Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

segunda-feira, agosto 20, 2007

Sporting - 4 Académica - 1



(1.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Stojkovic;
Abel, Polga, Tonel e Ronny;
Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic (Djaló aos 71') e Romagnoli(Farnerud aos 71');
Liedson e Derlei (Adrien já nos descontos).

O Sporting iniciou este campeonato com três "caras novas" no "onze" inicial: Stojkovic, Vukcevic e Derlei. Nos minutos finais, foi a vez de se estrear mais um "miúdo" a quem se augura um grande futuro: Adrien Silva!

O jogo foi amplamente dominado pelo Sporting, mesmo tendo pertencido à Académica a primeira grande oportunidade de golo. Quando o vencedor estava já praticamente encontrado, a Académica teve uma reacção mais forte... mas algo consentida... e marcou um golo, por Gyano, fazendo na altura o 3-1. Mas a verdade é que a maior parte das oportunidades de golo pertenceram à equipa leonina... antes e depois desse golo.

Derlei destacou-se por ter sido dele o 1.º golo do SCP e deste campeonato, num lance em que Vukcevic, com uma simulação, deixou o luso-brasileiro na cara do golo. Vukcevic jogou muito bem, dando, a certa altura, a impressão que já estava na equipa há muito tempo. Teve alguns bons pormenores... mas precisa de ser mais pragmático na hora de rematar à baliza. Derlei destacou-se ainda pelas suas movimentações, empenho e entrega ao jogo e pelo entendimento que já demonstrou ter com Liedson, autor do 2.º golo, num excelente cabeceamento após a marcação de um livre, por Romagnoli. No entanto, estranhamente, Liedson esteve muito perdulário.
Abel também fez um jogo muito interessante... quer a atacar, quer a defender. Stojkovic também teve uma boa estreia, não tendo qualquer culpa no golo sofrido e tendo ainda conseguido evitar o que seria um segundo golo de Gyano.

Tonel foi o marcador do 3.º golo, na sequência de um canto marcado por Ronny e João Moutinho, já do dealbar do jogo, fechou o resultado com mais um golo, desta vez na marcação duma grande penalidade a castigar um derrube inequívoco a Liedson.

Sem se poder dizer que o Sporting fez uma exibição perfeita, a verdade é que se assistiu a uma boa exibição da equipa leonina, já muito consistente... e o volume de oportunidades criadas justificaria até um resultado ainda mais dilatado.

No final do jogo alguns jogadores academistas queixaram-se que Elmano Santos "ajudou" o Sporting a vencer... isto porque quando o resultado já estava em 3-0 (sim, isso mesmo: 3 a 0) o árbitro não marcou penaltie num lance em que Polga derrubou Lito. Bem... é certo que o derrube existe... mas quem se queixou desse lance esqueceu-se de dizer que, a haver erro do árbitro, foi por não ter interrompido logo o jogo para assinalar falta por Lito ter ajeitado a bola com o braço antes de ser derrubado pelo Polga. A verdade é que a jogada prosseguiu e um jogador da Briosa - Hélder Barbosa, creio - rematou à baliza, não tendo conseguido o golo... por azar e azelhice. E se tivesse sido golo... o prejudicado não seria o Sporting por não ter sido assinalado o tal "braço na bola" de Lito?! Claro que sim...

Elmano Santos não esteve muito bem... mas foi por ter permitido que tanto Litos como Kaká... e mais um ou outro jogador academista... tivessem abusado do jogo duro/violento. O exemplo mais flagrante foi uma entrada duríssima de Litos, por trás, no calcanhar de Derlei... sem que o árbitro tivesse sequer assinalado falta. Enfim... "o circo começou"!

A Académica precisa... pode e deve melhorar muito... mas deixo um conselho ao amigo Pedro Roma: em vez de te "atirares" ao árbitro... ajuda lá o professor a escalar melhor o "onze"... e "aconselha" o Gyano, o Joeano, o Lito e o Barbosa a acertarem mais nas redes adversárias... e, já agora, recomenda aos Litos que não "acerte" tanto nos adversários porque pode não ter a mesma sorte que teve agora com o Elmano Santos! Ah, e em princípio lá estarei no estádio, no próximo domingo, a "puxar" pela Briosa! :)

Etiquetas: , ,