Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Sporting - 2 Académica - 1



(Taça de Portugal)

O Sporting alinhou com:

Ricardo;
Abel, Tonel, Polga e Caneira;
Moutinho, Miguel Veloso, Nani (depois Romagnoli aos 72') e Djaló (depois Farnerud aos 60');
Liedson e Bueno (depois Pereirinha aos 80')

As novidades na equipa consistiam na entrada de Tonel de novo para o centro da defesa, na opção por Abel na lateral direita e na deslocação de Caneira para a lateral esquerda. Na baliza estava Ricardo, prova da alteração do critério de Paulo Bento em apostar em Tiago nos jogos da Taça.

No meio campo surgia de novo Miguel Veloso, que no jogo anterior tinha sido defesa central.

Em relação à última convocatória saíram Carlos Martins, Miguel Garcia, João Alves e Ronhas, aliás, Ronny. Custódio, à última da hora, também saiu da convocatória, entrando Bruno Pereirinha que, entretanto, completa 19 anos! Parabéns ao "puto"! :)

Quem também parece afastado do jogo... é o público! :/

O desafio começou e o jogo da equipa leonina fluía com alguma rapidez e eficácia... e aos 11 minutos já vencia por 2-0, consequência de uma entrada fortíssima no jogo. Os golos foram apontados pelo inevitável Liedson, o tal de quem esta época se chegou a dizer que tinha deixado de saber marcar golos. Pois é...

Depois dessa entrada "de leão", o Sporting abrandou o ritmo e permitiu que a Académica reagisse um pouco. Mas sem grande perigo, diga-se. A verdade é que as melhores oportunidades de golo foram da equipa leonina... e o fim da 1.ª parte chegou com uma vantagem justíssima do Sporting.

A 2.ª parte trouxe uma Académica mais afoita e um Sporting mais intermitente e confiante (e displicente?) de que os dois golos eram suficientes para vencer. Mas por duas ou três vezes a Briosa poderia ter marcado... nomedamente numa oportunidade flagrante aos 57 minutos de jogo, quando Brum rematou ao poste. Mas tem que se dizer que, para além do poste... o Sporting também teve Ricardo em bom estilo.

Três minutos antes Vítor Vinha tinha sido expulso por Jorge de Sousa, após uma entrada muito dura sobre João Moutinho. O jogador da equipa de Coimbra chegou atrasado à jogada, pois Moutinho já tinha afastado a bola daquela zona. Vítor pisou o pé do jogador leonino com rudeza (embora sem intenção, com certeza, mas talvez numa situação que poderia ter evitado), pondo em perigo a sua integridade física. Por momentos lembrei-me do portista Anderson...

Com a entrada de Farnerud, aos 62 minutos, o Sporting iniciou um período com várias oportunidades de golo, nomedamente numa jogada de Liedson, aos 65 minutos, em que já se cantava golo... e em que o defesa conseguiu chegar a tempo de evitá-lo.

A Académica tentava reagir e de certo modo conseguiu, não dando descanso à equipa do Sporting, que continuava a tentar gerir o jogo e a bola, mas sem muita velocidade e concedendo alguns espaços.

Entretanto, com a entrada de Romagnoli, aos 72 minutos e de Bruno Pereirinha, aos 80, o Sporting criou mais algumas jogadas de perigo e em que poderia ter "arrumado" o jogo. Por um motivo ou outro, a que Pedro Roma também não é alheio, a verdade é que o terceiro golo do Sporting não surgiu... até que, já nos descontos, na marcação de um livre (em que não me pareceu que Caneira tenha feito falta, mas isso é um pormenor...), foi Dame a reduzir a vantagem do Sporting. Os centrais do Sporting falharam a marcação... e golo da Briosa!

Já não havia tempo para muito mais... e o fim do jogo chegou, dando ao Sporting o direito de ser um dos quatro clubes a jogar as meias-finais!...

Eu bem que tinha desejado este jogo na Final (embora, claro, com o mesmo desfecho de hoje)... mas a sorte do sorteio determinou outra coisa! :/

Etiquetas:

sábado, fevereiro 24, 2007

Sporting - 0 Desportivo das Aves - 0



(19.ª jornada)

O Sporting alinhou com:

Ricardo;
Caneira, Polga, Miguel Veloso e Ronhas, aliás, Ronny (depois Farnerud aos 60');
Custódio (depois Carlos Martins aos 75'), Moutinho, Nani e Djaló;
Liedson e Bueno (depois Alecsandro aos 81').

Tenho muito pouco para comentar sobre este jogo.

Para começar, devo dizer que me enganei redondamente quando pensei que o Sporting iria construir muitas oportunidades de golo. Ainda assim, as que teve foram desaproveitadas... e aqui incluo os dois golos que foram bem anulados a Liedson. Aliás, em ambos houve gestos técnicos perfeitos, mas que não serviram de nada!

Por outro lado, devo acrescentar que já joguei e já vi jogos de "Solteiros vs Casados" mais espectaculares. A 1.ª parte, por exemplo, deve ter sido das mais horríveis a que já assisti...

A 2.ª parte, embora um pouco mais bem jogada, apenas roçou a mediania. Senti, acima de tudo, que a equipa foi displicente e que não lutou e não correu o que devia. Nesse aspecto, apenas louvo a atitude de Bueno e Moutinho... e... chega! Pronto, Polga também esteve acima da média!

É certo que não é fácil jogar contra uma equipa que chegou a ter 11 homens atrás da linha da bola, mas a verdade é que o Sporting deveria ter jogado com mais velocidade e acutilância, com mais empenho e garra...

Hoje também tenho de criticar duas opções de Paulo Bento: não deveria ter substituído o uruguaio Bueno... e Carlos Martins deveria ter entrado mais cedo. Custódio deveria ter saído ao intervalo... para não dizer antes...
E Alecsandro, tendo de entrar, também o deveria ter feito mais cedo!

Se o empate contra o Boavista e o Paços de Ferreira foram, na minha opinião, injustos, já a este empate não tenho nada a apontar: foi o que o Sporting mereceu, já que jogou mal e não criou muitas oportunidades de golo. Apenas recordo e realço um cabeceamento de Bueno que encontrou a mão do Nuno Espírito Santo pela frente!...

A este propósito, um último apontamento:
a semana passada, segundo Peçanha (GR do Paços), Deus tinha protegido a sua baliza; nesta semana estava na baliza do Aves... o Espírito Santo!...

Eh pá... assim não dá: o Sporting tem de se queixar à Liga!... :P :)

Etiquetas: , ,

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

19.ª jornada: Sporting vs Desportivo das Aves

Para enfrentar o último classificado na BwinLiga em jogo a contar para a 19.ª jornada, às 20:30 do dia 23 de Fevereiro, jogo que irá ser arbitrado por Carlos Xistra (auxiliado pelos árbitros assistentes Luís Tavares e Paulo Carrilho), Paulo Bento convocou os seguiontes jogadores:

  • Ricardo e Tiago;

  • Polga, Ronny, Caneira, Miguel Garcia, Miguel Veloso e Abel;

  • Carlos Martins, Nani, Farnerud, Custódio, João Moutinho, Carlos Paredes e João Alves;

  • Liedson, Bueno, Alecsandro e Yannick Djaló.

    Pequenas notas:

    Tonel está castigado, Tello e Pereirinha continuam de fora por lesão.

    Miguel Garcia, Paredes e João Alves regressam aos convocados.

    O jogo é contra o último classificado, uma das equipas que mais se reforçou na reabertura de mercado... mas "cautelas e caldos de galinha" nunca fizeram mal a ninguém. O Sporting nos últimos três jogos fora de casa até jogou bem, mas empatou: parece não se dar bem contra equipas que jogam "fechadas" na defesa e que depois apostam no contra-ataque.
    Portanto... ao Sporting pede-se eficácia, acima de tudo, já que ocasiões de golo são bem capazes de aparecer "em barda"!

    Etiquetas:

  • sábado, fevereiro 17, 2007

    Paços de Ferreira - 1 Sporting - 1



    (18.ª jornada)

    O Sporting alinhou com:

    Ricardo;
    Caneira (depois Romagnoli aos 82'), Tonel, Polga e Ronny;
    Miguel Veloso, Moutinho, Nani e Djaló (depois Carlos Martins aos 67');
    Liedson e Bueno (depois Alecsandro ao 67').

    O Sporting sai deste jogo altamente "injustiçado" pelo resultado, pois foi a melhor equipa em campo durante praticamente todo o jogo: teve mais posse de bola, mais cantos, mais ataques, mais remates... mas falhou na finalização.
    Inclusive foi a equipa que mais arriscou; por exemplo, ao fazer entrar Romagnoli para o lugar de Caneira!

    Mas como diria o treinador do Benfica... "a bola não quis entrar"! :)
    Esquecendo diversas oportunidades de golo claras que o Sporting foi tendo e que transformaram o GR Peçanha no "homem do jogo", basta lembrar que ao minuto 88 Liedson rematou ao poste e que ao minuto 90 foi Alecsandro a mandar a bola por cima da barra, quando tinha todas as hipóteses de bater Peçanha.

    Falta de eficácia... e de sorte, a tal sorte que não desviou o remate de Cristiano (grande golo, aliás) como desviou o de Liedson. Bem, segundo o Peçanha, não foi a sorte, foi o próprio Deus que protegeu a sua baliza. E quando Deus não está no nosso lado... não há nada a fazer, não é Liedson?... :)

    Apenas me consola que desta vez o Sporting não perdeu pontos à custa de um golo marcado com a mão... embora tenha havido vários lances em que a mão foi usada pelos jogadores do Paços sem que o árbitro nada assinalasse (por exemplo, corte de Antunes - aliás, um grande jogador - na área do Paços a centro de Djaló). Estava aqui a lembrar-me de alguns penalties que foram assinalados contra o Sporting, por exemplo na época passada (ao Sá Pinto... ao Custódio... etc). Critérios...

    Nada está decidido no campeonato... mas agora o Sporting volta a estar numa situação em que não depende apenas de si! Vai ser difícil... lá isso vai!

    Etiquetas: , ,

    18.ª jornada: Paços de Ferreira vs Sporting

    O jogo será no estádio do Paços de Ferreira, às 21:15 h de sábado, dia 17 de Fevereiro.

    O árbitro será Pedro Proença (não, desta vez não é o João Ferreira), coadjuvado por Tiago Trigo e Ricardo Santos, cujo trabalho vai ser observado e classificado por Luis Raimundo.

    Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Ricardo e Tiago;

  • Polga, Ronny, Caneira, Tonel e Abel;

  • Carlos Martins, Nani, Farnerud, Miguel Veloso, Custódio, João Moutinho e Romagnoli;

  • Liedson, Bueno, Alecsandro e Yannick Djaló.

    De realçar que Abel e Farnerud regressaram à lista de convocados e que apesar de estarem fisicamente aptos, Carlos Paredes e João Alves continuam de fora por opção técnica.
    Tello e Pereirinha não estão entre os eleitos por causa de lesões.

    O "onze" deve andar perto deste:

    Ricardo;
    Caneira, Tonel, Polga e Ronny;
    Miguel Veloso, Moutinho, Nani e Carlos Martins (ou Djaló);
    Liedson e Bueno.

    No Paços de Ferreira, será uma certeza que Ronny não irá marcar um golo com a mão... :)

    Etiquetas:

  • sábado, fevereiro 10, 2007

    Reservas para a guerra?

    (Taça de Portugal: Varzim - 2 Benfica - 1)

    Do Benfica pode dizer-se um pouco do que se disse quando o FC Porto perdeu com o Atlético: pedir aos reservas, que passam a época a aquecer o banco, que desiquilibrem é um risco. Beto, Marco Ferreira, João Coimbra e Karyaka só podiam era passar ao lado do jogo.

    Perdeu bem o Benfica, não acredito que tenham menosprezado o Varzim (Quim, Simão, Luisão e Nuno Gomes em campo mostram isso), mas esteve mal Fernando Santos nas substituições e na ordem táctica, batalha ganha pelo símbolo benfiquista Diamantino (ironias da vida).

    Ah, Beto é possivelmente o pior jogador da Liga. E estou a ser simpático...

    Etiquetas: , ,

    Varzim - 2 Benfica - 1

    (Taça de Portugal)

    Tinha escrito num post anterior que não desejava que na próxima eliminatória o Sporting tivesse de enfrentar a Académica... e que preferia... o Varzim!

    É bem provável que alguns benfiquistas que tenham lido isso até já tivessem esgotado comigo todos os insultos conhecidos... mas a verdade é que o que eu "entrevi" aconteceu mesmo: o Benfica foi derrotado... e bem!

    Pode dizer-se que teve muito azar no lance do auto-golo de Nélson, mas também teve muita sorte em não ter jogado apenas com 10 jogadores uma parte do jogo, já que Olegário Benquerença poupou a expulsão a Beto. E vai daí, se calhar até não foi sorte, pois se o Olegário tivesse cumprido a lei - e teve duas oportunidades para o fazer, tantas quantas as "cacetadas" que Beto deu nos seus adversários - se calhar o Benfica, sem Beto a atrapalhar, até tivesse encontrado forças para vencer.

    O Benfica também demonstrou muita falta de eficácia nas oportunidades que conseguiu fabricar... mas, vendo por outro prisma, o Varzim conseguiu quase sempre ser melhor a defender do que o Benfica a atacar. E ainda teve o engenho e a sorte de marcar na sequência da cobrança de um livre, mesmo com homens altos na defesa benfiquista como Luisão e Anderson.

    (continuem a falar mal do Polga, que eu não me importo nada)

    Será que o Benfica subestimou o Varzim? Em alguns momentos pareceu que sim... tal a ausência de velocidade na circulação da bola e na falta de acutilância no ataque, como se estivessem à espera que as coisas se resolvessem de uma forma ou de outra... a qualquer momento... com um livre ou um penaltie! :)

    O que é certo é que este tipo de jogos, em que uma equipa "mais pequena" defende bem e vai tendo a sorte de aguentar a sua baliza inviolável e depois num contra-ataque ou num lance "de bola parada" remata e consegue o golo, não é uma coisa assim tão rara no futebol moderno: a última vez que o Benfica venceu o Sporting... foi assim! :)

    PS1 - Boa sorte para a Taça UEFA. Na BwinLiga desejo que tenham a mesma sorte que tiveram agora... :)

    PS2 - Já nem sei que adversário desejar para o Sporting: é que nos quartos-de-final estão vários "tomba-gigantes"!

    Etiquetas: ,

    Atlético - 0 Académica - 1

    (Taça de Portugal)

    A semana passada, no jogo Naval vs Académica, a contar para a BwinLiga, foi o reforço Joeano a "dar" a vitória à equipa de Coimbra. Foi, aliás, um regresso muito feliz e muito saudado do brasileiro.

    Hoje foi o reforço Cláudio Pitbull a dar a vitória ao Porto, perdão, à Académica, no seu jogo contra o Atlético a contar para a Taça de Portugal! Um remate de longe, já nos descontos...

    É caso para dizer que Manuel Machado teve "olhinhos", enquanto que é provável que Jesualdo Ferreira esteja a olhar para os seus avançados, de testa franzida... :)

    Etiquetas: ,

    Pinhalnovense - 0 Sporting - 6



    (Taça de Portugal)

    O Sporting alinhou com o seguinte "onze":

    Tiago;
    Caneira (Miguel Garcia aos 63'), Polga, Miguel Veloso e Ronny;
    Custódio, Pereirinha (Romagnoli aos 39'), Moutinho e Djaló;
    Liedson (Carlos Martins aos 46') e Bueno.

    O Sporting marcou ainda não estava concluído o 1.º minuto, por intermédio de Liedson, a passe de Ronny.

    O jogo passou a decorrer sem grande velocidade, mas com a equipa leonina a dominar.

    O 2.º golo não tardou muito, pois aos 12 minutos Custódio, a passe de João Moutinho, rematou rasteiro para o fundo da baliza defendida por Carlos Miguel.

    Aos minuto 17 é a vez do Pinhalnovense mostrar que não estava ali para fazer apenas de figurante, com Miguel Bruno, na sequência de um canto, a conseguir marcar, mas em falta sobre o GR Tiago.

    (É o "Apito Esverdeado"... hehehe)

    Pereirinha, aos 22 minutos, viu um cartão amarelo por chutar a bola depois do jogo interrompido... o tal cartão amarelo que tanto castiga uma idiotice dessas como penaliza uma entrada dura sobre um adversário. Foi o que aconteceu mais tarde, ao minuto 34, quando Miguel Bruno atingiu Pereirinha, que viria a sair do jogo 4 minutos depois, lesionado. Adiante...

    Depois de mais alguns lances perigosos, Bueno, que tomou o gosto aos golos, fez o 3.º do Sporting, ao minuto 27, após jogada e passe de Miguel Veloso. A vitória estava, como se costuma dizer, mais que garantida... a menos que houvesse uma catástrofe (para uns) ou um milagre (para os outros)! :)

    O jogo foi decorrendo com ataques alternados, com um ou outro lance mais perigoso, com Bueno a mostrar-se algo perdulário...


    (um dos vários lances falhados por Bueno)


    Para sacudir a preguiça, Polga protagonizou uma arrancada, talvez a pensar que nunca marcou ao serviço do Sporting. Não o conseguiu, mas permitiu que Liedson voltasse a facturar, desta vez com um remate muito vistoso. Estava feito o 0-4 ao minuto 39!

    Ainda antes do intervalo, Pereirinha, lesionado, foi substituído por Romagnoli, tal como já referi mais acima.

    A 2.ª parte começou com a troca entre Liedson e Carlos Martins.

    O jogo, já com um vencedor encontrado, não foi muito interessante, não teve grandes momentos e foi-se "arrastando".

    Bueno continuou a destacar-se pelos possíveis golos que foi falhando.
    No entanto, ao minuto 76, esteve envolvido, tal como João Moutinho, na jogada que
    Djaló converteu no 5.º golo.

    Romagnoli viu o cartão amarelo ao minuto 80... e, para que dele não se dissesse que só se destacou pelo cartão que o penalizou, 5 minutos depois fez uma boa jogada e assistiu Bueno para o 0-6... e o seu 2.º golo no jogo. É provável que o uruguaio tenha partido de posição irregular.

    (É o "Apito Esverdeado"... hehehe)

    O jogo chegou ao fim sem mais motivos de destaque... e o Sporting continua na Taça de Portugal, onde espero que não tenha de enfrentar a Académica! É que preferia... o Varzim! :P

    Jogadores em maior destaque:
    Miguel Veloso, Moutinho e a dupla Liedson&Bueno, com 2 golos cada um!

    Etiquetas: ,

    Ainda a vitória do Sporting sobre o Nacional

    O jogo já foi há quase uma semana, mas o "ruído" ainda não cessou.

    Porquê?

    Tudo por causa do penaltie mal assinalado sobre Liedson, num daqueles lances clássicos entre avançado/guarda-redes, em que se costuma dizer que são sempre difíceis de analisar. Ou melhor, pelo menos diz-se isso quando não é o Sporting um dos clubes envolvidos... :)

    Os portistas, por exemplo, que têm falado no "Apito Esverdeado", já se esqueceram daquele penaltie "estranhíssimo" que foi assinalado no último minuto dos descontos no jogo contra o Atlético, para a Taça de Portugal? Parece que sim...

    E os benfiquistas, por exemplo, que também têm falado no mesmo "Apito Esverdeado", já se esqueceram daqueles penalties todos que o árbitro Pedro Henriques assinalou contra o Belenenses, a época passada? E esqueceram completamente a arbitragem e os erros de Duarte Gomes num certo jogo do SLB contra o Estrela da Amadora, para a Taça de Portugal? Parece que sim... que aí não houve "Apito" nenhum!...

    Mas o "ruído" também é por causa do lance do 1.º golo de Bueno, que, na altura - e ainda faltava muito tempo para jogar, não foi no último minuto dos descontos - foi apenas o golo do empate. Aproveito para dizer que todos os sportinguistas, incluindo o treinador e o próprio Bueno, admitiram que o golo foi obtido em falta. Nem sempre vejo essa "franqueza" em outros clubes...

    Mais umas vez tenho de dizer aos benfiquistas que, a propósito deste lance, têm falado do tal "Apito Esverdeado", que façam um exercício de memória e lembrem-se de como é que o Benfica venceu este mesmo Nacional, a época passada. Não se lembram? Eu digo: ganharam por 1-0 com um golo obtido após falta atacante de Luisão, aliás, um especialista nesse tipo de lances... :)

    De que cor foi o "Apito", nessa altura?

    Aos portistas apelo que se lembrem de como venceram um certo jogo da Supertaça, contra a União de Leiria, há uns tempos. Também não se lembram? Eu digo: foi com um golo - 1 golito apenas, não foram 5 - de Costinha, que fez falta atacante sobre o GR da União...

    (dizem que a Maria José Morgado vai investigar um possível suborno nesse jogo...)

    Já esta época, por exemplo, o Porto venceu a Académica com um primeiro golo obtido em fora-de-jogo. Convém dizê-lo... porque aí, com certeza, foi um erro normal, não há motivos para falar em "Apito", não é?

    Mas, já agora, lembro aos benfiquistas e portistas que não ouvi tanto "ruído" quando Ronny, do Paços de Ferreira, marcou um golo com a mão... na baliza do Sporting. Nesse lance, de que cor era o "Apito"?

    E no jogo do Sporting contra o Marítimo, em que um certo árbitro assinalou penaltie contra o Sporting por falta de Polga cometida um metro fora da grande área... onde ficou o "ruído"? E esse "Apito" era de que cor?

    Aos nacionalistas também peço que se lembrem de como venceram três dos jogos contra o Sporting, nestes últimos tempos, com arbitragens de Olegário Benquerença e António Costa. Lembram-se da dualidade de critérios, dos duplos cartões amarelos, expulsões directas e golos em fora-de-jogo? Ah, pois é, erros acontecem e favorecem todos os lados... não acontecem só contra o Nacional!

    Não percebo é que poder tem este "clube diferente" para conseguir corromper os árbitros, a Liga, a Comissão de Arbitragem ou sei lá quem mais... e não aparecer envolvido em "escutas de café com leite" e no "Apito Dourado"! Alguém me explica?

    Etiquetas:

    Pinhalnovense vs Sporting

    O Sporting vai defrontar o Pinhalnovense nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, no Estádio Alfredo da Silva (Barreiro), a partir das 14 h 30 min de sábado, dia 10 de Fevereiro.

    O árbitro será o bem conhecido Paulo Paraty...

    Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Ricardo e Tiago

  • Miguel Garcia, Polga, Tonel, Caneira e Ronny

  • Carlos Martins, Nani, Miguel Veloso, Pereirinha, Romagnoli, Custódio e João Moutinho

  • Alecsandro, Yannick Djaló, Liedson e Carlos Bueno

    Será que crer que o treinador faça algumas alterações em relação à equipa que alinhou no último jogo, a começar pelo titular da baliza, que deverá ser Tiago.

    Etiquetas:

  • domingo, fevereiro 04, 2007

    Naval - 0 Académica - 1



    (17.ª jornada)

    Do jogo, de que apenas ouvi uma parte do relato, retive a ideia de ter sido um "clássico regional" bem jogado (nomeadamente na 2.ª parte) e bem ganho pela Académica, sendo de destacar um homem: JOEANO!
    Joeano chegou, assinou, foi apresentado, treinou, jogou, marcou... e deu 3 pontos à Briosa! E a Mancha Negra voltou a entoar o seu nome... :)

    Que mais se lhe podia pedir?

    Por mim, tirando o jogo contra o Sporting, bem pode marcar em todos os jogos... :)

    Etiquetas: , ,

    sábado, fevereiro 03, 2007

    Sporting - 5 Nacional - 1



    (17.ª jornada)

    O Sporting alinhou com o seguinte "onze", tal como tinha previsto:

    Ricardo;
    Caneira, Tonel (depois Pereirinha ao min 56), Polga e Tello (depois Romagnoli ao min 65);
    Miguel Veloso, Moutinho, Nani e Carlos Martins (depois Bueno ao min 56);
    Yannick Djaló e Liedson.

    O Sporting entrou muito forte no jogo, atacando muito e criando algumas ocasiões de golo, fazendo brilhar a defesa nacionalista.

    O Nacional defendia muito e bem. Aos poucos tentou "sacudir" a pressão do Sporting e começou a aparecer um pouco mais afoito no ataque, também beneficiando de uma certa "macieza" do meio campo leonino a defender. Na primeira grande oportunidade que teve para marcar, aos 25 minutos, depois de uma excelente troca de bola... marcou!

    O Sporting, uns minutos depois, por Djaló, atirou às malhas laterais. No minuto seguinte Caneira, com um forte e colocado remate, obrigou Diego a fazer uma grande defesa. O Nacional também foi tendo alguns ataques perigosos... mas podia dizer-se que o jogo estava equilibrado e que até era, de certo modo, injusto o Nacional estar em vantagem.

    Caneira, mesmo no final da 1.ª parte, depois de uma falta atacante mal assinalada por Duarte Gomes a Carlos Martins, envolveu-se com Ricardo Fernandes, dando-lhe uma chapada. O que se passou antes... se o defesa nacionalista lhe fez alguma coisa, a TV não mostrou. Caneira arriscou a expulsão... tal como um defesa nacionalista, creio que Alonso, uns minutos antes, ao meter a mão na cara do mesmo Caneira! Atitudes que me entristecem...

    A segunda parte foi quase toda do Sporting. O Nacional como que abdicou de atacar com perigo, como fizera em alguns momentos da 1.ª parte. Mas o certo é que ao minuto 49 teve uma grande ocasião de golo, num livre indirecto a sancionar um atraso de Caneira para Ricardo, que teve de jogar com a mão para evitar o auto-golo.

    O Sporting procurou reagir... e ao minuto 56 Paulo Bento procedeu a duas substituições: entraram Pereirinha e Bueno e saíram Tonel (que já tinha um cartão amarelo) e Carlos Martins.

    Ao minuto 59 Duarte Gomes assinalou penalti - mal! - por pretensa falta de Diego sobre Liedson. É um daqueles tradicionais lances que são sempre difíceis de analisar... sem recurso às imagens da TV. Para contentamento meu... Liedson falhou! Assim como detestei que o Sporting tivesse perdido com o Paços de Ferreira com um golo marcado com a mão... também detestaria que o Sporting tivesse marcado golo naquele lance que foi mal assinalado pelo árbitro!

    O Sporting esgotou as substituições com a entrada de Romagnoli para o lugar de Tello, que saiu lesionado.

    O Sporting continuava à procura do golo e o Nacional defendia bem... mas quase já não constituía perigo para a baliza de Ricardo. Neste período viu-se, entre outras coisas igualmente interessantes, que não foi por acaso que Paulo Bento escolheu Pereirinha para reforçar a equipa. É que o "miúdo" tem personalidade e bom toque de bola.

    Ao minuto 74 Bueno marcou o golo do empate, de cabeça. O lance é discutível, pois parece ter-se apoiado no defesa nacionalista.

    Três minutos depois, aos 77, Bueno marca de novo, conferindo "justiça" ao resultado.

    Ao minuto 82 Liedson tem um toque genial por cima de Àvalos, corre para a baliza, aguenta bem a pressão do argentino e à saída de Diego atira para lá da linha de golo, contando, ainda, com a ajuda do poste.

    O Nacional, que defendera tanto... e tão bem, desmoronou-se completamente. Já no dealbar do jogo, Bueno voltou a marcar por duas vezes, sendo o último golo revelador de uma certa frieza e técnica, já que se livrou de Diego com uma finta e de outros dois defesas nacinalistas com outra finta, antes de fazer o remate fatal, com o pé esquerdo.

    Foi um final diabólico, em que tudo saiu bem ao Sporting, nomedamente a Bueno, que tem tido críticas ferozes. Eu, pelo que vi dele em muitos jogos, sentia que tinha muita vontade e alguma técnica, verifiquei que é lutador e solidário, mas andava com muito azar. Pode ser que este jogo o motive mais... e lhe dê alguma tranquilidade.

    Duarte Gomes sai um pouco "chamuscado" deste jogo, mas a verdade é que não foi ele a falhar as oportunidades que o Nacional teve para "matar o jogo", nem foi ele que fez com que o Nacional tivesse abdicado de atacar. O Sporting, com as substituições, tornou-se mais equipa, foi mais aguerrido e "fez pela vida"! Nunca desitiu... e venceu com todo o mérito e justiça!

    O Sporting recuperou o 2.º lugar, está a 3 pontos do Porto e voltou a estar em excelente posição para continuar a lutar pelo título... e isso enerva os adeptos dos clubes adversários, que parece que se esqueceram de alguns "benefícios dos árbitros" em alguns dos seus jogos!

    Etiquetas: , ,

    Convocatórias para as selecções

    Eis a lista dos jogadores convocados para a selecção A, tendo em vista o próximo jogo contra o Brasil:

    Guarda-redes:

    Ricardo (Sporting)
    Quim (Benfica)

    Defesas:

    Miguel (Valência)
    Paulo Ferreira (Chelsea)
    Ricardo Carvalho (Chelsea)
    Jorge Andrade (Desportivo da Corunha)
    Fernando Meira (Estugarda)
    Manuel da Costa (PSV Eindhoven)
    Caneira (Sporting)

    Médios:

    Petit (Benfica)
    Raúl Meireles (FC Porto)
    Tiago (Lyon)
    João Moutinho (Sporting)
    Deco (Barcelona)
    Hugo Viana (Valência)

    Avançados:

    Cristiano Ronaldo (Manchester United)
    Simão (Benfica)
    Ricardo Quaresma (FC Porto)
    Nuno Gomes (Benfica)
    Hélder Postiga (FC Porto)

    Notas de destaque, em relação à anterior convocatória:

    os regressos de Meira, Caneira, Petit e Hugo Viana e as saídas de Daniel Fernandes (GR do PAOK da Grécia), Tonel, Nélson e Carlos Martins.

    ***********************

    Lista dos convocados da Selecção de Sub-21 para o Torneio Vale do Tejo:

    Guarda-redes:

    Paulo Ribeiro (FC Porto)
    Ricardo Batista (Wycombe/Inglaterra)

    Defesas:

    Semedo (Cagliari/Itália)
    Amoreirinha (Estrela Amadora)
    Antunes (Paços Ferreira)
    João Pereira (Gil Vicente)
    Rolando (Belenenses)
    Nuno André (Standard Liége/Bélgica)
    Miguel Veloso (Sporting)

    Médios:

    Manuel Fernandes (Everton/Inglaterra)
    Diogo Valente (Marítimo)
    Filipe Oliveira (Marítimo)
    Ruben Amorim (Belenenses)
    Organista (Pontevedra/Espanha)
    Paulo Machado (União de Leiria)

    Avançados:

    Vaz Tê (Bolton/Inglaterra)
    Vieirinha (FC Porto)
    Nani (Sporting)
    Yannick Djaló (Sporting)
    Hugo Almeida (Werder Bremen/Alemanha)
    Ivanildo (União de Leiria)
    Varela (Vitória Setúbal)

    ***********************

    Para um estágio integrado no plano de preparação para o Mundial de Sub-20, a decorrer entre 30 de Junho e 3 de Julho, no Canadá, os escolhidos por José Couceiro e Rui Caçador são:

    Guarda-redes:

    Rui Patrício (Sporting)
    Igor Araújo (Covilhã)
    Ventura (FC Porto)

    Defesas:

    Pedro Correia (Benfica)
    André Marques (Olivais e Moscavide)
    Luís Dias (Penafiel)
    Daniel Carriço (Sporting)
    João Pedro (Portimonense)
    Paulo Renato (Real-Massamá)
    Bruno Pinheiro (Ribeirão)
    Mano (Belenenses)

    Médios:

    João Ribeiro (Naval)
    Zezinando (Estoril)
    Pelé (V. Guimarães)
    Celestino (Olivais e Moscavide)
    Fábio Coentrão (Rio Ave)
    Pereirinha (Sporting)
    Nuno Coelho (Portimonense)
    Vítor Gomes (Rio Ave)
    Zequinha (Tourizense)

    Avançados:

    Tó Mané (Barreirense)
    Guedes (Penafiel)
    David Caiado (Estoril)
    Bruno Gama (Sp. Braga)
    Fábio Paim (Ol. Moscavide)

    ... e ainda:

    Steven Vitória (Tourizense) - não descobri em que posição joga

    Etiquetas:

    Plantel do SCP (em Janeiro)



    Eis o plantel do Sporting, terminado que está o período de reabertura do mercado de transferências:

  • Guarda-redes:

  • 1-Ricardo
  • 16-Tiago
  • 22-Rui Patrício (ainda júnior)

  • Defesas:

  • 15-Miguel Garcia
  • 78-Abel
  • 4-Polga
  • 13-Tonel
  • 24-Miguel Veloso
  • 12-Caneira
  • 8-Ronny

  • Médios:

  • 27-Custódio
  • 76-Paredes
  • 21-Pontus Farnerud
  • 28-João Moutinho
  • 30-Romagnoli
  • 10-Carlos Martins
  • 34-João Alves
  • 18-Nani
  • 11-Tello

  • Avançados:

  • 31-Liedson
  • 19-Alecsandro
  • 20-Yannick Djaló
  • 80-Carlos Bueno

  • ENTRADAS/REGRESSOS:

  • 25-Bruno Pereirinha »»» ex-Olivais e Moscavide, onde estava a jogar por empréstimo do SCP

  • SAÍDAS:

    Não se registaram saídas de jogadores!

    Etiquetas: , ,

  • 17.ª jornada: Sporting vs Nacional

    Para o jogo contra o Nacional da Madeira, a decorrer em Alvalade, pelas 21:15 h do dia 03/02/2007, com arbitragem de Nuno Duarte Gomes (a quem desejo boa sorte na tomada das suas decisões), o treinador leonino Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Ricardo e Tiago

  • Abel, Caneira, Polga, Tonel, Miguel Veloso e Tello

  • Carlos Martins, Nani, Farnerud, Pereirinha, Custódio, João Moutinho e Romagnoli

  • Liedson, Yannick Djaló e Carlos Bueno

    De fora, por opção técnica, continuam Rui Patrício, Miguel Garcia, João Alves e Ronny. Alecsandro está castigado e Paredes tem alguns problemas físicos. Farnerud regressa após uma semana fora das opções por causa de um síndrome gripal.

    Polga, se jogar, como é previsível, fará o seu jogo n.º 100. O meu desejo é que comemore com um golo... o que nunca fez com a camisola do Sporting! :)

    O "onze" não deve andar muito longe deste:

    Ricardo;
    Caneira, Tonel, Polga e Tello;
    Miguel Veloso (ou Custódio), Moutinho, Nani e Carlos Martins;
    Yannick Djaló e Liedson.

    Etiquetas: