Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sábado, novembro 10, 2007

Sporting - 2 Roma - 2



(Liga dos Campeões - 4.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Tiago;
Abel, Tonel, Polga e Ronny;
Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Pereirinha aos 88') e Romagnoli;
Yannick Djaló (Vukcevic aos 63') e Liedson.

Começo por questionar como é possível o Sporting marcar 4 golos... e empatar um jogo a duas bolas!

Pois é, bastou que o árbitro tivesse invalidado - mal - um golo por suposta falta de Liedson e que outro golo tivesse sido marcado na própria baliza, por Polga.

Mas vamos por partes:

a Roma começou muito bem o jogo e logo aos 4 minutos, no 1.º remate que fez à baliza de Tiago, marcou um golo de belo efeito.

Pensou-se que o Sporting estava "arrumado", mas a verdade é que isso foi o mote para a equipa partir para um dos melhores jogos de que tenho memória, nos últimos tempos.

Ao minuto 13 acontece o tal lance a que já fiz referência: Doni mete a bola na própria baliza, depois de um remate de Abel, mas o árbitro anulou porque supostamente Liedson jogou a bola quando esta já estava nas mãos do GR da Roma. Em nenhuma das inúmeras repetições da jogada a que tive acesso vi tal coisa.

O Sporting não se deixou abater com este "roubo"... continuou a atacar... e ao minuto 22, numa jogada em que o defesa Méxes de desentende com o GR Doni, Liedson aproveitou o "brinde" e fez o empate... o seu 100.º golo com a camisola do Sporting! Deve ter sido o golo "mais fácil" da sua carreira. O seu mérito foi saber estar no sítio certo...

Até ao fim da 1.ª parte, o Sporting continuou a construir jogadas de relativo perigo, com vários jogadores a conseguirem rematar, mas para defesa do GR ou ao lado, como no caso de João Moutinho nos últimos instantes, quando a bola "tirou tinta" ao poste esquerdo.

O figurino na 2.ª parte manteve-se: o Sporting atacava e rematava mais do que a Roma e construía mais oportunidades de golo. Ansiava-se pelo golo, em Alvalade... o que veio a acontecer ao minuto 65, num remate espectacular de Liedson, de cabeça, todo em voo, após centro-remate de Izmailov, que fez um muito bom jogo. A sensação era a de que estava reposta a "justiça" no marcador!

O Sporting continuou a controlar o jogo. Entretanto, o mau-feitio de alguns jogadores italianos vinha ao de cima, como no caso de De Rossi, que pisou propositadamente Izmailov, quando este estava no chão. O árbitro viu, mas não fez caso. Justificava-se a expulsão do jogador da Roma... mas... o "medo"... e tal...

As jogadas de ataque foram-se alternando, o jogo aproximava-se do fim, mas o 3.º golo do Sporting não aparecia!...

O que apareceu, como que "caído do céu", foi o golo da Roma, já no dealbar do jogo. Mais uma vez o azar... misturado com o facto de a equipa leonina estar a defender um pouco mais atrás do que tinha feito durante todo o jogo. Após a cobrança de um livre - que para mim nem livre era, já que Ronny cortou a bola antes de se dar o choque com o jogador da Roma, que de imediato se deixou cair - Pizarro rematou à baliza leonina, com a bola a tocar primeiro em João Moutinho e depois com Polga a desviar de cabeça, traindo Tiago, que nada podia fazer. Maldição!

O Sporting fez um jogo muito bom, controlou, atacou e rematou muito mais do que a Roma... viu um golo ser mal anulado... e acabou por não ter uma pontinha de sorte no final! Os portistas, por exemplo, percebem muito bem o que quero dizer, se se recordarem de como empataram com o Marselha... e os benfiquistas também, se se recordarem de como foi o golo que sofreram, na Escócia contra o Celtic!

O apuramento para a fase seguinte ainda é possível, tendo o Sporting que ganhar os dois jogos que lhe faltam. Isso não é impossível, mas... é muito difícil, já que a Roma ainda tem uma palavra a dizer! :/

Como sportinguista, desta vez nada posso apontar à equipa leonina, que fez um jogo muito bom, com uma atitude fantástica. O árbitro... pronto... "errar
é humano"... e tal...

Etiquetas: , ,