Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sábado, setembro 29, 2007

Benfica - 0 Sporting - 0



(6.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Stojkovic;
Abel, Polga, Tonel e Ronny;
Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli e Vukcevic (Farnerud aos 69');
Djaló (Celsinho aos 84') e Liedson.

O jogo começou com o Benfica ao ataque, criando duas situações de algum perigo. Mas logo ao minuto 3 o Sporting reagiu e Miguel Veloso teve um remate potente, de longe, que Quim defendeu para a frente e ao qual Vukcevic não conseguiu dar a melhor direcção. A partir daí as jogadas de ataque foram-se sucedendo, bem como os remates a ambas as balizas.
Ao minuto 15 já Léo tinha cometido 3 ou 4 faltas, o que demonstrava que era o lado direito do ataque leonino aquele que criava mais dificuldades ao Benfica. Mas era ainda o Benfica, nesta altura, a dominar mais o jogo e conseguir rematar mais vezes.

Ao minuto 20 Romagnoli esgueirou-se para a área do SLB e sofreu um toque de Katsouranis. Era penaltie... mas o árbitro Pedro Henriques mandou seguir! É a partir daí que o Sporting passa a dominar mais e a conseguir equilibrar o jogo, criando também algumas situações de remate que Quim foi resolvendo. Nessa altura os mais perdulários foram Djaló, Vukcevic e Romagnoli. A 1.ª parte não terminou sem antes Luisão dar uma cacetada em Djaló, com direito a cartão amarelo.

A 2.ª parte começou com mais domímio do Benfica, com mais ataques e remates a obrigar a cortes atentos da defesa leonina, bem como defesas de Stojkovic... mas lentamente o Sporting respondeu e quase marcou por Tonel, na sequência de um canto, ao minuto 52.

Pouco depois foi a vez do Benfica criar uma das melhores oportunidades de golo de todo o jogo, com Rui Costa a rematar forte, Stojkovic a defender para a frente e Nuno Gomes a atirar ao lado, a centímetros do poste.
Nos minutos seguintes é ainda o Benfica a conseguir atacar mais, mas sem criar verdadeiras situações de aflição para a baliza de Stojkovic, que nunca precisou de se aplicar a sério, nesta fase do jogo.

Chegados ao minuto 71... mais uma "cena gira da arbitragem portuguesa": Katsouranis, ao tentar dominar a bola, fá-lo com a ajuda do braço, já dentro da grande área. Era penaltie! O árbitro assistente dá essa indicação a Pedro Henriques... que após uma grande pressão dos jogadores e uma "pequena reunião" com o dito assistente (não sei se também houve alguma circular interna previamente) acaba por decidir o lance com... bola ao solo! Exacto, bola ao solo! No jogo anterior do Benfica, na Taça da Liga, um corte de cabeça de um jogador do Estrela foi transformado em penaltie... e agora um jogador do SLB "ajeitar a bola com o braço na área"... é "bola ao solo"! Formidável!

O Sporting teve ainda algumas jogadas de perigo... o Benfica também... mas o resultado não se alterou.

Já nos descontos, Moutinho derrubou Adu (pareceu-me ligeiramente fora da área... espero poder rever) reclamou-se penaltie... mas Pedro Henriques, que já tinha perdoado dois penalties ao Benfica, resolveu que não valia a pena fazer nova "bola ao solo"... e deixou seguir a jogada!

De realçar apenas a estreia de Celsinho na equipa leonina, que no pouco tempo que jogou sofreu 3 faltas... sem que nenhuma delas tivesse sido assinalada. Na última, inclusive, pareceu-me que ficou a sangrar da boca. Foi um bom "baptismo" no futebol português...

Romagnoli fez mais um jogo formidável, Polga igualmente... Liedson anda "com sono" e Djaló continua a fazer-me dar grandes pulos do sofá... pulos... de fúria! É certo que esteve em muitas das jogadas de maior perigo do ataque leonino... mas a eficácia... e o pragmatismo... têm sido "zero"!

Entretanto... o 1.º lugar está cada vez mais distante!... Não se ponham a pau, não!...

PS. Vi o jogo por um canal espanhol. A certa altura, após uma falta de Rui Costa sobre Liedson, merecedora de cartão amarelo, cartão esse que não viu, os comentadores estranharam a decisão do árbitro... e um deles disse que devia ser por "Rui Costa ser um monumento português" (risos)! Já o Abel não teve a mesma sorte de Rui Costa... e, já agora, de Léo, que deve ter sido o jogador em campo que mais faltas cometeu (as do Luisão e do Edcarlos... poucas foram assinaladas)!...

Etiquetas: , ,

6.ª jornada: Benfica vs Sporting

6.ª Jornada
Estádio da Luz, 29/09/2007, 19:15 H
Árbitro: Pedro Henriques
Árbitros Assistentes: José Cardinal e Gabínio Evaristo

**********

Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Stojkovic e Tiago;

  • Abel, Polga, Tonel, Gladstone e Ronny ;

  • Paredes, Adrien Silva, Vukcevic, Farnerud, Miguel Veloso, João Moutinho, Celsinho e Romagnoli;

  • Purovic, Yannick Djaló e Liedson.

    De fora ficaram Paulo Renato e Rui Patrício, por opção técnica. Aos lesionados Derlei e Pedro Silva juntaram-se agora Izmailov e Pereirinha. Marian Had continua a recuperar a forma física, depois da lesão.

    O "onze" provável do SCP:

    Stojkovic;
    Abel, Polga, Tonel e Ronny;
    Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic e Romagnoli;
    Liedson e Djaló.

    Djaló tem estado... digamos... muito "trapalhão", mas pode ser que conheça a "redenção" esta noite.

    Será desta que Celsinho se estreia? :)

    Etiquetas:

  • Vitória de Guimarães - 0 (6) Sporting - 0 (7)



    (Taça da Liga)

    Estádio Afonso Henriques (Guimarães)
    Árbitro: Bruno Paixão
    Árbitros assistentes: António Godinho e Paulo Ramos

    O Sporting alinhou com:

    Tiago;
    Pereirinha (Abel aos 59'), Polga, Tonel e Miguel Veloso;
    Paredes, João Moutinho, Izmailov (Purovic aos 69') e Romagnoli;
    Djaló e Vukcevic (Ronny aos 73').

    Em termos gerais e muito simplistas, pode-se dizer que o Sporting dominou a 1.ª parte e criou pelo menos três excelentes oportunidades de golo, por Djaló e Izmailov... e o Vitória dominou mais a 2.ª parte, criando uma boa oportunidade de golo, num remate de João Alves que Tiago defendeu bem.

    Romagnoli fez mais uma excelente jogo, Tiago esteve muito bem, assim como Polga. Do lado do Vitória gostei muito das exibições de Nilson e Geromel...

    O jogo foi decidido através da marcação de grandes penalidades. Pelo Sporting marcaram Romagnoli, Polga, Moutinho, Paredes, Abel, Djaló e Tiago e falharam Ronny, Miguel Veloso e Tonel. Do lado dos vimaranenses Ghilas, Andrezinho, Fajardo, Targino, Geromel e Sereno acertaram nas redes, mas o mesmo não aconteceu com Rabiola, Desmarets, Luciano e João Alves... que foi o último a falhar e a "dar" a vitória ao Sporting. Foi um final intenso e muito emocionante, onde ambas as equipas tiveram oportunidade de "matar o jogo", mas em que o Sporting acabou por ser mais feliz... o que também se pode considerar "mais justo" atendendo que ao longo de todo o jogo foi a equipa leonina a ter mais oportunidades claras de golo.

    Etiquetas: , ,

    segunda-feira, setembro 24, 2007

    Sporting - 2 Vitória de Setúbal - 2



    (5.ª jornada)

    O Sporting alinhou com:

    Stojkovic;
    Abel, Polga, Gladstone (Izmailov aos 46') e Ronny;
    Miguel Veloso, João Moutinho, Farnerud (Romagnoli aos 46') e Vukcevic (Djaló aos 70');
    Purovic e Liedson.

    O Sporting apresentou de início uma equipa com algumas modificações: Gladstone, que assim fez a sua estreia na BwinLiga 2007/2008, em vez do "habitual" Tonel e Farnerud no "lugar" de Romagnoli. Purovic, tal como na jornada anterior, voltou a ser titular, o mesmo sucedendo com Vukcevic.

    O Sporting começou melhor, com mais domínio de jogo, embora não tenha conseguido criar grandes oportunidades de golo nos minutos iniciais. O Vitória equilibrou e também foi criando dificuldades ao Sporting, devido à boa exploração dos espaços e da rapidez do seu futebol e dos seus jogadores.

    Em abono da verdade deve dizer-se que o Sporting não jogou bem a 1.ª parte... aliás, jogou mesmo mal... e o melhor e mais perigoso que se viu foi um remate de Moutinho, outro de Ronny e uma arrancada de Vukcevic, que culminou com um remate para defesa fácil de Eduardo.

    Perante a falta de soluções no ataque sportinguista, acabou por ser o Vitória a marcar, após bom lançamento de Pitbull para Elias que, rompendo rápido entre o central e o defesa esquerdo, conseguiu posição para rematar para o fundo da baliza leonina.

    A 2.ª parte começou com as entradas de Romagnoli e Izmailov... recuando Veloso para central e Moutinho para o lugar que Veloso havia ocupado na 1.ª parte... e o futebol do Sporting melhorou de imediato, com as oportunidades de perigo e de golo a sucederem-se: Ronny, Moutinho, Romagnoli, Abel... muitos remates... ao lado ou para as mãos de Eduardo. Pelo meio, o Vitória quase marcava, por Matheus, mas Abel cortou "in extremis".

    Ao minuto 63 Abel sofre penaltie no limite da área... e Moutinho converte no golo do empate. Respirava-se um pouco de alívio em Alvalade (e não só...) e pairava no ar uma sensação de maior "justiça" no resultado.

    Até ao minuto 78 o Sporting cria mais oportunidades de perigo/golo por Ronny, Romagnoli e Izmailov... mas a defesa sadina e o GR foram adiando o que parecia ser inevitável face ao volume de jogo e à atitude da equipa leonina: o golo.

    O golo apareceu ao minuto 78... mas na baliza do Sporting, numa jogada de contra-ataque culminada com um remate de longe de Matheus. Stojkovic atira-se à bola... mas esta bate num tufo de relva (aliás, que relvado de merda!) e ganha um pouco de altura... passando por cima do corpo do GR leonino. Há quem diga que foi "frango"... eu cá acho que o GR não teve a sorte do seu lado...

    A única solução era "partir para cima" da equipa do Vitória... e foi isso que o Sporting fez, tendo conseguido o golo do empate ao minuto 86, num excelente cabeceamento de Purovic após centro de Abel. Até então, Purovic nunca tinha tido hipóteses perante os defesas sadinos... mas quando teve "uma bola boa"... aproveitou bem a chance e fez um excelente golo.

    O Vitória reagiu e teve um bom contra-ataque... mas Ronny foi imperial a defender, mais uma vez.

    Nos minutos finais, Purovic poderia ter dado a vitória ao Sporting, num lance em que se isolou... mas atirou ao lado... e num outro em que cabeceou por cima da baliza de Eduardo.

    Pelas oportunidades criadas e pela bela atitude da equipa na 2.ª parte, que teve de recuperar de resultado negativo por duas vezes, parece-me que o resultado é "injusto"... mas, como diria La Palisse, "contam as que entram"!

    Cinco pontos perdidos em cinco jogos não é "desgraça" nenhuma... mas Paulo Bento tem de ter cuidado com a rotatividade que faz! E, se calhar... mas só "se calhar"... tem de pensar em dar uma oportunidade ao Tiago... ou mesmo ao Rui Patrício! Não é que Stojkovic não tenha valor... mas parece-me que ficou demasiado "marcado" pelo golo nas Antas... e com certeza vai sofrer muitos "ataques" dos adeptos e da imprensa por causa do 2.º golo do Vitória.

    Quem se deve estar a rir é o Porto... que tem a certeza que na próxima jornada, um ou mesmo os dois dos seus principais rivais perdem pontos! Espero que não seja o Sporting... :)

    PS. Ouvi o treinador do Vitória queixar-se que ficou um penaltie por marcar a favor da sua equipa; já li em "O Jogo" que esse penaltie existiu, por falta de Gladstone... mas confesso que não me lembro da jogada... nem de a ver nos resumos que visionei.

    Etiquetas: , ,

    Palavras com inclinação

    Abel, jogador do Sporting:

  • «Treinamos todos os dias juntos, conhecemo-nos perfeitamente e acima de tudo entendo que não estivemos ao nosso nível. Eu fiz uma primeira parte horrível e assumo as minhas responsabilidades.»

    (e fazes bem em assumir... pois até acabaste por ser dos melhores na 2.ª parte)

  • «As palavras que o treinador disse ao intervalo foram mais do que certas e correctas, pois nós estávamos mais do que avisados para aquilo que era o Setúbal. Não se pode dar 30 minutos de avanço à equipa contrária. Se calhar era preciso parar para pensar durante 15 minutos o que estava a acontecer. Se na primeira parte desse o mister tinha pedido um desconto de tempo.»

    (por acaso essa ideia do "desconto de tempo" dá resultado em algumas modalidades, mas no futebol tenho sérias dúvidas que fosse viável)

    Polga, jogador do Sporting:

  • «Fomos infelizes. Acho que todos têm de fazer uma reflexão do que foi a primeira parte. Depois quando temos de recuperar de uma desvantagem tudo fica mais difícil. Todos estávamos avisados para a qualidade da equipa do Setúbal e cometemos muitos erros. Nós não impusemos o ritmo que é habitual na nossa equipa desde o início do jogo e depois tudo fica mais difícil.»

    (eu sei que o jogo com o Manchester foi desgastante, o relvado também não ajuda, mas espero que a falta de atitude não tenha sido por excesso de confiança... ou "mania que são bons")

    Etiquetas:

  • sábado, setembro 22, 2007

    5.ª jornada: Sporting vs Vitória de Setúbal

    5.ª Jornada
    Estádio José Alvalade XXI, 23/09/2007, 21:15 H
    Árbitro: Paulo Baptista
    Árbitros Assistentes: Luís Tavares e Paulo Carrilho

    **********

    Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Stojkovic e Rui Patrício;

  • Abel, Polga, Tonel, Gladstone, Paulo Renato e Ronny ;

  • Paredes, Miguel Veloso, Izmailov, Vukcevic, Farnerud, Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli e Celsinho;

  • Purovic, Yannick Djaló e Liedson.

    De fora ficaram Tiago e Adrien Silva (deve jogar pelos juniores), por opção técnica. Derlei, Pedro Silva e Marian Had continuam a recuperar de lesões.

    De realçar a convocatória, pela primeira vez, de Rui Patrício.

    O "onze" provável do SCP:

    Stojkovic;
    Abel, Polga, Tonel e Ronny;
    Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic (ou Izmailov) e Romagnoli;
    Purovic e Liedson.

    Para mim, a grande dúvida prende-se com a utilização de Vukcevic ou Izmailov, mas é de admitir que Paulo Bento possa promover uma ou outra troca no "onze" inicial, tendo em consideração o recente jogo com o Manchester e o próximo jogo com o Vitória de Guimarães, já na 4.ª feira, a contar para a Taça da Liga /Carlsberg Cup. Admitindo que Celsinho seja um dos jogadores a ir para o banco, é uma possibilidade a sua utilização pela primeira vez, pois não abundam as opções de ataque na equipa leonina.

    A equipa do Vitória de Setúbal, ao contrário da época anterior, em que andou sempre com o "credo na boca", parece estar muito forte e empenhada em fazer um campeonato bem mais tranquilo, pelo que, jogando sem grande pressão, pode ser um adversário muito difícil de vencer. Resta saber se a derrota com o Manchester não deixou "marcas psicológicas" no plantel sportinguista.

    Etiquetas:

  • quarta-feira, setembro 19, 2007

    Sporting - 0 Manchester United - 1



    (Liga dos Campeões - 1.ª jornada)

    O Sporting alinhou com:

    Stojkovic;
    Abel, Polga, Tonel e Ronny (Pereirinha aos 75');
    Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Vukcevic aos 55') e Romagnoli (Purovic aos 67');
    Djaló e Liedson.

    Escrevo com um sentimento acentuado de desânimo, pois o Sporting não "merecia" perder este jogo, já que na 1.ª parte desenvolveu um futebol interessante, criando oportunidades de golo suficientes para justificar pelo menos o empate. Van der Sar brilhou... exactamente porque teve trabalho para isso.

    Mas a verdade é que, mesmo tendo o Sporting um elevado número de remates à baliza, acabou por não ser eficaz... e isso paga-se caro. O Manchester, que melhorou muito na 2.ª parte e que explorou bem o contra-ataque, demonstrou isso muito bem, por Ronaldo, ao conseguir finalizar com êxito uma das poucas oportunidades que tinha conseguido criar até então (minuto 62). Depois o Sporting arriscou um pouco mais, pôs à prova Van der Sar (ficou na retina o cabeceamento de Tonel, que depois levou com um pé do adversário na cara... a excelente defesa do holandês e o falhanço de Djaló na recarga), mas criou espaços que permitiram os contra-ataques do Manchester, que só não voltou marcar por mérito de Stojkovic, da defesa leonina em geral e do desacerto no remate de alguns jogadores como Saha.

    O árbitro, sem ter influência no resultado, acabou por fazer passar a ideia aos jogadores do Sporting que não podiam "arriscar" muito. Qualquer toque num jogador do Manchester era assinalado como falta, o que já não acontecia com o Sporting, com a agravante de, logo ao minuto 15, ter sido mostrado cartão amarelo a Romagnoli, por suposta simulação, quando, na verdade, ele tinha sofrido falta. Toda a gente se lembrou do jogo anterior do Sporting, em que Abel sofreu penaltie que não foi assinalado e que, como se já não bastasse um erro, ainda viu o cartão amarelo.

    Só admitindo este cenário é que posso perceber por que faltou, em alguns períodos de jogo, um pouco mais de garra e "agressividade" na abordagem de alguns lances por parte dos jogadores leoninos.

    Polga, Ronny e Miguel Veloso estiveram muito bem, os outros, de modo geral, estiveram regulares. Esperava... talvez... um pouco mais de Izmailov e mesmo de Vukcevic, no tempo que jogou. Yannick Djaló tem-me "enervado" um pouco com o seu futebol "trapalhão", mas espero que ele possa rapidamente evoluir e mostrar um pouco mais as suas qualidades. Lembro-me que, num passado recente, Deivid, Romagnoli e Nani me deixavam com um sentimento semelhante... e a verdade é que eles depois "deram o salto"!

    O relvado estava péssimo... tem de ser mudado rapidamente! Uma tristeza!...

    Ficará na memória o gesto de Ronaldo, depois de marcar o golo, a pedir desculpa aos sócios do Sporting, clube que forma excelentes jogadores e profissionais, que não se esquecem de onde vieram e a quem devem muito do que hoje são. Escusados foram os assobios a Anderson... mas isso não mancha uma daquelas jornadas que promovem este grande espectáculo que é o futebol!

    Etiquetas: , ,

    domingo, setembro 16, 2007

    Estrela da Amadora - 0 Sporting - 2



    (4.ª jornada)

    O Sporting alinhou com:

    Stojkovic;
    Abel, Polga, Tonel e Ronny;
    Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic (Pereirinha aos 87') e Romagnoli (Farnerud aos 59');
    Purovic (Djaló aos 73') e Liedson.

    O Sporting apresentou de início Simon Vukcevic, no lugar do que já vinha sendo o habitual titular: Izmailov. A substituir o outro habitual titular no ataque - Derlei - entrou Purovic.

    A equipa leonina entrou melhor no jogo, com Purovic a assistir Liedson para o 1.º golo, logo aos 8 minutos, depois de ter recebido a bola vinda de uma jogada dividida, mas em que o último a tocá-la foi o jogador leonino. [*]

    Os ataques e os remates foram-se alternando, com ligeiro ascendente do Sporting, que viu um golo de Purovic ser anulado, por volta do minuto 26, por fora-de-jogo, tal como já tinha acontecido com Liedson logo no 1.º minuto. Aliás, Purovic "caiu" em posição irregular demasiadas vezes na 1.ª parte.

    Pouco depois, ao minuto 29, a culminar uma jogada de Abel, o Sporting fez finalmente o 2.º golo, por Vukcevic. Era o corolário de uma entrada forte e pragmática do Sporting, sempre atento às falhas da equipa adversária.

    O Estrela reagiu e num lance de bola parada, por Mateus, tentou o golo, mas sem sucesso. Pouco depois foi Tiago Gomes a rematar à baliza leonina... novamente sem sucesso. O Sporting controlava a situação "com tranquilidade".

    A terminar a 1.ª parte, Abel sofre penaltie de Maurício. Tudo apontava para que fosse essa a decisão do árbitro Paulo Pereira.. mas depois... porque "eles" têm de continuar a ser ridículos e a colocarem o nome do Sporting no meio do "folclore" em que se transformou o futebol português, foi Abel a ser duplamente penalizado, pois para além da cacetada recebida, também "recebeu" o cartão amarelo, pois alguém entendeu que Abel simulou a grande penalidade.

    A 2.ª parte começou com o Sporting a tentar criar perigo, com Liedson a cabecear ao lado da baliza estrelista e a rematar, um pouco mais tarde, para defesa de Nélson.

    Com o Sporting a não querer acelerar muito o jogo, controlando-o longe da sua área, o Estrela tentava reagir ao resultado adverso, mas sem criar oportunidade de golo.

    Foi o Sporting, novamente por Liedson, a quase fazer o 3.º golo, corria o minuto 57. Logo a seguir, ao minuto 59, depois de mais uma tentativa de golo do Sporting, com Ronny e Liedson, entra Farnerud, substituindo Romagnoli. Parecia estar no horizonte de Paulo Bento o jogo contra o Manchester.

    O Estrela, em mais um lance de bola parada, aproxima-se da baliza leonina... mas, mais uma vez, sem grande sucesso... assim como não teve sucesso um forte remate de Ronny à baliza de Nélson.

    A castigar falta sobre Vukcevic, que até pareceu ser dentro da área (shiuuuu, não digam nada...), falta essa que deu cartão amarelo ao jogador estrelista que cometeu a falta, novamente Ronny a cobrar o livre... novamente sem sucesso, pois a bola esbarrou na barreira.

    Assistia-se a um jogo animado e dividido, até que Moses, que no jogo da época passada se fartou de dar cacetada nos jogadores leoninos, acertou na cabeça de Stojkovic, mas desta vez sem que se lhe possam apontar responsabilidades, já que foi o GR a baixar demasiado a cabeça. Ficou atordoado, foi assistido, mas continuou em jogo.

    Os minutos seguintes foram de algum ascendente estrelista, quando Yannick Djaló já tinha entrado em campo, substituindo Purovic. Luís Aguiar entrou também para a equipa estrelista e tentou logo o golo, num lance de bola parada, mas sem sucesso, pois Stojkovic defendeu. E foi o Sporting, logo a seguir, a quase obter o 3.º golo, na sequência de um bom lance de João Moutinho.

    O Estrela, por força de alguma "gestão de esforço" por parte dos jogadores do Sporting e em resultado de uma subida do rendimento, com a entrada de Luís Aguiar, conseguiu dar a impressão de que o jogo estava equilibrado e de que poderia chegar ao golo. Pura ilusão!

    Quase a terminar o jogo, entrou Pereirinha, que lentamente, jogo a jogo e minuto a minuto, vai acumulando alguma experiência e mostrando que é sempre uma opção válida a considerar, pelo menos para o treinador Paulo Bento, que vê nele qualidades suficientes, quer defensivas, quer atacantes, para o manter no plantel.

    Bom jogo e vitória justa do Sporting, que mantém a distância para os seus principais adversários.

    [*] Depois de ver novamente o resumo do jogo, nomeadamente o da TVI, fiquei com a certeza absoluta de que foi um jogador do Estrela o último a tocar a bola... ao contrário do que, por exemplo, Jorge Coroado disse aos microfones da Antena 1 durante o jogo.

    Etiquetas: , ,

    4.ª jornada: Estrela da Amadora vs Sporting

    4.ª Jornada
    Estádio José Gomes, 16/09/2007, 18 H
    Árbitro: Paulo Pereira
    Árbitros Assistentes: Sérgio Lacroix e Henrique Parente

    **********

    Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Stojkovic e Tiago;

  • Abel, Polga, Tonel, Gladstone, Paulo Renato e Ronny ;

  • Izmailov, Vukcevic, Farnerud, Miguel Veloso, Pereirinha, Paredes, João Moutinho, Romagnoli e Celsinho;

  • Purovic, Yannick Djaló e Liedson.

    De fora ficaram Rui Patrício e Adrien Silva (joga pelos juniores), por opção técnica. Derlei, Pedro Silva e Marian Had estão lesionados.

    De realçar a convocatória, pela primeira vez, de Paulo Renato, Paredes e Celsinho.

    O "onze" inicial deverá ser o seguinte:

    Stojkovic;
    Abel, Polga, Tonel e Ronny;
    Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic (ou Izmailov) e Romagnoli;
    Purovic e Liedson.

    Depois de Porto e Benfica já terem jogado e terem vencido os seus jogos, ao Sporting resta apenas uma hipótese: vencer!

    Espero a estreia de Celsinho... se as "coisas" não estiverem a correr bem!...

    Etiquetas:

  • quinta-feira, setembro 13, 2007

    Portugal - 1 Sérvia - 1

    (Apuramento Euro 2008)

    Quando Simão marcou o golo que acabou por ser o único da selecção portuguesa, senti que seria uma noite tranquila e que Portugal venceria sem grandes dificuldades. Mas com o desenrolar dos acontecimentos, fui perdendo essas ilusões!

    E que grande balde de água fria... sofrer um golo em fora-de-jogo, a poucos minutos do fim do jogo!...

    Por acaso, quando vi Nuno Gomes, ao minuto 20, completamente sem oposição, a enviar a bola ao poste... e depois Deco a proporcionar uma excelente defesa a Stojkovic, tive um mau pressentimento e disse ao meu compadre, com quem via o jogo: "se não marcamos "isto"... não marcamos mais"! E quando vi que Portugal, na 2.ª parte, "abusava" do contra-ataque, mas sem criar grandes oportunidades de golo, tive outro mau pressentimento... que se viria a confirmar: "eles" iam marcar... e embora de modo ilegal, marcaram!

    O final... bem... aquele final de jogo foi terrível: os sérvios marcaram em fora-de-jogo, o jogo prosseguiu e pouco depois eles atiram a bola fora para um deles ser assistido, os portugueses não devolvem a bola e gera-se uma enorme confusão, que culmina com uma tentativa de agressão de Scolari a Dragutinovic... que antes lhe tinha batido na mão... ele que já nem devia estar em campo por uma entrada "de sola" sobre Petit.


    (parece que o indicador de Scolari toca na cara do sérvio)

    O que vemos os "jornaleiros" portugueses fazer, entretanto?

    Condenarem veementemente a arbitragem de Markus Merk e seus auxiliares? Não me parece...
    Condenarem as atitudes agressivas e provocações de Dragutinovic? Não me consta...
    Mostrarem uma imagem onde se mostre Dragutinovic a bater na mão de Scolari? Não vi nenhuma...

    Simplesmente... "atiram-se" a Scolari, vasculham o seu passado à procura de "podres", antecipam-se à própria UEFA e unem as suas vozes à do treinador espanhol Clemente que exige que o treinador brasileiro abandone o futebol!...

    Deveriam eles escamotear os factos, então? É óbvio que não... mas a verdade é que ainda não vi nenhum deles fazer o fiel retrato e o correcto enquadramento do que se passou. Ao invés, já avançaram com o julgamento e com a condenação... o que não acredito que fizessem se a tentativa de agressão - mutatis mutandis - tivesse sido feita por Moutinho, Simão ou Cristiano Ronaldo!

    Mais do mesmo... enfim!...

    Entretanto, Portugal já ficou fora do Euro 2008? É óbvio que não... mas a pressão feita pelos "media" é tão terrível quanto ridícula!...

    Eu ainda acredito que Portugal se vai qualificar, apesar de todo o "circo mediático". Mas é óbvio que muita gente não vai perder esta oportunidade para "atar Scolari a um pinheiro a arder", mesmo que isso signifique "chamuscar" a Selecção Portuguesa.

    Quanto a mim, que condeno o gesto e a atitude de Scolari, apenas peço bom-senso e sentido de proporcionalidade.

    Etiquetas: ,

    sábado, setembro 08, 2007

    Portugal - 2 Polónia - 2

    (Apuramento Euro 2008)

    Breves notas sobre este jogo:

    * infelicidade na lesão de Caneira, que ainda evitou "um golo certo", mesmo lesionado; vai obrigar Scolari a fazer nova "mexida" na defesa;

    * excelente jogo de Maniche, que "festejou" o seu regresso com um golo importante;

    * primeira parte sofrível, com o azar de Ronaldo a enviar a bola à trave num lance de bola parada... mas uma segunda parte muito boa da selecção lusa, com os jogadores portugueses, de modo geral, a exibirem-se em bom nível;

    * infelicidade de Ricardo no 2.º golo polaco - um auto-golo -, mas o meio-campo não fica completamente isento de culpas por permitir que os polacos rematassem quase a seu "bel-prazer";

    Nada está perdido... mas agora há absoluta necessidade de vencer os próximos jogos.
    Força, Portugal!

    Etiquetas: ,

    quarta-feira, setembro 05, 2007

    Ninguém se entende?

    Ainda sobre o lance que deu o golo da vitória ao Porto no jogo contra o Sporting, aqui deixo algo retirado do site da Rádio Renascença.

    ******************

    A lei é muito objectiva: "um passe ao guarda-redes é uma coisa um corte é outra".

    Esse é o entendimento de Manuel Díaz Vega, ex-árbitro e actual director do Comité Técnico de Árbitros da Real Federação Espanhola de Futebol e observador de árbitros da Uefa.

    Convidado por Bola Branca a esclarecer a polémica dos últimos dias no futebol português, reavivada pela Comissão de Arbitragem da Liga, Díaz Vega diz que "tudo depende da intencionalidade do jogador".

    Antes desse depoimento, vale a pena citar o que disse em comunicado Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga: "Ao contrário do que foi veiculado em diversos meios de informação, se um defensor efectua um pontapé que leve a bola no sentido da linha de baliza, seja esse pontapé um corte ou um passe, pode ser punido com pontapé-livre indirecto, no caso de o guarda-redes tocar a bola com as mãos".

    Manuel Díaz Vega, para além de especialista na matéria, apitou jogos em Mundiais, Europeus e Olimpíadas, uma final da Liga dos Campeões e uma Supertaça Europeia.

    Bola Branca

    ******************

    Não diziam que a lei era clara e objectiva?
    Tretas! Cada árbitro faz o que bem quer e lhe apetece!

    E acho que a Arbitragem e sua Comissão só se enterram mais com estes "pseudo-esclarecimentos"!

    Etiquetas: , ,

    domingo, setembro 02, 2007

    Sporting - 1 Belenenses - 0



    (3.ª jornada)

    O Sporting alinhou com:

    Stojkovic;
    Abel , Polga, Tonel (Djaló aos 66') e Ronny;
    Miguel Veloso (Vukcevic aos 57'), João Moutinho, Izmailov (Purovic aos 66') e Romagnoli;
    Liedson e Derlei.

    O Sporting começou o jogo com o mesmo "onze" com que tinha iniciado o jogo com o Porto, o que demonstra a confiança que Paulo Bento tem nestes jogadores, apesar da derrota verificada no Dragão.

    Apesar do primeiro remate ter pertencido ao Belenenses, foi o Sporting a ter maior preponderância na parte inicial do jogo, embora o Belenenses tenha oferecido boa resistência. O Sporting foi criando e desperdiçando várias oportunidades (nomeadamente aos minutos 8, 16, 25 e 32)... mas acabou por ser Ruben Amorim, ao minuto 43, a rematar... ao poste da baliza de Stojkovic.

    A primeira parte não terminou sem que acontecesse um lance que fez lembrar o lance que deu o golo ao Porto, no jogo anterior. Há uma bola dividida e um passe/corte de um jogador do Belenenses para a sua defesa (atraso?). Costinha recolheu a bola com as mãos... Xistra - bem, quanto a mim - mandou seguir. Porquê? Porque, na linha do que defendi ao longo da semana, não vi que existisse intencionalidade de atrasar a bola para o guarda-redes. Provavelmente Xistra não lê os mesmos livros que Pedro Proença! :)

    A 2.ª parte começou com o Belenenses a atacar e a desperdiçar uma oportunidade de perigo. O Sporting procurou de imediato reagir... o que foi conseguindo.

    Ao minuto 51 há uma jogada fantástica do ataque leonino, que culmina com um "chapéu" de Liedson a Costinha... com este a tocar no braço/peito do avançado e a cometer penaltie. Não deixa dúvidas a ninguém: Liedson foi impedido de fazer golo. Xistra marcou... e mostrou o cartão vermelho a Costinha.

    Teve de entrar o guarda-redes Marco, por troca com Zé Pedro... que defendeu o penaltie chutado por Moutinho... e que, logo de imediato, defendeu outro remate de Liedson. Uma entrada em grande!

    Poucos minutos depois entra Vukcevic... e o ataque do Sporting ganhou novo fôlego. A defesa do Belenenses continuou a sofrer ataques constantes... mas o golo não aparecia de maneira nenhuma. O Belenenses foi tentando reagir e controlar a bola, foi tentando alguns ataques, mas a pressão leonina era mais intensa e pertencia ao Sporting a maior parte das oportunidades de golo. Paulo Bento, a pouco mais de 20 minutos do fim do jogo arriscou mais, retirando um médio e um defesa central... e colocando em campo mais homens de ataque. O sufoco da defesa azul aumentou, na mesma medida que tinha aumentado a agressividade na forma de defender.

    Ao minuto 76 Vukcevic sofre falta, mas consegue libertar-se, fica livre para iniciar o ataque... mas Xistra apita. Hilariante! É claro que quem não achou piada foi Vukcevic, que não entende esta decisão e atira com a bola ao chão, em protesto. Viu o cartão amarelo! Lá está... é mais fácil aos árbitros mostrar amarelos por este tipo de atitudes do que pela pancada que alguns dão nos adversários.

    Se calhar um pouco irritado com tudo isto, Vukcevic continuou a tentar dar "show"... e ao minuto 80 consegue arrancar um centro perfeito, que culmina com um cabeceamento de Liedson para o golo da vitória. Respirou-se de alívio em Alvalade e o resultado ficava mais "justo".

    O Belenenses ainda tentou chegar à baliza do Sporting, mas a maior parte do tempo que faltava jogou-se no meio-campo do Belenenses ou com a bola perfeitamente controlada pela equipa leonina.

    Derby interessante e com a vitória a assentar bem ao Sporting, pois foi quem mais fez por vencer!

    Etiquetas: , ,

    Plantel do Sporting 2007/2008



    Eis o plantel do Sporting para a época 2007/2008:

  • Guarda-redes:

  • 1-Rui Patrício
  • 16-Tiago
  • 34-Vladimir Stojkovic (ex-Vitesse/Nantes [€1 milhão])

  • Defesas:

  • 78-Abel
  • 2-Pedro Silva (ex-Corinthians, contrato de 3 anos [€200 mil])
  • 4-Polga
  • 13-Tonel
  • 44-Paulo Renato (regressa após empréstimo ao Real Sport Clube - Massamá)
  • 26-Gladstone (emprestado pelo Cruzeiro de Belo Horizonte [€250 mil], com opção de compra por €3,250 milhões)
  • 3-Marian Had (eslovaco, emprestado pelo Lokomotiv de Moscovo por 1 ano [€100 mil], com opção de compra)
  • 8-Ronny


  • Médios:

  • 24-Miguel Veloso
  • 5-Carlos Paredes
  • 21-Pontus Farnerud
  • 28-João Moutinho
  • 25-Bruno Pereirinha
  • 30-Romagnoli (contrato de 3 anos [€1,2 milhões])
  • 7-Marat Izmailov (emprestado pelo Lokomotiv de Moscovo por 1 ano [€125 mil], com opção por mais 1 e ainda opção de compra)
  • 10-Simon Vukcevic (ex-FC Saturn - Rússia - contrato de 5 anos [€2 milhões])
  • 6-Adrien Silva (junior SCP)
  • 88-Celsinho (emprestado pelo Lokomotiv de Moscovo por 1 ano, com opção por mais 4; Sporting fica com 50% do passe, com opção de compra dos outros 50% até ao 3.º ano do empréstimo, por €2 Milhões)

  • Avançados:

  • 31-Liedson
  • 20-Yannick Djaló
  • 11-Derlei (ex-Dinamo de Moscovo; contrato por 1 ano + 1 ano de opção)
  • 9-Milan Purovic (ex-Estrela Vermelha; contrato de 5 anos [€2 milhões])

  • SAÍDAS:

  • Ricardo »»» Bétis de Sevilha - Espanha - €2 Milhões
  • João Alves »»» Vitória de Guimarães (SCP mantém 40% do passe)
  • Carlos Bueno »»» regressa ao Paris Saint Germain - França (fim do empréstimo)
  • Alecsandro »»» regressa ao Cruzeiro de Belo Horizonte - Brasil (fim do empréstimo)
  • Miguel Garcia »»» Reggina - Itália (fim de contrato)
  • Custódio »»» Dínamo de Moscovo - € 1,8 Milhões
  • Carlos Martins »»» Recreativo de Huelva - Espanha (SCP mantém 40% do passe)
  • Tello »»» Besiktas - Turquia (fim de contrato)
  • Nani »»» Manchester United (Inglaterra) - € 25,5 Milhões
  • Etiquetas:

    Jovens e menos jovens do SCP



    Eis os nomes de alguns jovens jogadores emprestados pelo Sporting, de quem se espera a evolução necessária para que possam chegar, num futuro próximo, à equipa principal:

  • Daniel Carriço (defesa central) »»» ex-junior SCP »»» Olhanense

  • João Martins (médio) »»» ex-junior SCP »»» Olhanense

  • Tiago Pinto (defesa esquerdo) »»» ex-junior SCP »»» Olivais e Moscavide

  • João Gonçalves (defesa direito) »»» ex-junior SCP »»» Olivais e Moscavide

  • Alison Almeida (avançado) »»» ex-junior SCP »»» Olivais e Moscavide

  • André Pires (médio) »»» ex-junior SCP »»» Real Sport Clube (Massamá)

  • Ricardo Nogueira (avançado) »»» ex-junior SCP »»» Real Sport Clube (Massamá)

  • Fábio Paim (avançado) »»» ex-Olivais e Moscavide »»» Trofense

  • Carlos Saleiro (avançado) »»» ex-Olivais e Moscavide »»» Fátima

  • Yannick Puppo (médio) »»» ex-junior SCP »»» Juventude Caxias (Brasil)

  • Celestino (médio) »»» ex-Olivais e Moscavide »»» Estoril

  • Marco Lança (defesa central) »»» ex-junior SCP »»» Mafra

  • Vasco Campos (defesa) »»» ex-junior SCP »»» Barreirense

  • Rui Lopes (médio) »»» ex-junior SCP »»» Braga

  • Tiago Jorge (GR) »»» ex-junior SCP »»» Alcochetense/Pinhalnovense

  • André Cacito (avançado) »»» ex-junior SCP »»» Estrela da Amadora (juniores)

    Etiquetas:

  • Leões e ex-leões



    Recordemos por onde andaram e/ou andam alguns dos jogadores (ou ex-jogadores) do Sporting:

    (lista actualizada sempre que se justifique)

  • Wender »»» Sporting de Braga (cedido definitivamente)
  • Varela »»» ex-Vitória de Setúbal »»» Recreativo de Huelva
  • Carlos Martins »»» ex-Sporting »»» Recreativo de Huelva
  • Luís Loureiro »»» ex- Estrela da Amadora »»» Anorthosis (definitivo)
  • Semedo »»» ex-Cagliari (Itália) »»» Charlton (Inglaterra) - SCP mantém 50% do passe
  • Carlos Saleiro »»» ex-Olivais e Moscavide »»» Fátima
  • André Marques »»» ex-Olivais e Moscavide »»» União de Leiria
  • Miguel Ângelo »»» ex-Trofense »»» Portimonense
  • Emídio Rafael »»» ex-Real Sport Clube (Massamá) »»» Portimonense
  • Mário Felgueiras »»» ex-Sporting de Espinho »»» Portimonense
  • Bruno Filipe »»» ex-Desportivo das Aves/Fafe »»» ??
  • Jorge Teixeira »»» ex-Odivelas »»» Fátima
  • David Caiado »»» permanece no Estoril
  • Celestino »»» ex-Olivais e Moscavide »»» Estoril
  • Zezinando »»» ex-Estoril »»» Atlético
  • João Gonçalves (lateral direito) »»» ex-junior SCP »»» Olivais e Moscavide
  • Alison Almeida (avançado) »»» ex-junior SCP »»» Olivais e Moscavide
  • Daniel Carriço (defesa central) »»» ex-junior SCP »»» Olhanense
  • André Pires (médio) »»» ex-junior SCP »»» Real Sport Clube (Massamá)
  • Fernando Ferreira »»» permanece no Real Sport Clube (Massamá)
  • Ricardo Nogueira (avançado) »»» ex-junior SCP »»» Real Sport Clube (Massamá)
  • João Martins (médio) »»» ex-junior SCP »»» Olhanense
  • Fábio Paim »»» ex-Olivais e Moscavide »»» Trofense
  • Marcelo Labarthe »»» ex-Vitória de Setúbal »» Grémio de Porto Alegre
  • Santamaria »»» ex-Olhanense »»» Ponferradina (Espanha)
  • Hugo Valdir »»» ex-Naval »» Paços de Ferreira
  • Edgar Marcelino »»» permanece no Omonia (Chipre)
  • Nuno Santos »»» permanece no Vitória de Guimarães
  • Edson »»» Légia de Varsóvia (Polónia)
  • André Nogueira »»» Esmoriz »» ??
  • Tomané »»» ex-Barreirense »»» Villareal (definitivo)
  • Diogo Tavares »»» ex-Génova (Itália) »»» Bellinzona (Suiça)
  • Tiago Pires »»» ex-Génova (Itália) »»» Bellinzona (Suiça)
  • Hugo Machado »»» ex-Apollon (Chipre) »»» Olympiakos Nicosia FC
  • Hugo Cardoso (GR) »»» ex-Estrela da Amadora »»» Alcochetense
  • Paulo Sérgio »»» Desportivo das Aves (rescindiram contrato) »»» Portimonense
  • Hugo »»» permanece no Vitória de Setúbal
  • Lourenço »»» Panionios (Grécia)
  • Douala »»» Portsmouth (Inglaterra) »»» Saint-Etienne (França) - Sporting mantém 30% do passe

    Etiquetas:

  • 3.ª jornada: Sporting vs Belenenses

    3.ª Jornada
    Estádio José Alvalade, 02/09/2007, 19:15 H
    Árbitro: Carlos Xistra
    Árbitros Assistentes: José Lima e Pedro Garcia (em substituição de Luís Marcelino, a quem faleceu a mãe)

    **********

    Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Stojkovic e Tiago;

  • Abel, Polga, Tonel, Gladstone e Ronny;

  • Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov, Pereirinha, Vukcevic, Romagnoli e Farnerud;

  • Liedson, Derlei, Purovic e Yannick Djaló.

    De foram ficaram Rui Patrício, Paulo Renato, Paredes, Adrien Silva (tem treinado com os juniores) e Celsinho, por opção técnica. Pedro Silva e Marian Had estão lesionados.

    O "onze" inicial deverá ser o seguinte:

    Stojkovic;
    Abel, Polga, Tonel e Ronny;
    Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (ou Vukcevic) e Romagnoli;
    Liedson e Derlei.

    Existem algumas limitações para a defesa, embora, em caso de absoluta necessidade, tanto Pereirinha como Miguel Veloso possam fazer algumas das posições mais defensivas.

    O Belenenses deve tentar "a vingança", depois das derrotas na última jornada da época passada e da Taça de Portugal... mas o Sporting não pode perder mais pontos, se é que não quer começar a ver os seus adversários directos a "cavarem um fosso" que se poderá tornar intransponível.

    Espero a estreia de Purovic...

    Etiquetas: