Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

domingo, dezembro 31, 2006

Últimos resultados de 2006

Para encerrar o ano de 2006, o Sporting registou duas vitórias:

  • Para a BwinLiga, venceu a Académica por 1-0, com um golo de Liedson, após uma fabulosa 1.ª parte e após saída em falso do amigo Pedro Roma (pode ter havido um toque de Tonel, mas quem se lembra do célebre lance "Ricardo vs Luisão" dirá apenas que o Pedro falhou, tal como se disse do Ricardo);

  • para a Taça de Portugal, ganhou ao União da Madeira, por 1-3, com golos de João Moutinho, Farnerud e Tello! Com tranquilidade... :)

    Etiquetas: , , ,

  • domingo, dezembro 10, 2006

    Vitória de Setúbal - 0 Sporting - 3


    (13.ª jornada)

    O Sporting alinhou com:

    Ricardo;
    Caneira, Tonel, Miguel Veloso e Ronny;
    Paredes, Tello (depois Custódio aos 57 min), Moutinho (depois Romagnoli aos 75 min) e Nani;
    Bueno (depois Djaló aos 57 min) e Liedson.

    O jogo foi mal jogado, mas trouxe um Sporting de novo mais consistente e eficaz... tanto que Liedson até marcou por duas vezes, sendo o outro golo apontado por Nani.

    Desta vez foi o Sporting a conseguir marcar cedo e a voltar a contar com o factor "sorte", já que no golo de Nani há um ligeiro toque de Bino que desvia a bola o suficiente para enganar o GR sadino, Nélson.

    Pequenas notas sobre alguns jogadores:
    Caneira dá consistência à defesa, Moutinho, mesmo cansado, parece que não sabe "jogar mal", Tello esteve nos lances dos três golos, Nani parece poder voltar aos "bons momentos" e Liedson mostrou que ainda sabe marcar!

    O que todos os sportinguistas anseiam é que Liedson continue a fazer o que muitas vezes já mostrou saber "fazer bem e em quantidade": golos que decidem jogos!

    Etiquetas: , ,

    sexta-feira, dezembro 08, 2006

    13.ª jornada: Vitória de Setúbal vs Sporting

    O Sporting vai defrontar o Vitória de Setúbal após duas derrotas desastrosas com Benfica e Spartak de Moscovo!
    O jogo será no sábado, às 20,30 h, no Estádio do Bonfim. O árbitro será Paulo Pereira e os auxiliares serão Bertino Miranda e Henrique Parente.

    A presença de Caneira é a principal novidade na lista de convocados, que é a seguinte:

  • Ricardo e Tiago;

  • Ronny, Tello, Caneira, Tonel e Miguel Veloso;

  • Carlos Martins, Nani, Farnerud, Custódio, João Moutinho, Romagnoli, João Alves e Carlos Paredes;

  • Alecsandro, Yannick, Liedson e Bueno.

    Polga está castigado, Abel ainda não recuperou, Miguel Garcia está lesionado... e Rui Patrício voltou aos juniores.

    Em princípio, a dupla de centrais será Tonel/Miguel Veloso, sendo também muito provável a entrada de Caneira para a lateral direita!

    Depois... muitas incógnitas:

    Ronny ou Tello?

    Custódio ou Paredes?

    Carlos Martins ou... ou.... ou... mais rotatividade?

    E no ataque: Alecsandro de novo a titular... ou Bueno que já marcou... ou Liedson que teima em não marcar?

    A não perder!...

    Etiquetas:

  • Adeus à Europa



    (Sporting - 1 Spartak de Moscovo - 3)

    Como estava num reunião, não ouvi nem vi nada do jogo. Nem sequer sabia a constituição da equipa, que, já agora, foi a seguinte:

    Ricardo;
    Miguel Garcia (depois Miguel Veloso, aos 28 min), Tonel, Polga e Ronny;
    Paredes (depois Nani, aos 60 min), Moutinho e Tello;
    Yannick, Bueno (depois Alecsandro, aos 67 min) e Liedson.

    A certa altura da reunião recebi uma sms:

    "Golo do Spartak... 7 minutos!"

    Bem... outro mau começo. Lá se vão ver aflitos de novo - pensei!

    Pouco depois outra:

    "0-2 para o Spartak... 16 minutos."

    Uffff.... onde é que eu já vi isto com uma equipa russa (estes estão a lutar pelo título ou para não descer de divisão?!) e em Alvalade? - cismava eu.

    Um pouco mais tarde:

    "Goooooolo do Bueno! 1-2... 30 minutos".

    O Bueno marcou?! Bem... ainda lá vão... pensei, esperançado!

    Muito tempo depois, já terminada a reunião e quando ia já a entrar para o carro, outra sms:

    "Perdemos 1-3."

    Cansado, com fome... e com uma viagem de 32 kms pela frente... senti uma certa tristeza, um certo desânimo... mas logo a seguir encontrei motivos para uma grande confiança no futuro!

    Sem saber rigorosamente nada do jogo... de como jogaram ou deixaram de jogar (ouvi na rádio, entretanto, que houve uma bola no poste mesmo no fim que podia ter dado o empate - tal como outras oportunidades dos russos poderiam ter dilatado o resultado, eu sei)... sem saber sequer o onze inicial, como já disse, comecei a pensar que esta equipa é uma equipa para manter, não para destroçar/deitar abaixo, pois é uma equipa "de futuro"!

    Nani tem estado mal? Moutinho está esgotado ou sem ideias? Liedson não consegue marcar? Bueno nunca tinha marcado? Há demasiada rotatividade nos elementos da equipa? Há jogadores importantes lesionados? O plantel é curto?

    Ok... tudo isso pode ser verdade, cada factor destes terá uma quota-parte de importância para explicar o sucedido... mas esta equipa está pensada numa lógica que tem de se manter. É uma lógica de contenção, é uma lógica de aposta gradual nos "produtos da formação"... com que os sportinguistas, na sua maioria, concorda e tem apoiado.

    Mas não deu resultados imediatos?

    Não... mas pode dá-los no futuro! Assim haja continuação nessa aposta e apoio por parte dos sportinguistas! Há que ter paciência para esperar pela confirmação de valores como Nani, Moutinho, Djaló, Veloso, Rui Patrício... e outros que vêm aí em breve!

    É que, meus amigos, isto é só um pormenor... um mau pormenor... um mau momento... na longa história de 100 anos do Sporting!...

    Eu, apesar de tudo, acho que 5 pontos num grupo "terrível" como este... depois de vários bons jogos... não é mau de todo, atendendo a várias condicionantes.

    Não é vergonha nenhuma, acho eu, não ter eliminado clubes como Inter e Bayern. O Sporting ficou com os mesmos pontos do Spartak... poderia e deveria ter conseguido pelo menos o empate nesta última jornada... mas... verdade seja dita, o Sporting estava a atravessar um mau momento há já um certo tempo e a derrota com o Benfica pode ter deixado algumas sequelas psicológicas na equipa!

    Apoiar... confiar nestes jogadores e neste treinador... é preciso, caros sportinguistas!

    Alguns falam agora de Peseiro, principalmente os adversários? Têm saudades dele? Bem, eu também... tal como do Jozic, por exemplo... :)

    Mas... eh pá, lembrem-se só que sempre se disse que o Sporting fez o que fez porque teve alguns meios para isso... e porque os adversários eram "fraquinhos"! Se repararem bem... agora o "discurso" é outro! :)

    Ânimo! Venha de lá esse Vitória de Setúbal!

    Etiquetas: ,

    sexta-feira, dezembro 01, 2006

    Sporting - 0 Benfica - 2



    (12.ª jornada)

    O Sporting alinhou de início com:

    Ricardo;
    Miguel Garcia, Tonel, Polga e Tello;
    Custódio (depois Carlos Martins), Romagnoli (depois Djaló), Moutinho e Nani;
    Liedson e Bueno (depois Alecsandro).

    Começo por dizer que este não era, quanto a mim, o melhor "onze" que Paulo Bento podia ter escalado. Obviamente, também não posso dizer que com outro "onze" o Sporting não teria perdido.

    O resumo do jogo, quanto a mim, é este:

  • O Benfica marcou na sequência de um lance de bola parada logo aos 3 minutos, o que abalou psicologicamente a equipa do Sporting;

  • desde o minuto 15 ao minuto 40 (mais coisa, menos coisa), o Sporting reagiu à desvantagem no marcador e "encostou" completamente o Benfica à sua defesa. Muitas vezes se viu o Benfica defender com 9 homens atrás da linha da bola; contudo, o ataque do Sporting nem sempre foi esclarecido, tendo o Benfica defendido muito bem;

  • Jorge Sousa, o árbitro, não assinalou uma falta de Simão sobre Miguel Garcia: era penaltie! Tudo poderia ter sido diferente a partir daí... quem sabe? :)

  • Em contra-ataque, Simão fez o segundo golo e "matou o jogo"!

    Ainda na 1.ª parte o Benfica poderia ter aumentado a vantagem, já que Miccoli rematou à barra. Também houve um livre a favor do Benfica, em que a bola foi cortada pelo cotovelo de Nani, que estava na barreira e que saltou com o braço à altura da cara... embora nem sequer estivesse a olhar para a bola!

    A 2.ª parte, com a entrada de Djaló e Carlos Martins, foi "mais do mesmo": o Sporting atacava, errava passes, ia rematando... mas o Benfica resolvia todos os problemas. E até deu para jogar, a certa altura, a trocar a bola com calma no meio-campo leonino e ao som de "olés"!
    Até Quim hoje se safou com todo o brilhantismo... até na rábula do "sai/não sai"... ou "ai que me dói tanto a perna, mas daqui a pouco já marco o pontapé de baliza"! :)

    O Benfica ganhou com toda a justiça, defendeu muito bem e contra-atacou com eficácia e pragmatismo!
    Paulo Bento tem de rever o meio campo e tem de fazer qualquer coisa em relação ao ataque! O quê? Sei lá... quiçá ir aos juniores buscar "um às de trunfo"! Ou um "joker"!

    Etiquetas: , ,

  • 12.ª jornada: Sporting vs Benfica

    O jogo é a 1 de Dezembro, às 20,30 h, em Alvalade... e é arbitrado por Jorge de Sousa.

    A lista de convocados do Sporting é a seguinte:

  • Ricardo e Tiago.

  • Polga, Ronny, Tonel, Miguel Veloso, Tello e Miguel Garcia.

  • Custódio, Paredes, Carlos Martins, Nani, João Moutinho, Farnerud, Romagnoli e João Alves.

  • Liedson, Bueno, Yannick Djaló e Alecsandro.

    De realçar os regressos de Yannick Djaló e Farnerud, após lesão... e a manutenção de João Moutinho no lote dos convocados, já que ainda não o conseguiram "arrumar no estaleiro", apesar das inúmeras tentativas!

    Questões que se levantam à volta deste jogo:

    o jogo não decide nada... ou decide a continuidade de Fernando Santos à frente do Benfica?
    (Há muitos adeptos impacientes!...)

    O jogo não decide nada... ou mostra que Liedson tinha decidido esperar por este jogo para começar a marcar?

    O jogo não decide nada... ou Nuno Gomes decide que não pode ser Katsouranis o melhor marcador da equipa?

    Espero é que todos decidam que o jogo seja um grande espectáculo! :)

    Etiquetas: