Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sábado, março 31, 2007

Sérvia - 1 Portugal - 1

Mais um bom jogo de Portugal, com a "estranheza" inicial de se ver Quaresma no banco, opção que se aceita pela aposta na experiência de Simão, que fez por justificar essa decisão de Scolari.

Moutinho não esteve tão brilhante como no jogo anterior, mas ainda assim fez uma boa exibição. Tiago subiu de produção e fez um bom jogo e um belíssimo golo! Petit esteve impecável. Ronaldo não teve sorte com o árbitro... e Miguel esteve menos bem do que o costume. Os restantes estiveram, de modo geral, em bom/aceitável nível!

Stojkovic, o GR da Sérvia, brilhou... o que atesta do poder ofensivo e de remate da selecção portuguesa.

Foi bom o resultado, mas podia ter sido um pouco melhor!
"Faltou um bocadinho assim!"

Etiquetas:

sábado, março 24, 2007

Portugal - 4 Bélgica - 0

Nunca lhes tínhamos ganho em competições oficiais... mas, desta vez, para o conseguirmos, bastou...

... e mais dez!

Mas se Moutinho foi a pedra angular desta selecção e quem, com uma recuperação de bola e uma assistência para o golo de Nuno Gomes, permitiu a abertura das portas da vitória, Quaresma, com uma grande exibição e um fabuloso golo, Ronaldo, com a sua velocidade demolidora e mais dois golos para o seu pecúlio e Nani, com o seu repentismo e técnica, foram o perfume inebriante desta selecção e a certeza de um futuro risonho.

Mas dá-me um gozo especial ver Moutinho fazer esquecer a ausência de Deco, principalmente por ter lido tantas vezes alguns idiotas afirmarem que Moutinho era um "jogador banal" e um "produto sobrevalorizado pelos media", que "se Moutinho valesse alguma coisa, já não estava no Sporting"... e que ainda está e estará porque "não há ofertas por ele, não há nenhum grande clube que o queira"!
(coitados... temos pena!)

Portugal está de parabéns, pois, para além destes jogadores que destaquei, teve quase todos os outros em bom nível, começando em Ricardo, passando por Miguel e Ricardo Carvalho e terminando em Tiago e Petit.

Agora vamos lá "despachar" a Sérvia, está bem?

Etiquetas:

domingo, março 18, 2007

Tello

Renovar com Tello: sim ou não?

Tello termina contrato com o Sporting no fim desta época. É o jogador mais antigo do plantel (já foi campeão duas vezes) e é provável que esteja para breve a sua renovação. Ou não...

Será obstáculo o facto de receber 25 mil euros (oficialmente)?
Será que os sportinguistas consideram importante a sua continuidade na equipa, ou, ao contrário, perfeitamente descartável a sua renovação de contrato?

Tello não é um jogador excepcional - eu sei -, mas é bom jogador e "útil" à equipa! Tem sempre uma boa atitude em campo, é polivalente, possui uma técnica individual razoável, tem um bom remate com o pé esquerdo, centra muito bem, embora não seja jogador de fazer muitos golos. Uma das boas excepções terá sido o excelente golo que marcou ao Porto. Recordo, ainda, que em todas as épocas que vestiu a camisola leonina teve assistências para golo em número considerável.

Normalmente é um jogador correcto e não se lhe conhecem conflitos no balneário... e um "bom balneário" faz-se com homens assim!
Será que Paulo Bento vai propôr a sua continuidade, atendendo a que nesta época tem feito bons jogos?

Eu espero que sim, mesmo considerando que para muitos adversários "entendidos na matéria" seja um "flop" e um jogador "perfeitamente vulgar"!...


(foto captada num Braga vs Sporting de há duas épocas)

Etiquetas:

Leãozinho



Miguel Veloso - 20 anos
Moutinho - 20 anos
Nani - 20 anos
Djaló - 20 anos
Pereirinha - 19 anos

É obra!...

Etiquetas:

sábado, março 17, 2007

Porto - 0 Sporting - 1



(22.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Ricardo;
Abel, Caneira, Polga e Tello;
Miguel Veloso; Nani, Romagnoli (depois Pereirinha aos 67') e João Moutinho ;
Yannick Djaló e Alecsandro (depois Custódio aos 82').

A única surpresa que tive foi ver Alecsandro no lugar que - julgava eu - seria de Bueno, mas a verdade é que o uruguaio teve alguns problemas físicos durante a semana, pelo que se aceita perfeitamente a opção de Paulo Bento. Aliás, ele é que sabe e conhece os jogadores que tem... e por algum motivo Carlos Martins está há várias semanas afastado das convocatórias!

O jogo começou com oportunidades de golo para os dois lados, mas com algum ascendente inicial do Porto. Quaresma foi tendo alguns pormenores muito bons, Adriano foi tendo alguns remates, tal como Raul Meireles, mas nenhum deles encontrou o caminho das redes da baliza de Ricardo. Polga ia mostrando também a sua classe, tal como Caneira ia demonstrando que ainda sabia ser central. Tello defendia e atacava bem...

Aos poucos, a equipa leonina equilibrou o jogo e demonstrou muita personalidade e "estaleca", parecendo saber bem ao que ia. Moutinho não estava nos seus melhores dias, mas Nani sim. O Sporting foi defendendo com alguma segurança e atacando com alguma acutilância. Ficaram na retina algumas jogadas envolventes de Romagnoli (ia marcando por volta da meia hora de jogo), Nani e Djaló. A 1.ª parte não terminou sem que Hélton voltasse a brilhar, após remate de ressaca de Tello.

A 2.ª parte foi muito melhor jogada pelo Porto, que aumentou o seu volume de jogo atacante e criou mais oportunidades, umas mais claras do que outras, mas, umas vezes por sorte da defesa leonina e outras pela sua qualidade e atitude (ao minuto 55 Polga tirou a bola a Adriano com muita classe, após este a ter dominado com o peito), sem esquecer o mérito que Ricardo teve em alguns lances, a verdade é que o Porto não conseguiu marcar, mesmo tendo utilizado homens "de ataque" como Quaresma, Alan, Adriano, Postiga, Jorginho e Bruno Moraes.

O Sporting foi recuando a sua linha defensiva, onde, para além dos defesas propriamente ditos, também o trabalho de Miguel Veloso e Moutinho e mais tarde de Pereirinha e Custódio foi meritório e preponderante para manter a inviolabilidade da baliza leonina.

Ao minuto 71, após falta assinalada sobre Polga, que não se preocupou apenas em defender, o Sporting chegou ao golo através de um fantástico remate de Tello, que já tinha "avisado" Hélton, na 1.ª parte, que tinha de estar de olho nele. Estava reposta a justiça no marcador, essencialmente pelo bom jogo da 1.ª parte e pela atitude extremamente positiva que a jovem equipa leonina teve durante todo o tempo de jogo, mas essencialmente quando o Porto foi mais forte.

Após o golo de Tello, o Porto lançou-se ao ataque, mas nem sempre de modo esclarecido e consequente, como provam os assobios com que o público do Dragão brindou a equipa portista, em alguns momentos. Jorginho, por exemplo, sobressaiu por mais um falhanço, ao minuto 80.

Ao minuto 88, após mais um fantástico remate de Nani, Hélton defendeu, a custo, para a frente, onde apareceu Djaló a rematar com toda a intencionalidade, mas a permitir mais uma grande estirada de Hélton, que desviou a bola para a trave.

O Porto fez um "forcing" final, criou um lance de muito perigo já nos derradeiros instantes do jogo... mas a baliza de Ricardo manteve-se "intacta"!

O Porto, com Quaresma, perdeu - e bem - com o Sporting, sem Liedson, mas com a sorte que faltou noutros momentos!

O árbitro, tal como tinha previsto, ia utilizar um critério disciplinar e técnico largo, o que realmente aconteceu, sem que possa haver uns que tenham mais motivos de queixa do que outros. Mas isso também depende sempre da interpretação e ênfase que se quiser dar. Por exemplo, o único cartão amarelo que mostrou foi a um jogador que já tinha 4: Moutinho! O lance merecia o amarelo... mas não mais do que outros em que houve entradas até mais duras ou em que jogadores utilizaram as mãos para jogar a bola. Nesse aspecto, a jogadores do Porto contei duas. Mas nem o Porto perdeu por culpa do árbitro, nem o Sporting ganhou por ter sido beneficiado. Por exemplo, a falta que deu origem ao golo existiu mesmo... pelo que não é por aí que algum portista possa justificar a derrota da sua equipa, que jogou, isso sim, abaixo do que pode e sabe... por culpa própria e por culpa do jogo que o Sporting desenvolveu. Por exemplo, recomendo ao treinador Jesualdo Ferreira que deixe de ser tão "taxativo" (para não lhe chamar fanfarrão) sobre quem é o favorito à vitória ou sobre a falta que Liedson faz ao Sporting, em oposição à falta que os seus jogadores podem fazer à sua própria equipa... como Bosingwa, por exemplo.

Quanto ao Sporting, acusado de ceder sempre nos momentos cruciais, mostrou que, embora com muitos elementos jovens, já tem alguma maturidade para lidar com a pressão! Foi pena terem perdido tantos pontos com empates em jogos em que dominaram completamente, mas em que não conseguiram concretizar algumas das inúmeras oportunidades criadas. Falo, por exemplo, dos jogos com o Paços de Ferreira e com a União de Leiria!

Bem... agora resta o Benfica perder com o Estrela e depois empatar com o Porto... para a BwinLiga ficar mais interessante! :)

Etiquetas: , ,

22.ª jornada: Porto vs Sporting

O jogo é já esta noite, com arbitragem de Pedro Henriques que, à partida, é garantia de um jogo "justo", pese embora seja um árbitro que também cometa grandes erros, como aquele famoso lance de "permitir" que Baía jogasse com as mãos... fora da área. Ou aquele jogo em que supostamente não assinalou 2 penalties contra o Benfica, num jogo com o Belenenses. "Pormenores"... de um árbitro que considero ser sério e honesto, embora apite de uma forma "perigosa" , em Portugal (tem um critério disciplinar e técnico um pouco "largo")!

Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Ricardo e Tiago.

  • Abel, Miguel Garcia, Caneira, Polga, Miguel Veloso e Tello.

  • Custódio, Paredes, João Moutinho, Farnerud, Bruno Pereirinha, Nani e Romagnoli.

  • Alecsandro, Yannick e Bueno.

    Ausentes:
    Tonel (por lesão), Liedson (por castigo), Rui Patrício, Ronny, João Alves e Carlos Martins (por opção técnica).

    À volta das ausências de Liedson e Tonel, lembro-me de várias coisas:

    lembro-me que Liedson foi expulso por ter respondido a uma tentativa de agressão de Rossato (não me lembro de ver Rossato castigado por essa tentativa)... lembro-me que a Comissão Disciplinar da Liga não deu provimento ao recurso do Sporting, nem o enviou para o Conselho de Justiça da Federação o poder apreciar... lembro-me que o jogador que recebeu o toque de Liedson pôde continuar a jogar, pois o toque que recebeu não era passível de o incapacitar (nem sequer de fazer o teatro que fez)... lembro-me que Tonel foi lesionado por Moses, que nesse jogo SCP vs Estrela, apitado pelo incompetente Hélio Santos, teve mais duas ou três entradas duras sobre jogadores do Sporting... lembro-me que Moses não foi sequer advertido e que este fim de semana pode jogar, ao contrário de Tonel!

    É a arbitragem que temos.. é a "Disciplina" que temos... e não me admirava nada que o Conselho de Justiça viesse dar razão aos argumentos do Sporting, como tantas vezes já aconteceu no passado, depois de os jogadores já terem cumprido os respectivos castigos!...

    Sobre o jogo da 1.ª volta, assim de repente lembrei-me que Paulo Assunção também escapou à expulsão por "amizade", com certeza, do Pedro Proença... que também assinalou mal alguns "off sides" (houve um incrível ao Polga), bem como permitiu que alguns jogadores portistas tivessem jogado a bola com a mão.

    Outra coisa que me lembro é que Paulo Bento fez alinhar, de início, Custódio e Paredes... o que espero bem não aconteça desta vez.

    O "onze" leonino deve andar perto deste:

    Ricardo;
    Abel, Polga, Caneira e Tello;
    Miguel Veloso, Moutinho, Nani e Romagnoli;
    Bueno e Yannick Djaló.

    É a equipa possível, mas que tem potencial para sair do Dragão com uma saborosa vitória, se tiver alguma sorte, o talento de jogar "como equipa" e se puder contar com o contributo inspirado de jogadores como Moutinho, Nani, Romagnoli e Djaló.

    Etiquetas:

  • sábado, março 10, 2007

    Sporting - 3 Estrela da Amadora - 1



    (21.ª jornada)

    O Sporting alinhou com:

    Ricardo;
    Abel, Tonel, Polga e Tello;
    Miguel Veloso, Romagnoli (depois Pereirinha aos 63'), Moutinho (depois Farnerud aos 74') e Nani;
    Bueno (depois Alecsandro aos 63') e Yannick Djaló.

    Se há dias escrevi que assisti a uma das piores primeiras partes da equipa do Sporting, depois do jogo com o Desportivo das Aves, hoje tenho de dizer que assisti a uma das melhores: velocidade, boas triangulações, pressão, boas compensações, oportunidades claras de golo...
    Chegar aos fim dos primeiros 45 minutos a vencer apenas por 1-0 era altamente "injusto" para a equipa leonina.

    Gostaria de destacar Romagnoli, que fez um jogo excelente, com passes de génio, com velocidade, com garra ... e que teve um "azar do caraças", quando, após duas boas jogadas, enviou duas bolas aos ferros, aos 12 e 13 minutos de jogo.

    Mas o bom jogo do argentino foi bem secundado por toda a equipa, nomeadamente por Moutinho, Nani e Yannick Djaló, só para citar jogadores que ganham muito menos do que outros do plantel... e que não foi por isso que deixaram de querer fazer o melhor que sabem e podem! Grande lição!...

    Bueno teve mais um falhanço incrível ao minuto 30, mas, mais uma vez, lutou, desmarcou-se, correu... suou e honrou a camisola que enverga. Não tenho nada de negativo a apontar a um jogador quando assim é... e quando contribui para os golos que os colegas conseguem marcar (teve um toque precioso a desmarcar Djaló num dos golos que este marcou).

    Mas foi ao minuto 39 que chegou a verdade ao jogo, com o golo de Moutinho. Excelente jogada, excelente golo (jogo 100 com a camisola do Sporting, jogo 70 para a Liga, 1.º golo nesta BwinLiga)!

    Para terminar as referências a esta 1.ª parte, resta-me lembrar a cotovelada que Polga levou na cara (não, não foi na nádega a "descair" para as costas), na grande área do Estrela, aos 20 minutos de jogo... sem que o árbitro, que permitiu muito jogo duro aos estrelistas, tivesse assinalado algo. Nem sequer parou o jogo, quando o brasileiro ficou lá estendido! Siga!...

    A 2.ª parte começou com uma tentativa de reacção do Estrela, mas Yannick Djaló "arrumou" com o jogo ao marcar dois golos, aos 48 e 50 minutos.
    "Pum... pum... vamos lá descansar um pouco"!

    O Sporting foi gerindo o jogo, foi conseguindo uma ou outra oportunidade de golo, as substituições foram acontecendo, o Estrela não criava perigo para a baliza de Ricardo... Moses foi continuando a "distribuir fruta" entre os jogadores leoninos, Hélio Santos foi passeando a sua incompetência... até que conseguiu pôr toda a gente a rir e a aplaudir quando, finalmente, ao minuto 82, mostrou um cartão amarelo a Marco Paulo (não... não foi ao Hugo Carreira nem ao Moses, nem ao Tiago Gomes, sosseguem), depois de já se ter assistido a tanta "porrada"!

    Fruto de algum "adormecimento" do Sporting, o Estrela chegou ao golo através do inevitável Moses, que, para além de saber "entrar a matar" sobre os seus adversários (que o diga Tonel), também provou que consegue marcar golos! Seja como for, bom aproveitamento do Estrela: 1 oportunidade, 1 golo! :)

    Logo a seguir o Sporting acelerou um pouco e só não marcou mais um golo por... por... sei lá bem o quê: "nabice"? Azar?

    Quando Romagnoli rematou à base de um poste e pouco depois à base do outro, lembrei-me de jogos que terminaram empatados (Paços, Leiria, etc.)... lembrei-me que sem sorte ninguém consegue ter êxito... mas hoje vi um público a apoiar a equipa e a saber ser paciente... e senti muito optimismo, não só por observar esse facto, mas porque a equipa não deu grandes sinais de intranquilidade e, ao invés, deu espectáculo com aquele futebol ao primeiro toque e em velocidade (em muitos momentos da 1.ª parte, claro).

    A receita para o próximo jogo no Dragão está encontrada... mesmo sem Liedson, mas com Moutinho e Polga, que foram inteligentes e não deram a mínima chance ao árbitro para lhes mostrar o cartão amarelo! E talvez até tenha sido por isso que o Sporting sofreu um golo! :)

    Etiquetas: , ,

    sexta-feira, março 09, 2007

    21.ª jornada: Sporting vs Estrela da Amadora

    Para o jogo da 21.ª jornada da BwinLiga, no sábado, no Alvalade XXI, frente ao Estrela da Amadora, Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Ricardo e Tiago.

  • Abel, Miguel Garcia, Polga, Tonel, Miguel Veloso e Tello.

  • Custódio, Paredes, Pereirinha, Moutinho, Farnerud, Romagnoli e Nani.

  • Yannick, Bueno e Alecsandro.

    De realçar que Carlos Martins volta a não ser opção para Paulo Bento.
    Em relação à última convocatória entram Miguel Veloso (que cumpriu castigo de 1 jogo) e Custódio (esteve lesionado) e saem Liedson e Caneira (castigados) e Ronny por opção, tal como Rui Patrício e João Alves.

    Só há um resultado que interessa ao Sporting: a vitória. Com ou sem Liedson, esse tem de ser SEMPRE o objectivo!

    O árbitro será Hélio Santos, o das "chuteiras emprestadas"... :P

    Pequena nota de rodapé: um dos árbitros auxiliares será Tiago Trigo; o outro será Carlos Carmo.

    Etiquetas:

  • Folha de salários do Sporting

    Segundo o site "Sportugal" e o "Correio da Manhã" e confirmado já pelo Presidente Filipe Soares Franco, é esta a folha de vencimentos do Sporting (números brutos, arredondados e sem prémios):

    Liedson - 110 mil euros
    Ricardo - 75 mil euros
    Bueno - 73 mil euros
    Caneira - 68 mil euros
    Romagnoli - 66 mil euros
    Polga - 54 mil euros
    Paredes - 54 mil euros
    Alecsandro - 52 mil euros
    Farnerud - 44 mil euros
    J. Moutinho - 32 mil euros
    Pinilla - 30 mil euros
    C. Martins - 30 mil euros
    Abel - 30 mil euros
    Custódio - 26 mil euros
    R. Tello - 25 mil euros
    J. Alves - 25 mil euros
    L. Loureiro - 25 mil euros (emprestado ao E. Amadora)
    Tonel - 24 mil euros
    Tiago - 22 mil euros
    Ronny - 21 mil euros
    M. Veloso - 20 mil euros
    Djaló - 20 mil euros
    M. Garcia - 17 mil euros
    Varela - 13 mil euros (emprestado ao V. Setúbal)
    Nani - 12 mil euros
    Pereirinha - 10 mil euros
    André Marques - 10 mil euros (emprestado ao O. Moscavide)
    Nuno Santos - 9 mil euros (emprestado ao V. Guimarães)
    Wender - 6 mil euros (vinculado ao Sp. Braga)
    R. Patrício - 2 mil euros (júnior, foi titular com o Marítimo)

    Perante isto, afirmo e pergunto:

  • até o jogador mais jovem e mais "mal pago" ganha mais do que eu... que sou professor há 19 anos! :)

  • Algum jogador do Sporting foi coagido, contra a sua vontade, a assinar o seu contrato?

  • Nos outros clubes, todos ganham o mesmo... ou também há diferenças? Por exemplo, João Coimbra ganha o mesmo que Nuno Gomes ou Vierinha o mesmo que Quaresma?

  • A quem espanta que um ex-junior, que ainda nada "provou", em termos continuados, e que ainda só fez, 1 ou 2 anos como jogador profissional, ganhe menos que qualquer outro jogador do plantel, já com contrato há vários anos, por exemplo?

  • Não é verdade que o Sporting tem estado a renegociar com alguns dos seus jogadores mais jovens, no sentido de melhorar os seus contratos (Djaló e Miguel Veloso, por exemplo, que têm confirmado a sua valia) e que os seus salários foram já melhorados em relação a um passado recente, prevendo-se que, a continuarem assim, poderão ter as suas condições contratuais melhoradas a médio prazo?

  • não é verdade que o Sporting pode pagar um pouco mais aos jogadores emprestados, sabendo-se que tem a vantagem de não ter pago nada pelos seus passes... e que só assim os pode "cativar" a vir para um clube com um orçamento "tão baixo"?
    (a questão de terem - ou não - um bom rendimento desportivo não se pode colocar a priori, pese embora haver indicativos que se podem seguir e analisar).

    Só me resta esperar para ver qual vai ser a reacção da equipa leonina, em termos desportivos, nos próximos jogos, depois de verem assim expostos os seus salários!

    Etiquetas:

  • quinta-feira, março 08, 2007

    Rossato viu



    Rossato viu Liedson ser expulso, mas mesmo assim, mentiu descaradamente!

    PORQUÊ?

    Etiquetas:

    quarta-feira, março 07, 2007

    Castigo de Liedson

    Tal como se previa, Liedson foi castigado com 2 jogos, o que equivale a dizer que não vai defrontar o Estrela da Amadora e o FCP.

    Com certa nostalgia, recordei o último SLB vs SCP, em particular um lance em que Nuno Gomes teve uma entrada duríssima sobre Moutinho, na sequência do qual foi expulso - o que já tinha acontecido num outro jogo desta época -, mas em que só "apanhou" 1 jogo de castigo.

    Depois lembrei-me do que vi no jogo FCP vs AAC...

    ... em que nada aconteceu a Lucho Gonzalez por esta entrada violenta por trás sobre um jogador academista.

    (Afinal... o que é uma agressão, apetece perguntar)

    Liedson deve ser castigado pois atingiu Rossato - não se pode negar o que a TV mostrou -, que demorou a "perceber" que tinha sido atingido e a deixar-se cair com grande espalhafato... para em seguida se levantar e depois se deixar de novo cair. Não se percebe é a razão de Rossato, um ex-jogador portista, ter mentido tão descaradamente e menos se percebe que a sua tentativa de atingir Liedson (já para não falar de que ele foi o primeiro a cometer falta no início desse lance), passe impune. É que, para todos os efeitos, se Liedson "atirou" a perna para trás e atingiu Rossato... foi já em reacção e em resposta ao movimento do jogador leiriense.

    Mas Rossato pode respirar de alívio, pois todas as suas mentiras deverão ser devidamente gratificadas "por quem de direito"! O mesmo se poderá dizer do portuense Paulo Costa, useiro e veseiro em prejudicar o Sporting, principalmente a partir daquela altura em que se recusou a arbitrar um jogo da equipa leonina contra o Farense, sem esquecer o jogo da época passada em Barcelos, em que "não viu" dois penalties claríssimos contra o Gil Vicente.

    O que eu espero é que o Sporting não desista de levar até ao fim a questão do cartão amarelo mostrado a Rossato por Paulo Costa, porque é evidente para todos que ambos mentem com quantos dentes têm! E é preciso saber: PORQUÊ?

    Etiquetas: ,

    segunda-feira, março 05, 2007

    Palavras com inclinação

    Rossato, jogador da União de Leiria:

  • "Quando fui agredido protestei e o árbitro mostrou-me o cartão".

    Mas explica-me lá uma coisa, ó Rossato: protestaste o quê, exactamente... e quando? Quando estavas no chão e tentaste atingir o Liedson, antes de ele te atingir a ti? Ou foi quando te levantaste e uns momentos depois, te deixaste cair? É que ninguém viu/ouviu esses protestos, até porque o árbitro foi a correr ao encontro do árbitro assistente... para a seguir expulsar o Liedson. Ou foi quando estavas a ser assistido e gritaste que a expulsão não era suficiente? Protestaste o quê, afinal?

    Domingos Paciência, treinador da União de Leiria:

  • "Com o FC Porto, como disse, estava a olhar para a bola."

    Ó Domingos: a primeira vez disseste que estavas a olhar para o chão. Agora já dizes que estavas a olhar para a bola. Deduzo que para a semana digas que viste o Tixier atirar-se violentamente contra o cotovelo/braço/mão do Quaresma, não?

  • "Eu não defendo os interesses do FC Porto. Defendo os do Leiria."

    Nem precisas, Domingos: há quem faça isso de forma mais estridente... e equipado!
    Mas, já agora, não olhes tanto para o chão... para o lado... para a bola... e não enfies a carapuça! E vê lá se consegues ver melhor o que se passa perto de ti, já que todos percebemos que descortinas com nitidez aquilo que acontece a mais de 50 metros...

  • "O controlo do jogo foi sempre nosso, mas estivemos mal foi na finalização e no último passe."

    Oh, claro que sim, Domingos: só faltou mesmo o golo do... Paulo Costa, esse grande avançado portuense!

    Etiquetas:

  • domingo, março 04, 2007

    União de Leiria - 0 Sporting - 0



    (20.ª jornada)

    O Sporting alinhou com:

    Ricardo;
    Abel, Tonel, Polga e Caneira;
    Paredes (depois Tello aos 77'), Nani, Moutinho e Romagnoli (depois Pereirinha aos 46');
    Bueno (depois Djaló aos 62') e Liedson.

    O destaque do jogo é, tal como eu esperava, Paulo Costa. Mais uma vez, fica ligado, de forma negativa, a um jogo do Sporting. Recordo que foi este "senhor" (argh!) que não viu dois penalties a favor do Sporting, no jogo de estreia de Paulo Bento como treinador do Sporting, contra o Gil Vicente (não vale a pena recuar mais).
    Para além de algumas decisões erradas em "off sides" a penalizar o Sporting, expulsou Liedson, após indicação do seu árbitro auxiliar, alegadamente por agressão.

    Três perguntas:
    Mas então... porquê mostrar cartão amarelo ao "agredido" Rossato? Então o homem é agredido e ainda é penalizado com um cartão amarelo? Rossato não cometeu penaltie?

    Não dá para perceber... ou, por outra, até se percebe bem! "Vocês sabem do que é que eu estou a falar!"

    Mas também houve um possível penaltie numa jogada anterior de Liedson, depois de fazer passar a bola por Marcos António. Liedson teve ainda duas oportunidades de marcar, após falhas do GR Fernando. E como estava a incomodar muito... e como daqui a duas jornadas há um "jogo grande"... enfim... eu não queria entrar por "teorias da conspiração", mas quando se ouve falar tanto em "fruta", "chocolatinhos", "café com leite", "benzidelas"... o que há-de um tipo ficar a pensar quando vê estas cenas?

    A União de Leiria não jogou nada de jeito, não arriscou quase nada, não quis ganhar, mesmo quando o Sporting ficou reduzido a 10 jogadores. A equipa leonina "mostrou de que massa é feita", mas, mais uma vez, não conseguiu concretizar as diversas oportunidades de golo que criou, tanto por Nani, como por Bueno e Djaló, por exemplo, sem esquecer o já supracitado Liedson, enquanto o deixaram estar em campo!

    A propósito da sua expulsão, diz Domingos: "Vi o Liedson a embrulhar-se com o Rossato e vi depois o pé do Liedson."
    Devo admitir que parece estar mais concentrado (urgh!) ao que se passa no jogos, pois no último Porto vs Leiria ficou "famoso" por ter declarado que não viu um determinado lance envolvendo um jogador do FCP porque... "estava a olhar para o chão"! Claro... :)

    Agora, sim, parece definitiva a saída do Sporting da luta pelo título. Já são demasiados pontos de distância em relação ao Porto e mesmo em relação ao Benfica. Eu sei que o Sporting ainda vai ter de enfrentar esses adversários e que poderá ganhar... mas, mesmo assim, só conseguirá recuperar 3 pontos em relação a cada um deles. Se o Sporting tivesse conseguido a vitória hoje... aí, sim, poderia continuar a ter alguma esperança. Agora, deste modo... não!

    Apenas me anima ver que esta equipa, mesmo com "miúdos" como Nani, João Moutinho (um dos jogadores mais "massacrados" da BwinLiga), Yannick Djaló, Miguel Veloso e Bruno Pereirinha "assustou" e "incomodou", durante muito tempo, alguns "tubarões"! "Vocês sabem do que é que eu estou a falar!"

    Ai minha rica Maria José Morgado... :P:P:P

    Etiquetas: , ,

    Por onde andam eles?



    Jogadores do Sporting que andam por esse mundo fora, cedidos definitivamente ou emprestados:

    (lista actualizada sempre que se justifique)

  • Wender »»» Sporting de Braga
  • Luís Loureiro »»» Estrela da Amadora
  • Hugo Cardoso (GR) »»» Estrela da Amadora
  • Paulo Sérgio »»» Desportivo das Aves
  • Hugo »»» Vitória de Setúbal
  • Marcelo Labarthe »»» Vitória de Setúbal
  • Varela »»» Vitória de Setúbal
  • Lourenço »»» Panionios (Grécia)
  • Pinilla »»» Hearts (Escócia)
  • Douala »»» Portsmouth (Inglaterra)
  • Edgar Marcelino »»» Omonia (Chipre)
  • Nuno Santos »»» Vitória de Guimarães
  • Semedo »»» Cagliari (Itália)
  • Carlos Saleiro »»» Olivais e Moscavide
  • André Marques »»» Olivais e Moscavide
  • Celestino »»» Olivais e Moscavide
  • Fábio Paim »»» Olivais e Moscavide
  • Edson »»» Légia de Varsóvia (Polónia)
  • Santamaria »»» Olhanense
  • Hugo Valdir »»» Naval
  • Hugo Machado »»» Apollon (Chipre)
  • Miguel Ângelo »»» Trofense
  • Jorge Teixeira »»» Odivelas
  • Bruno Filipe »»» Desportivo das Aves
  • Mário Felgueiras »»» Sporting de Espinho
  • Fernando Ferreira »»» Sporting de Espinho
  • Emídio Rafael »»» Real Sport Clube (Massamá)
  • Paulo Renato »»» Real Sport Clube (Massamá)
  • David Caiado »»» Estoril
  • Zezinando »»» Estoril
  • Tomané »»» Barreirense
  • André Nogueira »»» Esmoriz

    Etiquetas:

  • sábado, março 03, 2007

    Naide Gomes - medalha de ouro



    Naide Gomes revalidou este sábado o título de campeã da Europa de salto em comprimento, em pista coberta, ao dominar por completo a final, realizada em Birmingham. A medalha de ouro para a atleta do Sporting foi conseguida com a impressionante marca de 6,89 m (novo recorde nacional e melhor marca mundial do ano), conseguida ao quinto ensaio, deixando a segunda classificada, a espanhola Concepcion Montaner, a 20 centímetros.

      (in Maisfutebol)

    Ainda com a ajuda (copy/paste, para ser mais exacto) do Maisfutebol, aqui deixo o seu palmarés:

    2002- Medalha de prata no Pentatlo nos Campeonatos da Europa de Pista coberta, em Viena
    2004- Medalha de ouro no Pentatlo nos Campeonatos do Mundo de pista coberta, em Budapeste
    2004- 13º lugar no heptatlo nos Jogos Olímpicos de Atenas
    2005- Medalha de ouro no salto em comprimento nos Campeonatos da Europa de pista coberta, em Madrid
    2005- Sétimo lugar no heptatlo nos Campeonatos do Mundo, em Helsínquia
    2006- Medalha de bronze no salto em comprimento nos Campeonatos do Mundo de pista coberta, em Moscovo
    2006- Medalha de prata no salto em comprimento nos Campeonatos da Europa, em Gotemburgo
    2007- Medalha de ouro no salto em comprimento nos Campeonatos da Europa de pista coberta, em Birmingham


      Parabéns, campeã!

    Etiquetas: ,

    20.ª jornada: União de Leiria vs Sporting

    O jogo está previsto para as 19:45 h do dia 4 de Março, domingo, em Leiria, num estádio que não costuma encher.

    A equipa de arbitragem será constituída por Paulo Costa (ui ui), João Santos e Amândio Ribeiro.

    Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Ricardo e Tiago;

  • Abel, Miguel Garcia, Polga, Tonel, Caneira, Ronny e Tello;

  • Paredes, João Moutinho, Nani, Farnerud, Bruno Pereirinha e Romagnoli;

  • Alecsandro, Yannick Djaló, Liedson e Carlos Bueno.

    De fora ficam Custódio (lesionado), Miguel Veloso (castigado), João Alves e Carlos Martins (por opção táctica). É um "mistério", este Carlitos...

    Não prevejo um jogo nada fácil, por vários motivos: a União de Leiria tem uma boa equipa, está a fazer um bom campeonato, tem jogadores perigosos e que podem resolver um jogo num lance individual e, por seu lado, o Sporting nos jogos fora não tem estado no seu melhor. Ademais, o árbitro não é de confiança. É um dos árbitros mais peneirentos da nossa Liga e é um dos que mais varia o seu critério, técnico e disciplinar, no decorrer do mesmo jogo.

    *************

    Entretanto, o Porto já jogou e venceu o Sporting de Braga por 1-0... e o Benfica, a jogar contra o Desportivo das Aves, acaba de de safar bem de uma situação difícil, pois Quim defendeu o penaltie mais mal chutado que eu algum dia vi. Foi, com certeza, o GRANDE Manuel Bento, lá no céu, para onde partiu recentemente de forma inesperada (paz à sua alma e as minhas condolências à família enlutada e ao SLB), a ensombrar o pobre Hêrnani!...
    O jogo chegou agora ao intervalo e continua empatado a zero... vamos ver até quando!
    (Bem, pelo menos mais 15 minutos... LOL)

    Etiquetas: