Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

quarta-feira, novembro 08, 2006

Sporting - 3 Braga - 0



(9.ª jornada)

Este foi o jogo em que o Sporting mais sorte teve em todo o campeonato. Teve sorte... e teve ALECSANDRO:

  • toca na bola no 1.º golo (olha, o que nem sequer aconteceu com nenhum avançado do Porto quando Mário Sérgio da Naval fez auto-golo);

  • no 2.º golo, apesar de Nem estar "montado" em cima de Alecsandro, a verdade é que este toca na bola antes de ela tocar/desviar em Nem (olha, pronto... foi um ressalto, o que já não se pode dizer que tenha sido o caso do fantástico remate de Rui Duarte na direcção da sua própria baliza, quando fez auto-golo a favor do Benfica);

  • no 3.º golo, o movimento/cabeceamento de Alecsandro é de muitíssimo bom recorte técnico. Se a bola entrou totalmente ou não... ninguém pode ter a certeza, sem a mínima margem para erro!

    Recordo apenas que o Sporting já ganhava por 2-0 e que o Braga nunca ameaçou grandemente a baliza de Ricardo! O jogo foi completamente dominado pelo Sporting. Quase me apetecia dizer que nunca vi uma equipa do Braga render tão pouco... também pelo domínio e controle que a equipa leonina exerceu!

    Depois... no meio da sorte... ainda houve o azar daquele remate de cabeça de Tonel bater no ferro e não entrar! Mas isso não conta para muita gente, pelos vistos...

    E recordo, para os muitos que se "deleitaram" com a "mija" que o Sporting teve - também graças à pressão que exerceu, recordo - que nos últimos jogos, tão falados, que o Sporting, coitadinho, não venceu... enviou três bolas - três - aos ferros. Os jogadores do Bayern, por exemplo... ainda devem estar a comer o cordeiro que mataram em honra dos deuses bávaros! Adiante...

    Depois há o lance de Djaló... que mutos dizem que é AGRESSÃO e que devia ter sido punido com cartão vermelho.

    Sinceramente, o que eu vi primeiro foi uma excelente desmarcação... um "puto" a olhar para a bola, de pé esticado a tentar conseguir tocar-lhe para fazer o golo... e, de repente, em décimos de segundo, aperceber-se que vai levar com um GR em cima... e não contrair o pé, se calhar, para se "proteger"! A verdade é que se acertasse com o joelho também poderia lesionar o seu adversário, na sequência do choque! Sim, do choque de dois corpos em movimentos e direcções opostas!

    Eu costumo distinguir entradas por trás ou de lado, às pernas e joelhos, sem hipóteses de jogar a bola... de outras em que se nota claramente que o único objectivo é jogá-la! Para mim, Djaló tentou jogar a bola.

    Comparando com outros lances:
    se há um árbitro que não interpretou a patada do Assunção ao Moutinho, há umas semanas, como agressão... se há um árbitro que não interpretou a entrada do Katsouranis sobre Anderson como agressão, porque lhe pareceu que jogou a bola... se há um árbitro que não interpretou a entrada do Fucile sobre um jogador do SLB como agressão... se há um árbitro que não interpretou como agressão a entrada de Simão sobre um jogador do Beira-Mar... e outras que Torrão teve ao longo desse jogo do benfica... parece que também houve um que julgou ver apenas uma disputa leal da bola entre Djaló e Paulo Santos... com posterior (inevitável) choque!

    Alguém algum dia viu um lance maldoso a Djaló? Alguém pode dizer, sem que lhe mordam os remorsos, que este "puto" tem algum historial agressivo?
    Houve intencionalidade em magoar... ou toda uma vontade e desejo de ser feliz, marcando mais um golo?

    (também sei que há uma 1.ª vez para tudo... que é possível, daqui a uma ou duas jornadas, que Djaló cometa uma agressão sobre um adversário... mas... sinceramente... neste caso... não me pareceu)

    A consciência, aquela com que cada um de nós fica e vive depois do alarido do momento, ditará o que cada um acha que é a verdade!

    Dos jogadores, hoje destaco também FARNERUD. Já mostra a qualidade que se falava que tinha. Não... não é nenhum portento, mas mostrou ser uma alternativa credível!
    Gosto da sua forma tranquila de actuar, da forma confiante como pede a bola aos colegas, daquela forma de dominar a bola com um pé e fazer o passe com o outro - e que bons passes fez!

    Uma última nota para lamentar o que será sempre de lamentar, que foi o que uma parte das claques do Sporting cantaram contra o SLB... mas devo também regozijar-me pelos assobios que uma outra parte dos sócios e adeptos do Sporting votaram a quem tais cânticos entoou! É nessa parte de sportinguismo que me revejo...

    Etiquetas: ,