Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sábado, fevereiro 03, 2007

Sporting - 5 Nacional - 1



(17.ª jornada)

O Sporting alinhou com o seguinte "onze", tal como tinha previsto:

Ricardo;
Caneira, Tonel (depois Pereirinha ao min 56), Polga e Tello (depois Romagnoli ao min 65);
Miguel Veloso, Moutinho, Nani e Carlos Martins (depois Bueno ao min 56);
Yannick Djaló e Liedson.

O Sporting entrou muito forte no jogo, atacando muito e criando algumas ocasiões de golo, fazendo brilhar a defesa nacionalista.

O Nacional defendia muito e bem. Aos poucos tentou "sacudir" a pressão do Sporting e começou a aparecer um pouco mais afoito no ataque, também beneficiando de uma certa "macieza" do meio campo leonino a defender. Na primeira grande oportunidade que teve para marcar, aos 25 minutos, depois de uma excelente troca de bola... marcou!

O Sporting, uns minutos depois, por Djaló, atirou às malhas laterais. No minuto seguinte Caneira, com um forte e colocado remate, obrigou Diego a fazer uma grande defesa. O Nacional também foi tendo alguns ataques perigosos... mas podia dizer-se que o jogo estava equilibrado e que até era, de certo modo, injusto o Nacional estar em vantagem.

Caneira, mesmo no final da 1.ª parte, depois de uma falta atacante mal assinalada por Duarte Gomes a Carlos Martins, envolveu-se com Ricardo Fernandes, dando-lhe uma chapada. O que se passou antes... se o defesa nacionalista lhe fez alguma coisa, a TV não mostrou. Caneira arriscou a expulsão... tal como um defesa nacionalista, creio que Alonso, uns minutos antes, ao meter a mão na cara do mesmo Caneira! Atitudes que me entristecem...

A segunda parte foi quase toda do Sporting. O Nacional como que abdicou de atacar com perigo, como fizera em alguns momentos da 1.ª parte. Mas o certo é que ao minuto 49 teve uma grande ocasião de golo, num livre indirecto a sancionar um atraso de Caneira para Ricardo, que teve de jogar com a mão para evitar o auto-golo.

O Sporting procurou reagir... e ao minuto 56 Paulo Bento procedeu a duas substituições: entraram Pereirinha e Bueno e saíram Tonel (que já tinha um cartão amarelo) e Carlos Martins.

Ao minuto 59 Duarte Gomes assinalou penalti - mal! - por pretensa falta de Diego sobre Liedson. É um daqueles tradicionais lances que são sempre difíceis de analisar... sem recurso às imagens da TV. Para contentamento meu... Liedson falhou! Assim como detestei que o Sporting tivesse perdido com o Paços de Ferreira com um golo marcado com a mão... também detestaria que o Sporting tivesse marcado golo naquele lance que foi mal assinalado pelo árbitro!

O Sporting esgotou as substituições com a entrada de Romagnoli para o lugar de Tello, que saiu lesionado.

O Sporting continuava à procura do golo e o Nacional defendia bem... mas quase já não constituía perigo para a baliza de Ricardo. Neste período viu-se, entre outras coisas igualmente interessantes, que não foi por acaso que Paulo Bento escolheu Pereirinha para reforçar a equipa. É que o "miúdo" tem personalidade e bom toque de bola.

Ao minuto 74 Bueno marcou o golo do empate, de cabeça. O lance é discutível, pois parece ter-se apoiado no defesa nacionalista.

Três minutos depois, aos 77, Bueno marca de novo, conferindo "justiça" ao resultado.

Ao minuto 82 Liedson tem um toque genial por cima de Àvalos, corre para a baliza, aguenta bem a pressão do argentino e à saída de Diego atira para lá da linha de golo, contando, ainda, com a ajuda do poste.

O Nacional, que defendera tanto... e tão bem, desmoronou-se completamente. Já no dealbar do jogo, Bueno voltou a marcar por duas vezes, sendo o último golo revelador de uma certa frieza e técnica, já que se livrou de Diego com uma finta e de outros dois defesas nacinalistas com outra finta, antes de fazer o remate fatal, com o pé esquerdo.

Foi um final diabólico, em que tudo saiu bem ao Sporting, nomedamente a Bueno, que tem tido críticas ferozes. Eu, pelo que vi dele em muitos jogos, sentia que tinha muita vontade e alguma técnica, verifiquei que é lutador e solidário, mas andava com muito azar. Pode ser que este jogo o motive mais... e lhe dê alguma tranquilidade.

Duarte Gomes sai um pouco "chamuscado" deste jogo, mas a verdade é que não foi ele a falhar as oportunidades que o Nacional teve para "matar o jogo", nem foi ele que fez com que o Nacional tivesse abdicado de atacar. O Sporting, com as substituições, tornou-se mais equipa, foi mais aguerrido e "fez pela vida"! Nunca desitiu... e venceu com todo o mérito e justiça!

O Sporting recuperou o 2.º lugar, está a 3 pontos do Porto e voltou a estar em excelente posição para continuar a lutar pelo título... e isso enerva os adeptos dos clubes adversários, que parece que se esqueceram de alguns "benefícios dos árbitros" em alguns dos seus jogos!

Etiquetas: , ,

5 Comments:

  • Estatística do jogo

    Sporting:

    21 remates
    0 pequena área
    13 grande área
    7 fora da área
    0 poste
    9 fora
    5 golos
    12 baliza
    23,80% Eficácia remate|golo
    11 Cantos
    10 Faltas cometidas
    2 Foras de jogo

    Nacional:

    9 remates
    0 pequena área
    5 grande área
    4 fora da área
    0 poste
    7 fora
    0 golos
    2 baliza
    11,1% Eficácia remate|golo
    0 Cantos
    16 Faltas cometidas
    0 Foras de jogo

    By Blogger NP66, at domingo, fevereiro 04, 2007 1:32:00 da tarde  

  • " O lance é discutível, pois parece ter-se apoiado no defesa nacionalista.."

    Parece??

    Não terá sido nesse momento, perante tão evidente injustiça, que o jogo de decidiu?! Valeria a pena lutar quando a estrela da sorte estava contra?

    Bom domingo!

    By Blogger esse, at domingo, fevereiro 04, 2007 4:15:00 da tarde  

  • Lance decisivo, Sandra... é o golo do Anselmo, do Estrela, na baliza do Hélton, ao minuto 3 dos descontos! Não havia mais nada a fazer... :)

    Lance decisivo poderia ter sido o lance de que o Nacional usufruiu logo no início da 2.ª parte... quando Caneira atrasou a bola e Ricardo a defendeu com a mão e o árbitro assinalou a correspondente falta, que Bruno Amaro não converteu em golo!

    O lance do golo do empate marcado pelo Bueno... mesmo sendo ilegal, foi apenas isso: o golo do empate! Tudo o que veio a seguir resultou da evidente vontade do Sporting ganhar... contra uma equipa que é constituída por bons jogadores séniores e profissionais... e não por um "bando de putos imberbes que andam por ali a dar uns chutos na bola"! Será que faltou ao Nacional "estaleca" para continuar a fazer o que estava a fazer: defender bem?...
    E "não desistir" é algo que é obrigatório para uma equipa profissional, mesmo que o resultado fosse adverso, o que ainda nem era o caso, pois o empate dá 1 ponto!

    E, já agora, a "evidente injustiça" é-o para quem tem oportunidade de ver o lance na TV... não para quem tem de o apreciar em décimos de segundo! Ouvi dizer isso quando o Ronny do Paços marcou um golo com mão na baliza do Ricardo! :)

    By Blogger NP66, at domingo, fevereiro 04, 2007 5:12:00 da tarde  

  • Sporting, 5 – Nacional, 1

    POKER DE BUENO EM NOITE DE ROYAL STRAIGHT FLUSH

    Até aos 75’ todos estávamos a assistir a um filme já muitas vezes visto pelos Sportinguístas:
    - Sporting a dominar e a desperdiçar muitos golos de forma infantil e atabalhoada;
    - Adversário defensivo a marcar em lance esporádico por causa de falhas inadmissíveis na defesa Leonina;
    - Nervosismo cada vez mais acentuado nas bancadas e no campo, culminando no desperdício de um penalty.

    Depois dos 75’ Bueno abriu o livro, apontando um fantástico POKER, com Liedson pelo meio a marcar um fantástico golo só ao alcance de um jogador TOP.

    Um grande jogo com uma grande exibição do Sporting; a melhor deste campeonato.

    Nota: Avalos terá que pedir ao Luisão para lhe arranjar uma consulta no “Pinto de Lousada”, famoso endireita, para lhe compor a grave fractura de rins que sofreu na jogada em que Liedson faz aquele fantástico golo.

    Positivo:
    - Bueno: quando se aponta um POKER, não é preciso dizer mais nada.
    - Liedson: só um grande jogador consegue recuperar depois de ter falhado aquele penalty, apontando um golo fabuloso! Um verdadeiro hino ao futebol, fazendo lembrar Rui Jordão.
    - Paulo Bento: apresentou um 11 inicial “ideal” e consensual para os adeptos; e pôde então mudar o que estava menos bem. Aqui acertou em cheio nas 3 substituições.
    Para além disso foi ambicioso ao arriscar tudo jogando em 3-4-3.
    Este sistema de jogo acabou por esmagar o Nacional, que depois de sofrer o 1º golo não conseguiu voltar a passar da linha do meio campo.
    - Polga, Miguel Veloso e Djaló: excelentes exibições.
    - Romagnoli e Pereirinha: saltaram do banco e estiveram muito bem. Romagnoli acabou por fazer 2 excelentes assistências para golo; e Pereirinha mostrou muito futebol e inteligência.

    Negativo:
    - Caneira e Tonel: aqueles que têm tido sempre grandes prestações mesmo em jogos em que a equipa jogava mal, não estiveram ao seu nível no jogo de Ontem. Sendo que Caneira estava particularmente nervoso… estranho.
    - Nani e Carlos Martins: nitidamente não estão em forma.
    - Moutinho: não esteve mal, mas não conseguiu ter grande influência como era seu apanágio. Penso que nesta altura está bastante diminuído fisicamente; anda estafado pela carga de trabalho e de porrada que já teve e levou esta época.
    Talvez Paulo Bento tenha que o fazer descansar ou então ter que o colocar na posição “6”, onde cumpre bem mesmo diminuído e não se desgasta tanto.
    - Carlos Brito: quis defender demasiado cedo e pagou caro.
    - Algum público: não teve paciência e assobiou a equipa ao intervalo. Aprendam com este jogo e acreditem que é sempre possível!

    http://bola-na-trave.blogspot.com/

    By Blogger Peyroteo, at segunda-feira, fevereiro 05, 2007 12:48:00 da manhã  

  • A arbitragem do Sporting – Nacional

    O treinador do Nacional, Carlos Brito, esteve bem ao dizer que quando se perde por 5-1 não se pode vir falar de outras coisas.

    Mas devo aqui dizer que não tenho problema em admitir que Duarte Gomes fez uma arbitragem tendenciosa a favor do Sporting. E por vários motivos:
    - Foi a 1ª vez este ano que o Sporting foi claramente beneficiado;
    - O Sporting já foi várias vezes prejudicado este ano;
    - Benfica e Porto já tinham tido arbitragens claramente tendenciosas a seu favor; mas continuam a não ter nenhuma arbitragem claramente tendenciosa em seu desfavor; e não me venham com a derrota em Leiria pois todos os casos do jogo, vistos a frio e com realismo, foram bem ajuizados pela arbitragem.

    Os erros:
    Existem claramente 2 erros importantes a favor do Sporting:
    - Penalty mal assinalado, pois o GR toca 1º a bola e só depois arrasta Liedson consigo. Embora o avançado não possa ser acusado de simulação, pois de facto é arrastado pelo adversário. É o típico penalty entre GR e avançado em que o árbitro é facilmente induzido em erro.
    Felizmente o levezinho falhou o penalty.
    De realçar que foi o 1º penalty assinalado sobre Liedson este ano, curiosamente inexistente, quando já ficaram por marcar uma mão cheia de penalties importantes sobre este atleta.
    Ainda assim gostaria de lembrar que o Sporting até já teve este ano 1 penalty assinalado contra, que foi cometido 1 metro fora da área.
    E gostaria de relembrar aos adeptos do FCP o célebre penalty contra o Atlético; e aos adeptos do Benfica o penalty não assinalado em Alvalade de Simão sobre Miguel Garcia ou os penalties do desafio com os Belenenses.
    - Golo em falta. Parece claro que Bueno se apoia em Alonso quando faz o 1º golo. O árbitro não viu ou viu e não quis anular. Inédito este ano para o Sporting; ao passo que tanto o FCP como o SLB já tinham marcado golos em falta.

    Gostaria ainda de falar sobre Caneira, que deu um estalo a Ricardo Fernandes, mesmo no final da 1.ª parte, depois de uma falta atacante mal assinalada por Duarte Gomes a Carlos Martins. Não sei se Ricardo Fernandes antes lhe tinha feito alguma coisa porque não vi; mas o que vi foi uns minutos antes um defesa do Nacional, meter a mão na cara de Caneira. O estalo de Caneira não foi grande coisa, até porque Ricardo Fernandes nem “tremeu”; mas podia ter sido bem expulso.
    Mas também aqui quero lembrar que na véspera Derlei logo na sua estreia, agrediu um jogador do Boavista aos 79’ e que Bruno Morais no Porto – Estrela também cotovelou violentamente um adversário; tendo ambos passado impunes.

    http://bola-na-trave.blogspot.com/

    By Blogger Peyroteo, at segunda-feira, fevereiro 05, 2007 12:48:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home