Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Adeus à Europa



(Sporting - 1 Spartak de Moscovo - 3)

Como estava num reunião, não ouvi nem vi nada do jogo. Nem sequer sabia a constituição da equipa, que, já agora, foi a seguinte:

Ricardo;
Miguel Garcia (depois Miguel Veloso, aos 28 min), Tonel, Polga e Ronny;
Paredes (depois Nani, aos 60 min), Moutinho e Tello;
Yannick, Bueno (depois Alecsandro, aos 67 min) e Liedson.

A certa altura da reunião recebi uma sms:

"Golo do Spartak... 7 minutos!"

Bem... outro mau começo. Lá se vão ver aflitos de novo - pensei!

Pouco depois outra:

"0-2 para o Spartak... 16 minutos."

Uffff.... onde é que eu já vi isto com uma equipa russa (estes estão a lutar pelo título ou para não descer de divisão?!) e em Alvalade? - cismava eu.

Um pouco mais tarde:

"Goooooolo do Bueno! 1-2... 30 minutos".

O Bueno marcou?! Bem... ainda lá vão... pensei, esperançado!

Muito tempo depois, já terminada a reunião e quando ia já a entrar para o carro, outra sms:

"Perdemos 1-3."

Cansado, com fome... e com uma viagem de 32 kms pela frente... senti uma certa tristeza, um certo desânimo... mas logo a seguir encontrei motivos para uma grande confiança no futuro!

Sem saber rigorosamente nada do jogo... de como jogaram ou deixaram de jogar (ouvi na rádio, entretanto, que houve uma bola no poste mesmo no fim que podia ter dado o empate - tal como outras oportunidades dos russos poderiam ter dilatado o resultado, eu sei)... sem saber sequer o onze inicial, como já disse, comecei a pensar que esta equipa é uma equipa para manter, não para destroçar/deitar abaixo, pois é uma equipa "de futuro"!

Nani tem estado mal? Moutinho está esgotado ou sem ideias? Liedson não consegue marcar? Bueno nunca tinha marcado? Há demasiada rotatividade nos elementos da equipa? Há jogadores importantes lesionados? O plantel é curto?

Ok... tudo isso pode ser verdade, cada factor destes terá uma quota-parte de importância para explicar o sucedido... mas esta equipa está pensada numa lógica que tem de se manter. É uma lógica de contenção, é uma lógica de aposta gradual nos "produtos da formação"... com que os sportinguistas, na sua maioria, concorda e tem apoiado.

Mas não deu resultados imediatos?

Não... mas pode dá-los no futuro! Assim haja continuação nessa aposta e apoio por parte dos sportinguistas! Há que ter paciência para esperar pela confirmação de valores como Nani, Moutinho, Djaló, Veloso, Rui Patrício... e outros que vêm aí em breve!

É que, meus amigos, isto é só um pormenor... um mau pormenor... um mau momento... na longa história de 100 anos do Sporting!...

Eu, apesar de tudo, acho que 5 pontos num grupo "terrível" como este... depois de vários bons jogos... não é mau de todo, atendendo a várias condicionantes.

Não é vergonha nenhuma, acho eu, não ter eliminado clubes como Inter e Bayern. O Sporting ficou com os mesmos pontos do Spartak... poderia e deveria ter conseguido pelo menos o empate nesta última jornada... mas... verdade seja dita, o Sporting estava a atravessar um mau momento há já um certo tempo e a derrota com o Benfica pode ter deixado algumas sequelas psicológicas na equipa!

Apoiar... confiar nestes jogadores e neste treinador... é preciso, caros sportinguistas!

Alguns falam agora de Peseiro, principalmente os adversários? Têm saudades dele? Bem, eu também... tal como do Jozic, por exemplo... :)

Mas... eh pá, lembrem-se só que sempre se disse que o Sporting fez o que fez porque teve alguns meios para isso... e porque os adversários eram "fraquinhos"! Se repararem bem... agora o "discurso" é outro! :)

Ânimo! Venha de lá esse Vitória de Setúbal!

Etiquetas: ,