Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sábado, dezembro 22, 2007

Sporting - 2 Paços de Ferreira - 1



(14.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Rui Patrício;
Abel, Tonel, Gladstone (Marian Had aos 86') e Ronny (Izmailov no início da 2.ª parte);
Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli (Adrien Silva aos 70') e Vukcevic;
Liedson e Purovic.

O jogo começou com o Sporting a tentar aproximar-se da baliza de Peçanha, que defendeu o que teve para defender. De imediato a equipa pacense reagiu e foi-se instalando no meio-campo do Sporting.

Ao minuto 10 o Paços de Ferreira marcou, por Edson. O problema é que Cristiano estava em posição irregular quando recebeu a bola, antes de a centrar. Cosme Machado e "sus muchachos" não deram por nada: deviam estar a dormir tanto como a defesa leonina.

Pouco depois, ainda a dormir, com certeza, Cosme Machado e "sus muchachos" não assinalaram grande penalidade por falta sobre Vukcevic, que se viu "encavalitado" por um defesa do Paços. Adiante...

Entretanto, o Sporting tentou reagir ao golo sofrido, com o Paços a não se atemorizar e a tentar também o ataque.
Corria o minuto 17 quando o Sporting, através de Vukcevic, fez o empate, após excelente passe de Miguel Veloso. Estava reposta a "justiça" no marcador!
O resto da 1.ª parte teve o domínio do Sporting, que soube criar várias oportunidades de dilatar o marcador, o que não veio a acontecer.

A 2.ª parte começou com uma mudança no "onze" do Sporting (Izmailov no lugar de Ronny) e uma grande oportunidade do Paços e uma grande defesa de Rui Patrício. Uma fífia de Gladstone... um grande susto... a que o Sporting soube reagir de imediato, criando perigo na área adversária.

Os primeiros minutos da etapa complementar foram jogados taco-a-taco, de modo intenso, mas com maior ascendente do Sporting. Se não era Peçanha a defender, eram os jogadores leoninos a rematar por cima ou ao lado.

Ao minuto 51 Pedrinha faz falta sobre Liedson (aquela cotovelada não é agressão?), viu o cartão amarelo, quando deveria ter visto o vermelho.

Nos minutos seguintes o Paços "soltou-se" do aperto sportinguista e criou duas situações de perigo. O jogo continuava bem vivo. Mas o Sporting também continuava a tentar o golo e ia rematando como podia, enquanto o Paços defendia bem e tentava o contra-ataque.

Ao minuto 60, Vukcevic - mais uma vez ele - após passe de Romagnoli (que jogão fez o argentino!), já dentro da área sofreu uma primeira falta (o árbitro nada assinalou), sofreu então a segunda, desta vez de Peçanha, que com o derrube que efectuou ganhou direito à expulsão. O GR Pedro entrou em jogo e Romagnoli converteu o penaltie e colocou o Sporting a vencer.

Nos minutos seguintes e até ao fim do jogo, o Paços não desistiu de atacar, mas o Sporting foi resolvendo os problemas colocados pela equipa pacense e, por sua vez, foi criando também oportunidades para dilatar o marcador. Assim foi com Tonel, aos 84 minutos e com Purovic (oh, desastrado!), já nos descontos. Sem sucesso... mas também não foi preciso, já que a vitória estava garantida!

O Sporting fez um bom jogo e venceu justamente. O Paços não se ficou muito atrás, mas, desta vez, sem Ronny a marcar... com a mão... (e sem as decisões e sorrisos amigos de João Ferreira) ficou mais difícil empatar ou vencer! :P

Miguel Veloso, Romagnoli e Vukcevic (destaco estes, mas poderia mencionar outros) estiveram muito bem no jogo. Aliás, Vukcevic teve acção determinante nas duas últimas vitórias da equipa. Espero que assim continue!

Para terminar, o Campo Inclinado deixa os parabéns a Abel, por mais um aniversário!

PS. Paulo Bento não esteve no banco, já que foi castigado pelas declarações efectuadas após o jogo com o Benfica... o tal jogo em que Pedro Henriques se fartou de errar... o tal jogo em que não seguiu as orientações (é falta... é falta... é falta... é falta... é falta... é falta...) que o árbitro auxiliar lhe deu pelo intercomunicador.

Etiquetas: , ,

14.ª jornada: Sporting vs Paços de Ferreira

14.ª Jornada
Estádio José de Alvalade, 22/12/2007, 20:30 H
Árbitro: Cosme Machado
Árbitros Assistentes: Alfredo Braga e Fernando Pereira

****************

Paulo Bento convocou 19 jogadores para o encontro frente ao Paços Ferreira.

São estes os convocados:

  • Rui Patrício e Stojkovic.

  • Abel, Tonel, Gladstone, Paulo Renato, Ronny e Marian Had.

  • Miguel Veloso, Adrien Silva, João Moutinho, Izmailov, Vukcevic, Farnerud, Bruno Pereirinha e Romagnoli.

  • Liedson, Purovic e Luís Paez.

    De fora, por lesão, continuam Derlei, Pedro Silva e Djaló. Por castigo, não pôde ser convocado o brasileiro Polga. Paulo Bento deixou ainda de fora, por opção, Tiago, Celsinho e Paredes.

    Depois da vitória do Benfica e da derrota do Porto, a única coisa que qualquer sportinguista espera é a vitória do Sporting. Ah, e como já não há Ronny na equipa do Paços e o árbitro não é o João Ferreira, talvez a equipa pacense não volte a ganhar com um golo marcado com a mão! Talvez... mas... "gato escaldado de água fria tem medo". É bom que os jogadores do Sporting se "ponham a pau"... :)

    O "onze" será este:

    Rui Patrício;
    Abel, Tonel, Gladstone e Ronny;
    Miguel Veloso. João Moutinho, Vukcevic e Romagnoli;
    Liedson e Purovic.

    Etiquetas:

  • sexta-feira, dezembro 21, 2007

    Marítimo - 1 Sporting - 2



    (13.ª jornada)

    O Sporting alinhou com:

    Rui Patrício;
    Abel, Tonel, Polga e Ronny (Pereirinha aos 72');
    Miguel Veloso, Adrien Silva (Romagnoli aos 58'), Vukcevic e João Moutinho;
    Liedson e Purovic (Gladstone aos 88').

    A 1.ª parte não foi muito bem jogada por ambas as equipas, que repartiram quer o domínio de jogo, quer as poucas oportunidades de golo.

    A 2.ª parte teve mais emoção... e golos. O Marítimo adiantou-se no marcador com um golo de cabeça de Fogaça, mas os jogadores do Sporting, com muito empenho e entrega, conseguiram dar a volta por cima, com dois golos de Vukcevic, aos 72 (poderá considerar-se auto-golo de Ediglê) e aos 88 minutos de jogo. Acabou por ser uma vitória justa!

    De registar, no Sporting, a entrada de Adrien como titular. E se não nos esquecermos do facto de na baliza ter estado outro "miúdo" (Rui Patrício), a quem temos de juntar os também jovens Moutinho, Ronny, Veloso, Pereirinha, Purovic e Vukcevic... só podemos concluir que esta "opção" do Sporting é bem capaz de dar muitos frutos num futuro próximo... e, como vimos nos Barreiros, no presente também!

    Etiquetas: , ,

    domingo, dezembro 16, 2007

    Oceano




    Depois do pedido do autógrafo e de uma breve troca de palavras (ele não conhecia o "Campo Inclinado"... e eu não o censuro... hehehe), uma pergunta, em tom de provocação:

    - Então... e para quando treinador principal do Sporting?

    Ele sorriu, continuou a escrever e disse:

    - Isso é mais complicado...

    Pois claro que sim! O Paulo Bento está lá muito bem... :)
    (não disse, mas pensei!)

    Etiquetas: , , ,

    sábado, dezembro 15, 2007

    13.ª jornada: Marítimo vs Sporting

    13.ª Jornada
    Estádio dos Barreiros, 16/12/2007, 20 H
    Árbitro: Jorge Sousa
    Árbitros Assistentes: José Ramalho e José Luís Melo

    ****************

    Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Rui Patrício e Tiago;

  • Abel, Polga, Tonel, Paulo Renato, Gladstone e Ronny;

  • Adrien, Izmailov, Vukcevic, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli, Celsinho;

  • Purovic, Liedson e Luis Paéz.

    De fora, por lesão e por opção técnica, para além dos já habituais Derlei e Pedro Silva, ficaram Stojkovic (engripado), Djaló, Paredes, Marian Had e Farnerud.

    De realçar que os juniores Adrien e Luis Paéz continuam a ser opção.

    Liedson, apesar de convocado, ainda não é certo que possa jogar. Face ao bom jogo de Adrien e perante o facto de Paulo Bento ter declarado que Miguel Veloso jogará de início, pode-se especular sobre a hipótese deste ser utilizado como lateral esquerdo.

    O Sporting vem de duas vitórias moralizadoras, mas vai enfrentar um adversário também ele moralizado e que se encontra a fazer um bom campeonato. A equipa leonina vai precisar de todos os jogadores no seu máximo.

    Assim, o "onze" poderá ser este:

    Rui Patrício;
    Abel, Polga, Tonel e Miguel Veloso;
    Adrien, Moutinho, Izmailov e Romagnoli:
    Liedson e Purovic.

    Não jogando Liedson, é provável a entrada de mais um médio - Vukcevic -, jogando Purovic sozinho na frente de ataque.

    Etiquetas:

  • sexta-feira, dezembro 14, 2007

    Sporting - 3 Dínamo de Kiev - 0



    (Liga dos Campeões - 6.ª jornada)

    O Sporting alinhou com:

    Rui Patrício;
    Abel, Tonel, Polga e Ronny (Miguel Veloso aos 60');
    Adrien Silva, João Moutinho, Izmailov e Farnerud (Vukcevic aos 67');
    Purovic (Luis Paéz aos 85') e Liedson.

    Uma vitória justa e por números que não deixam dúvidas. De realçar a estreia como titular de Adrien Silva (que, segundo rezam as crónicas, fez um muito bom jogo) e a chamada de Luis Paéz, para jogar os últimos minutos do encontro e que quase conseguiu obter um golo. Pelo menos foi muito elogiada a sua movimentação... o que com tão poucos minutos jogados acaba por ser (ou não) sintomático de algum valor que desponta.

    O Sporting fez uma boa 1.ª parte e chegou ao golo, por Polga, na marcação de uma grande penalidade. Polga... novamente chamado a marcar... desta vez não falhou!...

    Na 2.ª parte o Dínamo de Kiev melhorou o seu jogo, poderia ter marcado numa ou outra oportunidade, mas a verdade é que o Sporting soube reagir e "matar" o jogo com a obtenção de mais dois golos, qualquer um deles "de belo efeito". Esses golos conferiram ao resultado um cheirinho a goleada... o que deu a sensação a todos os sportinguistas que, com um pouco mais de sorte, nomeadamente nos dois jogos com a Roma, poderia a equipa leonina ter continuado na Liga dos Campeões. Mas sobre isso... nada a fazer!

    O que ressalta deste jogo é a quantidade de "miúdos" utilizados por Paulo Bento, "miúdos" que poderão ser a base de uma equipa "à séria" num futuro próximo. Não é qualquer um que, num jogo da "Champions" (mesmo já com tudo definido) utilizaria tantos jogadores "tão novos" como Rui Patrício, Ronny, Miguel Veloso, Adrien Silva, João Moutinho, Vukcevic, Purovic e Luis Paéz, este último ainda júnior... tal como Adrien. Enfim... um sinal de esperança que se renova, mas que tarda em se concretizar com a conquista de mais títulos. Mais... sim... porque alguns têm sido conseguidos nos últimos tempos, embora ainda não com a frequência e quantidade que os sportinguistas desejam.

    E o que qualquer "leão" agora deseja é que o Sporting faça uma boa campanha na Taça UEFA... quiçá repetindo a presença numa meia-final... ou final! Sonhar ainda não paga imposto, pois não? :)

    Etiquetas: , ,

    sábado, dezembro 08, 2007

    Sporting - 4 Louletano - 0



    (Taça de Portugal - 4.ª eliminatória)

    O Sporting jogou com:

    Rui Patrício;
    Abel, Tonel, Polga e Ronny;
    Miguel Veloso (Adrien aos 62');
    Moutinho, Vukcevic, Izmailov e Romagnoli (Farnerud aos 69');
    Purovic (Luis Paez aos 79').

    O adversário e o jogo não ofereceram grandes entraves à vitória do Sporting.

    A equipa leonina marcou logo no início do jogo, ao minuto 3, por Purovic, que bisou aos 35 minutos de jogo. Dois golos de cabeça. Cumpriu!

    Na 2.ª parte, onde se assinalam as entradas de Adrien e de Luis Paez (está já o Sporting a preparar as saídas de Miguel Veloso e Liedson?) os golos foram marcados por Vukcevic, ao minuto 77, de cabeça... e por Izmailov, ao minuto 85.

    Luis Paez entrou e viu logo um cartão amarelo, pois tentou marcar com a mão. Tão novo e tão "malandro"! Assim não, pá...

    Por falar em "malandros": Liedson não foi convocado, provavelmente porque não se empenhou e não obedeceu a Paulo Bento, quando este mandou os jogadores treinarem grandes penalidades. Se assim foi... assim não, pá...

    Anderson Polga, no fim do jogo, não confirmou que tivessem sido estes os motivos para a ausência de Liedson... mas... é bom que o "balneário" se entenda, para que os adeptos e as claques não tenham motivos para passar as mensagens que têm feito passar.

    Etiquetas: , ,

    domingo, dezembro 02, 2007

    Sporting - 1 União de Leiria - 1



    (12.ª jornada)

    O Sporting alinhou com:

    Rui Patrício;
    Abel, Tonel, Polga e Marian Had;
    João Moutinho, Miguel Veloso, Izmailov (Pereirinha aos 64') e Romagnoli (Vukcevic aos 64' e depois Farnerud aos 81');
    Liedson e Purovic.

    Mais uma vez o Sporting começou bem e acabou mal. Mais uma vez foram erros individuais a ditar um empate... mais uma vez a sorte não quis nada com a equipa leonina. Só que, desta vez, a juntar ao azar há uma boa dose de "nabice" e ineficácia.

    O Sporting, na 1.ª parte, teve paciência para trocar a bola, mas os jogadores da União de Leiria defenderam muito bem e aproveitaram o contra-ataque para manterem "em sentido" a defesa leonina, onde Rui Patrício teve de se aplicar em algumas ocasiões, tal como Fernando na outra baliza.

    O golo surgiu ao minuto 47, por Purovic, mas foi anulado por falta (ou pretensa falta?) do avançado montenegrino. Não vi uma imagem clara dessa falta, mas tenho de admitir que possa ter existido.

    O Sporting foi insistindo e ao minuto 53, numa jogada de Moutinho em que a bola "sobrou" para Izmailov, depois de um ressalto, o russo picou a bola por cima de Fernando e colocou finalmente o Sporting em vantagem. Respirou-se de alívio em Alvalade... e esperava-se que o Sporting jogasse para "matar o jogo" logo de imediato.

    Mas após o golo a União de Leiria reagiu muito bem e passou a jogar mais no meio-campo do Sporting, causando diversos problemas e criando algumas oportunidades. Contudo, com as entradas em campo de Pereirinha e Vukcevic, o Sporting procurou atacar mais e viram-se alguns lances interessantes de Vukcevic. E ao minuto 70, num lance do montenegrino, Purovic falhou incrivelmente o golo. Como é possível?!

    Mas logo no minuto seguinte, num centro do mesmo Purovic, Hugo Costa, de braços bem abertos, corta a bola e o árbitro assinala penaltie. Quem iria marcar? O escolhido foi Polga... que falhou, ou melhor, permitiu a defesa de Fernando! Incrível!

    A seguir entrou Toñito em campo... e de imediato o amigo com quem via o jogo teve um pressentimento... um mau pressentimento, que se viria a confirmar, pois foi o espanhol a marcar, ao minuto 81, aproveitando um erro descomunal de Rui Patrício, num momento em que a equipa do Sporting estava sem Moutinho e Vukcevic, que viria a ser substituído por Farnerud. É certo que o erro do GR foi grave, mas também podemos pensar que com mais dois homens em campo a equipa poderia ter tido a "sorte" de aparecer alguém a impedir o cabeceamento de Toñito... que, com todo o respeito pela instituição que já serviu por 5 épocas, depois de marcar teve um gesto para com os adeptos leoninos, pedindo-lhes "desculpa"! Só fez o que tinha de fazer... portanto, não tem de se "desculpar"! :)

    O Sporting ainda tentou mais alguns ataques, alguns centros largos, mas o resultado não se alteraria até final! Mais 2 pontos "voaram"!

    Tal como dizia no post de lançamento deste jogo, parece-me que o título está entregue ao Porto. Mas... caramba... ainda faltam muitos jogos... e o Sporting tem de se "esfarrapar" todo para mudar este mau momento e para dar uma imagem mais condizente com o valor do plantel, que, apesar de jovem, é bem considerável e acima da média de todas as equipas que têm "roubado" pontos à equipa leonina.

    O que se pode fazer? Para já, se calhar fazer "descansar" Miguel Veloso e Romagnoli... talvez Rui Patrício para não se "queimar" mais... nem que para isso tenha de se ir aos juniores buscar alguns jogadores. E, como "castigo", no fim dos treinos, os jogadores bem que poderiam ficar a marcar penalties... 25 cada um! :)

    PS. E continua a minha "triste sina": sempre que vou/passo por Leiria na altura de um Sporting vs União de Leiria e vice-versa... o Sporting costuma "dar-se mal"! Fónix... :(

    Etiquetas: , ,

    Palavras com inclinação



    Manuel Cajuda, treinador do Vitória de Guimarães:

  • "O conjunto de árbitros é melhor hoje do que há 20 anos, mas há uns que perderam a vergonha".

  • "Espero uma boa arbitragem de Pedro Proença. Tenho, aliás, uma simpatia especial por ele, porque gosto dele como árbitro. Mas, acho que devia ser proibida qualquer forma de pressão sobre os árbitros, antes e depois dos jogos".

    (Tragam um violino ao sr. Cajuda... para acompanhar estas belas declarações, em que fala da "vergonha" de uns (isso não é pressão?), mas a seguir "elogia" (pressiona?) outro. A Académica que se cuide...)

  • "Há cinco anos eu era um perfeito Bin Laden no banco, mas agora respeito-os [aos árbitros] durante o jogo".

    (Ah bom, agora já podemos estar mais descansados... e os árbitros também!)

    Etiquetas:

  • 12.ª jornada: Sporting vs União de Leiria

    12.ª Jornada
    Estádio José Alvalade, 02/12/2007, 19:15 H
    Árbitro: Rui Costa
    Árbitros Assistentes: José Cardinal e António Vilaça

    ****************

    Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Rui Patrício e Tiago;

  • Abel, Tonel, Polga, Gladstone e Marian Had;

  • Adrien Silva, Miguel Veloso, Moutinho, Izmailov, Simon Vukcevic, Farnerud, Pereirinha e Romagnoli;

  • Purovic, Liedson e Celsinho.

    De fora, por lesão e por opção técnica, para além dos já habituais Derlei e Pedro Silva, ficaram Stojkovic, Djaló, Ronny, Paulo Renato e Paredes. O junior Luis Paez, tocado, também não foi convocado.

    O Porto venceu o Benfica, na Luz, por 0-1... e a menos que desate a "dar tiros no próprio pé", é o próximo campeão nacional. Ao Sporting, que tem estado muito irregular, apenas resta lutar pelo 2.º lugar. Para tal, torna-se imperioso que vença a União de Leiria. Infelizmente, estou um pouco "apreensivo", pois ontem estive em Leiria... e sempre que vou/passo por Leiria na altura de um Sporting vs União de Leiria e vice-versa... o Sporting costuma "dar-se mal"! Arre porra... a tradição tem de deixar de ser o que era! :P

    Quanto ao "onze" do Sporting, não deve ser muito diferente deste:

    Rui Patrício;
    Abel, Polga, Tonel e Had;
    Miguel Veloso e Moutinho;
    Izmailov, Romagnoli e Vukcevic;
    Liedson.

    Etiquetas: