Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

domingo, dezembro 02, 2007

Sporting - 1 União de Leiria - 1



(12.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Rui Patrício;
Abel, Tonel, Polga e Marian Had;
João Moutinho, Miguel Veloso, Izmailov (Pereirinha aos 64') e Romagnoli (Vukcevic aos 64' e depois Farnerud aos 81');
Liedson e Purovic.

Mais uma vez o Sporting começou bem e acabou mal. Mais uma vez foram erros individuais a ditar um empate... mais uma vez a sorte não quis nada com a equipa leonina. Só que, desta vez, a juntar ao azar há uma boa dose de "nabice" e ineficácia.

O Sporting, na 1.ª parte, teve paciência para trocar a bola, mas os jogadores da União de Leiria defenderam muito bem e aproveitaram o contra-ataque para manterem "em sentido" a defesa leonina, onde Rui Patrício teve de se aplicar em algumas ocasiões, tal como Fernando na outra baliza.

O golo surgiu ao minuto 47, por Purovic, mas foi anulado por falta (ou pretensa falta?) do avançado montenegrino. Não vi uma imagem clara dessa falta, mas tenho de admitir que possa ter existido.

O Sporting foi insistindo e ao minuto 53, numa jogada de Moutinho em que a bola "sobrou" para Izmailov, depois de um ressalto, o russo picou a bola por cima de Fernando e colocou finalmente o Sporting em vantagem. Respirou-se de alívio em Alvalade... e esperava-se que o Sporting jogasse para "matar o jogo" logo de imediato.

Mas após o golo a União de Leiria reagiu muito bem e passou a jogar mais no meio-campo do Sporting, causando diversos problemas e criando algumas oportunidades. Contudo, com as entradas em campo de Pereirinha e Vukcevic, o Sporting procurou atacar mais e viram-se alguns lances interessantes de Vukcevic. E ao minuto 70, num lance do montenegrino, Purovic falhou incrivelmente o golo. Como é possível?!

Mas logo no minuto seguinte, num centro do mesmo Purovic, Hugo Costa, de braços bem abertos, corta a bola e o árbitro assinala penaltie. Quem iria marcar? O escolhido foi Polga... que falhou, ou melhor, permitiu a defesa de Fernando! Incrível!

A seguir entrou Toñito em campo... e de imediato o amigo com quem via o jogo teve um pressentimento... um mau pressentimento, que se viria a confirmar, pois foi o espanhol a marcar, ao minuto 81, aproveitando um erro descomunal de Rui Patrício, num momento em que a equipa do Sporting estava sem Moutinho e Vukcevic, que viria a ser substituído por Farnerud. É certo que o erro do GR foi grave, mas também podemos pensar que com mais dois homens em campo a equipa poderia ter tido a "sorte" de aparecer alguém a impedir o cabeceamento de Toñito... que, com todo o respeito pela instituição que já serviu por 5 épocas, depois de marcar teve um gesto para com os adeptos leoninos, pedindo-lhes "desculpa"! Só fez o que tinha de fazer... portanto, não tem de se "desculpar"! :)

O Sporting ainda tentou mais alguns ataques, alguns centros largos, mas o resultado não se alteraria até final! Mais 2 pontos "voaram"!

Tal como dizia no post de lançamento deste jogo, parece-me que o título está entregue ao Porto. Mas... caramba... ainda faltam muitos jogos... e o Sporting tem de se "esfarrapar" todo para mudar este mau momento e para dar uma imagem mais condizente com o valor do plantel, que, apesar de jovem, é bem considerável e acima da média de todas as equipas que têm "roubado" pontos à equipa leonina.

O que se pode fazer? Para já, se calhar fazer "descansar" Miguel Veloso e Romagnoli... talvez Rui Patrício para não se "queimar" mais... nem que para isso tenha de se ir aos juniores buscar alguns jogadores. E, como "castigo", no fim dos treinos, os jogadores bem que poderiam ficar a marcar penalties... 25 cada um! :)

PS. E continua a minha "triste sina": sempre que vou/passo por Leiria na altura de um Sporting vs União de Leiria e vice-versa... o Sporting costuma "dar-se mal"! Fónix... :(

Etiquetas: , ,