Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Sporting - 2 Académica - 1



(Taça de Portugal)

O Sporting alinhou com:

Ricardo;
Abel, Tonel, Polga e Caneira;
Moutinho, Miguel Veloso, Nani (depois Romagnoli aos 72') e Djaló (depois Farnerud aos 60');
Liedson e Bueno (depois Pereirinha aos 80')

As novidades na equipa consistiam na entrada de Tonel de novo para o centro da defesa, na opção por Abel na lateral direita e na deslocação de Caneira para a lateral esquerda. Na baliza estava Ricardo, prova da alteração do critério de Paulo Bento em apostar em Tiago nos jogos da Taça.

No meio campo surgia de novo Miguel Veloso, que no jogo anterior tinha sido defesa central.

Em relação à última convocatória saíram Carlos Martins, Miguel Garcia, João Alves e Ronhas, aliás, Ronny. Custódio, à última da hora, também saiu da convocatória, entrando Bruno Pereirinha que, entretanto, completa 19 anos! Parabéns ao "puto"! :)

Quem também parece afastado do jogo... é o público! :/

O desafio começou e o jogo da equipa leonina fluía com alguma rapidez e eficácia... e aos 11 minutos já vencia por 2-0, consequência de uma entrada fortíssima no jogo. Os golos foram apontados pelo inevitável Liedson, o tal de quem esta época se chegou a dizer que tinha deixado de saber marcar golos. Pois é...

Depois dessa entrada "de leão", o Sporting abrandou o ritmo e permitiu que a Académica reagisse um pouco. Mas sem grande perigo, diga-se. A verdade é que as melhores oportunidades de golo foram da equipa leonina... e o fim da 1.ª parte chegou com uma vantagem justíssima do Sporting.

A 2.ª parte trouxe uma Académica mais afoita e um Sporting mais intermitente e confiante (e displicente?) de que os dois golos eram suficientes para vencer. Mas por duas ou três vezes a Briosa poderia ter marcado... nomedamente numa oportunidade flagrante aos 57 minutos de jogo, quando Brum rematou ao poste. Mas tem que se dizer que, para além do poste... o Sporting também teve Ricardo em bom estilo.

Três minutos antes Vítor Vinha tinha sido expulso por Jorge de Sousa, após uma entrada muito dura sobre João Moutinho. O jogador da equipa de Coimbra chegou atrasado à jogada, pois Moutinho já tinha afastado a bola daquela zona. Vítor pisou o pé do jogador leonino com rudeza (embora sem intenção, com certeza, mas talvez numa situação que poderia ter evitado), pondo em perigo a sua integridade física. Por momentos lembrei-me do portista Anderson...

Com a entrada de Farnerud, aos 62 minutos, o Sporting iniciou um período com várias oportunidades de golo, nomedamente numa jogada de Liedson, aos 65 minutos, em que já se cantava golo... e em que o defesa conseguiu chegar a tempo de evitá-lo.

A Académica tentava reagir e de certo modo conseguiu, não dando descanso à equipa do Sporting, que continuava a tentar gerir o jogo e a bola, mas sem muita velocidade e concedendo alguns espaços.

Entretanto, com a entrada de Romagnoli, aos 72 minutos e de Bruno Pereirinha, aos 80, o Sporting criou mais algumas jogadas de perigo e em que poderia ter "arrumado" o jogo. Por um motivo ou outro, a que Pedro Roma também não é alheio, a verdade é que o terceiro golo do Sporting não surgiu... até que, já nos descontos, na marcação de um livre (em que não me pareceu que Caneira tenha feito falta, mas isso é um pormenor...), foi Dame a reduzir a vantagem do Sporting. Os centrais do Sporting falharam a marcação... e golo da Briosa!

Já não havia tempo para muito mais... e o fim do jogo chegou, dando ao Sporting o direito de ser um dos quatro clubes a jogar as meias-finais!...

Eu bem que tinha desejado este jogo na Final (embora, claro, com o mesmo desfecho de hoje)... mas a sorte do sorteio determinou outra coisa! :/

Etiquetas: