Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sábado, maio 31, 2008

Classificação final BwinLiga 2007/2008

1.º - F.C. Porto - 69 pontos
2.º - Sporting - 55 pontos
3.º - V. Guimarães - 53 pontos
4.º - Benfica - 52 pontos
5.º - Marítimo - 46 pontos

6.º - V. Setúbal - 45 pontos
7.º - Sp. Braga - 41 pontos
8.º - Belenenses - 40 pontos
9.º - Boavista - 36 pontos
10.º - Nacional - 35 pontos
11.º - Naval - 34 pontos
12.º - Académica - 32 pontos
13.º - E. Amadora - 31 pontos
14.º - Leixões - 26 pontos

15.º - P. Ferreira - 25 pontos
16.º - U. Leiria - 16 pontos

A União de Leiria desceu de divisão. Resta saber se o outro clube que desce é o Paços de Ferreira ou se é o Boavista. E se o Porto vai disputar - ou não - a Liga dos Campeões.

O Sporting consegue pelo 3.º ano consecutivo o acesso directo à Liga dos Campeões. Resta saber se o mesmo vai acontecer com o Vitória de Guimarães, se o Porto for excluído da competição deste ano.

Etiquetas:

terça-feira, maio 20, 2008

Sporting - 2 Porto - 0



(Taça de Portugal - Final)

O Sporting jogou com:

Rui Patrício;
Abel (Tiuí aos 91'), Tonel, Polga e Grimi;
Miguel Veloso, Moutinho, Izmailov (Pereirinha aos 75') e Romagnoli;
Derlei (Gladstone aos 113') e Djaló.

O jogo teve 120 minutos e foi decidido por Tiuí, que marcou aos 110 e 117 minutos.

Foi uma vitória justíssima do Sporting, que jogou melhor do que o Porto e criou mais oportunidades de golo... que, infelizmente, só apareceram no prolongamento. Mas o Sporting já no tempo regulamentar tinha justificado a vitória. Basta dizer que, para mim, o GR Nuno Espírito Santo foi o melhor elemento da equipa portista, o que já diz muito do que foi o jogo. E o jogo mostrou o Sporting como "equipa", a atacar com convicção e a defender com acerto, com determinação e garra em todo o jogo.

Li muitos comentários de portistas que justificam a derrota da sua equipa pela má arbitragem de Olegário Benquerença. É certo que ele cometeu alguns erros, não mostrando alguns cartões amarelos a jogadores do Sporting, por exemplo. Mas isso também é verdade para alguns jogadores portistas. Também é verdade que a preceder o 1.º golo de Tiuí houve uma possível falta de Polga sobre Lisandro, que muitos portistas dizem que foi penaltie. Tão mal habituados eles andam... que até já "pedem" penalties para lances que ocorrem FORA da área. Deve ser um hábito que lhes vem do tempo em que Vítor Baía defendia com as mãos fora da área... ou foi a lembrança de um penaltie que Bruno Paixão marcou contra o Sporting, num jogo com o Marítimo, numa falta que Polga cometeu FORA da área. Enfim...

Depois dizem que o Sporting marcou na sequência desse lance e que isso foi determinante. Mas, ó meus amigos... aquele lance recomeçou com um PONTAPÉ DE BALIZA na área do Sporting... tal como acontece dezenas de vezes num jogo de futebol. Imaginem o tempo que mediou entre o lance de Polga e o golo de Tiuí. Atenção: não foi um golo marcado com a mão ou em fora-de-jogo... foi um lance normal após uma pontapé de baliza. Desculpem lá a insistência... :)

Bem... mas o que eu também vi foi a equipa de arbitragem a anular um golo limpo de Romagnoli, ao minuto 40. Já sei que os meus critérios podem ser discutíveis, mas este erro é bem mais grave do que qualquer outro de que os portistas se queixam. Adiante!

O que eu vi também foi, para além das faltas de Grimi que os portistas mencionam, Quaresma a tentar rodopiar com a bola, a falhar completamente e a acertar com o braço na garganta de João Moutinho. Também vi duas cotoveladas de Bruno Alves, uma delas a Djaló mesmo no interior na área portista, o que daria penaltie e expulsão. Mas isso fui só eu que vi... é claro... :)

Logo a seguir ao lance entre Quaresma e Moutinho, há um lance de possível penaltie na área do Sporting, num "choque" envolvendo Lisandro. E se digo "possível" é porque me estou a lembrar da "lógica" usada pelos portistas, quando esse "tipo de lances" acontece com... Liedson. :)

De imediato há uma entrada arrepiante de João Paulo, a pés juntos, sobre Moutinho... e o árbitro não tem a mínima dúvida em expulsar o jogador portista. Este agarrou-se ao árbitro e empurrou-o com o peito... outra coisa que "eles" acham que podem fazer e passar impunes! Pelo menos não "perseguiram" o árbitro pelo campo fora como um dia vimos acontecer com José Pratas! :) Adiante...

O jogo teve, portanto, muitos lances complicados para a equipa de arbitragem decidir... e acho incompreensível que muitos portistas "esqueçam" que o Porto foi claramente inferior ao Sporting, neste jogo. Apesar de o Sporting chegar a esta Final com mais jogos do que o Porto, foi a equipa leonina a apresentar mais "frescura física" e mais "engenho e arte" na procura da vitória, que é justa!

Acho mesmo que muitos portistas têm "memória curta" no que aos árbitros diz respeito. Por exemplo, eu ainda hoje estou para perceber como é que o Olegário Benquerença, num jogo entre Porto e Sporting numa meia-final da Taça em 22/03/2006, conseguiu não expulsar o Pepe num lance com Liedson, em que o agora luso-brasileiro cortou a bola com a mão (já não falo em penaltie porque a bola estava um "centímetro" fora da área... lol) e mais tarde conseguiu expulsar Caneira, "escolhendo-o cirurgicamente" de uma molhada de jogadores que discutiam e se empurravam mutuamente! Lembro que pouco depois o Quaresma, pela ala onde "deveria" estar Caneira, conseguiu a jogada que lhes deu o golo do empate, num jogo que o Sporting jogou todo o prolongamento em inferioridade numérica e só saiu derrotado nos penalties, tendo Vítor Baía atirado a bola à cara de Ricardo, insultando-o no fim, quando festejava. "Estórias" que ficam para a História... :)

E o que fica para a História é que o Sporting venceu mais uma Taça de Portugal, tendo derrotado Benfica e Porto, respectivamente na meia-final e na final. Nada mau para uma equipa que "não joga nada" e que tem um orçamento muito inferior aos adversários citados!

Entretanto, um conselho final aos portistas: continuem a "bater" no árbitro... e "batam palmas" ao vosso treinador e às suas opções tácticas! É um "bom consolo"... :)

Etiquetas: , ,

segunda-feira, maio 12, 2008

Sporting - 2 Boavista - 1



(30.ª jornada)

O Sporting jogou com:

Rui Patrício;
Abel, Tonel, Polga e Grimi;
Miguel Veloso, Romagnoli (Farnerud aos 83'), Moutinho e Izmailov (Celsinho aos 90');
Vukcevic e Tiuí (Pereirinha aos 66').

Ver este jogo quase foi uma epopeia. Combinámos - o Cláudio e eu - ir ver o jogo "ao café"... mas só no 4.º sítio onde fomos - naquele restaurante que durante 18 anos manteve o preço do café, lembram-se? - é que conseguimos encontrar uma televisão que não estivesse a dar o jogo do Benfica! Fónix!... :P

(e mesmo no "restaurante do Sporting", na 2.ª sala, havia uma Tv a dar o jogo da Luz... o que mostra o que é a pluralidade)

Sobre o jogo... que dizer? Foi mais uma vitória sofrida... uma vitória atabalhoada... mas uma vitória justa. A verdade é que o Sporting "deu o jogo" ao Boavista na 2.ª parte, mas o clube axadrezado, que fez um jogo "de raiva", praticamente não teve oportunidades de golo.

O Sporting jogou "sobre brasas"... os jogadores fizeram muitos passes "à queima"... defenderam muito atrás... mas souberam preservar o resultado. Como diz um amigo... até parece que aqueles gajos nos quere matar de ataque cardíaco. :P

Os golos foram marcados por Romagnoli, de penaltie... e por Rodrigo Tiuí.

O Sporting consegue o 2.º lugar... ok, é o 1.º dos últimos. Mas o lugar é nosso... dá uma "medalha de prata" e o acesso directo à Liga dos Campeões, o que sucede pelo 3.º ano consecutivo... :)
Fomos à Final da Taça da Liga... que perdemos, é verdade... mas foi uma presença numa Final de uma competição que o Sporting quis levar a sério, honrar e dignificar.
Vamos à Final da Taça de Portugal... tudo pode acontecer... mas... estou pessimista! Mas... sempre é mais uma final...
Fomos a última equipa a sair das competições europeias... fraco consolo... mas uma presença digna e merecedora de aplausos!...

É pouco? É positivo? É negativo? O balanço final virá depois... :)

Uma última palavra para o Boavista, que "saiu de cabeça levantada" deste jogo e - quiçá - da I Liga! Veremos o que dá o recurso!

Saudações leoninas

Etiquetas: , ,

sábado, maio 10, 2008

30.ª jornada: Sporting vs Boavista

30.ª Jornada
Estádio José Alvalade, 11/05/2008, 20:15 H
Árbitro: Artur Soares Dias
Árbitros Assistentes: José Cardinal e Rui Licínio

****************

Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Rui Patrício e Tiago.

  • Abel, Polga, Gladstone, Tonel, Ronny e Grimi;

  • Miguel Veloso, Izmailov, Farnerud, Pereirinha, João Moutinho e Romagnoli;

  • Celsinho, Djaló, Tiuí, Purovic e Vukcevic.

    Derlei está castigado e Liedson lesionado. Paulo Renato, Pedro Silva, Adrien Silva e Stojkovic ficam de fora por opção técnica.

    Eis a última jornada... a do "tudo ou nada"!
    O Sporting vai defrontar o Boavista, quando é sabido que a equipa axadrezada foi castigada com a descida de divisão no âmbito do processo "Apito Final". Espero uma equipa a tentar dar o seu máximo, a fazer um jogo de raiva por ver que se perde na secretaria aquilo que foi conquistado nos relvados, com muito custo.
    O Sporting "apenas" tem de jogar do mesmo modo... sem estar preocupado se os jogos do Benfica e do Vitória começam ou não a horas... e que resultados vão eles obter. O Sporting, apesar de saber que o empate serve o seu objectivo, tem de tentar a vitória como se disso dependesse a sua sobrevivência.

    O provável "onze" da equipa leonina:

    Rui Patrício;
    Abel, Tonel, Polga e Grimi;
    Miguel Veloso, Romagnoli, Moutinho e Izmailov;
    Vukcevic e Djaló.

    Etiquetas:

  • Lista de castigos

    Eis as decisões da Comissão Disciplinar:

    Boavista SAD:
    - Descida de divisão
    - Multa de 180 mil euros

    F.C. Porto SAD:
    - Subtracção de seis pontos na actual edição da BWIN Liga (2007/08)
    - Multa de 150 mil euros

    U. Leiria SAD:
    - Subtracção de três pontos na actual edição da BWIN Liga (2007/08)
    - Multa de 4 mil euros

    Pinto da Costa:
    - Suspensão de dois anos
    - Multa de 10 mil euros

    João Loureiro:
    - Suspensão de quatro anos
    - Multa de 25 mil euros

    João Bartolomeu:
    - Suspensão de um ano
    - Multa de 40 mil euros

    Árbitro Augusto Duarte:
    - Suspensão de seis anos

    Árbitro Jacinto Paixão:
    - Suspensão de quatro anos

    Árbitro Martins dos Santos:
    - Suspensão de três anos

    Árbitros assistentes José Chilrito e Manuel Quadrado:
    - Suspensão de dois anos e meio

    Árbitro assistente Bernardino Silva:
    - Suspensão de dois anos e meio

    Etiquetas: , ,

    Tentativa de Corrupção?

    "FC Porto: favores sexuais e ofertas monetárias

    10.05.2008


    O FC Porto foi condenado em três processos que culminaram na subtracção de seis pontos e multa de 150 mil euros. A CD deu como provada a tentativa de corrupção dos árbitros nos jogos frente ao Estrela, em casa, e na partida no terreno do Beira-Mar, ambas em 2004. No primeiro caso, apontam como factos provados a oferta de favores sexuais à equipa de arbitragem, no caso o árbitro Jacinto Paixão e os auxiliares José Chilrito e Manuel Quadrado. Como pena, os já tricampeões nacionais foram punidos com a subtracção de três pontos e duas multas que no total perfazem 65 mil euros. No segundo caso, a Comissão Disciplinar da Liga deu também como provado que houve uma oferta monetária ao árbitro Augusto Duarte. Deste processo resultou a subtracção de três pontos e duas multas no total de 85 mil euros. Os castigos ficam-se por aqui, porque a comissão disciplinar não conseguiu provar, em ambos os casos, que o clube obteve em campo resultados dessa solicitação, que o jogo tenha decorrido de forma anormal, que a actuação dos árbitros tenha tido consequências no resultado final ou que o boletim de jogo tenha sido falseado.
    O Boavista sofreu a pena mais pesada do Apito Final e, para já, foi condenado à despromoção e a uma multa global de 180 mil euros. O emblema "axadrezado" é acusado em três processos de ameaças e pressões sobre elementos das equipas de arbitragem nos jogos Benfica-Boavista; Belenenses-Boavista e Boavista-Académica. Num dos processos, a CD dá como verdadeira a ameaça sobre um árbitro assistente. Num outro desafio, os responsáveis pela justiça da Liga consideram que existiram ameaças sobre o árbitro do encontro. No terceiro, consideram ser verdadeiras as pressões sobre o juiz. Todos eles configuram coacção sobre o árbitro, que é penalizada com multas e descida de divisão. Ao contrário dos casos analisados sob o ponto de vista da corrupção, aqui não é necessário provar que quem exerceu coacção tirou partido dessa tentativa. Basta que tenha sido praticada qualquer forma de violência física ou moral sobre o árbitro." (In Público)


    **************

    Primeiro comentário:
    as Leis parecem-me estar mal feitas: não se percebe o que de mais grave fez o Boavista... ou o porquê de Augusto Duarte ser suspenso por 6 anos e o Pinto da Costa ser suspenso "apenas" por 2 anos!...

    Segundo comentário:
    muitos portistas continuam a dizer que nada se anormal se passou... que é impossível o Pinto da Costa ser tão estúpido a ponto de ir corromper uma árbitro num campeonato em que tinha uma super-equipa e não precisava de favores...

    O que muitos parecem esquecer é que, muito mais do que ajudas directas, o que o Porto precisou foi que "ninguém lhe fizesse sombra"... e isso só se conseguiu com o prejuízo directo a outras equipas, nomeadamente ao Sporting! Aliás, disse-o semanalmente, com toda a clareza, aos portistas com quem debatia futebol... lembrando as célebres arbitragens de Martins dos Santos, Paulo Costa ou Bruno Paixão !

    Mas as "ajudas" foram variadas. Por exemplo, os portistas falam muito (e eu também) do jogo em que o Estoril "recebeu" o Benfica no Estádio do Algarve... mas parecem esquecer que, no "tempo de Mourinho", um jogo com o Nacional foi adiado para lá do que diziam os regulamentos... o que foi "permitido" porque nenhum clube quis fazer de "bufo"! Mas "o favor" existiu...

    Muito mais haveria para dizer... mas fica para outra oportunidade! :)

    Etiquetas:

    domingo, maio 04, 2008

    Paços de Ferreira - 0 Sporting - 1



    (29.ª jornada)

    O Sporting jogou com:

    Rui Patrício;
    Abel, Tonel, Polga e Grimi;
    Miguel Veloso, Romagnoli (Pereirinha aos 73'), Moutinho e Izmailov (Farnerud aos 88');
    Vukcevic (Gladstone aos 74') e Djaló.

    Sofrimento e alguma sorte foi o que o Sporting precisou para vencer este jogo. E, é claro, precisou da excelente execução de Djaló para marcar o golo solitário do jogo.
    Às vezes é preciso defender... e o Sporting fê-lo relativamente bem. O Paços até rematou muito, mas quase sempre mal, ou seja, nem sequer obrigou o Rui Patrício a dar um frango (mas esteve quase... quase...). :)

    De resto, mais uma vez se viu uma equipa cansada... e não apenas calculista. Polga, por exemplo, até mete dó... e até arriscou a expulsão. Tivesse sido a falta que cometeu um pouco mais no centro do terreno e não fosse o jogador do Paços em direcção da linha lateral... e não tenho dúvidas que isso teria acontecido!

    Mas o Paços, que se queixou da arbitragem pela boca do seu treinador, também teve os seus momentos "de sorte" com o árbitro, quando este não expulsou Mangualde após ele ter jogado a bola com a mão... que lhe dava o direito a ver o 2.º cartão amarelo e a consequente expulsão!

    Uma última nota: os jogos deveriam ter começado todos à mesma hora... e isso não aconteceu: os jogos Estrela vs Benfica e Belenenses vs Vitória de Guimarães começaram um tempo depois do jogo de Paços de Ferreira. É lamentável... espero que a Liga actue tão eficazmente como actuou para castigar Derlei, por exemplo.

    O SCP depende apenas de si... e isso é um bom trunfo!

    O Paços até jogou bem, tem alguns bons jogadores... mas não vou lamentar muito se descer de divisão, apesar de haver outros que também o merecessem.

    Etiquetas: , ,

    sábado, maio 03, 2008

    29.ª jornada: Paços de Ferreira vs Sporting

    29.ª Jornada
    Estádio da Mata Real, 04/05/2008, 19:15 H
    Árbitro: Bruno Paixão
    Árbitros Assistentes: António Godinho e Paulo Ramos

    ****************

    Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Rui Patrício e Tiago.

  • Abel, Polga, Gladstone, Tonel, Ronny e Grimi;

  • Miguel Veloso, Izmailov, Farnerud, Adrien Silva, Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli;

  • Djaló e Purovic e Vukcevic.

    Derlei está castigado e Liedson lesionado. Paulo Renato e Tiuí estão condicionados. Celsinho, Pedro Silva e Stojkovic ficam de fora por opção técnica.

    É um jogo praticamente de "tudo ou nada"... como se de uma final se tratasse. Nem sequer admito um empate... mas se acontecer um resultado negativo, pelo menos gostaria de não poder dizer absolutamente nada sobre a atitude competitiva, o esforço, a concentração e o profissionalismo dos jogadores leoninos.

    E também gostaria de poder "dar nota máxima" ao árbitro... :/

    Provável "onze" do Sporting:

    Rui Patrício;
    Abel, Tonel, Polga e Grimi;
    Miguel Veloso, Moutinho, Romagnoli e Izmailov;
    Vukcevic e Djaló.

    Etiquetas: