Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

domingo, janeiro 28, 2007

Boavista - 1 Sporting - 1



(16.ª jornada - início da 2.ª volta)

Sob arbitragem de Olegário Benquerença, o Sporting alinhou com o seguinte "onze" inicial:

Ricardo;
Caneira, Tonel, Polga e Tello;
Custódio (Carlos Martins ao intervalo), Nani, Moutinho (depois Yannick Djaló) e Romagnoli (depois Miguel Veloso);
Alecsandro e Liedson.

O jogo começou com um maior domínio do Boavista, mas sem grandes oportunidades de golo. Houve um lance polémico entre Tello/Linz, mas mesmo a TV não esclarece de modo absoluto se foi penaltie ou não. Na RR alguém foi de opinião que foi Linz a "fazer-se" à falta. Não sei...

O Sporting conseguiu reagir a partir do meio da 1.ª parte, principalmente através da acção de Moutinho, Nani e Liedson, conseguindo ter uma clara oportunidade de golo, que William negou, defendendo para canto.

No fim da 1.ª parte, muito mal jogada, com muito pouco futebol, ainda assim os dados estatísticos eram claramente a favor do Sporting (com excepção do número de cantos).

No início da 2.ª parte assistiu-se à substituição de Custódio por Carlos Martins. O Sporting começou melhor, subindo no terreno e pressionando mais... e pouco depois conseguiu o golo, por Liedson (há 4 anos que marca no Bessa), após cruzamento de Tello (mais um).

Mas pouco depois, aos 56 minutos de jogo, é o mesmo Tello a jogar a bola com a mão na área leonina e a permitir que o Boavista empatasse, através de Ricardo Sousa. O caricato do lance esteve a cargo de Olegário Benquerença, que mostrou o cartão amarelo... a Polga! A equipa de arbitragem é constituída por 4 elementos... parece que todos viram o penaltie... mas ninguém viu quem o cometeu? Adiante... que o homem é árbitro internacional! :)

Logo a seguir (minuto 62) o Sporting ficou a jogar com 10 elementos, já que Alecsandro (uma nulidade neste jogo) viu o 2.º amarelo e foi expulso. Olegário Benquerença considerou que o jogador brasileiro simulou o penaltie. Se sim ou não... não sei... mas é o segundo jogo seguido (para a Liga) em que o Sporting vê jogadores seus serem expulsos por acumulação de amarelos.

De imediato saiu Romagnoli e entrou Miguel Veloso, para permitir um reforço do meio-campo e uma ajuda à defesa. Nani ficou a jogar mais perto de Liedson...

O Boavista passou a atacar mais e Ricardo brilhou em alguns lances. O Sporting tentava reagir, mas a tarefa estava complicada.

No Boavista saiu Nuno Pinto (uma estreia - muito boa - na BwinLiga) e entrou Fary... para tentar o assalto à área leonina. Mas o Sporting, por Nani, poderia ter feito golo pouco depois.

Zé Manel, talvez não querendo ter vantagem sobre o Sporting, jogou a bola com a mão e viu também o 2.º amarelo. Expulsão justa! E como Olegário queria continuar na senda do caricato, mandou reiniciar o jogo... ainda com Zé Manel em campo. Adiante... que o homem é árbitro internacional! :)

De imediato saiu Moutinho e entrou Yannick Djaló... que numa jogada excelente, em que passou por vários boavisteiros, quase (pois, quase) conseguiu o golo. A bola passou ao lado...

O Sporting não deixou de acreditar na vitória... e Tonel quase (pois, quase) marcou, de cabeça, pouco depois!

Nani, já quase no fim do jogo, fez uma jogada em que centrou para a área e os jogadores leoninos ficaram a pedir penaltie. Parece que não foi...

Já quase nos descontos, Fary teve uma oportunidade para marcar, mas rematou ao lado. O Boavista tentou o tudo por tudo nos minutos finais... mas o Sporting aguentou-se... e garantiu o empate, que o empurra para o 3.º lugar da classificação, por troca com o Benfica!

Por falar no Benfica: ontem teve uma "ajuda" excelente da defesa do Belenenses, que se desentendeu e permitiu o golo de Simão, quando até então era o clube de Belém a mandar no jogo... e mais tarde o golo de Luisão, que marcou no meio dos defesas do Belenenses. Mas a verdade é que, com sorte ou não, permitindo aos adversários até um maior domínio de jogo em muitos momentos, o Benfica recuperou o 2.º lugar, aproveitando os "deslizes" do Sporting nas duas últimas jornadas, em que perdeu 4 pontos... e 2 jogadores, por expulsão, um em cada um deles!

Só agora começou a 2.ª volta... reforços parece que não há, exceptuando Bruno Pereirinha, mas muito rapidamente Paulo Bento tem de encontrar a fórmula de colocar o Sporting a marcar mais golos, já que a defesa, comandada por Polga, até tem estado muito bem!

Para Tello e para Alecsandro: no 1.º treino da semana, deveriam ficar duas horas sentados no meio do relvado com umas orelhas de burro! :)

Etiquetas: , ,

sábado, janeiro 27, 2007

16.ª jornada: Boavista vs Sporting

O Sporting desloca-se ao sempre difícil túnel, desculpem, terreno do Bessa, com arbitragem do benfiquista, desculpem, do leiriense Olegário Benquerença. O jogo é às 20 h de amanhã, domingo.

Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

  • Ricardo e Tiago;

  • Caneira, Polga, Tonel, Tello, Abel e Miguel Veloso;

  • Carlos Martins, Nani, João Moutinho, Pereirinha, Custódio e Romagnoli;

  • Yannick Djaló, Alecsandro, Liedson e Carlos Bueno.


  • De realçar o regresso à convocatória de Carlos Martins, por troca com Farnerud, que esteve engripado durante a semana. Recordo que Carlos Martins foi expulso no jogo contra o Belenenses (por acumulação de amarelos) e que tinha sido castigado por 1 jogo... que já cumpriu ao não estar presente num jogo referente à Taça de Portugal.

    Continuam foras das opções do treinador os jogadores Rui Patrício, João Alves, Miguel Garcia, Ronny e Paredes.

    Espero um jogo viril no Bessa... e temo que os jogadores do Sporting não tenham "cabecinha" para evitar "provocações"... e evitarem a "habilidade" do árbitro que, ainda na época passada, num jogo contra o Porto, conseguiu expulsar Caneira, escolhendo-o no meio de uma "molhada" de mais de uma dúzia de jogadores que discutiam e se empurravam mutuamente para lhe mostrar o 2.º amarelo!...

    (eu sei, essas coisas acontecem até aos melhores)

    O mesmo Olegário Benquerença que, nesse mesmo jogo, não viu
    a mão marota de Pepe a evitar que Liedson se pudesse isolar...

    (eu sei, essas coisas acontecem até aos melhores)

    Espero, contudo, que amanhã se possa dizer que o árbitro foi o melhor em campo e ninguém tenha motivos para pedir que o jogo seja "investigado"! É que o Porto, ontem, perdeu 0-1 com a União de Leiria... e o seu treinador Jesualdo Ferreira fez um pedido desse género! Será porque desconfia que o árbitro Elmano Santos comeu uns "rebuçadinhos" e bebeu "um café com leite" no Tromba Rija, à conta do Bartolomeu? :)

    Etiquetas:

    domingo, janeiro 21, 2007

    Sporting -2 Rio Ave - 1



    (Taça de Portugal)

    O Sporting alinhou com o seguinte "onze":

    Tiago;
    Caneira (depois Abel), Polga, Miguel Veloso e Tello;
    Custódio, Romagnoli (depois Pereirinha), Moutinho e Nani;
    Alecsandro (depois Djaló) e Liedson.

    O Rio Ave começou muito bem, fazendo até o primeiro remate do jogo, mas o Sporting respondeu quase de imediato, com destaque para um excelente remate de Tello, a que Mora correspondeu também com uma excelente defesa.

    Pouco depois, mais uma grande defesa de Mora com a bola a ir, num segundo momento, à trave da baliza. O cabeceamento foi de Custódio.

    O Sporting foi insistindo e aos 19/20 minutos, após jogada de Alecsandro, Ricardo Jorge marca/confirma o golo do Sporting. Lesionou-se na tentativa de evitar o golo e teve de ser substituído. Duplo azar...

    (a título de informação, recordo que Ricardo Jorge foi formado no Sporting, tendo jogado em clubes como Marinhense e Barreirense)

    Aos 29 minutos, Liedson marca o 2.º golo do Sporting, depois de uma arrancada, pela direita, de Alecsandro, após passe de Custódio. O centro foi perfeito e Liedson não desaproveitou. Tudo dentro da "normalidade e maior "tranquilidade" no novo relvado de Alvalade!...
    Logo a seguir, esteve à vista o terceiro golo... que não aconteceu.

    Tiago, não querendo que Mora brilhasse sozinho, fez uma excelente defesa a remate de Evandro, por volta do minuto 35. O Rio Ave terminou a 1.ª parte a tantar reagir ao resultado desfavorável, mas o Sporting controlou o jogo sem grandes sobressaltos.

    A 2.ª parte começou com mais uma oportunidade do Sporting, que pareceu querer "arrumar a questão" desde logo. Nos primeiros minutos todas as tentativas do Rio Ave foram sendo anuladas pela defesa leonina. De realçar apenas o cartão amarelo que foi mostrado a Caneira... e a entrada dura que Moutinho sofreu... sem que fosse assinalada falta, sequer. À conta disso, Paulo Bento protestou e o árbitro, desta vez, viu/ouviu os protestos... ele que não tinha visto a falta. Enfim...

    Pouco depois, por volta do minuto 58, saiu Romagnoli (será que fez o último jogo com a camisola leonina?) e entrou Bruno Pereirinha, um jovem de 18 anos que fez a estreia na equipa principal no jogo anterior da BwinLiga. Entrou... e cometeu logo uma falta.

    O jogo foi decorrendo com alguns ataques perigosos de parte a parte, mas com as defesas a conseguirem sobrepôr-se ou com os avançados a falharem. Do lado do Rio Ave sobressaía Fábio Coentrão.

    Ao minuto 67 saiu Alecsandro e entrou Yannick Djaló. O Sporting não acelerava, parecendo que se contentava com o resultado.
    Ao minuto 75 saiu Caneira e entrou Abel.

    O Rio Ave fez também duas substituições e logo após a segunda delas, ao minuto 76, Keitá marcou para o Rio Ave... um grande golo! Trinta segundos em campo... um golo!
    O Sporting "abanou" um pouco, "acusou" o golo, como se costuma dizer, demorou a reagir... mas quando o conseguiu fez com que Mora brilhasse de novo, pelo menos num remate de Tello.

    Entretanto, Custódio viu o cartão amarelo (minuto 85).

    O Rio Ave empolgou-se na parte final do desafio, mas o Sporting foi controlando o jogo, foi conseguindo anular quase sempre o perigo para a sua baliza, mas a verdade é que passou por um ou outro calafrio, principalmente num lance já nos descontos.

    No Rio Ave sobressaíram Mora, Evandro, Keita e Fábio Coentrão... e no Sporting destacaram-se Miguel Veloso, Alecsandro, Moutinho e Liedson. Nani alternou o bom com o mau... mas o seu regresso é de saudar!

    Uma pequena nota: a equipa leonina terminou o jogo com 6 jogadores formados nas suas camadas jovens (chegou a estar com 7), o que é notável. Mas a equipa tem de ser mais pragmática e mortífera, para não permitir veleidades aos adversários!

    Próximo!...

    (o Atlético, que cometeu a proeza de eliminar o FCPorto, desta vez "despachou" o Santa Clara por 1-0. A Académica de Coimbra sofreu para ultrapassar o Leixões, já que jogou em inferioridade numérica quase todo o jogo, mas acabou por vencer por 1-2)

    Etiquetas:

    Memorável defesa de Coupet



    (ou http://www.youtube.com/watch?v=y6ElERMVZAo)

    Trata-se de uma memorável defesa de Coupet (Lyon), num jogo contra o Barcelona.

    Mestria... ou apenas sorte?

    Etiquetas:

    sábado, janeiro 20, 2007

    Taça de Portugal: Sporting vs Rio Ave

    Com arbitragem de Nuno Almeida, o Sporting irá defrontar no domingo, dia 21, o Rio Ave em mais uma eliminatória da Taça de Portugal... a única competição em que o Sporting ainda tem hipóteses de sair vencedor. O importante é, para já, não cometer os erros que a equipa do Porto cometeu quando defrontou o Atlético!

    Paulo Bento convocou os seguintes jogadores:

    Tiago e Ricardo;
    Abel, Tonel, Polga, Caneira e Tello;
    Custódio, Miguel Veloso, João Moutinho, Nani, Farnerud, Romagnoli e Pereirinha;
    Alecsandro, Carlos Bueno, Liedson e Yannick.

    Assinale-se o regresso à convocatória de Ricardo, Nani e Tello e as saídas de Rui Patrício, Ronny e Miguel Garcia. Romagnoli, apesar de se falar da sua saída para a Argentina, continua a ser opção. Paredes esteve ausente a tratar de assuntos pessoais, não é convocado por opção técnica. Carlos Martins cumpre um jogo de castigo... obviamente!

    Sobre Carlos Martins, diz Paulo Bento:

    "Ele tem de fazer o que fez nos 15 dias antes do jogo do Belenenses e o que fez depois, ou seja, treinar ao máximo. Nunca deixarei um jogador sozinho numa altura menos positiva".

    "Não deixarei um jogador do Sporting sozinho num momento negativo. Ele passa por um momento menos positivo em função do que aconteceu no Restelo. Terá o meu apoio e solidariedade, apesar de todos entendermos que teve uma acção que não devia ter tido. Mantenho a minha confiança e terá a minha confiança desde que trabalhe dentro do que eu acho que deve ser a atitude de um profissional do Sporting. Exijo isso a todos. Não será ignorado e posto de parte pela acção que teve no Restelo".


    Mas o que falta a este rapaz para confirmar e dar continuidade às capacidades que todos lhe reconhecem? Um outro treinador? Outro clube? Juízinho? Tratamento psicológico? Um par de bofetadas?

    Etiquetas:

    sábado, janeiro 13, 2007

    Belenenses - 0 Sporting - 0



    Sob arbitragem do portuense Jorge Sousa, o Sporting alinhou com o seguinte "onze" inicial:

    Tiago;
    Caneira, Tonel, Polga e Ronny (depois Miguel Veloso);
    Custódio, Moutinho, Carlos Martins e Farnerud (depois Yannick Djaló);
    Alecsandro (depois Pereirinha) e Liedson.

    A 1.ª parte teve poucos motivos de interesse. O jogo foi algo repartido no meio-campo. Teve poucas ocasiões de golo... se exceptuarmos o golo anulado a Mancuso... que meteu a bola na baliza de Tiago... com a mão! Foram assinalados cerca de 9 foras-de-jogo ao ataque do Sporting, facto derivado de um certo adiantamento da defesa do Belenenses.

    A 2.ª parte iniciou-se com a substituição de Farnerud por Djaló... e, aos 51 minutos, aconteceu uma perda incrível de Silas, que, sozinho na área, permitiu o corte de Polga. Aliás... Polga continua em grande!

    Aos 64 minutos Daddy, entretanto entrado em jogo, ganha, com a mão, uma bola a Ronny, avança... e simula uma queda, "arrancando" um amarelo a Polga. Siga...

    Aos 67 minutos Carlos Martins, que não jogou nada de jeito, é expulso por acumulação de amarelos (viu-os num minuto)... provando que é o jogador mais BURRO da BwinLiga! Siga...

    Logo a seguir Paulo Bento faz as duas substituições que ainda podia fazer: saíram Ronny e Alecsandro (uma nulidade no ataque) e entraram Miguel Veloso e Pereirinha (estreia absoluta na BwinLiga, aos 18 anos).

    O Sporting melhorou um pouco com as substituições... mas a jogar com 10... não deu para mais!

    Jorge Sousa teve um critério desigual na marcação de algumas faltas e na amostragem dos cartões.

    Exemplos?
    Liedson, por exemplo, viu um cartão amarelo por protestar por não lhe ter sido assinalada uma falta ostensiva (empurrão). Não devia ter protestado... mas esteve longe de ter sido o único a fazê-lo. Para além disso, o árbitro assistente "gozou" com ele, pois a falta sofrida tinha sido bem clara. Durante todo o jogo foi muito mais lesto a assinalar faltas atacantes ao Liedson.
    Caneira sofreu uma falta em tudo igual a qualquer uma das faltas cometidas pelo Carlos Martins... mas não aconteceu nada ao adversário.
    Custódio viu-lhe serem assinaladas diversas faltas em lances divididos, incluindo um em que foi o adversário que se lançou contra ele...
    No lado oposto, em lances idênticos, foram assinaladas mais faltas atacantes ao Liedson, por exemplo.
    Ronny viu o amarelo por ter jogado a bola com a mão, num movimento "de defesa do rosto/peito"... mas o mesmo não aconteceu com Daddy quando "arrancou" o amarelo a Polga. E por aí fora...

    Jorge Sousa "enervou" os jogadores do Sporting... mas não foi () por isso que o Sporting não venceu o jogo. O Sporting fez um jogo menos conseguido... principalmente no meio-campo, em que nem Moutinho esteve ao nível a que habituou os sportinguistas.

    Pode ser muito precipitado da minha parte... mas ficou hoje "decidido", com este resultado, a quem vão ser entregues as faixas de campeão!...

    Etiquetas: , ,

    15.ª jornada: Belenenses vs Sporting

    E depois de quase um mês de "férias", eis que regressa o campeonato nacional.

    Paulo Bento faz deslocar a Belém, para defrontar o Belenenses, hoje às 21,15 h, os seguintes jogadores leoninos:

  • Tiago e Rui Patrício;
  • Miguel Garcia, Abel, Caneira, Tonel, Polga, Miguel Veloso e Ronny;
  • Custódio, João Moutinho, Farnerud, Carlos Martins, Bruno Pereirinha, Romagnoli;
  • Yannick Djaló, Alecsandro, Carlos Bueno e Liedson.

    Quanto aos outros jogadores, a situação é a seguinte:

    Ricardo - está engripado;
    Tello - tem um jogo de castigo para cumprir;
    Paredes - encontra-se ausente do país para tratar de assuntos pessoais;
    Nani e João Alves - foram preteridos por opção técnica;

    De assinalar a estreia de Bruno Pereirinha, o regresso de Carlos Martins após vários jogos ausente e a inclusão de Romagnoli, apesar de se falar insistentemente da sua saída da equipa para ingressar numa equipa espanhola... ou argentina.

    Quanto a Nani, é a primeira vez que Paulo Bento o deixa "de fora".
    Segundo "O Jogo", em 15 meses, Nani actuou em 53 jogos – 35 dos quais como titular (condição em que somou 3108 minutos) e 18 como suplente utilizado (a que correspondem 655 minutos) –, contabilizando 3763 minutos de competição ininterruptos nas três provas disputadas pelo Sporting: Campeonato, Liga dos Campeões e Taça de Portugal.

    Tiago voltará a ocupar a baliza do Sporting para um jogo de campeonato, depois de o ter feito pela última vez em 21 de Março de 2003, numa deslocação ao terreno do Gil Vicente, jogo que o Sporting perdeu por 1-0. Relembro que Tiago já foi o GR utilizado no jogo da Taça de Portugal, contra o União da Madeira.

    Aposto no seguinte "onze" inicial:

    Tiago;
    Abel, Tonel, Polga e Ronny (ou Caneira);
    Custódio, Moutinho, Carlos Martins e Farnerud;
    Alecsandro (ou Bueno) e Liedson.

    Etiquetas: