Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

domingo, agosto 27, 2006

Sporting - 3 Boavista - 2



Não vi o jogo, apenas ouvi pelas rádios (RR, TSF e Antena 1) e do que fui ouvindo ficou-me a ideia que, aos 20/30 minutos, a equipa do Sporting era a pior do mundo. Até parecia que não havia mais tempo para jogar nem nada a fazer... até parecia que nem ia haver uma 2.ª parte e tempo para rectificar o que eventualmente estivesse menos bem. Enfim... são assim os nossos comentadores!

Mas a verdade é que Paulo Bento mexeu na equipa... mexeu bem... e ganhou o jogo! As mudanças tácticas e as substituições de jogadores menos felizes no jogo (Abel e Custódio) por outros com mais garra e inspiração (Nani, Ronny e principalmente Deivid) surtiram os efeitos desejados.
(A propósito de Deivid: parece que vai sair para o Fenerbahçe, da Turquia).

Mas continuando: por algum motivo o resultado final é encontrado ao fim de 90 minutos... e não apenas de 20 ou 30! Digo eu... não sei!

João Loureiro, o treinador Pedro Barny e alguns jogadores do Boavista disseram que a culpa da derrota foi do árbitro! De que se queixaram? Expulsões? Penalties? Golos anulados? Não: de que o árbitro os "empurrou" para trás, para a sua defesa!

Bem... não vi pela TV... mas as críticas que fui ouvindo pela rádio e pelo que fui lendo na Internet nada apontava para aí!

O Boavista jogou com 10 jogadores já depois de estar a perder por 2-1... e a expulsão de Ricardo Sousa foi considerada, por muitos jornalistas e comentadores, como justa e incontestável! Acertou duas vezes em Carlos Martins...

Por outro lado, referem os boavisteiros que Lucílio Baptista condicionou a equipa com os amarelos que mostrou (na primeira parte).

E aí é que a confusão se instalou na minha cabeça:
esses amarelos aconteceram relativamente cedo no jogo, é certo, mas na altura em que o Boavista ganhava e dominava. Podem ter condicionado os jogadores, mas isso não se notou! De resto, qualquer amarelo condiciona um jogador. O Abel também viu o amarelo... logo aos 4 minutos! Mas parece que foi justo... nada a dizer!
O que importa é que no decorrer do resto da primeira parte o desempenho do Boavista continuou a ser muito bom. Depois, ou porque faltou ambição e força... ou porque Barny tardou ou errou nas substituições... ou por medo e falta de "estaleca" de alguns jogadores, ou porque o Sporting, com as mudanças efectuadas, passou a ter muito mais soluções e a conseguir pressionar mais o Boavista, a verdade é que o clube do Bessa, que até não teve assim tantas oportunidades de golo e não tinha colocado a defesa leonina em grandes sobressaltos, passou a ter longos períodos em que nem sequer tocava na bola e recuou muito, porque o Sporting já conseguia fazer o que antes não tinha feito por mérito do Boavista.

O que me intriga e faz confusão e não dá para perceber a lógica, é que nessa tal fase boa houve mérito do Boavista, mas depois na fase pior... já foi por culpa do árbitro... porque tinha mostrado uns amarelos "forçados" na primeira parte, na tal fase boa/melhor do Boavista.

Não percebi... ou, por outra, até percebo! Há que criar um certo clima que possa desculpar um possível desaire pontual nesta primeira fase do campeonato, na "ressaca" da saída conturbada de Jesualdo Ferreira para o FC Porto! Digo eu... :)

Força Sporting!

Etiquetas: , ,