Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sábado, dezembro 03, 2005

Deivid neutraliza dragão

Símbolo do SCP


Porto - 1 Sporting - 1

Tinha escrito que gostaria de fazer a minha análise ao jogo escrevendo "Deivid liquida dragão". Bem, não liquidou... mas amenizou a sua fúria e força. Liedson está fora da equipa há 2 jogos... e há 2 jogos que Deivid joga e marca!

Por motivos de "força maior", não consegui ver o jogo, pelo que tive de me cingir ao relato, ao acompanhamento de alguns sites e fóruns... e ao pequeno resumo que já tive oportunidade de ver.

O Porto atacou muito mais do que o Sporting, teve mais remates e cantos, mas todo esse domínio não se traduziu naquilo a que costumamos chamar "oportunidades claras de golo". Tal como eu tinha previsto, Ricardo foi submetido a intensa pressão... acabou por ter de aguentar uma "intensa chuva de isqueiros" (que vergonha de adeptos!), mas passou com toda a classe e distinção em mais um teste de dificuldade extrema. Aliás, no golo que sofreu acabou por ser traído por um toque infeliz de Tonel e um outro de Polga...

Mas, por tudo o que já li e vi, nem sequer considero Ricardo o melhor jogador do SCP, neste jogo... o que vai ao encontro da minha ideia de o Porto não ter conseguido e/ou sabido traduzir o seu domínio em oportunidades de golo.

Os jogadores do Porto remataram mais e centraram mais bolas para a área... mas vi vários remates e centros a mais de 25/30 metros... o que qualquer equipa (salvo seja) consegue fazer!

A ideia que tenho é que o Sporting jogou com cautela e na expectativa... tentando aproveitar o contra-ataque. O golo de Deivid é um exemplo claro de uma equipa que sabe o que faz: erro do adversário, recuperação e passe rápido, desmarcação e golo! O que é preciso mais?

Já na 1.ª parte Deivid tinha marcado, mas o golo foi anulado (e bem anulado) por "off side"! Mas o que é verdade é que toda a jogada foi de finíssimo recorte técnico e táctico, com todos os intervenientes na jogada a demonstrarem que sabem o que fazem e fazem o que lhes deixam fazer!

O Sporting não conseguiu segurar mais o jogo porque ficou sem um jogador em grande forma, o Carlos Martins, que se lesionou ao minuto 59.

Lucílio Baptista fez mais um jogo com muitos erros ou, pelo menos, com muitos lances duvidosos.

Ao minuto 11 mostrou cartão amarelo a Rogério por falta sobre Quaresma... mas minutos antes "esqueceu-se" de fazer o mesmo a Paulo Assunção por falta dura sobre Moutinho.

Ao minuto 18 aconteceu o tal golo anulado a Deivid, que já citei.

Ao minuto 51 anulou.. e quanto a mim bem, pelo que já vi no resumo... um golo a Lisandro por falta sobre Rogério. O defesa do Sporting pode ter exagerado a queda, mas há contacto de Lisandro. E isso vê-se bem na jogada corrida, aliás, vê-se melhor do que na repetição, que não é muito esclarecedora. Tecnicamente, nem sequer é golo anulado, porque o árbitro apitou antes.

Ao minuto 61 e ao minuto 75 há dois lances de possível penaltie, um para cada lado. O 1.º de Polga, por "braçao na bola" e o de César Peixoto, por "mão na bola". Pelo que vi, o lance do portista é muito mais ostensivo, há um claro movimento da mão em direcção à bola, quase como se fosse um guarda-redes. No lance do Polga há também um movimento do braço, num remate muito "à queima"... o que - acredito eu - tenha sido o motivo para o árbitro assistente não ter assinalado e ter "mandado" prosseguir o jogo. Fica a ideia, contudo, que o critério não foi desigual... mas aceitava-se se o árbitro tivesse marcado penaltie em ambos os lances.

Ao minuto 78 há um lance em que é assinalada falta de Nani sobre Pepe, quando o sportinguista se aprestava para fazer golo. Já li de tudo: que houve falta e que não houve falta nenhuma! Nani ainda rematou, mas a jogada já tinha sido cortada, pelo que nunca saberemos se seria golo ou não, em condições normais. Confesso que refiro este lance pelo que li nos jornais e em fóruns, já que o resumo que vi não deu este lance.

Também li várias referências a um possível penaltie de Sá Pinto sobre Lisandro. Bem, tenho de admitir que tal é possível... mas não posso deixar de me lembrar de todos os jogos em que Liedson foi agarrado e... não aconteceu nada! Então nos jogos do Sporting com o Gil Vicente e com o Penafiel acho que não exagero muito se disser que os dedos de ambas as mãos não chegam para contar esses casos! Resumindo: o critério neste tipo de lances, embora ache que de modo errado, tem sido similar em todos os jogos deste campeonato!

Uma última nota para o facto de o Porto ter impedido o acesso ao jogo dos elementos do jornal "Sporting" e do site oficial do clube... bem como de ter impedido os jogadores de prestarem declarações no que se costuma chamar de "zona mista"!

Tonel, por exemplo, um jogador formado no Porto, prestou declarações... na rua!

Juntando tudo isso ao comportamento daquela parte do público que atirou isqueiros ao guarda-redes do Sporting... direi que o Futebol Clube do Porto... "fica muito mal nesta fotografia"!

Etiquetas:

5 Comments:

  • Caríssimo Campo Inclinado
    Vimos por este meio convidar vossa excelência a aderir à Federação de Blogs de Futebol:
    http://bnrb.blogspot.com/2005/11/blogs-de-futebol-de-todo-o-mundo-uni.html

    Desde já, muito obrigado pela atenção que a mensagem possa receber.


    Saudações do pessoal que neste ano organiza a festa!

    By Blogger boloposte, at segunda-feira, dezembro 05, 2005 11:49:00 da manhã  

  • visitem o novo blog ultra na internet em http://vozultra.blogspot.com

    Um blog aberto a todos os ultras e simpatizantes de futebol.

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, dezembro 09, 2005 5:57:00 da tarde  

  • "Confesso que refiro este lance pelo que li nos jornais e em fóruns, já que o resumo que vi não deu este lance."

    Uma entrada muito fora de tempo, mas perdoe-me!

    Achei muito curiosa essa situação, de facto. Uma jogada perigosa que não foi mostrada em quase nenhum dos media!! Jorge Gabriel, sportinguista com quem pessoalmente não concordo muitas vezes falou desse lance no programa desportivo na RTP1 e opinou que não haveria razão para parar o lance, na sua opinião, claro.
    Houve vários erros de arbitragem nesse jogo, com grandes penalidades por assinalar (uma para cada lado) mas vi uma coisa que me parece rara, infelizmente, foi marcada uma falta atacante numa situação em que acabaria em golo para o F.C.Porto!!! Não discuto se houve ou não falta (não vi bem o lance) mas parece haver consenso. Parece-me de louvar que haja atitudes correctas destas pois parece generalizada a ideia que só os defesas fazem faltas, nestas situações, regra geral!

    Mas gostava de ver avaliado o tal lance do atleta Nani!

    Esperemos que haja poucos erros de arbitragem no jogo de logo à noite!

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, março 22, 2006 3:58:00 da tarde  

  • Lembrei-me agora do seguinte:
    não lhe parece que ainda há umas semelhanças entre o atleta Pepe e o atleta Jorge Costa? Terão ainda os mesmos instrutores? Nunca apreciei a atitude deste último atleta em campo. Por coincidência, no outro dia, apanhei na RTP-Memória um jogo do F.C.Porto e nos poucos minutos que vi, assiti a uma situação em que me parece que Jorge Costa se vê com a bola, sendo o último defesa e pressionado por um atacante me parece atirar-se para o chão, derivando daí uma falta.
    Pareceu-me ter visto o atleta Pepe a fazer isso já umas poucas vezes, que me parece também tenha sido o caso no jogo com o SportingC.P.!
    Não preciso lembrar que os dois atletas referidos são atletas corpulentos, que não serão muito fáceis de derrubar...

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, março 22, 2006 4:07:00 da tarde  

  • Também achei estranho não se ter analisado melhor esse lance do Nani! Critérios jornalísticos... :)

    Quanto à comparação entre Pepe e Jorge Costa, no tal aspecto... por acaso até concordo... e acrescento o nome de Pedro Emanuel! Depois acho engraçado ouvir os jornalistas dizerem coisas deste tipo, sobre o Nani ou o Liedson, por exemplo:

    "há efectivamente um contacto, mas o atleta leonino é que é franzino e não se aguenta!"

    LOL

    Sobre os centrais do Porto... o argumento contrário... não se ouve, claro! :)

    By Blogger NP66, at quinta-feira, março 23, 2006 4:02:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home