Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

domingo, janeiro 28, 2007

Boavista - 1 Sporting - 1



(16.ª jornada - início da 2.ª volta)

Sob arbitragem de Olegário Benquerença, o Sporting alinhou com o seguinte "onze" inicial:

Ricardo;
Caneira, Tonel, Polga e Tello;
Custódio (Carlos Martins ao intervalo), Nani, Moutinho (depois Yannick Djaló) e Romagnoli (depois Miguel Veloso);
Alecsandro e Liedson.

O jogo começou com um maior domínio do Boavista, mas sem grandes oportunidades de golo. Houve um lance polémico entre Tello/Linz, mas mesmo a TV não esclarece de modo absoluto se foi penaltie ou não. Na RR alguém foi de opinião que foi Linz a "fazer-se" à falta. Não sei...

O Sporting conseguiu reagir a partir do meio da 1.ª parte, principalmente através da acção de Moutinho, Nani e Liedson, conseguindo ter uma clara oportunidade de golo, que William negou, defendendo para canto.

No fim da 1.ª parte, muito mal jogada, com muito pouco futebol, ainda assim os dados estatísticos eram claramente a favor do Sporting (com excepção do número de cantos).

No início da 2.ª parte assistiu-se à substituição de Custódio por Carlos Martins. O Sporting começou melhor, subindo no terreno e pressionando mais... e pouco depois conseguiu o golo, por Liedson (há 4 anos que marca no Bessa), após cruzamento de Tello (mais um).

Mas pouco depois, aos 56 minutos de jogo, é o mesmo Tello a jogar a bola com a mão na área leonina e a permitir que o Boavista empatasse, através de Ricardo Sousa. O caricato do lance esteve a cargo de Olegário Benquerença, que mostrou o cartão amarelo... a Polga! A equipa de arbitragem é constituída por 4 elementos... parece que todos viram o penaltie... mas ninguém viu quem o cometeu? Adiante... que o homem é árbitro internacional! :)

Logo a seguir (minuto 62) o Sporting ficou a jogar com 10 elementos, já que Alecsandro (uma nulidade neste jogo) viu o 2.º amarelo e foi expulso. Olegário Benquerença considerou que o jogador brasileiro simulou o penaltie. Se sim ou não... não sei... mas é o segundo jogo seguido (para a Liga) em que o Sporting vê jogadores seus serem expulsos por acumulação de amarelos.

De imediato saiu Romagnoli e entrou Miguel Veloso, para permitir um reforço do meio-campo e uma ajuda à defesa. Nani ficou a jogar mais perto de Liedson...

O Boavista passou a atacar mais e Ricardo brilhou em alguns lances. O Sporting tentava reagir, mas a tarefa estava complicada.

No Boavista saiu Nuno Pinto (uma estreia - muito boa - na BwinLiga) e entrou Fary... para tentar o assalto à área leonina. Mas o Sporting, por Nani, poderia ter feito golo pouco depois.

Zé Manel, talvez não querendo ter vantagem sobre o Sporting, jogou a bola com a mão e viu também o 2.º amarelo. Expulsão justa! E como Olegário queria continuar na senda do caricato, mandou reiniciar o jogo... ainda com Zé Manel em campo. Adiante... que o homem é árbitro internacional! :)

De imediato saiu Moutinho e entrou Yannick Djaló... que numa jogada excelente, em que passou por vários boavisteiros, quase (pois, quase) conseguiu o golo. A bola passou ao lado...

O Sporting não deixou de acreditar na vitória... e Tonel quase (pois, quase) marcou, de cabeça, pouco depois!

Nani, já quase no fim do jogo, fez uma jogada em que centrou para a área e os jogadores leoninos ficaram a pedir penaltie. Parece que não foi...

Já quase nos descontos, Fary teve uma oportunidade para marcar, mas rematou ao lado. O Boavista tentou o tudo por tudo nos minutos finais... mas o Sporting aguentou-se... e garantiu o empate, que o empurra para o 3.º lugar da classificação, por troca com o Benfica!

Por falar no Benfica: ontem teve uma "ajuda" excelente da defesa do Belenenses, que se desentendeu e permitiu o golo de Simão, quando até então era o clube de Belém a mandar no jogo... e mais tarde o golo de Luisão, que marcou no meio dos defesas do Belenenses. Mas a verdade é que, com sorte ou não, permitindo aos adversários até um maior domínio de jogo em muitos momentos, o Benfica recuperou o 2.º lugar, aproveitando os "deslizes" do Sporting nas duas últimas jornadas, em que perdeu 4 pontos... e 2 jogadores, por expulsão, um em cada um deles!

Só agora começou a 2.ª volta... reforços parece que não há, exceptuando Bruno Pereirinha, mas muito rapidamente Paulo Bento tem de encontrar a fórmula de colocar o Sporting a marcar mais golos, já que a defesa, comandada por Polga, até tem estado muito bem!

Para Tello e para Alecsandro: no 1.º treino da semana, deveriam ficar duas horas sentados no meio do relvado com umas orelhas de burro! :)

Etiquetas: , ,

3 Comments:

  • Do site da Liga:

    "2) Processo Sumaríssimo n.º 02-06/07 - atribuir a punição traduzida na exibição de cartão amarelo ao jogador n.º 11 da «Sporting - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD», Rodrigo Álvaro Tello Valenzuela, e retirar a punição traduzida na exibição de cartão amarelo indevidamente sofrida pelo jogador n.º 04 do «Sporting - Sociedade desportiva de futebol, SAD», Anderson Correa Polga, com os devidos efeitos regulamentares, atento o disposto pelo artigo 172º, n.º 5, al. b), do Regulamento Disciplinar da LPFP."

    Ou seja: emendaram o erro do Olegário... mas teve de ser a pedido do Sporting, creio!

    By Blogger NP66, at terça-feira, janeiro 30, 2007 10:02:00 da tarde  

  • Viva! Informo que continuo a visitar frequentemente este blog, que me agrada bastante! O que me leva a comentar é um questão: fala-se de um lance do atleta Nani, uma pretensa cotovelada a um atleta boavisteiro. Como não consegui ver essa situação, pergunto-lhe a opinião, se possível!
    Continuação de bom trabalho!

    By Anonymous Anónimo, at sábado, fevereiro 24, 2007 4:50:00 da tarde  

  • Caro user:
    sinceramente não me recordo desse lance, pelo que não me posso pronunciar sobre o mesmo! Lamento... :)

    By Blogger NP66, at sábado, fevereiro 24, 2007 8:40:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home