Campo Inclinado

Um blogue "verde e branco", tão inclinado como os que se dizem isentos e imparciais... :)

sexta-feira, março 31, 2006

Penalties

Eis a tabela dos penalties da Superliga, após 28 jornadas:

Sporting: 4 marcados/8 assinalados
Boavista: 4/6
Académica: 4/5
Benfica: 4/5
Rio Ave: 2/5
Belenenses: 3/4
P. Ferreira: 3/4
U. Leiria: 1/4
Nacional: 3/3
Marítimo: 2/3
V. Guimarães: 2/3
Sp. Braga: 1/3
E. Amadora: 2/2
Gil Vicente: 2/2
V. Setúbal: 2/2
Penafiel: 1/2
F.C. Porto: 1/1
Naval: 1/1

Penalties marcados (42):

Júnior (P. Ferreira), 3
Meyong (Belenenses), 3
Marcel (Académica), 3
Goulart (Nacional), 3
Simão (Benfica), 3
Cléber (V. Guimarães), 2
Sá Pinto (Sporting), 2
Fary (Boavista), 2
Milhazes (Rio Ave), 2
Nandinho (Gil Vicente), 2
Carlitos (V. Setúbal), 1
Franja (V. Setúbal), 1
Glauber (Naval), 1
João Moutinho (Sporting), 1
João Paulo (U. Leiria), 1
João Tomás (Sp. Braga), 1
Joeano (Académica), 1
Kanu (Marítimo), 1
Lucho González (F.C. Porto), 1
Manduca (Marítimo), 1
Nani (Sporting), 1
Ndoye (Penafiel), 1
Nuno Gomes (Benfica), 1
Pedro Simões (E. Amadora), 1
Santamaria (E. Amadora), 1
William Souza (Boavista), 1
Zé Manel (Boavista), 1

Penalties falhados (21):

Sá Pinto (Sporting), 2
Liedson (Sporting), 2
Zé Manel (Boavista), 1
Cleiton (Rio Ave), 1
Evandro (Rio Ave), 1
Fábio Felício (U. Leiria), 1
Souza (Marítimo), 1
Wender (Sp. Braga), 1
Simão (Benfica), 1
Roberto (Penafiel), 1
Ruben Amorim (Belenenses), 1
Nuno Luís (Académica, 1
Pedrinha (P. Ferreira), 1
Moreno (V. Guimarães), 1
Harison (U. Leiria), 1
João Paulo (U. Leiria), 1
João Tomás (Sp. Braga), 1
Fary (Boavista), 1
Gaúcho (Rio Ave), 1

*******************************

Farto-me de rir com quem faz aquelas "Ligas da Verdade" e aquelas "contas" esquisitas, quando um árbitro não assinala um penaltie a favor da equipa A ou quando assinala indevidamente um penaltie a favor da equipa B, em que eles "dão" ou "tiram" pontos às equipas baseadas nesses factos...

Uma aberração lógica, permitam-me que lhes diga!...

Mas, indo ao objectivo que me levou a escrever este post, afinal a brilhante equação "penaltie=golo" não passa de uma treta... pelo menos no campeonato português!

Até o Simão e o Liedson falham penalties... tssss... tssss.... :)

Os senhores das "Ligas da Verdade" precisam de ler estas estatísticas... :)

Fonte: MAISFUTEBOL

Etiquetas:

domingo, março 26, 2006

Sporting - 2 Penafiel - 0



Futebol do Sporting = pragmatismo

O Sporting, que não jogou muito bem e nem sequer quis jogar muito bem, limitou-se a marcar e a gerir o resultado à espera que o tempo fosse passando sem grandes sobressaltos. Só o burro do Joaquim Rita não percebe que o Sporting não precisava de fazer mais... nem queria... e mesmo assim não permitiu a mínima veleidade ao já condenado Penafiel! Foi o que reconheceu o Luís Castro... que percebe de futebol!

O golo de Nani é cheio de sorte... o golo de João Alves também... pois aquela bola até poderia sair pela linha lateral! Mas acertou... e é um golão!

Não se deu pelo árbitro... a não ser na não-marcação de algumas faltas que me pareceram evidentes! Nada de mais, num jogo que os jogadores não complicaram!

Os quase 40 mil espectadores que foram a Alvalade mereciam mais... mas souberam compreender que o Sporting estava ali para gerir o resultado e o desgaste a que foi submetido nas últimas duas semanas, tendo como cenário futuro dois jogos muito difíceis (Vitória de Guimarães e Porto) , pelo que não havia necessidade de "grandes correrias"!

Etiquetas:

sábado, março 25, 2006

Palavras com inclinação

Leio no jornal "Record" e abro a boca de espanto!

********************************************

O advogado de Jacinto Paixão apresentou esta sexta-feira um requerimento no Tribunal de Gondomar através do qual pretende fazer uma comparação entre os erros cometidos por si no jogo Estrela da Amadora-FC Porto, que o colocaram como arguido do processo Apito Dourado, e o acontecido no FC Porto-Sporting da última quarta-feira.

"Se os lances do Estrela da Amadora-FC Porto, que foi arbitrado por Jacinto Paixão, foram considerados intencionais porque é que os lances de Olegário Benquerença, que são considerados unanimemente mais grosseiros, não são também vistos como intencionais?", interroga António Pragal Colaço, advogado do ex-árbitro Jacinto Paixão, em declarações à TVI.

O requerimento apresentado foi acompanhado de uma série de jornais e críticas ao controverso trabalho do árbitro de Leiria no jogo das meias-finais da Taça de Portugal e todos os jogadores do Sporting foram arrolados como testemunhas, tal como o presidente demissionário do clube leonino, Filipe Soares Franco.


********************************************

Não sei em que estado está o caso "Apito Dourado"... mas se esta moda pega... todas as arbitragens vão ser "passadas a pente fino"!

Por sugestão de Pinto da Costa, a arbitragem do jogo Rio Ave vs Benfica da semana passada também devia ser investigada!

Disse ele:

«Esse alarido que alguma comunicação social faz [referia-se ao lance do Pepe no jogo Porto vs Sporting] é ridículo se compararmos com o que se passou em Vila do Conde há oito dias, onde um clube foi prejudicadíssimo, o Rio Ave. [...] Vi um golo limpo ser anulado e um golo sofrido em falta».

Com tudo isto... não sei se hei-de rir... ou chorar!
Falta ver a reacção da Justiça!

Etiquetas:

Ainda o não-penaltie de Pepe

Cada segundo de televisão pode ser dividido em 25 partes, dizem os especialistas!

Alguns sites e blogues portistas, bem como o jornal "O Jogo", editaram uma série de "frames" para tentarem provar que o lance de Pepe não foi penaltie!

Eis um deles:



Não vou discutir se o facto de a perna e o braço estarem "em cima/dentro" da área é suficiente para ser penaltie ou não. Isso nem me choca muito...

Já antes... nesta dança de "frame" para a frente... "frame" para trás... tinham descoberto que a primeira objecção ao lance do alegado penaltie de Pepe, que era que o Liedson estava fora de jogo... "foi ao ar", pois Liedson partiu de posição correcta!

(Olha, que giro... não precisei de dois dias a analisar "frames" para saber isso!)

Depois olharam mais atrás... e viram um momento em que MacCarthy poderá ter sofrido falta... e... "alto lá, aqui é que o jogo devia ter parado! Nada mais interessa... blá... blá..."

Certo!

Esquecem, convenientemente, que com o terreno como estava, em bom estado, mas um pouco escorregadio, muitas outras jogadas iguais àquela passaram sem que o árbitro assinalasse qualquer infracção. Aliás, a mim pareceu-me que o jogador leonino jogou a bola, embora tenha havido contacto com o MacCarthy, que, imediatamente, se levantou "com a velocidade de um relâmpago"...

Depois... continuaram a dança do "frame" para trás... "frame" para a frente... até descobrirem que Pepe não cometeu penaltie (iupppiiiiiii)!

Até parece que não ter sido marcada falta ao Pepe (ei, não se esqueçam que ele jogou MESMO a bola com o braço) e não lhe ter sido mostrado o cartão amarelo é coisa de somenos importância! Assim como se tivesse sido um lançamento de linha lateral mal analisado... tsss...

O discurso agora é:
"Ah... e tal... senhores "chorões e diferentes", desculpem lá terem sido sonegados numa falta perigosa e um cartãozito amarelo..."

Curiosamente, não precisei de andar "frame" para a frente... "frame" para trás... durante dois dias... para saber que:

  • o ataque do Sporting teve uns 5 foras de jogo mal assinalados;

  • que o MacCarthy estava fora de jogo quando rematou para defesa do Ricardo (e se fosse golo, dar-se-iam ao trabalho de analisar cada "frame"?) quase no final da 1.ª parte;

  • que o Cech deu uma cacetada no Moutinho, o que passou completamente despercebido (ou não) à equipa de arbitragem e, claro, passou impune;

  • que o Bosingwa devia ter sido expulso quando controlou a bola com a mão;

  • que o Nani viu um amarelo ridículo e inibidor;

  • que o Raul Meireles devia ter visto logo o cartão amarelo quando, junto à linha lateral, entrou de pé em riste sobre o Deivid, com o jogo parado e quando este agarrava a bola;

    Cum caraças... a minha miopia até nem está assim tão avançada... que nem precisei de dividir as imagens em "frames" e andar com elas para a frente e para trás para descobrir tudo aquilo!...

    Mas quase que estão a conseguir passar a ideia que o Porto é que foi altamente prejudicado naquele jogo!

    Fantástico!

    Etiquetas:

  • quinta-feira, março 23, 2006

    Porto - 6 Sporting - 5

    [Taça de Portugal]



    Estou triste, revoltado e orgulhoso!

  • Triste... porque perdemos de uma forma inglória e traiçoeira!

  • Revoltado... com mais uma arbitragem assassina, fria e calculista, o que eu já esperava desde que soube quem era o árbitro (5 ou 6 foras de jogo mal assinalados, Pepe joga a bola com a mão dentro da área, o que se torna já um hábito... MacCarthy obriga Ricardo a grande defesa num lance em que estava fora de jogo que não foi assinalado, cartão amarelo a Nani ridículo e intimidatório, expulsão "conveniente" de Caneira - mas tem culpa por ceder a provocações -, expulsão "ao retardador" de Bosingwa, pois todos vimos como ele parou a bola com o braço muito tempo antes e logo aí devia ter visto o 2.º amarelo... e tantos erros e errinhos irritantes)...

  • Orgulhoso... porque o Sporting é, neste momento, a melhor equipa nacional! Tem estofo de campeão... o que quase ninguém acreditava! Desculpem-me a "clubite", mas é o que sinto neste momento!

    O Sporting não perdeu, em 120 minutos de jogo, com a outra "melhor equipa do país"... mas que tem um orçamento muito superior!

    Ricardo esteve longas horas sem sofrer golos... e hoje "não merecia" sair derrotado desta forma!

    Obviamente, o Porto está de parabéns, os jogadores do Porto estão de parabéns, os adeptos portistas estão de parabéns... com excepção dos "anormais" que deitam bombas para o relvado e quase atingiram o Ricardo!

    O FCP fez um bom jogo também e não tem culpa da incompetência dum m***** que lixa o Sporting sempre que pode... e com um sorriso nos lábios! Foi descarado de mais, ainda bem que o jogo deu no Canal 1... e todos vimos como a arbitragem portuguesa não vale um chavo!

    Aos amigos portistas dou os parabéns... e peço para não se irritarem comigo, mas eu também sei que detestaram ganhar assim!

    Infelizmente, o meu pessimismo confirmou-se... e agora nem sequer acredito na conquista do título, que não depende de resultados de "terceiros"... mas depende da acção de "TRIOS"!

    Obrigado, Sporting!
    Viva o Sporting!

    Etiquetas:

  • segunda-feira, março 20, 2006

    Benfica e Sporting ganharam

    Estive fora durante o fim de semana, mas como por onde andei havia TV... pude acompanhar, pelo menos parcialmente, alguns jogos! Aqui deixo umas breves notas:

  • Rio Ave - 0 Benfica - 1

    No dia 17 tinha escrito, num fórum que frequento, num artigo em que se dava conta que, afinal, ia ser o Paraty o árbitro do jogo Rio Ave vs Benfica, o seguinte:

    "Assisti ao vivo recentemente...
    ... à arbitragem do Paraty no jogo Académica vs Sporting, para a Taça e só posso dizer uma palavra:

    HILARIANTE!

    Foi mau demais para um dos nossos "melhores árbitros"...

    Espero que esteja bem mais feliz neste jogo..."


    **************

    Afinal, ele não foi mesmo nada feliz... pronto! Nem ele nem os árbitros auxiliares, tanto no lance do golo anulado ao Rio Ave (pareceu-me claramente que a bola não saiu, até pelo seu movimento paralelo à linha de golo) nem no golo de Mantorras em que me pareceu ter havido JOGO PERIGOSO (aquilo parecia um salto do "Karate Kid" e o Mantorras acabou o lance "a cavalo" do defesa do Rio Ave).

    Lances difíceis de analisar? O primeiro sim, percebo as dúvidas ou certezas do árbitro-auxiliar, mesmo sem "esfregar os olhos", mas no segundo acho que não havia dúvida nenhuma.

    E pelo que fui lendo (ainda não vi), poderá ter ficado um penaltie por assinalar, por falta de Nuno Gomes sobre um jogador do Rio Ave!

    Foi mais um jogo em que os jogadores do SLB perderam oportunidades claríssimas de golo (remate de Simão ao poste, por exemplo) para acabarem por ganhar um jogo - que tinham "merecido" vencer - de uma forma mais "duvidosa".

    Premeditação?

    Bem... desde que foi implantado o "princípio da incerteza", de Heisenberg, até a Matemática, a Física e a Química são postas em causa...
    Até um assassino apanhado com a arma do crime na mão pode ser ilibado... já não sei o que pensar destes árbitros que são "de fraquíssima qualidade"!

    O que é verdade é que muitos benfiquistas, depois de três jogos em que - dizem - o SLB foi "roubado descaradamente", acharam bem que o Paraty e seus auxiliares se tivessem "equivocado"!

  • União de Leiria - 0 Sporting - 1

    Por coincidência, em vários jogos em que o Sporting ia jogar a Leiria, nestes últimos anos, ou eu estava lá, na cidade, ou passava na altura em que o jogo decorria. Resultado? O Sporting empatava ou perdia...

    Ontem estava, novamente, por aqueles lados, mais propriamente pelo concelho de Porto de Mós. Fiz questão de só iniciar a minha viagem de regresso a Coimbra após o final do jogo! Resultado? O Sporting venceu... :P

    Não vi a 1.ª parte, apenas ouvi o relato... e tenho de admitir que o Sporting não jogou bem, embora tenha estado intratável no aspecto defensivo. Sabendo o que se tinha acabado de passar em Vila do Conde, sabendo que o árbitro deste jogo era o Bruno Paixão, que não costuma ser muito "feliz" quando arbitra o Sporting, tinha a sensação de que o resultado não seria diferente do que tem sido nos últimos anos!
    Contudo, o Sporting entrou muito forte na 2.ª parte (aí já eu pude ver na TV) e, embora com sorte, conseguiu marcar... e só não dilatou o resultado por manifesto azar (remate de Carlos Martins à trave, por exemplo).

    A nota de maior destaque vai, novamente, para o árbitro Bruno Paixão, com critérios dúbios na amostragem dos cartões, tendo permitido um jogo mais duro por parte de vários jogadores leirienses, nomeadamente Jaime, que agarrou Moutinho pelo pescoço, derrubando-o... e para Maciel, que tentou pontapear o mesmo Moutinho quando este se encontrava no chão, após o derrube de Jaime! Para mim, Maciel tentou deliberadamente lesionar Moutinho!
    Quando aquilo aconteceu, Tello empurrou Maciel, que caiu e se levantou a rir... pois sabia bem "ao que tinha ido"!
    Depois do sururu que se gerou, Bruno Paixão apenas mostrou o cartão amarelo a Tello...

    Tello devia ter visto o cartão vermelho... e Jaime e Maciel também deviam ter ido tomar banho mais cedo!

    Bruno Paixão: mais um árbitro "de pacotilha"!...

  • Outros jogos:

    # A Académica foi empatar em Guimarães, com o Vitória local! Foi um bom resultado para a Briosa (Joenao voltou marcar), mas "rezam algumas crónicas" que ficou um penaltie por assinalar a favor do Vitória, já na fase final do jogo!

    # O Belenenses conseguiu vencer o Boavista... que depois de uma série de jogos sem derrotas, atravessa agora uma fase de menor fulgor (mesmo com Cadú, Tiago e JVP). O árbitro Augusto Duarte não passou incólume por este jogo, pelo menos quando não expulsou Meyong, após uma entrada violenta sobre Tiago...

    # O Nacional voltou a perder, desta vez com a Naval (está em franca recuperação)... e está a 15 pontos do Sporting!
    "Pela boca morre o peixe"... costuma dizer-se! Pode ter sido o caso...

    Etiquetas:

  • sexta-feira, março 17, 2006

    Naval - 3 Nacional - 1

    Um já acertei!...

    O jogo ficou marcado logo aos 4 minutos com a infantilidade de Diego que agarra o atraso com o pé de um colega de equipa, ainda dentro da pequena área... livre indirecto, e golo da Naval.
    O Nacional passa então pela sua melhor fase do jogo e em sequência a uma boa jogada de ataque faz o empate e deixa antever um grande jogo, já que ainda só tinham decorrido 14 minutos.
    Mas depois... pufff, acabou-se o Nacional! Em vez de continuarem a pressionar e aproveitar a desconcentração da Naval, não, recuam de novo e deixam a Naval controlar as operações. E como "a cavalo dado não se olha o dente", aos 23 minutos a Naval chega mesmo à vantagem. Até ao fim da 1.ª parte pude assistir ao que tanto estranhei no jogo Benfica-Naval: os ataques de Fajardo e Bruno Fogaça, hoje coadjuvados por um inspiradíssimo Saulo, autor de 2 dos golos da Naval.
    Logo à entrada da 2.ª parte a Naval marca o 3.º golo e a partir daí só teve de controlar o jogo. À excepção de um ou outro lance de bola parada, o Nacional nunca conseguiu dar boa sequência aos seus lances de ataque. Já a Naval mostrava-se cada vez mais perigosa nos seus mais frequentes contra-ataques, colocando à prova ora Diego ora Avalos. Aliás, sintoma da perigosidade dos contra-ataques da Naval foi a descida de Miguelito, que na 1.ª parte ainda subia para ajudar no ataque, mas na 2.ª parte não passava do meio-campo.

    Resumindo:

  • a Naval jogou bem e ganhou bem!
  • o Nacional nunca foi senhor do jogo!
  • assisti a umas boas trocas de bola, triangulações bem feitas e contra-ataques rapidíssimos. Nada do ping-pong que vem sendo hábito em alguns "solteiros-casados" transmitidos recentemente.

    Jogo muito agradável!

    Ah... quase me esquecia... arbitragem muito correcta, linear e discreta do trio destacado para este jogo. Um ou dois foras de jogo duvidosos, mas nenhum óbvio!... Em uma jogada da 2. ª parte há uma falta por trás a um jogador do Nacional, deixa seguir o jogo, a seguir há outra falta dura, e o árbitro mostrou amarelo ao 1.º faltoso e ao 2.º também... 2 em 1 e... não houve esquecimentos, como se tem visto por aí!

    Etiquetas:

  • Mais uma jornada... com inclinação!

    Após um fim-de-semana surpreendente e uma eliminatória da Taça de Portugal muito polémica, vem aí mais uma jornada que pode tornar este fim de campeonato ainda mais interessante.

    Ora comecemos por ordem:

    Naval-Nacional: após um jogo complicado na Luz, com a expulsão de Franco a debilitar a defesa da Naval, o que esperar para este jogo?... O Nacional vem de uma derrota em casa e vê-se obrigado a ganhar caso não queira perder o "comboio da frente" e aspirar ainda aos lugares europeus, lembrando que o Setúbal está só a 4 pontos de distância na tabela classificativa e o 6º lugar ainda não é certo que dê entrada na UEFA. Tendo em conta o estoicismo demontrado pela Naval na Luz e tendo em conta que jogam em casa... vence a Naval!

    Boavista-Belenenses: vai ser interessante ver como reage a equipa do Boavista à polémica da Taça. O Belenenses, já sabemos, é uma equipa que se pode tornar complicada e com o recém demontrado apoio massivo dos adeptos podem ter embalado para um fim de época mais conseguido. O Boavista está a cair em muitas polémicas e acho que isso está a desconcentrar a equipa. Deve ser um jogo à imagem da recente ida do Braga ao Bessa, muito esforçada e com resultado incerto.

    Porto-Paços de Ferreira: nada a dizer a não ser o óbvio. Vence o Porto!... mesmo que o Paços leve 2 autocarros de 3 andares para o Dragão, o Porto já demonstrou que sabe andar de autocarro!... Aqui tenho uma esperança, ou não fosse eu lagarto, que o Paços faça uma "artmediazada" e que até consiga pelo menos um empate.

    Braga-Marítimo: O Braga tem de ganhar e o Marítimo atravessa uma fase complicada da sua época futebolística. Após Belém, não me parece que o Jesualdo tenha outra coisa na cabeça senão a vitória e também não me parece que haja "alternativa ao refeitório" do Marítimo que não a derrota.

    Estrela da Amadora-Vitória de Setúbal: ora aí está um jogo curioso de seguir. O Estrela foi ao Nacional conseguir uma surpresa e o Setúbal atingiu as meias-finais da Taça eliminando um adversário igualmente superior. Nem sei, nem arrisco. Só um aparte: tenho pena da saida do Norton de Matos do Vitória de Setúbal uma vez que poderia, a esta altura, estar a discutir um lugar mais à frente e não estar a passar pelas incertezas que passa.

    Penafiel-Gil Vicente: O verdadeiro jogo dos aflitos!... Acho que o Penafiel tem o destino traçado e que o Gil Vicente tem de começar a fazer contas à vida. Como dizem os americanos: "it's crunch-time" para o Gil Vicente. Agora ou nunca!

    Vitória de Guimarães-Académica: ora aí está um embate com um "fel" especial. Toda a gente sabe que estes 2 clubes não se gramam nem a léguas, coisas antigas. Coisas que fizeram com que a Académica descesse de divisão, com que houvesse processos por resolver durante muitos anos, com que ainda hoje em dia, a transferência do Dário para o Guimarães seja encarada como "mais uma traição", à laia do Fábio Felício, Alhandra e outros. Fiam-se no F.R.A e não correm, e depois têm surpresas. Aliás, como vai acontecer com o Castro agora durante o Verão de 2006. História à parte, como clubes que não se gramam, e vendo os jogos que têm vindo a fazer, aposto numa vitória do Guimarães, mas com uma Briosa muito lutadora. Caso o Nelito insista em deixar Joeano e Gelson no Banco, vejo a vida do Guimarães muito mais facilitada!

    Rio Ave-Benfica: o Rio Ave atravessa uma fase difícil, mas o Benfica também não vai jogar tranquilo a Vila do Conde. Os jogadores encarnados têm muitas contas que prestar caso este jogo corra mal. Conselho meu: tirem o Nuno Gomes da frente de ataque, sentem-no no banco. Há que dar uma hipótese ao Mantorras e estou certo que ele não desiludirá!... Não sei se o Miccoli está apto, mas acho que seria uma dupla interessante. O Benfica tem de se lembrar que vai receber o Braga na semana que vem e depois tem o Barcelona... aproximam-se tempos difíceis para o lado da Luz. Agora é que se vai ver se "a força" está convosco!...

    E para terminar a jornada em beleza, sabendo de antemão todos os resultados relevantes para a nossa classificação...

    U.Leiria-Sporting: ora bem, por onde começar? Simples!... O SPORTING TEM DE GANHAR!!!... Não interessa se o Leiria foi ganhar à Madeira, ou a Barcelos, ou se deu 4-1 ao Benfica, nada disso interessa!... Tenho confiança plena no estado mental actual da equipa do Sporting. Após ter visto, "ao vivo e a cores", o jogo da Taça aqui em Coimbra, acho que realmente não há nada que possa afectar esta equipa neste momento. O sector que sempre foi o mais problemático, a defesa, transpira confiança e segurança. Mesmo quando há um "imprevisto", como a fífia do Miguel Garcia, os colegas imediatamente fazem as correcções necessárias para que o muro defensivo não sofra nenhum revés. E parecendo que não, toda a equipa joga mais tranquila sabendo que têm sempre alguém a proteger as costas. Daí alguma "letargia" aparente no ataque do Sporting, não há a ânsia de marcar que havia no ano passado, os resultados aparecem com mais naturalidade! Ainda recentemente contra o Boavista em Alvalade, assistimos a uma 2ª parte completamente dominada pelo Boavista, pelo menos aparentemente, mas quantas oportunidades de golo criaram?... Nenhuma!... Mas atacaram que se fartaram!... A equipa do Sporting, unida no esforço defensivo, não deixou que os ataques do Boavista tomassem outra forma que não... intenções... mais nada! Como já disse no início: vitória do Sporting!

    A ver vamos se acerto mais que no fim-de-semana passado! :)

    E com inclinação termino: SPOOORTING!

    Etiquetas:

    quinta-feira, março 16, 2006

    Académica - 0 Sporting - 2

    Símbolo do SCP

    [TAÇA DE PORTUGAL]

    Estive no estádio, onde vi o Sporting ganhar "nas calmas", com um jogo controlado, lento em alguns momentos, mas muito seguro e consistente a uma Académica quase sempre conformada e inofensiva... e digo quase sempre porque com a entrada de Gelson e Joeano lá animaram um pouco e puseram à prova o Ricardo... mas apenas uma ou duas vezes.

    Creio que a Académica acusou um pouco a falta de Filipe Teixeira e sofreu de uma grande inoperância atacante... onde Serjão nunca se destacou! Mas a grande luta da Académica é a manutenção na Superliga... e nesse ponto as lesões de Danilo e Pedro Silva vieram no pior momento (nunca há um momento bom para uma lesão, é óbvio). Ficou claro para mim que Nelo Vingada tem de apostar sempre em Joeano, de início!

    De mais positivo, no Sporting:

    Ricardo seguríssimo... Polga esteve imperial... Abel muito eficiente... Tello faz centros impecáveis e ataca muito bem... Moutinho é um gigante... Liedson é um espectáculo e cansa só de ver!

    De menos positivo:

    Deivid... ai meu Deus... se não fosse o golo marcado acho que esperava por ele para lhe dar um cascudo naquela cabeça! Que trapalhão... que pouca alma põe em jogo!
    Romagnoli esteve apagadíssimo, João Alves muito discreto... mas foi cumprindo sem deslumbrar. O mesmo posso dizer de Custódio, muito lento e, por vezes, complicativo!

    Os outros... médio/médio mais:

    Miguel Garcia teve um fífia mal entrou, mas depois foi acertando, pelo menos não comprometeu (Polga "limpou" quase tudo). Hugo esteve muito bem... até se lesionar! Nani mexeu muito com o jogo, mas tem de "crescer"! Luís Loureiro... nem sei se chegou a suar para merecer o banho! :)

    Paraty? *#*%&$#%**#"%$...

    Sei muitos insultos... mas vou dizer apenas que, como árbitro, não vale um caracol! Pronto, está bem, os caracóis têm muito valor, sim senhor... então digo que o Paraty, como árbitro, vale tanto como uma m****!

    Porquê?

  • Contei umas sete ou oito faltas a favor do Sporting que ele não assinalou... e em algumas delas os jogadores do Sporting até tiveram de ser assistidos pela equipa médica (nomeadamente Moutinho).
    Já o contrário... bastava os jogadores da Académica caírem, mesmo que escorregassem.. priiiii... era falta (com umas excepções).

  • Romagnoli viu cartão amarelo por ter jogado a bola com a mão... ou então por ter reclamado... mas igual comportamento para os jogadores da Briosa não existiu em situações idênticas!

  • Hugo Âlcantara cometeu penaltie, cortando uma bola com o braço (ele disfarçou... "disse" que tinha sido com o peito) e ele mandou jogar! Foi claro para todos... menos para ele!
    Aliás, os jogadores da Académica tiveram umas 4 jogadas em que usaram a mão/braço para dominar a bola e ele mandou jogar. Quando à 5.ª "mão" ele apitou (é claro que não houve amarelo como tinha havido para Romagnoli)... o Estádio quase vinha abaixo... com os aplausos e o gozo!

  • Houve um golo anulado a Deivid... foi na baliza contrária ao topo onde me encontrava... não posso dizer nada... a não ser que o árbitro-auxiliar não levantou logo a bandeirinha.

    Enfim, num jogo calmo... calminho... muito cauteloso... Paraty conseguiu ser ele a "animar as hostes"! Mas a certa altura já toda a gente se ria...

    Mas desta vez o homem não conseguiu estragar-me o sono! :)

    Notas finais:

  • No fim do jogo "pediu-se" um penaltie por mão de Nani... mas pareceu-me que o remate/cruzamento de Luciano foi demasiado perto. Nani esticou-se todo para impedir o cruzamento... pode ter havido "mão" (resta saber se foi "mão na bola" ou "bola na mão")... mas digo o mesmo que disse do golo anulado: foi na área mais longe do local onde me encontrava... não vi bem...

  • Estiveram perto de 15 mil espectadores no Estádio! Uma "meia-casa" muito bonita de se ver...

    ***********************************

    Agora o Sporting vai ao Dragão defrontar o Porto... e a Académica vai garantir a manutenção o mais rapidamente possível! Quiçá começando por empatar ou mesmo por vencer já no próximo fim de semana, em Guimarães... :)

    Etiquetas:

  • segunda-feira, março 13, 2006

    Benfica 0 - Naval 0

    Muita tinta fez correr a recente eliminação do Liverpool pelo Benfica na Champions League. Já se fala de equipa-revelação, de foras-de-série, do verdadeiro glorioso que finalmente está de novo entre os dele. E agora... quem são... como joga o Benfica sem "pedras basilares"?...

    Vendo o jogo de ontem ao ponto, realmente a Naval perecia que nem quando tinha hipótese de atacar, o queria fazer!... Nunca vi o Bruno Fogaça e o Fajardo tão receosos de avançar da linha de meio-campo! Pois é, o respeitinho é muito lindo. Mas, a dada altura comecei a achar o receio demasiado e comecei a constatar que ou eles não queriam mesmo marcar ou então não estavam nos dias deles... e logo na Luz!...

    Mais uma vez num jogo de pequenos contra grandes verificou-se grande dualidade de critérios por parte da arbitragem em situações iguais. Um encosto de ombro do jogador da Naval era falta... se fosse um jogador do Benfica, era mera falta de força do jogador adversário!

    Se tivesse de resumir o jogo:
    o Benfica atacou... atacou... atacou... a Naval defendeu... defendeu... defendeu... e pronto, para quem não viu o jogo foi isto que se passou.

    Casos do jogo:

  • o Nuno Gomes tem de ser enviado para um "workshop" de teatro com urgência, muito má actuação, ainda quer este rapaz ir aos Óscares!...
    Se ele não tivesse feito a pose de "ai-que-m'afogo" talvez o árbitro até gostasse do filme!...

  • o lance do Leo, não é nada pois o jogador da Naval toca efectivamente na bola e depois o Leo faz-se ao lance.

  • o falhanço do Marcel, de facto eu, como conimbricense... agradeço essa contratação. O homem é mesmo um matador... de cabras!...
    Não vale um caroço de azeitona velho!...

  • o pé do Anderson, é complicado sair de "defense-mode" e entrar em "attack-mode", não levem a mal ao rapaz, mas ele só fez para o que está programado, salvar a defesa de um lance perigoso... e fê-lo muito bem!

    Previsões de época para o Benfica:

  • Campeonato: 3º ou 4º lugar

  • Taça: ficam já na próxima eleminatória frente ao Guimarães

  • Champions League: não faço prognósticos, pois o Benfica encontra sempre maneira de exceder as expectativas, e bem!... Eu, como português, espero que o Benfica seja campeão europeu; como observador realista, não acho que consigam vencer o Barcelona, o factor surpresa já acabou... a não ser que o Koeman tenha tirado apontamentos da táctica da Naval!...
  • Etiquetas:

    domingo, março 12, 2006

    Sporting - 1 Boavista - 0



    O Sporting mereceu inteiramente esta vitória. Para além do golo, ainda falhou um penaltie (por Sá Pinto), atirou uma bola ao poste (por Liedson) e teve mais duas ou três situações de grande aflição para William (recordo um remate de Nani desviado por Ricardo Silva, por exemplo).

    O Sporting exerceu uma grande pressão em todo o campo, fez muitas recuperações de bola rapidamente (Liedson recuperou quatro ou cinco bolas, pelo menos) e defendeu com muita segurança quando teve de o fazer. Não me recordo, assim de repente, de uma única oportunidade clara de golo do Boavista.

    Seja como for, à ideia de que todas as substituições efectuadas por Paulo Bento foram para defender e que "puxaram" a equipa para trás, devo lembrar que Tello não entrou para ser defesa e muito menos Nani. Que se diga isso de Hugo... ainda aceito! De resto...

    Mas não quero dizer que o Boavista não tenha feito um bom jogo... porque até fez, sim senhor. Cissé deixou-me a pensar por que se fala tanto da ausência de Cadú, por exemplo. Esteve acertado e atento. Contudo, fez uma série de faltas como ele avisou que ia fazer (quando lhe perguntaram na TV como se pode anular Liedson) e foi poupada o que seria a 10.ª expulsão para jogadores do Boavista, na sua pessoa.

    O Boavista, mesmo sem João Pinto, mostrou o porquê de ser uma das melhores equipas da 2.ª volta. Está de parabéns!

    O penaltie de Areias... é penaltie. Contudo, se não fosse assinalado... também não me escandalizava, atendendo à proximidade do passe que Liedson fez. Mas era um passe para isolar um colega, não foi um remate à baliza que não desse hipóteses ao Areias... e houve um movimento do braço dele. De igual modo poderá ter ficado um penaltie por assinalar a favor do Boavista, por falta de Tonel sobre Fary. Um lance sempre difícil para os árbitros... um lance que nem com repetições se teve a certeza absoluta que não houvesse "off side" anterior... mas até parece que Fary estava em linha no momento do passse. A ser assinalado... não se sabe, claro, o que se teria passado a seguir!

    De resto, a equipa de arbitragem complicou o que até parecia simples, assinalando mal algumas faltas (por exemplo, já nos descontos, Ricardo defendeu uma bola já fora e foi assinalado canto em vez de pontapé de baliza), deixando de assinalar outras que o eram e sendo complacente com algumas entradas mais duras (o caso mais flagrante foi ter poupado a expulsão a Cissé), já que ambas as equipas se preocuparam em jogar futebol, a maior parte do tempo.

    Em ano de centenário... o Sporting ainda é candidato ao título!...

    Etiquetas:

    sábado, março 11, 2006

    A jornada... com inclinação!

    Apesar do atraso, por o jogo do Porto já se ter realizado ontem, cá fica a minha análise/previsão da jornada.

    Em primeiro lugar quero chamar a atenção para o jogo de ontem onde o Porto, sem suar muito, conseguiu uma vitória fácil sobre um Setúbal completamente relaxado. À boa maneira portuguesa, o Setúbal só fez o essencial, sem necessidade de se cansar muito pois a manutenção já está garantida! O Porto teve algumas dificuldades de entrosamento, mas nada que a qualidade individual dos seus jogadores não disfarçasse. Ganhou por 2 e muito bem. Mesmo ainda nos minutos iniciais já se antevia a derrota do Setúbal, os seus jogadores pareciam algo desorientados em campo e sem a mínima capacidade de sair para o ataque. Portanto, deste jogo há só a dizer: O Porto ganhou e ganhou bem, não sei se esta forma do Porto será suficiente para alguns embates que os esperam, mas...

    Já do resto da jornada, ora vejamos:

    Académica-Penafiel: a Académica tem a obrigação moral e técnica de ganhar perante a equipa mais fraca do campeonato. O Penafiel tem demonstrado indubitavelmente ser de "outro" campeonato, mas há que não esquecer a 1ª volta, onde a Académica foi a única equipa a perder em Penafiel. Não são esperadas surpresas em Coimbra, já que a Briosa encontra-se em pleno crescendo de forma e na classificação, tendo como principal protagonista Joeano (obrigado Benfica) que tem mais uma vez demonstrado ser um bom avançado, melhor que o seu antecessor, de certeza. A Académica, que tantos criticavam pela falta de soluções atacantes, com a saída de Marcel ganhou outra vida. Filipe Teixeira, Joeano, Gelson, Ezequias, Brum e N'Doye produzem um caudal ofensivo mais consistente que nunca. A Académica deixou de ser a equipa defensiva que procura ter a sorte do seu lado num contra-ataque e passou a ser um conjunto que procura os resultados positivos. Adivinho, então, a vitória da Académica!

    Gil Vicente-União de Leiria: o que dizer deste jogo? O Leiria anda desnorteado, após a vitória sobre o Benfica e Nacional, "flipou"... e perdeu em casa com o Setúbal e a Académica. O Gil Vicente, agora com novo treinador, é uma incógnita...
    Aposto num X !!!...

    Marítimo-Rio Ave: perante a série de maus resultados que o Rio Ave vem fazendo nestas últimas jornadas acho que o favoritismo pende para o Marítimo, especialmente porque é uma equipa muito complicada quando joga em casa. Não vai trazer alterações de fundo para a "embrulhada" na classificação do meio da tabela, mas... antevejo vitória do Marítimo!

    Sporting-Boavista: o que dizer? Vitória do Sporting, claro!... Além de o Boavista se apresentar desfalcado, o Sporting apresenta-se na maior força que já teve neste campeonato. No Sporting de hoje não há facilidades, quem prevaricar paga por isso e todos os elementos têm consciência disso. Para mais há o facto de que simplesmente NÃO podemos perder, se queremos ser campeões! Ou seja, com toda a inclinação... ganha o Sporting!

    Paços de Ferreira-Vitória de Guimarães: O que dizer deste jogo perante o acerto finalizador do Vitória de Guimarães e o mau momento do Paços?... Ganha o Vitória, claro! O clube vimaranense parece que finalmente conseguiu acertar "a bota com a perdigota" e dar expressão numérica ao excelente futebol que praticou toda a época 2004/2005. Era inexplicável a quantidade de golos falhados por esta equipa. Tem um futebol bonito, fluido e atacantes de grande categoria. Por isto tudo e pelo actual momento de forma, merece a vitória e a possível manutenção.

    Nacional-Estrela da Amadora: o Estrela, desde a vitória sobre o Porto, perdeu 19 pontos em 7 jornadas!!!... Ofuscou-se e caiu!... Deve ter sido o momento mais alto da época para eles e agora é sempre a descer! Ainda por cima vão à Madeira, logo, antevêem-se grandes dificuldades na Choupana!... Mas não esqueçamos que este "candidato ao título" perdeu 13 pontos nas mesmas 7 jornadas, logo, também não atravessa o seu melhor momento!... Talvez um empate seja o resultado mais previsível, com tendência para uma vitória do Nacional!

    Benfica-Naval: o que parece mais que óbvio é a vitória do Benfica, para mais, encontra-se hiper-moralizado pela vitória sobre o Liverpool para a CL. Mas se virmos o jogo do fim-de-semana passado... já não temos tantas certezas!... Parece que o Benfica pratica a táctica do "rise-to-the-ocasion" e quando aparenta não ser necessário, joga como se estivesse no recreio de uma escola: displicente! O que compromete o Benfica, actualmente, é uma questão meramente psicológica; acho que a equipa está tão ofuscada pela campanha europeia que se esqueceu completamente de que "o que é nacional é bom"!... Não tenho dúvidas que vão andar 3 semanas completamente concentrados... no Barcelona! E vêm aí grandes tempestades: Vitória de Guimarães para a Taça, Braga, Nacional e Boavista para o campeonato!... A Naval parece que está bem... mas logo a seguir já não, por isso... a vitória dificilmente escapará ao Benfica e a 2ªLiga à Naval!

    Finalmente Belenenses-Sp.Braga: perante a crise interna e de resultados que o Belenenses atravessa e a constante boa forma do Braga, acho que vai ser um bom jogo... para o Braga ganhar!... Aliás, o Braga se quer aspirar a campeão ou à Champions League, está proibido de perder ou empatar!... Ou seja, vitória do Sp.Braga!

    Bem, resumindo, mais uma jornada de finais... com o topo e meio da tabela completamente embrulhados!... A única equipa que parte descansada do seu destino para esta jornada é o Penafiel!... Não que isso seja um factor repousante para a equipa, mas... é-o para a Académica!

    Surpresas? Esperava uma ontem no Bonfim, mas... não aconteceu! Pode haver no Sporting, no Benfica e no Nacional. A ver vamos...

    Agora a inclinação final: SPOOOOORTING!

    quarta-feira, março 08, 2006

    Liverpool - 0 Benfica - 2

    Sorte, talento, alguma ousadia, pragmatismo, cinismo... eis o Benfica desta noite!

    No Dia Internacional da Mulher... parabéns à minha esposa por esta vitória... e a todas as benfiquistas! :)

    (a eles também, é claro)

    segunda-feira, março 06, 2006

    Sporting - 2 Gil Vicente - 0

    Símbolo do SCP


    O Gil Vicente "estacionou o autocarro" à frente da sua área... mas este acabou, felizmente, por descarrilar, apesar de todos os esforços do "motorista" Paulo Jorge... :)

    O Gil Vicente fez 6 remates? Deve haver engano na estatística da TV... pois eu apenas vi o Ricardo ter de intervir duas ou três vezes!

    Koke, apelidado por alguns de "flop" sem nunca ter jogado, em dois jogos (1 para a Taça e 1 para a Liga) já fez 3 golos! Bem... "moralmente", o segundo golo é do João Moutinho; mesmo sem a joelhada do Koke, a bola entraria.

    No lance do primeiro golo é Koke que ganha a bola de cabeça, Deivid controla e coloca novamente em Koke, que se tinha desmarcado e que fez um belo golo. Um golo que soube "a galo"... :)

    Parece cada vez mais evidente que Douala precisa de dar "o seu lugar" a outro... e Koke pode ser o escolhido!

    Na próxima semana vai ser um jogo difícil, de novo! Mas, por enquanto, "continuamos a sonhar"! :)

    A verdade é que o Sporting, se não perder nenhum jogo até ao final da Superliga... será campeão! Se perder algum... aí já fica a depender "de terceiros"!

    Em perspectiva, portanto, um final de campeonato excitante... e impróprio para cardíacos!

    Etiquetas:

    domingo, março 05, 2006

    Académica - 2 União de Leiria - 0

    Símbolo da AAC

    Pequenas notas sobre o jogo, que apenas segui pelo relato:

    a Académica jogou bem e consumou a sua "vingança" pela derrota da 1.ª volta (jogo que vi no Estádio Cidade de Coimbra).

    A União jogou pessimamente... e com menos um jogador grande parte do tempo!

    Zé Castro voltou à equipa, deu mais segurança à defesa... e até viu um golo seu ser anulado!

    Filipe Teixeira fez um jogaço e ao contrário do jogo com o Sporting, desta vez acertou na baliza... e até marcou! Pelo que percebi, jogou mais perto de Roberto Brum...

    Joeano foi eficaz... outra vez! Andou demasiado tempo "à sombra" de Marcel... é o que penso!

    Joeano é, essencialmente, um jogador tecnicista e muito aguerrido... muito mais do que Marcel, que, às vezes, passava o jogo "a passo"! Mas outras vezes não... se calhar nas alturas em que não pensava tanto numa transferência ou "empréstimo"! :)

    Joeano, na sua primeira meia época na Académica, foi importantíssimo para a manutenção. Esta época, que começou de modo atribulado, pois esteve para ser dispensado, pelo que se ia ouvindo e lendo (cheguei a perguntar-lhe, num treino, se ia ficar e ele garantiu que sim - mas nunca foi opção para Nelo Vingada, que chegou a preferir o Hugo Âlcantara a ponta-de-lança), tem mostrado que merecia que tivessem apostado nele mais cedo e mais vezes e tem sido novamente "o abono de família" da Briosa!

    De assinalar o regresso de Andrade à competição, após uma longa ausência devido a lesão!
    Andrade lesionado
    (foto de um treino do início da época, com Andrade recuperando de uma lesão)

    Noutro campo, o Penafiel deu uma ajuda ao empatar com o Paços de Ferreira... e na próxima jornada há um AAC vs Penanfiel! Se a Académica vencer, como é sua "obrigação", fica com mais lastro para o resto do campeonato!

    A jogar como jogou com o Sporting (bem, com um pouco mais de eficácia, se faz favor) e com vitórias como esta, é com naturalidade que a Académica se vai manter na Superliga! Parece que são precisos 38 pontos... já não faltam assim tantos! :)

    Etiquetas: