Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sexta-feira, abril 18, 2008

Sporting - 5 Benfica - 3



(Taça de Portugal - 1/2 Final)

O Sporting jogou com:

Rui Patrício;
Abel, Tonel, Miguel Veloso e Grimi;
Adrien Silva (Izmailov aos 35'), Moutinho, Romagnoli (Derlei aos 61') e Vukcevic;
Liedson e Djaló (Gladstone aos 86').

QUE JOGALHÃO!

O título é um exagero (a palavra nem existe, não é?), mas é só para dar a ideia do que foi para mim: do melhor que já vi... ao Sporting (a 2.ª parte) e até ao Benfica (a 1.ª parte).

Foi um jogo electrizante, vibrante, louco, cheio de emoções, com um pouco de tudo aquilo que me faz adorar (ainda) este jogo.

No fim da 1.ª parte - podem crer - apesar de o Benfica estar a vencer por 0-2, eu ainda acreditava que o Sporting pudesse chegar ao empate... mesmo que depois, em agonia, de rastos porque o excesso de jogos se iria notar, viesse a perder no prolongamento.

O início da 2.ª parte deu-me muito ânimo e reforçou a minha esperança. O Sporting dominava o jogo e aquela bola no ferro ao minuto 60 (grande remate de Moutinho e grande defesa de Quim) fez-me acreditar ainda mais.

Depois entrou Derlei... e eu fiquei ainda mais optimista. É que Izmailov também já tinha entrado ainda na 1.ª parte e o Sporting estava claramente melhor. E com Derlei havia mais garra e determinação...

Djaló e Liedson deram expressão à minha crença, com dois bons golos. Derlei fez-me acreditar que o sofrimento tem de ter sempre uma recompensa, quando fez o 3-2.

Rodriguez arrefeceu os meus ânimos, fazendo o 3-3... mas não o meu optimismo mais profundo, aquele que está escondido num recanto mais fundo de uma alma sportinguista. Afinal, o Benfica quase nada tinha feito para conseguir aquele empate... mas o futebol é mesmo assim. Que o diga o próprio Benfica em relação ao último jogo com a Académica (derrota por 0-3).

Os golos de Djaló (4-3) e de Vukcevic (5-3) foram a prova de que não existem campeões e vencedores sem sorte.

Paulo Bento leu muito bem o jogo, corrigiu e alterou tudo aquilo que a equipa precisava... mas Chalana, que admirei enquanto genial jogador que foi, provou que nunca terá o mesmo estatuto como treinador (nem é isso que se lhe exige, acho eu). Como chefe de uma equipa grande, da Europa e do Mundo, que está a ganhar por 2 de diferença em casa do adversário, que tinha menos 48 horas de descanso que a sua própria equipa, vir desculpar-se com um possível penaltie (ou dois... ou dois... que ele foi corrigindo as declarações) como causa para a pesada derrota que sofreu é confrangedor e altamente penalizante para a sua imagem enquanto benfiquista e treinador. Chalana... a grandeza do Benfica não é ou não pode ser essa!

É como se me estivesse a dizer que começar o jogo com dois de avanço não era suficiente... porque tinha de começar com três... porque, de outra forma, "não eram capazes" de vencer!

Se o Benfica tivesse vencido o jogo eu teria ficado triste, é óbvio... mas sentiria orgulho pelo trabalho desenvolvido pela equipa leonina e sentiria que a derrota tinha sido por mérito do SLB. Isto para dizer que o Benfica foi um digníssimo vencido... e que faço votos que rapidamente o clube se encontre e se fortaleça... porque o futebol português precisa! Mas tratem disso lá mais para a próxima época, ok? :)

Terminar deixando uma mensagem aos sportinguistas também: vale sempre a pena apoiar "os nossos"... o nosso Sporting Clube de Portugal... que é muito mais do que a simples soma do Paulo Bento, dos jogadores e dos actuais dirigentes!

SPOOOOOOOOOORTING!

PS1 - Derlei fez muita falta durante a época. Teve agora um merecido prémio quando marcou aquele 3.º golo que colocava o Sporting na frente do marcador.

PS2 - Di Maria desviou a bola do GR, este tenta retrair-se, o jogador benfiquista arrastou a perna e só depois há contacto (dois) com Rui Patrício; não há penaltie.


ou aqui...

PS3 - Não sei se recordo bem o lance onde Luisão reclama penaltie, mas se é o que penso... ele também agarrou o jogador do Sporting. É falta de quem, mesmo?

PS4 - O golo "anulado" ao Di Maria é bem anulado, havia fora de jogo. Faltou o 2.º cartão amarelo... :):)

PS4 - O árbitro e seus auxiliares decidiram mal vários lances, com prejuízo das duas equipas; mas não vi "erros grosseiros"... e o resultado, hoje, tem "outras explicações" e não faz sentido chamar a PJ. Chamar por chamar, chamem - talvez -, outro treinador para o Benfica... digo eu! :)

Etiquetas: , ,