não posso dizer que me sinta surpreendido. Contudo, há que realçar que eles apenas vão fazer a pré-temporada. Depois se verá o que pode acontecer.

Santamaria e Carlos Martins até já actuaram pela equipa principal. Podemos dizer que estamos na presença de "jogadores regressados"! Apenas o nome de Miguel Garcia é um pouco mais surpreendente (para mim), atendendo a que não tenho muitas informações sobre o seu valor. Apenas algumas pequenas referências que apontam no sentido de ser um jogador com muito potencial.

De resto, tenho algumas expectativas em relação ao futuro de jogadores como Paíto, Valdir, Carlos Marques, Custódio, João Paiva, Gisvi, Lourenço, Edgar Marcelino, Paulo Sérgio e Djaló.
Alguns deles poderão continuar na equipa B, outros irão ser dispensados ou emprestados... o que já aconteceu, segundo li, com os guarda-redes Alemão e Hugo Tecelão, bem como com os defesas Ricardo Marques "Mangualde" e José Fonte. A estes gostaria de agradecer todo o tempo e esforço que dedicaram ao Sporting e desejar-lhes muitas felicidades para as suas carreiras.

Outros jogadores, que estão emprestados, como Paulo Teixeira (ainda pode subir de divisão com o Portimonenses), Osório (está com Santamaria no Marco), Fumo (está no Farense) e Chiquinho (a tentar ajudar o Imortal a manter-se na II B), muito dificilmente regressarão ao Sporting. Contudo, estou curioso em saber se serão dispensados ou se manterão o vínculo contratual por mais algum tempo.
A prudência aconselha que o Sporting não mantenha contrato com um elevado número de jogadores, pois os tempos são de crise.

.......................................................................

Sporting prescinde de 3 técnicos e de João Paiva

Num outro texto já eu tinha dado conta das dispensas de Alemão, Tecelão, Mangualde e João Fonte... a que há que juntar o nome do central João Nunes.

Hoje juntam-se os nomes de João Paiva (já não me surpreende, se se vier a confirmar), Filipe Costa (médio), Miguel Paixão (médio) e Artur Marinho (defesa).
Recordo que João Paiva e Filipe Costa são jogadores do empresário José Veiga. A meu ver, é esta circunstância que pode estar na base da dispensa do João Paiva, principalmente.

A verdade é que nem todos podem ficar. Um ciclo fecha-se, outro começa.
Se João Paiva for para o Benfica ou para o Porto... vou ter pena, pois até pode acontecer que o "caso Futre" se repita. Contudo, apesar de ser apreciador das suas qualidades, não me parece que ele seja um jogador tão fenomenal como foi o citado Futre, por exemplo. A bem do futebol português, oxalá eu esteja enganado!

Tenho dúvidas que seja o Sporting que não o quer. Para mim, é ele (ou o seu empresário) que não quer aceitar as condições que o Sporting lhe apresentou. Mas sobre isso... não tenho certezas, obviamente! E quando não há acordo... "a vida continua"!

Entretanto, há que realçar que Fernando Dinis e Hugo Machado (dois médios) vão continuar a ser "leões". Uns partem... outros ficam! Como sempre aconteceu...
Aguardo para ver que outros "nomes" vão ser dispensados e mantidos!

A verdade é que o Sporting tem de reduzir o número de jogadores, pois estamos em tempo de crise... e não é possível manter "eternamente" jogadores com a esperança que se convertam em "craques". Tem de se apostar nos que parecem ser os melhores, [nos que mais evoluíram e/ou mais potencial e margem de progressão apresentem], dispensar os outros... mesmo que se corra o risco de que um desses venha a ser, a curto/médio prazo, uma "vedeta"... noutro clube!

.......................................................................

Dois anos depois... o assunto é o mesmo, alguns dos protagonistas também!
No essencial, penso hoje o que pensava na altura: nem todos podem ficar... mas é bom que se aposte nos melhores jogadores vindos da "Academia"!

Etiquetas:

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home