Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

domingo, janeiro 21, 2007

Sporting -2 Rio Ave - 1



(Taça de Portugal)

O Sporting alinhou com o seguinte "onze":

Tiago;
Caneira (depois Abel), Polga, Miguel Veloso e Tello;
Custódio, Romagnoli (depois Pereirinha), Moutinho e Nani;
Alecsandro (depois Djaló) e Liedson.

O Rio Ave começou muito bem, fazendo até o primeiro remate do jogo, mas o Sporting respondeu quase de imediato, com destaque para um excelente remate de Tello, a que Mora correspondeu também com uma excelente defesa.

Pouco depois, mais uma grande defesa de Mora com a bola a ir, num segundo momento, à trave da baliza. O cabeceamento foi de Custódio.

O Sporting foi insistindo e aos 19/20 minutos, após jogada de Alecsandro, Ricardo Jorge marca/confirma o golo do Sporting. Lesionou-se na tentativa de evitar o golo e teve de ser substituído. Duplo azar...

(a título de informação, recordo que Ricardo Jorge foi formado no Sporting, tendo jogado em clubes como Marinhense e Barreirense)

Aos 29 minutos, Liedson marca o 2.º golo do Sporting, depois de uma arrancada, pela direita, de Alecsandro, após passe de Custódio. O centro foi perfeito e Liedson não desaproveitou. Tudo dentro da "normalidade e maior "tranquilidade" no novo relvado de Alvalade!...
Logo a seguir, esteve à vista o terceiro golo... que não aconteceu.

Tiago, não querendo que Mora brilhasse sozinho, fez uma excelente defesa a remate de Evandro, por volta do minuto 35. O Rio Ave terminou a 1.ª parte a tantar reagir ao resultado desfavorável, mas o Sporting controlou o jogo sem grandes sobressaltos.

A 2.ª parte começou com mais uma oportunidade do Sporting, que pareceu querer "arrumar a questão" desde logo. Nos primeiros minutos todas as tentativas do Rio Ave foram sendo anuladas pela defesa leonina. De realçar apenas o cartão amarelo que foi mostrado a Caneira... e a entrada dura que Moutinho sofreu... sem que fosse assinalada falta, sequer. À conta disso, Paulo Bento protestou e o árbitro, desta vez, viu/ouviu os protestos... ele que não tinha visto a falta. Enfim...

Pouco depois, por volta do minuto 58, saiu Romagnoli (será que fez o último jogo com a camisola leonina?) e entrou Bruno Pereirinha, um jovem de 18 anos que fez a estreia na equipa principal no jogo anterior da BwinLiga. Entrou... e cometeu logo uma falta.

O jogo foi decorrendo com alguns ataques perigosos de parte a parte, mas com as defesas a conseguirem sobrepôr-se ou com os avançados a falharem. Do lado do Rio Ave sobressaía Fábio Coentrão.

Ao minuto 67 saiu Alecsandro e entrou Yannick Djaló. O Sporting não acelerava, parecendo que se contentava com o resultado.
Ao minuto 75 saiu Caneira e entrou Abel.

O Rio Ave fez também duas substituições e logo após a segunda delas, ao minuto 76, Keitá marcou para o Rio Ave... um grande golo! Trinta segundos em campo... um golo!
O Sporting "abanou" um pouco, "acusou" o golo, como se costuma dizer, demorou a reagir... mas quando o conseguiu fez com que Mora brilhasse de novo, pelo menos num remate de Tello.

Entretanto, Custódio viu o cartão amarelo (minuto 85).

O Rio Ave empolgou-se na parte final do desafio, mas o Sporting foi controlando o jogo, foi conseguindo anular quase sempre o perigo para a sua baliza, mas a verdade é que passou por um ou outro calafrio, principalmente num lance já nos descontos.

No Rio Ave sobressaíram Mora, Evandro, Keita e Fábio Coentrão... e no Sporting destacaram-se Miguel Veloso, Alecsandro, Moutinho e Liedson. Nani alternou o bom com o mau... mas o seu regresso é de saudar!

Uma pequena nota: a equipa leonina terminou o jogo com 6 jogadores formados nas suas camadas jovens (chegou a estar com 7), o que é notável. Mas a equipa tem de ser mais pragmática e mortífera, para não permitir veleidades aos adversários!

Próximo!...

(o Atlético, que cometeu a proeza de eliminar o FCPorto, desta vez "despachou" o Santa Clara por 1-0. A Académica de Coimbra sofreu para ultrapassar o Leixões, já que jogou em inferioridade numérica quase todo o jogo, mas acabou por vencer por 1-2)

Etiquetas: