Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sábado, março 17, 2007

Porto - 0 Sporting - 1



(22.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Ricardo;
Abel, Caneira, Polga e Tello;
Miguel Veloso; Nani, Romagnoli (depois Pereirinha aos 67') e João Moutinho ;
Yannick Djaló e Alecsandro (depois Custódio aos 82').

A única surpresa que tive foi ver Alecsandro no lugar que - julgava eu - seria de Bueno, mas a verdade é que o uruguaio teve alguns problemas físicos durante a semana, pelo que se aceita perfeitamente a opção de Paulo Bento. Aliás, ele é que sabe e conhece os jogadores que tem... e por algum motivo Carlos Martins está há várias semanas afastado das convocatórias!

O jogo começou com oportunidades de golo para os dois lados, mas com algum ascendente inicial do Porto. Quaresma foi tendo alguns pormenores muito bons, Adriano foi tendo alguns remates, tal como Raul Meireles, mas nenhum deles encontrou o caminho das redes da baliza de Ricardo. Polga ia mostrando também a sua classe, tal como Caneira ia demonstrando que ainda sabia ser central. Tello defendia e atacava bem...

Aos poucos, a equipa leonina equilibrou o jogo e demonstrou muita personalidade e "estaleca", parecendo saber bem ao que ia. Moutinho não estava nos seus melhores dias, mas Nani sim. O Sporting foi defendendo com alguma segurança e atacando com alguma acutilância. Ficaram na retina algumas jogadas envolventes de Romagnoli (ia marcando por volta da meia hora de jogo), Nani e Djaló. A 1.ª parte não terminou sem que Hélton voltasse a brilhar, após remate de ressaca de Tello.

A 2.ª parte foi muito melhor jogada pelo Porto, que aumentou o seu volume de jogo atacante e criou mais oportunidades, umas mais claras do que outras, mas, umas vezes por sorte da defesa leonina e outras pela sua qualidade e atitude (ao minuto 55 Polga tirou a bola a Adriano com muita classe, após este a ter dominado com o peito), sem esquecer o mérito que Ricardo teve em alguns lances, a verdade é que o Porto não conseguiu marcar, mesmo tendo utilizado homens "de ataque" como Quaresma, Alan, Adriano, Postiga, Jorginho e Bruno Moraes.

O Sporting foi recuando a sua linha defensiva, onde, para além dos defesas propriamente ditos, também o trabalho de Miguel Veloso e Moutinho e mais tarde de Pereirinha e Custódio foi meritório e preponderante para manter a inviolabilidade da baliza leonina.

Ao minuto 71, após falta assinalada sobre Polga, que não se preocupou apenas em defender, o Sporting chegou ao golo através de um fantástico remate de Tello, que já tinha "avisado" Hélton, na 1.ª parte, que tinha de estar de olho nele. Estava reposta a justiça no marcador, essencialmente pelo bom jogo da 1.ª parte e pela atitude extremamente positiva que a jovem equipa leonina teve durante todo o tempo de jogo, mas essencialmente quando o Porto foi mais forte.

Após o golo de Tello, o Porto lançou-se ao ataque, mas nem sempre de modo esclarecido e consequente, como provam os assobios com que o público do Dragão brindou a equipa portista, em alguns momentos. Jorginho, por exemplo, sobressaiu por mais um falhanço, ao minuto 80.

Ao minuto 88, após mais um fantástico remate de Nani, Hélton defendeu, a custo, para a frente, onde apareceu Djaló a rematar com toda a intencionalidade, mas a permitir mais uma grande estirada de Hélton, que desviou a bola para a trave.

O Porto fez um "forcing" final, criou um lance de muito perigo já nos derradeiros instantes do jogo... mas a baliza de Ricardo manteve-se "intacta"!

O Porto, com Quaresma, perdeu - e bem - com o Sporting, sem Liedson, mas com a sorte que faltou noutros momentos!

O árbitro, tal como tinha previsto, ia utilizar um critério disciplinar e técnico largo, o que realmente aconteceu, sem que possa haver uns que tenham mais motivos de queixa do que outros. Mas isso também depende sempre da interpretação e ênfase que se quiser dar. Por exemplo, o único cartão amarelo que mostrou foi a um jogador que já tinha 4: Moutinho! O lance merecia o amarelo... mas não mais do que outros em que houve entradas até mais duras ou em que jogadores utilizaram as mãos para jogar a bola. Nesse aspecto, a jogadores do Porto contei duas. Mas nem o Porto perdeu por culpa do árbitro, nem o Sporting ganhou por ter sido beneficiado. Por exemplo, a falta que deu origem ao golo existiu mesmo... pelo que não é por aí que algum portista possa justificar a derrota da sua equipa, que jogou, isso sim, abaixo do que pode e sabe... por culpa própria e por culpa do jogo que o Sporting desenvolveu. Por exemplo, recomendo ao treinador Jesualdo Ferreira que deixe de ser tão "taxativo" (para não lhe chamar fanfarrão) sobre quem é o favorito à vitória ou sobre a falta que Liedson faz ao Sporting, em oposição à falta que os seus jogadores podem fazer à sua própria equipa... como Bosingwa, por exemplo.

Quanto ao Sporting, acusado de ceder sempre nos momentos cruciais, mostrou que, embora com muitos elementos jovens, já tem alguma maturidade para lidar com a pressão! Foi pena terem perdido tantos pontos com empates em jogos em que dominaram completamente, mas em que não conseguiram concretizar algumas das inúmeras oportunidades criadas. Falo, por exemplo, dos jogos com o Paços de Ferreira e com a União de Leiria!

Bem... agora resta o Benfica perder com o Estrela e depois empatar com o Porto... para a BwinLiga ficar mais interessante! :)

Etiquetas: , ,

1 Comments:

  • Escrevi há dias:

    "Só me resta esperar para ver qual vai ser a reacção da equipa leonina, em termos desportivos, nos próximos jogos, depois de verem assim expostos os seus salários!"

    Bem... para já: dois jogos, duas vitórias. E uma delas foi esta no Dragão... :)

    By Blogger NP66, at domingo, março 18, 2007 12:47:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home